As Escrituras EXIGEM Estrito Biblicismo [, Fundamentalismo]




Através dos anos, muitos têm escrito para brigarem comigo porque eu acredito que fundamentalismo (ou seja, um inflexível alinhamento com a Bíblia, qualquer que seja o nome pelo qual seja chamado) é uma parte necessária do cristianismo escriturístico. Eles alegam que eu julgo tudo na base do meu próprio "fundamentalismo", e que eu rejeito qualquer coisa que dele difere. [Nota da Tradutora: "inflexível alinhamento com a Bíblia significa: primeiro, tomar a Bíblia pelo que ela diz, diz literalmente (claro que observando contexto e dispensação); segundo, crê-la sempre e perfeitamente; terceiro, esforçar-se para obedecer a ela com todas as nossas forças. Tudo isto em todos os assuntos da vida]

Ao mesmo tempo em que eu acredito que o fundamentalismo (no sentido de inflexível alinhamento com a Bíblia, em tudo) é uma parte necessária do cristianismo escriturístico, eu não julgo as coisas na base do meu fundamentalismo ou do fundamentalismo de qualquer outra pessoa. Minha única autoridade para a fé e a prática é a Bíblia, não o fundamentalismo ou o batistismo ou o batistismo independente ou o batistismo fundamentalista ou qualquer outro sistema feito pelo homem.

Eu compreendo que é muito difícil (se não próximo de impossível) nos livrarmos de todas as nossas preconcepções quando estudamos a Bíblia. Mas, Deus sendo minha testemunha, meu objetivo, desde que eu fui convertido, tem sido tomar as Escrituras como meu único guia e minha única autoridade, e testar tudo por elas, e a elas conformar tanto a mim mesmo, como a minha doutrina, e como o meu ministério.

Quando eu fui salvo em 1973, na idade 23 anos, eu não sabia coisa nenhuma sobre o fundamentalismo.

Eu fui conduzido a Cristo por um piedoso irmão da linha Pentecostal antiga, o qual eu encontrei ao perambular pelo mundo. Naqueles dias eu era um jovem que havia abandonado o lar e vagabundeava pelo mundo, e obtinha meu sustento às vezes vendendo drogas. Eu tinha pegado caronas para fora a Califórnia não muito tempo antes que me encontrei com o homem que me conduziu a Cristo. Eu viajei de carona com aquele crente por quatro ou cinco dias, eu não recordo exatamente por quanto tempo, mas o suficiente para viajarmos desde próximo de Hollywood, na Flórida, até o México, cruzando a fronteira em Brownsville, Texas, e então viajarmos de volta até Daytona Beach, novamente na Flórida. Durante toda a viajem ele educadamente argumentou comigo a partir das Escrituras e, a um certo ponto do caminho, nós paramos em uma livraria evangélica e ele comprou para mim uma Bíblia do Rei Tiago (King James Bible) sem nenhuma nota ou comentário. No tempo em que eu me encontrei com aquele crente, eu era um membro da Sociedade do Comunhão da Auto-Realização e meu guru hindu era Paramahansa Yogananda. Eu acreditava na reencarnação e na meditação como o caminho para o iluminamento. O irmão Pentecostal explicou-me continuamente que a Bíblia é a palavra infalível de Deus para o homem, e que somente ela era a Autoridade divina para as nossas vidas. Ele calorosamente incitou-me a receber Cristo e fazer da Bíblia o livro de minha vida, e eu dei o primeiro passo nessa estrada real quando eu me arrependi e cri e rendi minha vida a Jesus Cristo, em um quarto de hotel em Daytona Beach, Flórida, na última noite em que eu e aquele crente estivemos juntos nessa viagem memorável.

No dia seguinte ele seguiu seu caminho e eu fui em um sentido diferente, e eu nunca mais o vi outra vez. Eu dirigi-me à minha cidade natal para fazer corrigir minha vida para com meu papai, contra quem eu tinha estado em rebelião já por muitos anos.

Nesse ponto eu sabia que eu estava indo seguir Jesus para sempre, e eu compreendi que eu necessitava encontrar uma igreja realmente boa [bíblica, de acordo com a Bíblia], mas eu não sabia aonde ir. Eu sabia a respeito de igrejas Batistas da Convenção do Sul, mas eu não tive nenhuma inclinação para voltar a elas, uma vez que eu tinha crescido nelas e lá, no general, eu não tinha visto o poder do Deus e o zelo para com a Palavra de Deus que eu tinha visto no homem que me conduziu a Cristo. Eu visitei algumas igrejas e reuniões tanto Pentecostais como Carismáticas. Eu visitei vários outros tipos das igrejas. Eu escutei muitos pregadores diferentes no rádio, inclusive Herbert W. Armstrong, e até mesmo encomendei e recebi, pelo correio, alguns de seus materiais. Eu estudei alguns livros de Adventistas do Sétimo-dia.

Embora eu estivesse confuso sobre igrejas e não estivesse seguro sobre para que lado me voltar, eu sabia que a Bíblia tem muito a dizer sobre a [nossa necessidade de sermos membros de uma boa e bíblica] igreja, e eu desejava gozar comunhão cristã; assim eu ardente e honestamente procurei a vontade de Deus neste assunto. Eu tinha as seguintes duas promessas das Escrituras, e eu me agarrei, me colei a elas:

Se alguém quiser fazer a vontade dele, pela mesma doutrina conhecerá se ela é de Deus, ou se eu falo de mim mesmo.” (Jo 7:17)

“31 ¶ Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos; 32 E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” (Jo 8:31-32)


Jo 7:17 diz que eu posso saber a verdade se eu estiver disposto a fazer a vontade de Deus. Jo 8:31-32 diz que eu posso saber a verdade se eu continuar na Palavra de Deus. Desejando seriamente saber a verdade e nunca mais ser iludido outra vez, eu me agarrei a estas promessas. Eu orei continuamente para que Deus me ajudasse a ser obediente a tudo que eu encontrasse nas Escrituras, de modo que eu pudesse ser conduzido a mais verdades. Eu orei frequentemente, "Deus, eu sei que meu coração é enganoso; se em alguma matéria eu estiver sendo inconscientemente teimoso contra a tua vontade, mostra-me isto, por favor, e faz-me desejoso de Te obedecer."

Compreendendo que eu tinha que continuar [e continuar crescendo] na Palavra de Deus, eu comecei a diligentemente procurar [estudar] na Bíblia, horas e horas a fio a cada dia, lendo-a e estudando-a e memorizando-a. Eu provavelmente li toda a Bíblia, de capa a capa, uma cinco ou seis vezes, nos primeiros dois anos. Eu escrevi [num caderno] tudo que eu estava aprendendo e criei meu próprio guia tópico de estudos, organizando as Escrituras sob títulos de acordo com assuntos. Eu olhei [no dicionário grego-inglês, dicionário inglês-inglês, e dicionário bíblico] cada palavra que eu não compreendi. Eu usei a Concordância Exaustiva de Strong e outras ferramentas para pesquisar dúzias de palavras da Bíblia, a cada dia. (Após 20 anos, estes estudos resultaram na publicação da Way of Life Encyclopedia of the Bible & Christianity)

Para um par dos meses eu vagueei através do labirinto de igrejas, visitando vários tipos delas e orando que Deus me iluminasse [na escolha da igreja mais bíblica ainda existente]. A primeira igreja que o Senhor me conduziu para juntar-me a ela foi a Igreja Batista Bartow, em Bartow, Flórida. Ela foi plantada pela família de Gerald Hoovner, que tinha saído da Primeira Igreja Batista (a proeminente congregação da Convenção Batista do Sul naquela cidade) com o desejo de voltar suas costas à contemporização e mornidão e mundanismo, e de ser sério sobre as Escrituras. Deus os tinha abençoado e havia um número de jovens que tinham sido salvos e estavam crescendo no Senhor. Um por um destes estava saindo para estudar em alguma Faculdade Bíblica e estava entrando no serviço do Senhor em vários campos. Eu soube que este era o lugar onde Deus queria que eu estivesse, e também eu fui para uma Faculdade Bíblica. Embora a igreja seja agora defunta, ela teve um bom monte de frutos em seus dias [Nota da Tradutora: eu e meu marido pensamos o mesmo de nossa primeira igreja, em Campina Grande, Pb.].

Quando eu comecei a ouvir a respeito da doutrina da separação [bíblica], nesta igreja, eu soube instintivamente que tal doutrina era correta, porque eu estava lendo sobre ela nas Escrituras. Quando eu aprendi que os separatistas foram chamados [pelos seus inimigos] de fundamentalistas, eu soube que eu estava indo ser um fundamentalista, porque eu queria ser fiel às Escrituras, incluindo àquelas suas partes que são geralmente negligenciadas na Cristandade evangélica de hoje.

Assim, eu sou convencido que meu fundamentalismo vem da Bíblia.

Embora o termo "fundamentalismo" abranja muitas coisas diferentes e venha em muitas variedades -- tais como o fundamentalismo não denominacional, fundamentalismo Presbiteriano, e fundamentalismo batista -- em seu coração, em seu cerne fundamentalismo é uma decisão de inflexível alinhamento para com as Escrituras, um desejo de tomar a Bíblia seriamente em todos os assuntos.



 

ESCRITURAS QUE EXIGEM FUNDAMENTALISMO


Estou convencido de que a Bíblia exige fundamentalismo, que se um crente toma a Bíblia seriamente ele será algum tipo de fundamentalista, hoje. Seguem-se alguns dos versículos que exigem um tipo de fundamentalista, inflexível alinhamento com a Bíblia, no Cristianismo:

 

A Bíblia Exige Inflexível Fundamentalismo em DOUTRINA

“Ensinando-os a guardar TODAS AS COISAS que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.” (Mt 28:20)

“Porque nunca deixei de vos anunciar todo o conselho de Deus.” (At 20:27)

“Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por TODO VENTO DE DOUTRINA, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.” (Ef 4:14)

“Como te roguei, quando parti para a Macedônia, que ficasses em Éfeso, para advertires a alguns, que não ensinem NENHUMA OUTRA DOUTRINA,” (1Tm 1:3)

“13 ¶ Mando-te diante de Deus, que todas as coisas vivifica, e de Cristo Jesus, que diante de Pôncio Pilatos deu o testemunho de boa confissão, 14 Que guardes este mandamento SEM MÁCULA e repreensão, até à aparição de nosso Senhor Jesus Cristo;” (1Tm 6:13-14)

“Conserva o modelo das sãs palavras que de mim tens ouvido, na fé e no amor que há em Cristo Jesus.” (2Tm 1:13)

“E o que de mim, entre muitas testemunhas, O MESMO ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros.” (2Tm 2:2)

“Retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina, como para convencer os contradizentes.” (Tt 1:9)


 

A Bíblia Exige Inflexível Fundamentalismo em TESTARMOS TODAS AS COISAS

“À lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, é porque não há luz neles.” (Is 8:20)

“Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores.” (Mt 7:15)

“Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim.” (At 17:11)

“E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” (Rm 12:2)

“15 Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido. 16 Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.” (1Co 2:15-16)

“Aprovando o que é agradável ao Senhor.” (Ef 5:10)

“Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo;” (Fp 1:10)

“Examinai tudo. Retende o bem.” (1Ts 5:21)

“Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo.” (1Jo 4:1)

“Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos.” (Ap 2:2)


 

A Bíblia Exige Inflexível Fundamentalismo em GUERREARMOS PELA FÉ

“Aos quais nem ainda por uma hora cedemos com sujeição, para que a verdade do evangelho permanecesse entre vós.” (Gl 2:5)

“Como tenho por justo sentir isto de vós todos, porque vos retenho em meu coração, pois todos vós fostes participantes da minha graça, tanto nas minhas prisões como na minha defesa e confirmação do evangelho.” (Fp 1:7)

“Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da salvação comum, tive por necessidade escrever-vos, e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos.” (Jd 1:3)


 

A Bíblia Exige Inflexível Fundamentalismo em CLARA, PÚBLICA DENÚNCIA E EXPOSIÇÃO DO ERRO

“Por isso estimo todos os teus preceitos acerca de tudo, como retos, e odeio toda falsa vereda.” (Sl 119:128)

“E rogo-vos, irmãos, que NOTEIS OS que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes; desviai-vos deles.” (Rm 16:17)

“E, chegando Pedro à Antioquia, lhe resisti na cara, porque era repreensível.” (Gl 2:11)

“19 Conservando a fé, e a boa consciência, a qual alguns, rejeitando, fizeram naufrágio na fé. 20 E entre esses foram Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás, para que aprendam a não blasfemar.” (1Tm 1:19-20)

“16 Mas evita os falatórios profanos, porque produzirão maior impiedade. 17 E a palavra desses roerá como gangrena; entre os quais são Himeneu e Fileto; 18 Os quais se desviaram da verdade, dizendo que a ressurreição era já feita, e perverteram a fé de alguns.” (2Tm 2:16-18)


 

A Bíblia Exige Inflexível Fundamentalismo em SEPARAÇÃO DO ERRO E DA APOSTASIA

“E rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes; DESVIAI-VOS DELES.” (Rm 16:17)

“14 NÃO VOS PRENDAIS A UM JUGO DESIGUAL com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? 15 E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel? 16 E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. 17 POR ISSO, SAÍ DO MEIO DELES, E APARTAI-VOS, diz o Senhor; E não toqueis nada imundo, E eu vos receberei; 18 E eu serei para vós Pai, E vós sereis para mim filhos e filhas, Diz o Senhor Todo-Poderoso.” (2Co 6:14-18)

“Mandamo-vos, porém, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que VOS APARTEIS de todo o irmão que anda desordenadamente, e não segundo a tradição que de nós recebeu.” (2Ts 3:6)

“3 Se alguém ensina alguma outra doutrina, e se não conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade, 4 É soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, blasfêmias, ruins suspeitas, 5 Contendas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade seja causa de ganho; APARTA-TE DOS TAIS.” (1Tm 6:3-5)

“Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. DESTES AFASTA-TE.” (2Tm 3:5)

“Ao homem herege, depois de uma e outra admoestação, EVITA-O,” (Tt 3:10)

“10 ¶ Se alguém vem ter convosco, e não traz esta doutrina, NÃO O RECEBAIS em casa, nem tampouco o saudeis. 11 Porque quem o saúda tem parte nas suas más obras.” (2Jo 1:10-11)

“E ouvi outra voz do céu, que dizia: SAI DELA, povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados, e para que não incorras nas suas pragas.” (Ap 18:4)


 

A Bíblia Exige Inflexível Fundamentalismo em DO PECADO E DO MUNDANISMO

“Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. NÃO PODEIS SERVIR A DEUS E A MAMOM.” (Mt 6:24)

“E NÃO SEDE CONFORMADOS COM ESTE MUNDO, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” (Rm 12:2)

“Não dando nós escândalo em coisa NENHUMA, para que o nosso ministério não seja censurado;” (2Co 6:3)

“E tenhais NENHUMA comunhão com as obras infrutuosas das trevas, mas antes condenai-as.” (Ef 5:11)

“Abstende-vos de TODA a aparência do mal.” (1Ts 5:22)

“11 ¶ Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens, 12 Ensinando-nos que, RENUNCIANDO À IMPIEDADE E ÀS CONCUPISCÊNCIAS MUNDANAS, vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente, 13 Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Salvador Jesus Cristo; 14 O qual se deu a si mesmo por nós para nos remir de TODA A INIQÜIDADE, e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras.” (Tt 2:11-14)

“A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e GUARDAR-SE DA CORRUPÇÃO DO MUNDO.” (Tg 1:27)

“Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que A AMIZADE DO MUNDO É INIMIZADE CONTRA DEUS? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.” (Tg 4:4)

“Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. ALIMPAI VOSSAS MÃOS, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações.” (Tg 4:8)

“Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em TODA A VOSSA MANEIRA DE VIVER;” (1Pe 1:15)

“15 NÃO AMEIS O MUNDO, NEM O QUE NO MUNDO HÁ. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. 16 Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. 17 E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.” (1Jo 2:15-17)

“Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno.” (1Jo 5:19)





[Distributed by Way of Life Literature's Fundamental Baptist Information Service, a listing for Fundamental Baptists and other fundamentalist, Bible-believing Christians. Our goal in this particular aspect of our ministry is not devotional but is TO PROVIDE INFORMATION TO ASSIST PREACHERS IN THE PROTECTION OF THE CHURCHES IN THIS APOSTATE HOUR. http://www.wayoflife.org .]



Autor: David Cloud
Tradutora: Valdenira N.M. Silva, out.2005.



 



Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)




(retorne a http://solascriptura-tt.org/ SeparacaoEclesiastFundament/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.