Você Não Considera TODOS os Pentecostais e TODOS os Arminianos Seus Irmãos, Hélio???...





RESPOSTA:
1) Há enormes diferenças de graus de erros entre os ramos da árvore pentecostal, de modo que as mais grotescas práticas e ensinos das igrejas neo-pentecostais mais abomináveis são muitíssimo piores do que as melhores práticas e ensinos das igrejas pentecostais mais "tradicionais".
Mas considero que TODOS os ramos que derivam do movimento pentecostal do século XX têm dois gravíssimos e mortais erros em comum, os quais provêm das suas raízes:
- exigirem que Deus lhes esteja dando os mesmos dons que foram exclusivos dos 83 apóstolos + discípulos;
- e colocarem emoções, sentimentos e experiências a par ou mesmo mais alto que a Bíblia.
Portanto, não há “pentecostalismo 100% bíblico”.
Por enquanto, não estou com tempo de escrever as provas bíblicas do que disse, por favor leia os principais dos quase 100 livros e artigos em http://www.solascriptura-tt.org/Seitas/Pentecostalismo/ . Leia pelo menos Perguntas Dos Coríntios Sobre Os Dons, Respostas de Deus Através de Paulo - Hélio .




2) E temo que 99% dos membros de igrejas arminianas (isto inclui muitas das igrejas metodistas, pentecostais, neo-pentecostais, e até algumas batistas) não sejam salvos, penso nessas pessoas com muito carinho, como pessoas interessadas, muitas delas sinceras (sendo sinceros em seguir um caminho que conduz à morte!), mas ainda carecendo da verdadeira salvação, aquela que resulta em se crer “uma vez realmente salvo, sempre salvo”, ao invés de se confiar nas próprias forças para se preservar salvo. Quem crê assim, em qualquer igreja (inclusive, talvez, alguns na igreja de que sou membro, a Igreja Batista Bíblica Independente e Fiel, de João Pessoa) de qualquer denominação (inclusive as de nome batista), precisa ser evangelizado de verdade e ser salvo de verdade, tanto quanto um muçulmano precisa! Quem, em qualquer igreja de qualquer denominação, crê na necessidade de suas próprias forças para se preservar salvo, então ainda não foi salvo, ainda não é nosso irmão em Cristo.
Por enquanto, não estou com tempo de escrever as provas bíblicas do que disse, por favor leia os principais dos quase 100 livros e artigos em http://www.solascriptura-tt.org/SoteriologiaESantificacao/. Leia pelo menos É A Salvação Segura E Incapaz De Ser Perdida? - Hélio 




Disse tudo isto com o maior amor que posso ter, com estima, e sinceridade. Por favor, ninguém se ofenda (nem me odeie e ofenda), particularmente quem me perguntou.




3) Mas friso que considero e amo como meu real irmão em Cristo TODO aquele (e somente toda aquele) que (em QUALQUER igreja ou denominação, mesmo que tenha imperfeito entendimento de alguns detalhes periféricos de algumas doutrinas não cruciais à salvação) puder responder PESSOALMENTE (não importa o que sua igreja pregue ou pratique) com sincero e entusiástico "sim" às seguintes perguntas:

- Você tem certeza de que nasceu de novo (da maneira bíblica, não desculpas escorregadias), ao ser salvo por Cristo num dia bem definido na sua memória?
- Você crê em Cristo como seu Salvador pessoal, único e definitivo?
- Você recebeu-O como Salvador e Senhor (controlador total) da sua vida?
- Você crê conforme os 5 solas? Todos eles?
      -- Salvação SÓ pela GRAÇA (a bíblica),
      -- graça SÓ através da FÉ (a bíblica),
      -- fé SÓ no Cristo (o da Bíblia),
      -- crendo SÓ as ESCRITURAS (os 66 livros fiel e literalmente traduzidos por equivalência formal a partir do Texto Massorético e Texto Recebido),
      -- dando TODA a GLÓRIA SÓ a DEUS.
- Por isso, você crê e prega que, pelo menos nessa atual dispensação das igrejas locais, "uma vez [realmente] salvo, sempre salvo", sem sequer 0,001% de obras sendo necessárias para nos salvar nem para nos preservar salvos, sendo a salvação uma obra totalmente de Deus, do início ao fim?
- Você crê em TODAS as doutrinas referentes a Cristo ou por Ele ensinadas (Trindade, nascimento virginal, morte vicária e propiciatória; ressurreição literal e corporal; 2a vinda literal; uma vez salvo sempre salvo e sob a garantia de Deus; condenação eterna e consciente de todos os não crentes, no literal Lago de Fogo; salvação só pela graça de Deus, através da fé, sem obras; etc.)?
- Para você a Bíblia é a única e completa Palavra de DEUS?


Hélio.

 


PERGUNTA/ RECLAMAÇÃO:
É, fiquei realmente decepcionado com sua resposta irmão Hélio.

Pude perceber que o irmão não crê na salvação daqueles que não 'rezam na mesma cartilha' que o irmão. Eu achava que nunca 'ouviria' isso de um crente maduro e que tem tanto material bom escrito e elucidativo. Estou deveras decepcionado com sua posição ao dizer que não crê na salvação de outros irmãos na fé.

Ora, será que todos os crentes terão que fazer parte da sua igreja? Teremos todos nós, que crer que a salvação é para um determinado grupo de pessoas que estão com a placa 'tal'? Em três anos que venho lendo seus materiais, até hoje, nunca tinha lido uma bobagem tão grande quanto esta.

E, uma vez sabendo que sua posição é esta, então, você, não me tem como irmão em Cristo. Ora, irmão em Cristo é aquele que foi salvo pela pregação do Evangelho, que aceitou a Jesus Cristo como seu salvador pessoal e que renuncia a tudo por amor a Ele e vai lutando por obedecê-Lo.

Sou crente em Jesus Cristo há 21 anos, pertenço a uma igreja Pentecostal Clássica-histórica. Meu pai, com 73 anos de idade, pertence a uma igreja Batista da CBB, e tenho parentes na Metodista, na Presbiteriana e na Deus é Amor. Lendo o que o irmão escreveu, quer dizer que todo o tempo deles foi jogado fora, não?

Ai, irmão Hélio, temo daqui pra frente, recomendar seus escritos.

Termino, não sabendo mais se te chamo de irmão, pois, não sei se me consideras como tal.

Mas, continuo a te amar em Jesus Cristo, nosso Salvador.

Um abraço, triste.

WWWW




RESPOSTA: (pelo irmão Prof. Ademir A. Moreira):

Saudações irmãos em Cristo! Que a Graça e a Paz de nosso Senhor seja conosco em Verdade e Amor.

Desculpe responder esse seu comentário ao texto do irmão Hélio, mas me pareceu necessário esclarecer as coisas. O irmão WWWW compreendeu o que o irmão Hélio escreveu?

O irmão Hélio não escreveu que só os fundamentalistas batistas pré-milenistas dispensacionalistas serão salvos. Ele escreveu que só os verdadeiramente crentes serão salvos. Só os "nascidos de novo" serão salvos. Exatamente como Cristo, nosso Senhor, ensinou. Veja os seguintes trechos de seu texto:


"em QUALQUER igreja ou denominação, mesmo que tenha imperfeito entendimento de alguns detalhes periféricos de algumas doutrinas não cruciais à salvação"

"responder PESSOALMENTE (não importa o que sua igreja pregue ou pratique)"



O irmão Hélio, mui acertadamente, expõe a salvação como questão individual. E quais as características do salvo, segundo o texto do irmão Hélio?


* tem certeza de que nasceu de novo
*crê em Cristo como seu Salvador pessoal, único e definitivo
* recebeu-O como Salvador e Senhor (controlador total) da sua vida
* Salvação SÓ pela GRAÇA
* graça SÓ através da FÉ
* fé SÓ no Cristo
* crendo SÓ as ESCRITURAS
* dando TODA a GLÓRIA SÓ a DEUS

* uma vez [realmente] salvo, sempre salvo", sem sequer 0,001% de obras sendo necessárias para nos salvar nem para nos preservar salvos, sendo a salvação uma obra totalmente de Deus
* crê em TODAS as doutrinas referentes a Cristo ou por Ele ensinadas



E tudo isto escrito acima não é nada mais do que o Evangelho, cada ponto deste tem direta relação com a Salvação, com qual é a esperança de sermos Salvos, se é em Cristo pela revelação Bíblica dEle ou se é por nós mesmos.

Irmão, experimente ler 1 Coríntios e comparar com Gálatas. O Santo Apóstolo Paulo trata os Coríntios como irmãos e agradece ao Senhor por eles. Quanto aos Gálatas, Paulo os chama de insensatos e a seus mestres chama de malditos. Por que? Os Coríntios eram desorganizados e imorais, eram místicos e supersticiosos, mas esperavam ser salvos somente por Cristo, pela justiça dEle imputada pela Fé, pelo Sacrifício dEle em lugar dos pecadores. Mas os Gálatas, ah...! Os Gálatas eram decaídos. Eles abandonaram a Fé em Cristo somente para crerem nas próprias obras. Crer que se é salvo por Cristo+Obras é ser Romanista e pisar no sangue dos mártires que edificaram a Igreja de Cristo em todos os séculos.

Se o irmão possuir ainda alguma dúvida quanto ao assunto, sinta-se livre para escreve-me, mesmo em particular. Espero, em Cristo, que comigo, com o irmão Hélio e com o amado Apóstolo Paulo, o irmão WWWW possa dizer que Maldito é todo aquele que não confia somente em Cristo para sua completa Salvação, de antes do despontar da Fé até o dia da glorificação de nossos corpos.

Que o Senhor nos abençoe para crescermos no conhecimento do Amor de Cristo Jesus, unidos pela Verdade, segundo o Espírito da Verdade que opera em todo Filho de Deus, segundo a Graça de nosso Pai.



Prof. Ademir A. Moreira.
 


PERGUNTA:
Irmão Hélio,
vi seu texto onde diz: ... carecendo da verdadeira salvação, aquela que resulta em se crer “uma vez realmente salvo, sempre salvo”, ao invés de se confiar nas próprias forças para se preservar salvo.


Neste caso os pentecostais e muitas correntes evangélicas incluindo muitos batistas, afirmam que é necessário perseverar nos ensinos e na comunhão com os santos baseados no texto:

Mc 13:13 E sereis odiados de todos por causa do meu nome; mas aquele que perseverar até o fim, esse será salvo.

Por gentileza explique melhor.

PPPP




RESPOSTA:
Caríssimo irmão PPPP,

como eu disse, por favor leia os principais dos quase 100 livros e artigos em http://www.solascriptura-tt.org/SoteriologiaESantificacao/ . Leia pelo menos É A Salvação Segura E Incapaz De Ser Perdida? - Hélio  .

Adiciono que há centenas de versos que estabelecem que, pelo menos na atual dispensação das igrejas, a salvação independe de sequer 1 milionésimo de grama de obras, quer para ser ganha em primeiro lugar, quer para ser preservada, estando toda ela nas mãos de Deus, que a preserva mesmo que sejamos infiéis:
   João 3:18 Quem nEle crê não é condenado; ...
   João 10:28-29 E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da Minha mão. (29) Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de Meu Pai.
   Rom 8:28-30 ... os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de Seu Filho, a fim de que Ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou.
 
   
Rom 8:35, 38-39 Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? ... (38) Porque estou certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, (39) Nem a altura, nem a profundidade, nem nenhuma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.
   1Cor 5:3-5 ... Seja entregue a Satanás para destruição da carne, para que o espírito seja salvo no dia do Senhor Jesus.
   Efé 4:30 E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção
. 
  “Se formos infiéis, ele permanece fiel; não pode negar-se a si mesmo.” (2Tm 2:13 ACF)
Ler depois: Rom 11:29; Col 3:3; 2Ti 2:13; 1Jo 5:11-13.
Tudo que Deus se propôs fazer, que prometeu, que declarou, infalivelmente se cumpre Isa 14:24; Jó 23:13



Sim, reconheço também que há 101 versículos no Novo Testamento que, pelo menos aparentemente, entram em conflito com aqueles outros (a que me referi), deixando implícito que a preservação da nossa salvação depende, pelo menos num certo grau, da nossa perseverança.

Mas, como a Bíblia não pode ter nem meio traço de letra de nenhuma palavra REALMENTE contradizendo outra, temos que estudar cada um desses 101 versículos aparentemente ensinando a possibilidade de perda de salvação, procurando discernirmos se
a) são estes 101 versos que estão sendo mal interpretados de modo que há apenas um APARENTE conflito, restando o fato que a salvação é INcapaz de ser perdida (pelo menos na dispensação das igrejas); ou
b) são as centenas de versos que estão sendo mal interpretados de modo que há apenas um APARENTE conflito, restando o fato que a salvação é CAPAZ de ser perdida (mesmo na atual dispensação, das igrejas).

Sinceramente, gastei anos examinando a questão, fiz a análise mais profunda que pude dos 101 versos (além da centenas de versos ensinando a imperdibilidade da salvação, pelo menos na atual dispensação), e cheguei à conclusão que (a) é correto e (b) é incorreto. Ver:

31 - a Completude da Salvação - Hélio 
Análise de 101 versos que não implicam perda de salvação (como muitos erroneamente ensinam ), mas são sobre:

32.A - os Falsos Mestres - Willmington 
32.B - os Nunca Salvos - Willmington 
32.C - os Galardões - Willmington 
32.D - a Usabilidade do Crente - Willmington 
32.E- a Disciplina do Crente por Deus - Willmington 
32.F - os Frutos - Willmington 
32.G - o Crente Confuso com Doutrina - Willmington 
32.H - o Pecado Para Morte - Willmington 
32.I - o Pecado Imperdoável - Willmington 
32.J - os Judeus Na Tribulação - Willmington 
32.K - os Gentios em contraste contra Israel - Willmington 
32.L - o Testemunho de Assembleias Locais - Willmington 
32.M - o Mero Assentimento Intelectual, que nunca salvou - Willmington 
32.N - a Destruição de Jerusalém por Nabucodonozor - Willmington 
32.O - Assuntos Específicos - Willmington 
32.P - o Livro da Vida - Willmington 
32.Q - Pessoas Específicas - Willmington




Em particular, o verso que o irmão cita
      Mc 13:13 E sereis odiados de todos por causa do meu nome; mas aquele que perseverar até o fim, esse será salvo.
está no contexto em que o Senhor Jesus responde a uma pergunta que equivale a saber quando começaria a Tribulação
“1 ¶ E, SAINDO ele do templo, disse-lhe um dos seus discípulos: Mestre, olha que pedras, e que edifícios! 2 E, respondendo Jesus, disse-lhe: Vês estes grandes edifícios? Não ficará pedra sobre pedra que não seja derrubada. 3 E, assentando-se ele no Monte das Oliveiras, defronte do templo, Pedro, e Tiago, e João e André lhe perguntaram em particular: 4 Dize-nos, quando serão essas coisas, e que sinal haverá quando todas elas estiverem para se cumprir. 5 ¶ E Jesus, respondendo-lhes, começou a dizer: Olhai que ninguém vos engane; 6 Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos. 7 E, quando ouvirdes de guerras e de rumores de guerras, não vos perturbeis; porque assim deve acontecer; mas ainda não será o fim. 8 Porque se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá terremotos em diversos lugares, e haverá fomes e tribulações. Estas coisas são os princípios das dores. 9 Mas olhai por vós mesmos, porque vos entregarão aos concílios e às sinagogas; e sereis açoitados, e sereis apresentados perante presidentes e reis, por amor de mim, para lhes servir de testemunho. 10 Mas importa que o evangelho seja primeiramente pregado entre todas as nações. 11 Quando, pois, vos conduzirem e vos entregarem, não estejais solícitos de antemão pelo que haveis de dizer, nem premediteis; mas, o que vos for dado naquela hora, isso falai, porque não sois vós os que falais, mas o Espírito Santo. 12 E o irmão entregará à morte o irmão, e o pai ao filho; e levantar-se-ão os filhos contra os pais, e os farão morrer. 13 E sereis odiados por todos por amor do meu nome; mas quem perseverar até ao fim, esse será salvo.” (Mc 13:1-13 ACF)


Portanto, este verso por você citado, irmão, realmente se aplica ao período da TRIBULAÇÃO, não à dispensação das assembleias locais.

Se quiser, por favor examine (nos meus arquivos 31 a 32.Q) outros 3 ou 4 versos típicos que os arminianos usam para ensinar que a salvação depende, em parte, das nossas obras, para ser preservada.

Note que eu não estou dizendo que somente quem examinou a questão com profundidade e chegou a ter uma muito bíblica explicação para as aparentes discrepâncias, somente tal pessoa será salva. Não, não estou dizendo isto. Sei que um crente novo ou ingênuo ou não ensinado corretamente pode ter uma certa dúvida em alguns versos, pode não saber responder certas perguntas, e, mesmo assim, pode ser realmente um salvo (se satisfizer as características da verdadeira fé, de que já falei no e-mail anterior), pois João assim os considerou em sua 1a. epístola, e eles, com suas dúvidas, foram o motivo principal de João ter escrito aquela epístola:
“11 E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho. 12 Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida. 13 Estas coisas vos escrevi a vós, os que credes no nome do Filho de Deus, para que SAIBAIS que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus.” (1Jo 5:11-13 ACF).

O que estou dizendo é que,
- se uma pessoa (membro de QUALQUER igreja [inclusive a Igreja Batista Bíblia Independente e Fiel, de João Pessoa, de que sou membro] de QUALQUER denominação (inclusive as batistas mais fundamentalistas]) crê que está salvo porque é "bonzinho", porque ele imagina que o seu saldo entre boas e más obras excede um certo patamar que ele mesmo fixou; 
- se deposita sua confiança em suas obras farisaicas e não na obra completada de Cristo; e
- se, mesmo sendo amorosa e pacientemente ensinada pela Bíblia que a salvação e sua preservação são obras totalmente de Deus, e que, pelo menos nesta atual dispensação das assembleias locais, a salvação é imperdível, é preservada por Deus e só por Ele, de modo que "uma vez [realmente] salvo, sempre salvo", ele rebeldemente teima em recusar isto e ele se enfurece contra tal ensino, se proíbe que seja ensinado às suas ovelhas, e se expulsa o ensinador,

então esta pessoa teimosa e consciente e empedernidamente arminiana (seja pastor ou não, seja pentecostal ou metodista ou anabatista do livre arbítrio ou free will baptist ou seja o que for) ainda NÃO tem a fé bíblica, portanto ainda não está salva do inferno que merece para o céu que ninguém merece e é dado pela graça de Deus aos que nEle crêem. Tal pessoa deve ser amorosamente evangelisada, enquanto seus ensinos devem ser decididamente recusados.



Hélio.

 


PERGUNTA:
Irmão Hélio,

Da forma como foi escrito traz uma conotação que se aceitou a Cristo está salvo para sempre, mesmo que no dia seguinte ele comece a praticar coisas absurdas e contrárias a palavra de Deus, como roubo, mentira, adultério, blasfêmia, etc.

Perdoe minha ignorância mas penso que é importante esclarecer este ponto.

PPPP




RESPOSTA:
Caro irmão PPPP,

Quando você se arrependeu (de modo bíblico) e creu (de modo bíblico) no Cristo (o da Bíblia) e o recebeu (de modo bíblico), Deus o ADOTOU, sim, adotou como FILHO dEle! Louvado seja o Senhor!
“12 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos FILHOS de Deus, aos que crêem no seu nome; 13 Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. 14 E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.” (Jo 1:12-14 ACF)

Quando um filho comete um erro, seu pai o DISCIPLINA, não revoga a filiação do mesmo!!! A disciplina por Deus pode ser pesadíssima, pode chegar a ponto de tirar a vida física, a saúde, tocar nos entes que mais lhe são queridos. Mas Ele nunca revogará sua filiação, irmão. Louvado seja o Senhor!

30 Se os seus filhos deixarem a minha lei, e não andarem nos meus juízos, 31 Se profanarem os meus preceitos, e não guardarem os meus mandamentos, 32 Então visitarei a sua transgressão com a vara, e a sua iniqüidade com açoites. 33 Mas não retirarei totalmente dele a minha benignidade, nem faltarei à minha fidelidade. (Salmos 89:30-33)

O salvo pode perder galardões, mas não a salvação:
14 Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão. 15 Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo. (1 Coríntios 3:14-15)

E DEVEMOS, sim, fazer boas obras como FRUTO (não causa, não "seguro contra a perda") da salvação! Ninguém está incentivando 1 mm menos que a máxima busca da santificação progressiva.



Hélio.
 



Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em http://BibliaLTT.org, com ou sem notas.



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)




(retorne a http://solascriptura-tt.org/ SoteriologiaESantificacao/
retorne a http://solascriptura-tt.org/)


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.