Aceitarei Eu Convites Para Pregar Sujeito a Companhias e ["Pequeníssimas"] Restrições?

(Não Maximamente Bíblicas e Fundamentalistas)

Hélio de Menezes Silva (2009).


Caro irmão,
obrigado por me ter perguntado o que eu achava de você aceitar convites e ir pregar ou ensinar em eventos não exatamente batistas - fundamentalistas - separatistas - "só Bíblias do TT" - contrário a ritmos dançáveis, etc.

Talvez alguns muito achegados irmãos fundamentalistas discordem. Talvez, muitos anos atrás, eu simplesmente respondesse "Não, jamais, em hipótese nenhuma". Mas, observando Cristo e Paulo indo a casas de publicanos e fariseus e até mesmo a sinagogas, não para se identificar por 1 segundo ou em 1 mm com eles mas para ser o único pregador da noite (isto é muito importante) e pregar tudo que o Espírito Santo lhe mandasse pregar (quer gostassem ou não), repreendendo-os e ensinando-os, hoje minha posição é a seguinte:
A) Quando algum pastor ou líder de um grupo que tem erros doutrinários me convida para basicamente apenas "ASSISTIR" um culto lá, então eu amorosa mas firmemente recuso, e explico porque não posso me arriscar a parecer tolerar, não fazer muito caso, ou me identificar com os erros deles. E, se ele me der tempo e permitir, eu uso algumas Escrituras para mostrar os principais dos erros deles. Isto já tem me ocorrido muitas vezes, em média 2 a 4 vezes por ano.

B) Quando algum pastor ou líder de um grupo que tem erros doutrinários me convida para ser UM (mesmo que o "PRINCIPAL") pregadores no meio de outras pessoas com erros doutrinários que também falarão antes e/ou depois de mim, eu amorosa mas firmemente explico não posso me arriscar a parecer tolerar, não fazer muito caso, ou me identificar com os erros deles. Logo em seguida, se ele me der tempo e permitir, eu uso algumas Escrituras para mostrar os principais dos erros deles. Finalmente, explico que, se eles aceitarem ficar embaixo da plataforma e que eu leve pessoas de minha confiança para organizarmos e dirigirmos TODO o culto (inclusive a escolha, instrumentação e direção de todas as músicas, isto também é muito importante) e que eu seja a ÚNICA pessoa a pregar na noite, sem ninguém antes ou depois de mim, e se concordarem em eu escolher o tema da pregação conforme eu mesmo, com orientação do Espírito Santo, perceba que é a maior necessidade do grupo que me ouvirá, e se me derem permissão para, durante a pregação e ao ser levado pelo Espírito Santo, poder dizer curtas frases contra todas outras posições deles que eu sinto que estão contra a Bíblia, então eu aceitarei. Convidado nessas condições, eu aceitaria pregar até no colégio dos cardeais em Roma, no maior seminário católico ou neopentecostal do Brasil, na maior igreja neopentecostal ou neoevangélica, na maior associação de evolucionistas e ateus, no maior covil de defensores do Texto Crítico, no maior e mais baixo prostíbulo ou grupo de gays- lésbicas- e- simpatizantes.
Convites para pregar em locais que não alegam ser conservadores/ tradicionais/ fundamentalistas têm me ocorrido apenas poucas vezes na minha vida e, infelizmente, ao final da exposição das minhas condições, nenhum vez as aceitaram. Numa dessas vezes o diretor do maior evento evangélico anual em Campina Grande, o "Encontro da Consciência Cristã", que agrupa talvez 10.000 a 20.000 membros de todos os grupos evangélicos da cidade durante os 3 ou 4 dias de carnaval, tal diretor me convidou para fazer umas palestras (não lembro se somente 1 dia, ou mais dias) sobre a questão das versões da Bíblia. Eu pedi para ele me dar 1 dia para eu orar e pensar, antes de responder. Parecia uma excelente oportunidade, com cobertura de jornais e TV, DVD's sendo produzidos, etc. Mas eu sabia que a primeira hora do culto era um show desfilando uns 10 ou mais grupos de diferentes igrejas, com muito barulho, baterias, talvez luzes piscantes e gelo seco, com danças e requebros e coreografias; eu sabia que a maioria dos diretores do megaevento era pentecostal e talvez até neopentecostal, e que alguns dos mais extravagantes líderes da linha G12, Hinn, Hagin, etc. (alguns deles com péssimo testemunho pessoal muito conhecido na cidade) poderiam ser chamados a falar ou fazer alguma coisa sobre a plataforma e aos microfones. Por isso, eu disse que aceitaria o convite, na condição de eu poder escolher quem poderia subir à plataforma naquela noite, onde eu não aceitaria nenhum pentecostal, nenhum tambor nem bateria, ninguém se contorcendo falando em línguas, etc. Imediatamente ele disse que ele mesmo era neopentecostal, que gostava de tudo isso, e não poderia aceitar ele mesmo ficar de fora durante toda a noite, portanto recusou. Mas eu fiquei de consciência em paz com Deus e aquele diretor ficou sabendo que ainda há servos de Deus que não querem se identificar com os erros tolerados no evento. Enfatizo que, no passado, eu fui convidado e preguei muitas vezes em algumas das melhores igrejas "conservadoras" presbiterianas e congregacionais (e batistas como eu, claro), e ensinei em 3 ou 4 institutos bíblicos que alegavam ser de linha fundamentalista, um deles não se restringindo a batistas. Todos me deram plena liberdade de pregação. É pena que todos eles, depois de alguns meses ou anos, começaram a ficar incomodados com algumas posições minhas, que achavam fortes demais para eles, então eles tomaram a iniciativa e romperam o relacionamento comigo. Para o futuro, estou plenamente aberto para e muito desejoso de aceitar todos os convites que me venham, dentro das condições acima, se minha saúde e trabalhos permitirem. Por exemplo, recebi convite para uma conferência em outra cidade, 1o de maio, e aceitei honrado e alegre, pois o convite veio de grupo de igrejas e pastores com que me identifico. Oremos a Deus por muitas outras oportunidades.

Ah, quase esqueço algo muito importante: Se algum dia ocorrer de algum pastor ou líder de igreja ou evento com flagrantes erros doutrinários aceitar todas as minhas condições acima enumeradas (todas elas embasadas na Bíblia), mas me fizer entender que espera tratamento simétrico, isto é, que eu fale ao pastor da minha igreja humildemente lhe pedindo que aceite retribuir no mesmo tipo de moeda, permitindo-lhe falar ou fazer alguma coisa na igreja, eu terei que lhe explicar que, do mesmo modo que Cristo ia falar a publicanos e fariseus e escribas e herodianos e saduceus e prostitutas, mas não lhes permitia falar sequer 1 palavra aos seus apóstolos e discípulos e ovelhas, do mesmo modo o nosso relacionamento com o erro é uma rua de mão única: aceitamos ir à igreja ou evento de quem nos convidou, para amorosa e firmemente repreender o erro e instruir, mas não aceitamos ter 1mm de identificação com eles por 1 segundo, não lhe daremos 1 segundo de palavra no nosso meio. Isto não é "tratamento simétrico", mas a Bíblia nunca nos manda dar tratamento simétrico na questão de erros doutrinários.

Ver artigos em http://www.solascriptura-tt.org/SeparacaoEclesiastFundament/index.htm, particularmente:

Falsa Unidade E o Dever de Separacao, a -- C.H. Spurgeon
Falsa Visao Sobre o Amor que Renuncia ao Separatismo Biblico, é a -- C.H. Spurgeon  Posso Eu Cooperar Com Organizacao X? -- Helio 
Axioms Of Separation. - Quotations -- Ashbrook

Bible Separation (Truncated Article)
Desculpas Ecumênicas Para o Jugo Desigual -- John R. Rice 
Doutrina Da Bíblica Separação, a -- Rife 
Escrituras Exigem Estrito Biblicismo e Fundamentalismo, as -- D. Cloud
Identificacao Com Fundamantalistas, Reformados, Evangelicos e Pentecostais -- Helio
Inclusivismo -- Biblical Discernment Ministries 
Melhor é Separar-Se De Irmãos Errados -- Anônimo 
Mensagem Limitada, Ou Comunhao Limitada? -- D. Nettleton
Pseudo Amor Pseudo Une, o -- Humberto Fontes
Questionário Para Determinar Grau de Cooperação E Identificação -- Hélio
Separação Entre Irmãos - Aureliano 
Standing Alone -- Fundamental Evangelical Association
Tolerância É Antibíblico - Thornwell
Unidade Cristã -- Marcos M.
Verdade Biblica da Separacao, a -- J. Ashbrook
What Does The Bible Say About Separation? -- Costella
A União Cristã Verdadeira - Gardner

Tudo isto não é falta de amor, não é farisaísmo, não é legalismo. Por favor, veja leia atentamente Questionário Para Determinar Grau de Cooperação E Identificação -- Hélio. Reproduzo as primeiras linhas:

Deus, o Senhor, ORDENOU que amemos TODA e CADA pessoa: pecadores perdidos, crentes salvos mas desviados ou em erro doutrinário, etc. Portanto, eu verdadeira e sinceramente o amo no Senhor!

Por outro lado, Deus também ORDENOU que não nos associássemos, antes, nos separássemos de todos os que TEIMAM em manter erros doutrinários: Rm 16:17-19; 2Co 6:14-7:1; Gl 1:6-9; 2Ts 3:6,14,15 “...vos APARTEIS de todo IRMÃO que anda desordenadamente, e não segundo a tradição que de nós recebeu... notai o tal, e NÃO VOS MISTUREIS com ele, para que se envergonhe...”; 1Tm 6:5; 2Tm 2:15-19; 3:1-5; 4:1-5; 2Jo 7-11.

 

Por favor, não pense mal de mim. Muito menos não responda em ira "Como lhe odeio, Hélio, porque você não é como eu, que sou somente amor! Como não lhe tolero, Hélio, porque você não é como eu, que sou somente tolerância!"). Pelo menos não faça nada disso antes que você leia ao menos esses artigos:

Falsa Unidade E o Dever de Separacao, a -- C.H. Spurgeon 
Falsa Visao Sobre o Amor que Renuncia ao Separatismo Biblico, é a -- C.H. Spurgeon 
Desculpas Ecumênicas Para o Jugo Desigual -- John R. Rice 
Melhor é Separar-Se De Irmãos Errados -- Anônimo 
Mensagem Limitada, Ou Comunhao Limitada? -- D. Nettleton
Pseudo Amor Pseudo Une, o -- Humberto Fontes
Separação Entre Irmãos - Aureliano 
Tolerância É Antibíblico - Thornwell 
Unidade Cristã -- Marcos M. 
A União Cristã Verdadeira - Gardner
 





Hélio de Menezes Silva.
março de 2009.

 

 


 

Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).



Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)




(retorne a http://solascriptura-tt.org/ SeparacaoEclesiastFundament/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.