Perguntas Dos (e respostas aos) Coríntios
(Sobre a Emulação Dos Dons Dos 83).






Já estabelecemos, em
http://solascriptura-tt.org/Seitas/Pentecostalismo/So83ApostEDiscTiveramDonsSinais.htm
e no cap. 7 de
http://solascriptura-tt.org/Seitas/Pentecostalismo/RespostasAsPerguntasDeUmCarismatico-Helio.htm,
que os dons de sinais foram dados somente aos 83 (isto é, aos 11 apóstolos originais + o apóstolo Matias + o apóstolo Paulo + os 70 discípulos, inclusive Silas, Barnabé, etc.). Foram dados com o objetivo de autenticar seus ofícios irreproduzíveis e a revelação do NT que estava sendo escrito.

Hoje, concentrar-nos-emos somente no provável conteúdo das perguntas feitas pelos crentes de Corinto a Paulo e que Deus, inspirando este apóstolo, responde uma a uma, nos capítulos 12 a 14 da 1a. epístola de Paulo aos Coríntios.



Logo no primeiro verso destes 3 capítulos, notemos a mudança de respostas às perguntas sobre a Ceia do Senhor (cap. 11), para respostas a outro conjunto de perguntas, desta vez sobre dons espirituais e/ou suas emulações:

1Cor 12:1 Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes.


Notemos que a palavra “dons” está em itálicas, portanto ela é somente a interpretação do tradutor. Por melhor crente que seja, ele não é inspirado, é falível. Portanto, é mais seguro não restringirmos os caps 12-14 como se tratassem só dos DONS espirituais, especificamente, mas sim entender que podem abrange-los mas podem tratar também/somente de suas EMULAÇÕES. Portanto, podemos entender o verso assim: 1Co 12:1 “Acerca dos ASSUNTOS espirituais ... ”. Ou assim:
1Co 12:1 “Acerca do REINO DOS ASSUNTOS espirituais ...”.

Por emulação de um dom espiritual queremos nos referir à esforçada e louvável obtenção dos mesmos benéficos efeitos finais do dom, mas honestamente reconhecendo não ter nada da essência e da realidade/métodos/aparência do mesmo, sem fraudulentamente procurar assumir a sua aparência.

Passemos aos prováveis conteúdos das perguntas dos Coríntios sobre o assunto dos dons e/ou suas emulações, e as respostas dadas por Deus, através de Paulo:



1.a. Pergunta: Pode Alguém Falar Pelo Espírito Santo E Falar Mal De Cristo?

NÃO.                                 Portanto, vos quero fazer compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: Jesus é anátema, e ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor, senão pelo Espírito Santo. (1 Coríntios 12:3)



1.b. Pergunta: Pode Alguém Falar (em verdade!) Que Cristo É Seu Senhor, Se Não Tem O Espírito De Deus E Se Nele Não Está Andando?

NÃO.                                 Portanto, vos quero fazer compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: Jesus é anátema, e ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor, senão pelo Espírito Santo. (1 Coríntios 12:3)



2. Pergunta: Há Dons Superiores Aos Demais? Dons Com Maior Quantidade Ou Maior Valor Do Espírito Santo?

NÃO e NÃO! TODOS OS DONS TÊM EXATAMENTE O MESMO VALOR, A MESMA FONTE NO MESMO DEUS.                                4  Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. 5  E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. 6  E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. .... 21  E o olho não pode dizer à mão: Não tenho necessidade de ti; nem ainda a cabeça aos pés: Não tenho necessidade de vós. 22  Antes, os membros do corpo que parecem ser os mais fracos são necessários; 23  E os que reputamos serem menos honrosos no corpo, a esses honramos muito mais; e aos que em nós são menos decorosos damos muito mais honra. 24  Porque os que em nós são mais nobres não têm necessidade disso, mas Deus assim formou o corpo, dando muito mais honra ao que tinha falta dela; 25  Para que não haja divisão no corpo, mas antes tenham os membros igual cuidado uns dos outros. ... (1 Coríntios 12:4-26)



3. Pergunta: Qual A Suprema Ênfase Neste Assunto Todo (Os Dons, Inclusive Dos 83, E/Ou A Emulação Deles)?

UNIÃO, UNICIDADE DE CORAÇÕES.                                4  Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. 5  E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. (1 Coríntios 12:4-5)
Ler também 1Co 13:1:8a.


4.a. Pergunta: Cada Crente Pode, Deve Esperar Ter Todos Os Dons?

NÃO.  MESMO CADA UM DOS 83 (APÓSTOLOS + DISCÍPULOS) SÓ TEVE ALGUM (ALGUNS) DOS DONS                    ... 27 ¶ Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular. 28  E a uns pós Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro doutores, depois milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas. 29  Porventura são todos apóstolos? são todos profetas? são todos doutores? são todos operadores de milagres? 30  Têm todos o dom de curar? falam todos diversas línguas? interpretam todos? 31  Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho mais excelente. (1 Coríntios 12:7-31)

Note que, “procurai com zelo” {zhloute 2206 5720 Presente Ativa iMperativo-2Plural} do verso 31 não deve ser entendido como “procurai com zelo TER”, pois isto se chocaria frontalmente contra 2Co 12:12 (os dons de sinais são características exclusivas dos 83, eu não posso procurar ardentemente tê-los) e contra 1Co 12:11 (os dons, quer de sinais ou não, são distribuídos soberanamente por Deus). “Procurai com zelo” deve ser entendido como “procurai com zelo COMPREENDER O SIGNIFICADO dos melhores dons ...”, tal como já ocorreu em João 16:19 (Conheceu, pois, Jesus que o queriam interrogar, e disse-lhes: INDAGAIS entre vós acerca disto que disse: Um pouco, e não me vereis, e outra vez um pouco, e ver-me-eis?). Esta interpretação do verbo TAMBÉM SE HARMONIZA MUITO BEM COM O RESTO DO VERSO 1Co 12:31: “e eu vos MOSTRAREI um caminho mais excelente.” O contexto é o de compreender, ver, contemplar, e não o de esforçar-se para possuir e exercer os dons de apóstolo, etc.



4.b. Pergunta: Cada Crente Pode, Deve Esperar Ter O (Os) Dom (Dons) Que ELE Próprio PREFERIR?

NÃO. O ESPÍRITO SANTO É SOBERANO! (E INFINITAMENTE SÁBIO E BOM).                                Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um COMO QUER. (1 Coríntios 12:11)



5. Pergunta: Há Algo SUPERIOR A TODOS Os Dons E Suas Emulações? Descreva Bem.

SIM, O AMOR (amor diferente de sentimentos; amor não meramente de lábios, mas sim de ações reais; amor não prioritariamente recebedor, mas sim doador, auto-sacrificante; amor não condicional, mas sim incondicional)                                1 ¶ Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. 2  E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. 3  E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.
[1o] 4 ¶ O amor é sofredor,
[2o] é benigno;
[3o] o amor não é invejoso;
[4o]o amor não trata com leviandade,
[5o] não se ensoberbece.
[6o] . 5 Não se porta com indecência,
[7o] não busca os seus interesses,
[8o] não se irrita,
[9o] não suspeita mal;
[10o] 6  Não folga com a injustiça,
[11o] mas folga com a verdade;
[12o] 7  Tudo sofre,
[13o] tudo crê,
[14o] tudo espera,
[15o] tudo suporta.
[16o] 8 ¶ O amor nunca falha
; ... (1 Coríntios 13:1-8a)




6. Pergunta: Os Dons de Sinais (sendo exclusivos dos 83, ver 2Cor 12:12) Cessaram? Quando?

CESSARAM. O DOM DE FALAR IDIOMAS HUMANOS NÃO APRENDIDOS CESSOU ANTES DOS OUTROS DONS DE SINAIS (UM E OUTROS CARACTERÍSTICOS, EXCLUSIVOS DOS 83 [1CO 12:12]). TODOS CESSARAM EM TORNO DO ANO 70 DC, COM A EPÍSTOLA AOS HEBREUS, COM O GENERAL TITO E A DIÁSPORA, E APROXIMANDO-SE A CONCLUSÃO DO NT.
A) Deus disse que cessariam:                                O amor nunca falha; mas havendo profecias, SERÃO ANIQUILADAS; havendo línguas, CESSARÃO; havendo ciência, DESAPARECERÁ; (1 Coríntios 13:8)

Observações secundárias:
-- O verbo “serão aniquiladas” katarghyhsontai 2673 5701 {Futuro, Passivo, Indicativo - 3Plural} e o verbo “desaparecerá”{katarghyhsetai 2673 5701 Futuro, Passivo, Indicativo - 3Singular} indicam que profecias e ciência sofreriam a ação de serem aniquiladas/feitas desaparecer por algo/alguém exterior, e isto subitamente.
-- Já o verbo “cessarão” {pausontai 3973 5695 Futuro; Voz Média Direta, Indicativo - 3Plural} indica que o dom apostólico de falar línguas humanas não aprendidas cessaria gradativamente, e cessaria como se tais línguas cessassem a si próprias, antes dos outros dons serem cessados.
-- A tradução literal de Zeolla é                                 “The love is never failing. And if [there be] prophecies, they will become useless; if TONGUES, THEY WILL CEASE BY THEMSELVES; if knowledge, it will become useless.”

B) Heb 2:3-4 indica que o dom de falar línguas humanas não aprendidas, e todos os dons de sinais, já haviam sido completados e cessado completamente quando Hebreus foi escrita (todos concordam que Hebreus foi escrita antes do ano 70 DC):                                3  Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos depois CONFIRMADA {akousantwn 191 5660 Aoristo: ação puntilear, considerada como um todo. A. do Indicativo: ação já no passado. A. Efetivo: a ênfase está no fim ou resultado da ação. Portanto entendemos "confirmada COMPLETAMENTE, num tempo passado indeterminado} pelos que a OUVIRAM {ebebaiwyh 950 5681 Mesmo comentário do parêntese anterior}; 4  Testificando também Deus com eles, por SINAIS, E MILAGRES, E VÁRIAS DISTRIBUIÇÕES DE MARAVILHAS E DONS DO ESPÍRITO SANTO, segundo a sua vontade? (Hebreus 2:3-4)

Ver http://solascriptura-tt.org/Seitas/Pentecostalismo/7ProvasLinguasCessaramSeculoI-Helio.htm



7. Pergunta: Qual O Dom (Ou Emulação De Dom) Que Deve Ser Salientado? Não É Falar Em Línguas-Humanas-Não-Aprendidas?

NÃO! O DOM (OU EMULAÇÃO DE DOM) SUPREMO FOI O DE PROFETIZAR [SUA EMULAÇÃO, HOJE, É PREGAR FIELMENTE A PALAVRA DE DEUS, “ASSIM DIZ O SENHOR DEUS”]:                                ... E eu quero que todos vós faleis em línguas, mas muito mais que profetizeis; porque O QUE PROFETIZA É MAIOR DO QUE O QUE FALA EM LÍNGUAS, a não ser que também interprete para que a igreja receba edificação. 6 ¶ E agora, irmãos, se eu for ter convosco falando em línguas, que vos aproveitaria, se não vos falasse ou por meio da revelação, ou da ciência, ou da profecia, ou da doutrina? ... 23  Se, pois, toda a igreja se congregar num lugar, e todos falarem em línguas, e entrarem indoutos ou infiéis, não dirão porventura que estais loucos? 24  Mas, se todos profetizarem, e algum indouto ou infiel entrar, de todos é convencido, de todos é julgado. ... 39  Portanto, irmãos, procurai, com zelo, profetizar, ... (1 Coríntios 14:1-40)



8. Pergunta: Quais As Normas Para Se Falar Em Línguas-Humanas-Não-Aprendidas?


O dom verdadeiro de falar em idiomas humanos não aprendidos só podia e só foi exercido:
A) pelos 83 (ou na presença deles e por obra deles) (2Co 12:12);
B) ante judeus (1Co 12:21; Conf. Is 28:11), judeus descrentes (1Co 12:22);
C) até antes da escrita do livro de Hebreus (He 2:3-4), da diáspora sob o General Tito no ano 70, e da conclusão do NT.

Os coríntios, alguns por exibicionismo, muitos desordenadamente, estavam EMULANDO o dom de línguas: um visitante oriundo da Etiópia pregava em Etíope, sendo traduzido para proveito de todos, mas um membro da assembleia local que morara na China começava a pregar em Chinês sem ninguém poder entende-lo nem traduzi-lo. A igreja perguntou a Paulo o que deviam fazer. Vejamos agora as normas de Deus para a EMULAÇÃO do dom de línguas:

8.1. SÓ COM A AJUDA DE UM INTÉRPRETE:                  9  Assim também vós, se com a língua não pronunciardes palavras bem inteligíveis, como se entenderá o que se diz? porque estareis como que falando ao ar... 27  E, se alguém falar em língua desconhecida, faça-se isso por dois, ou quando muito três, e por sua vez, e haja intérprete. 28  Mas, se não houver intérprete, esteja calado na igreja, e fale consigo mesmo, e com Deus. (1 Coríntios 14: 9-20,27-28).

8.2a. SÓ ANTE JUDEU:                                Está escrito na lei: Por gente de outras línguas, e por outros lábios, falarei a este povo; e ainda assim me não ouvirão, diz o Senhor. (1 Coríntios 14:21)

8.2.b. ISTO É, JUDEU DESCRENTE:                    De sorte que as línguas são um sinal, não para os fiéis, mas para os infiéis; e a profecia não é sinal para os infiéis, mas para os fiéis. (1 Coríntios 14:22)

8.3. SÓ PARA EDIFICAÇÃO, DA IGREJA, E NÃO PRAZER/EDIFICAÇÃO PESSOAL, NEM EXIBICIONISMO, SOB NENHUM PRETEXTO:                         Assim também vós, como desejais dons espirituais, procurai abundar neles, para edificação da igreja. (1 Coríntios 14:12).                   Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação. (1 Coríntios 14:26)


8.4. SEM “PARALELISMO”, SEM OUTRA VOZ SER OUVIDA NO RECINTO:                             27  E, se alguém falar em língua desconhecida, faça-se isso por dois, ou quando muito três, e por sua vez, e haja intérprete. 28  Mas, se não houver intérprete, esteja calado na igreja, e fale consigo mesmo, e com Deus. 29  E falem dois ou três profetas, e os outros julguem. 30  Mas, se a outro, que estiver assentado, for revelada alguma coisa, cale-se o primeiro. 31  Porque todos podereis profetizar, uns depois dos outros; para que todos aprendam, e todos sejam consolados. 32  E os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas. 33  Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos. (1 Coríntios 14:27-33)


8.5. SÓ 1, 2, NO MÁXIMO 3 EMULAÇÕES (SEQÜENCIALMENTE, UMA DEPOIS DA OUTRA!) NO DIA:                       Mas, se a outro, que estiver assentado, for revelada alguma coisa, cale-se o primeiro. (1 Coríntios 14:30)


8.6. SÓ POR HOMENS (adultos do sexo masculino) (Foi Deus quem ordenou: mulheres não podem pregar/repreender/ensinar a homens adultos, sob nenhum pretexto ou disfarce):                               As vossas mulheres estejam caladas nas igrejas; porque não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei. (1 Coríntios 14:34)

8.7. RESUMO -- TUDO SEJA PARA EDIFICAÇÃO DE TODOS, E TUDO SEJA FEITO EM SUPREMA DECÊNCIA E ORDEM:                               Mas faça-se tudo decentemente e com ordem. (1 Coríntios 14:40)




Post Scriptum:

O Teste- Prova- Desafio dos 20 Intérpretes


Há muitos anos solicito uma prova bem simples de todos os pentecostais que querem brigar comigo: "Amigo, certamente você não se recusará fazer um teste extremamente simples, que poderá convencer a mim e a todo o mundo: Basta você fazer a gravação de uma falação de línguas, sua ou de quem você quiser, bastam 15 a 30 minutos de falação, depois me enviar 20 cópias da gravação, que eu, acompanhado de mais de 3 ou 5 testemunhas imparciais, tais como juízes e pastores bem conhecidos e respeitados por mim, visitarei de surpresa 20 "intérpretes de línguas, pentecostais" que não sabem da experiência, e eu gravarei as 20 traduções que eles farão independentemente uns dos outros, que devem ser absolutamente idênticas, e absolutamente de acordo com a Bíblia, pregando contra os demônios, exaltando a divindade e senhorio de Cristo, exortando à salvação do inferno, etc. Depois, você me enviará provas incontestáveis de que não conhecia aquele idioma e que o falou imediata e perfeitamente quando estava visitando uma nação e falando a pessoas que somente conheciam aquele idioma.... Que tal?" Ninguém nunca aceitou este pedido... Nem precisou eu complementar a prova "Ah, quase esqueço, ao final de tudo você me enviará provas incontestáveis de que nasceu como um varão judeu, depois foi salvo e passou a ser um cristão, depois foi chamado por Cristo presente fisicamente, chamado para ser um apóstolo ou discípulo. Deixe-me ver se acerto seu nome: é João que continua vivo até hoje??? Mas quem são os outros milhões de pentecostais?!?!?!...Todos são farsas, só você é João, o apóstolo?  Mas você não me parece ter 2000 anos de idade, ter sido judeu, ter sido João... E agora?"





Hélio de Menezes Silva, Jul.2001.




(retorne a http://solascriptura-tt.org/Seitas/Pentecostalismo/
retorne a http://solascriptura-tt.org/Seitas/)


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.