PERGUNTA: Como crente que me esforço por ser o mais bíblico (portanto batista, fundamentalista, separatista, literalista, só-TT, anti-ecumenismo, anti-música-cristã-dançável-ou-nova-era, etc.) possível,

POSSO EU COOPERAR COM ORGANIZAÇÃO   X”?





RESPOSTA:.

1) Peça, exija a Declaração Doutrinária de OrgX. “A necessidade de uma Declaração Doutrinária parte de um princípio de honestidade espiritual e de testemunho convicto. Os ecumênicos e adeptos da Teologia Liberal não tem esta preocupação, pois, para eles, declarações doutrinárias, credos e confissões representam apenas ‘a estória embolorada da Igreja ao longo dos séculos, cujo papel principal é servir à humanidade (ênfase portanto em boas obras, evangelho social, etc.).” (Josias Baraúna Jr.)

2) Tal declaração doutrinária deve concordar 100% (cem por cento) com aquela (em http://solascriptura-tt.org/ConfissaoDoutrinariaHelio.htm) que eu julgo ser declaração mínima de todo crente que se esforça para ser o mais bíblico (portanto batista, fundamentalista, separatista, literalista, só-TT, anti-ecumenismo, anti-música-cristã-dançável-ou-nova-era, etc.) possível. Note que eu tenho firmes convicções em mais dezenas ou centenas de outros pontos (talvez o mais importante dele seja pré-tribulacionismo) que julgo indispensáveis para eu poder cooperar e ser membro e me identificar com uma igreja ou organização, mas que eu não coloquei na minha declaração. Portanto, esta só contém o minimum minimorum para que eu considere uma igreja ou organização não como algo de que eu devo me separar e combater.
 
3) Verifique também (isto é muito importante) se a PRÁTICA de OrgX é 100% coerente com sua Declaração Doutrinária, particularmente em áreas de moral e de vida familiar de seus líderes, e de real aguerrida militância (do grau “guerra total e sem tréguas”) contra todo tipo de pecado pessoal e de erro doutrinário. É indispensável que ela realmente pratique a DOUTRINA DA SEPARAÇÃO BÍBLICA (que outras pessoas chamam de “separação de segundo grau” e que significa: “separo-me totalmente, abertamente denuncio e combato, não só os que ensinam ou praticam alguma coisa que em algum grau omita ou contrarie qualquer doutrina (basta uma delas!) claramente da Bíblia, mas também separo-me totalmente, abertamente denuncio e combato, todos aqueles pseudo-fundamentalistas que não denunciam e abertamente guerreiam com força total contra aqueles que o fazem”)

Um Neo-Evangélico é aquele que mantém comunhão com um outro cristão que não traz a mesma doutrina fundamentalista que ele professa ter.

Atenção a uma torpe armadilha: muitas declarações doutrinárias pseudo-fundamentalistas dizem “cremos na inspiração divina e verbal das Escrituras, em sua infalibilidade e inerrância, tanto do Antigo como do Novo Testamento, como dados ORIGINALMENTE, bem como em sua absoluta e final autoridade em matéria de fé e conduta.” Isto significa que crêem que Deus inspirou a Bíblia de forma absolutamente perfeita, mas isto só nos manuscritos originais escritos pelas mãos de Moisés, João, etc., Deus não pôde ou não quis PRERSERVAR as Suas palavras de forma absolutamente perfeita nas cópias daqueles manuscritos originais, portanto, hoje, temos uma Bíblia quase perfeita, mas não absolutamente perfeita.
 

4) Provavelmente lhe ajudará a leitura do questionário que eu, pessoalmente, uso, desde 1979, para determinar o grau de cooperação e de identificação com crentes e com organizações que eu venha a conhecer. Por favor, veja http://solascriptura-tt.org/SeparacaoEclesiastFundament/QuestionarioParaDeterminarGrauCooperacaoEIdentificacao-Helio.htm .

Para sua comodidade, anexo, abaixo, o questionário e a minha declaração de fé.


Hélio.



********************************************************


Carta-Questionário Para Determinar Grau de Cooperação e Identificação


 
Hélio de Menezes Silva, 1979, atualizada na década 1990.
 
 
 
 
 
(Envio esta carta [ou faço pessoalmente as perguntas delas] a cada vez que conheço alguém que se diz crente e me convida para qualquer cooperação-identificação, tal como culto na  sua casa ou igreja.).
 
 
 
 
 
 
João Pessoa, ____ de _______________ de 197__ .
 
Caro ____________________:
 
 
Deus, o Senhor, ORDENOU que amemos TODA e CADA pessoa: pecadores perdidos, crentes salvos mas desviados ou em erro doutrinário, etc. Portanto, eu verdadeira e sinceramente o amo no Senhor!
 
Por outro lado, Deus também ORDENOU que não nos associássemos, antes, nos separássemos de todos os que TEIMAM em manter erros doutrinários: Rm 16:17-19; 2Co 6:14-7:1; Gl 1:6-9; 2Ts 3:6,14,15 “...vos APARTEIS de todo IRMÃO que anda desordenadamente, e não segundo a tradição que de nós recebeu... notai o tal, e NÃO VOS MISTUREIS com ele, para que se envergonhe...”; 1Tm 6:5; 2Tm 2:15-19; 3:1-5; 4:1-5; 2Jo 7-11.
 
Assim, para que determinemos em que extensão e profundidade poderíamos potencialmente cooperar no futuro, eu, humilde e amorosamente, rogo-lhe que gentilmente me informe se há alguma etapa abaixo (e qual fé ela) à qual você não respondeu com um enfático “sim” a todas as perguntas, sem exceção.  Basta isto, não exijo maiores explicações, se você não mas quiser dá-las...
 
 
 
Platô 1 – Considerar IRMÃO: Para eu poder considerá-lo e amá-lo como meu real irmão em Cristo:
 
- Você nasceu de novo, ao ser salvo por Cristo num dia bem definido na sua memória?
- Você crê em Cristo como seu Salvador pessoal, único e definitivo?
- Você recebeu-O como Salvador e Senhor (controlador total) da sua vida?
- Você crê em TODAS as doutrinas referentes a Cristo ou por Ele ensinadas (Trindade, nascimento virginal, morte vicária e propiciatória; ressurreição literal e corporal; 2a vinda literal; uma vez salvo sempre salvo e sob a garantia de Deus; condenação eterna e consciente de todos os não crentes, no literal Lago de Fogo; salvação só pela graça de Deus, através da fé, sem obras; etc.)?
- Para você a Bíblia é a única e completa Palavra de DEUS?
 
 
 
Platô 2 –Comunhão informal e esporádica em alguns poucos pontos específicos, mas sem haver identificação entre nós: Para eu poder cooperar com você, mesmo que com certas limitações, sem uma identificação e comunhão plenas e irrestritas, por exemplo, aceitando participar sentado de longe em culto especial na sua igreja, mas nunca subindo na plataforma de uma conferência onde um carismático também subirá na plataforma:
 
- Você tem uma posição muito forte-ativa-e-combativa defendo: a inspiração divina, infalível, verbal e plenária da Bíblia?
. Cada crente do Novo Testamento foi batizado corporativamente por Cristo, dentro do Espírito Santo, no dia de Pentecostes, uma só vez na História, do mesmo modo que cada judeu foi corporativamente batizado dentro da água do Mar Vermelho, quando Moisés o atravessou Mat 3:11; Efé 4:5; 1Cor 10:1-2;? Ou, pelo menos, a igreja crê e prega que todo e cada crente foi batizado no Espírito Santo, no instante de sua salvação?
.Habita e sela o Espírito Santo a cada crente, desde a sua salvação? Rom 8:9; 1Cor 12:13; Efe 1:13; 4:5.
- A habitação e batismo eternos de todos os crentes, pelo Espírito Santo. Desde o instante da salvação?
- A interpretação LITERAL da Bíblia?
- A ênfase em evangelismo e missões?
- Você tem uma posição muito forte-ativa-e-combativa atacando: carismatismo, ecumenismo, modernismo, neo-evangelicalismo, legalismo, liberalismo, barganhar cedendo algumas posições doutrinárias, evangelho social, hiper-calvinismo, arminianismo?
 
 
 
Platô 3 – Comunhão informal e esporádica em muitos pontos específicos, mas sem haver identificação entre nós: Para eu poder ter plenas e irrestritas comunhão, cooperação e identificação com você:
 
- Você tem uma posição muito forte-ativa-e-combativa defendo o movimento fundamentalista? Separação (bíblica) das denominações e pessoas que pregam erros doutrinários?
Isto é, você não coopera, nem tem comunhão, nem se identifica totalmente exceto com aqueles que responderiam enfáticos “sim” a todas as perguntas de todas estas 3 etapas, e que também só cooperam com outros que também o fizeram (Am 3:3)?
- Governo totalmente local e congregacional da igreja, independente e sem influência de quaisquer outras igrejas ou organizações?
- Batismo só de adultos, adultos crentes, e por imersão?
- Pré-milenismo? Pré-tribulacionismo?
- Criação literal em 6 dias literais?
- Separação entre igreja e estado/ política?
- Honrar o governo civil?
- Adoção só dos Textos Recebidos (Almeida Corrigida Fiel [Trinitariana] e Almeida Revista e Corrigida), como a única e total Palavra de Deus, perfeitamente preservada em cada letra?


(Estas fidelidade + identificação + comunhão só se elevarão ao nível de oficial (com meu nome inscrito, com afiliação) e 99% permanente e valendo em 99% dos casos e 99% do tempo: no meu relacionamento com a assembleia local que eu tomei para me afiliar, para ser membro o mais ativo possível, não se aplicando a nenhuma associação / denominação / união / comunhão / seminário / missão / ou nenhuma outra entidade, mesmo que minha assembleia local a ela se ligue: essas coisas não são referendadas pela Bíblia, portanto não existem no meu dicionário. Somente da assembleia local é que Cristo falou "Edificarei a minha igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela).

(Somente às três pessoas da Trindade e à Bíblia é que minhas fidelidade + identificação + comunhão são 100% oficiais e totais e permanentes, em 100% dos casos e do tempo).
 
 
 
 
Com amor em Cristo:
___________________________________________.
Hélio de Menezes Silva

********************************************************



 

ARTIGOS DE FÉ

Hélio de Menezes Silva, 1999   -   http://solascriptura-tt.org
 

Declaramos solenemente que cremos e ensinaremos que:

Artigo 1. A Bíblia (nos seus 66 livros) é plena, exclusiva, verbal, inerrável e infalivelmente inspirada por Deus (Rm 15:4; 2Tm 3:16-17; 2Pd 1:21), sendo ela nossa única regra de fé e prática.

Art 2. A Bíblia, conforme prometido por Deus, foi plena, exclusiva, verbal, inerrável e infalivelmente preservada por Ele (Sl 12:6-7; 19:7-8; 119:89; 138:2b; Is 40:8 = 1Pd 1:25; Mt 4:4; 5:18; 24:35 = Lc 21:33; Lc 16:17). Sendo para nosso proveito, esta preservação tem que ter sido aqui na terra. Sendo perfeita, esta preservação tem que ter sido contínua, em uso, uso incessante, pelos fiéis (perseguidos por Roma, através dos séculos). Somente o Texto Massorético (V.T.) e o Texto Tradicional (N.T.) satisfazem tudo isto Foi a providência de Deus que obrou tal feito. (O Texto Tradicional [TT] também é chamado de Receptus, Recebido, Bizantino, etc. Serviu de base a todas as Bíblias da Reforma: King James Version 1611, Almeida 1681 e 1753, etc.)

Art 3. Temos nas mãos a pura Palavra de Deus, em Português, somente nas traduções do TT feitas competentemente pelo método de equivalência formal, fiel, literal, e palavra por palavra. Portanto, atualmente, somente recomendaremos e usaremos em culto público (e em nosso site e em nosso grupo) a ACF ("Almeida Corrigida e Fiel, da SBTB"). As ACF (melhor) e ARC (Almeida Revista e Corrigida, idealmente até 1894, no máximo até a edição IBB-1948, não a SBB-1995) são as únicas Bíblias impressas que o crente deve usar, pois são boas herdeiras da Bíblia da Reforma (Almeida 1681/1753), a qual foi usada por Deus para libertar os povos de fala portuguesa das trevas do Romanismo para o Evangelho de Cristo. Abominaremos todas as traduções feitas por paráfrase ou pelo método de equivalência dinâmica.

Art 4. Cada verso da Bíblia deve ser interpretado literal-gramaticalmente (e, também, levando em conta seu contexto).

Art 5. O plano de Deus, desde a eternidade passada até a futura, tem 7 dispensações (da do Éden até a do Reino dos Céus), é importantíssimo que cada verso da Bíblia também deva ser interpretado sob esta luz.

Art 6. Há um único Deus, o da Bíblia, único em natureza e substância, vivo e verdadeiro, indivisível, em 3 pessoas distintas e eternas -- o Pai, o Filho, e o Espírito Santo -- em quem cremos, constituindo a Trindade  (Mt 28:19; 2Co 13:14; 1Pd 1:2).

Art 7. O Deus triuno criou o universo visível e invisível em 6 dias literais (além da teoria da evolução, recusamos a da brecha), o homem foi criado à imagem e semelhança do Deus triuno, tem uma alma imortal, e a queda de Adão nos arrastou junto, fazendo-nos mortais, separados de Deus, miseráveis pecadores (Gn 1:1,26; Sl 33:6; Is 40:25-26; 45:18; Rm 3:23; 5:12).

Art 8. O Espírito Santo, em quem cremos, é uma pessoa, uma das 3 pessoas da unidade de Deus. Ele chama, regenera, habita-batiza-sela-preserva o crente, desde o instante da salvação, por toda a eternidade, e  controla-enche o salvo, à medida em que este busca e se entrega a Deus, para frutificar e para a obra do Senhor (João 14:16-17,26; 1 Co 12:3; 6:19-20; Ef 1:13-14 // Rm 8:9; 1 Co 12:13; 2 Co 1:22).

Art 9. Jesus Cristo, em quem cremos, foi miraculosamente gerado do Espírito Santo, nascido de Maria quando ainda virgem, e foi, é, e sempre será 100% verdadeiro Deus e 100% verdadeiro homem (Mt 1:18-25; Lc 1:26-35).

Art 10. Cristo deu Sua vida, deixando Seu sangue ser derramado expiatória e vicariamente para salvação de todo o que nEle crê (Is 53:4-5; 1 Co 1:23-24; 15:3).

Art 11. Corporalmente: Cristo ressuscitou; ascendeu ao céu; voltará, antes da Tribulação, para arrebatar todos os salvos; e voltará, ao final da Tribulação, para estabelecer Seu Reino Milenar sobre esta Terra (Mt 28:1-10; Lc 24:1-12; João 20:1-9; At 1:10-11; 1 Co 15:3-8; 1 Ts 4:16-17; Ap 20:1-6).

Art 12. Para salvar-se, a alma precisa nascer de novo. Esse novo nascimento não depende de batismo ou quaisquer obras, mas da graça de Deus, através da verdadeira fé com arrependimento, depositada única e suficientemente no Jesus da Bíblia como o ungido de Deus, o Senhor, a quem recebeu tanto como pessoal Senhor quanto como pessoal Salvador que derramou seu sangue para remir seus pecados  (João 3:3,5,7; At 16:30-31; Ef 2:8-9; 1 João 1:7).

Art 13. O salvo é garantidamente preservado por Deus. Uma vez (realmente) salvo, sempre salvo (João 5:24; 10:28,29; Rm 8:1,38-39;  2 Co 1:21-22; Ef 1:4-5; Fp 1:6; 2Tm 1:12; He 7:25; 1Pd 1:5 // Sl 89:30-31).

Art 14. Após crer e ser salva, cada pessoa deve pedir e submeter-se ao batismo (completa submersão em água, uma só vez, em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo), exteriorizando, assim, que já experimentou a morte e sepultamento e ressurreição em Cristo, com elas se identificou, já tendo se arrependido, nEle crido nos moldes de toda a Bíblia, e a Ele recebido como único e total e suficiente Salvador e Senhor (Mt 28:18-20; Rm 6:4; Cl 2:12).

Art 15. Todo salvo deve separar-se das práticas mundanas e pecaminosas, para uma vida de santificação e utilidade ao Cristianismo (Rm 12:1-2; 1Ts 4:3-5; 1Pd 1:15-16). Em particular, abominamos e ensinaremos os crentes a abominarem: Todas as modalidades de prostituição, fornicação, adultério, e homossexualismo; Assistir/ ler/ ouvir: obscenos cinema/ tv/ teatro/ espetáculo/ livro/ revista/ disco/ fita/ etc.; Danças; Jogos de azar; Qualquer uso de bebidas alcoólicas, fumo, e outras drogas; Ligação com sociedades secretas; Vestes ou atitudes sensuais ou escandalosas, que estimulem à luxúria (maiôs devem ser inteiros, compostos, não colantes- brancos- transparentes- reveladores; roupas de banho masculinas devem ser calções também compostos, não colantes- brancos- transparentes- reveladores; vestidos e saias devem chegar aos joelhos; calças femininas não devem ser justas e reveladoras, nem unissex/ masculinas; ambos os sexos não devem usar shorts e colantes, mas podem usar  bermudas folgadas indo até próximo dos joelhos; vestidos, blusas e camisas não devem ser decotados, justos, transparentes, reveladores).

Art 16. Todo salvo deve ter posição denunciadora e COMBATIVA, separando-se totalmente daqueles que, mesmo crentes, praticam ou não se separam daqueles que praticam mesmo os mais sutis e disfarçados erros doutrinários (Am 3:3; Rm 16:17-19; 2Co 6:14-17; Gl 1:6-9; 2Ts 3:6,14; 1 Tm 6:5; 2 Tm 2:15-19; 3:1-5; 4:1-5; Tt 3:10; 2 Jo 7-11). Em particular, abominamos e ensinaremos quantos pudermos a abominarem: os erros do modernismo teológico, do ecumenismo, da nova-era, da renovação carismática- pentecostal (Jó 2:6-7; 1Co 14:21-22; 2 Co 12:7,12; 2 Tm 4:20), inclusive seu estilo de música erradamente chamada evangélica, mas que não é realmente sagrada e espiritual, com os ritmos, as contra-batidas, os sincopados, os estilos ora intimistas- emocionalistas ora agitados, os sensuais esculpir e deslizar das vozes, as palmas, os balanços de corpo, etc., tudo tendo os cheiros e agradando a carne e o mundo (1 Co 14:26; Ef 5:18-19; Cl 3:16-17 // Rm 8:5-8; Tg 4:4 // Rm 12:1-2; 8:5-8; 6:1-16; 13:14; 14:7,13,21; 1 Co 6:12; 8:9,12-13; 10:23,31-33; 14:20;  Gl 6:7-9; Cl 3:1-2,5; 1Ts 5:22; Tg 4:4 ).

Art 17. Todos os crentes verdadeiros do N.T. estarão unidos em uma só igreja, “a igreja que é o corpo de Cristo” (1 Co 12:13; Gl 3:26-28; Ef 2:13-14; Cl 3:11-14). Mas isto não implica nem em identificação nem cooperação supra, nem inter, e nem a-denominacionalista.

Art 18. Todo crente deve tornar-se membro e servir a Deus atuantemente em uma assembleia local, que é uma assembleia de pessoas que creram, foram salvas, foram imersas, se reúnem regularmente para louvar e adorar somente ao Deus Trino, sustentá-la liberalmente e por gratidão, orar, celebrar a ceia do Senhor (memorial, achegada ("close", meio termo entre fechada e aberta), com pão e suco de uva ambos não fermentados), ter comunhão, submeter-se à disciplina e, enfaticamente, pregar e estudar toda a Palavra de Deus, edificar os salvos, pregar o Evangelho e salvar almas por todo o mundo (At 2:41-47; 20:17; Rm 6:4; 1Co 1:2; Cl 2:12; Hb 10:25), sendo governada pelo Espírito Santo através do voto da grande maioria dos seus membros atuantes, adultos e não sob disciplina, reunidos em assembleia (At 6:5-6; 15:22).

Art 19. A igreja local é soberana, não reconhecendo sobre si nenhuma autoridade de órgãos eclesiásticos ou governamentais, aceitando unicamente a Cristo como o seu cabeça e o Espírito Santo de Deus como o seu guia (Rm 8:14-15; Ef 1:22-23; 5:23).

Art 20. Igrejas e Estado são separados e independentes (Mt 22:21). Cada crente deve honrar o Estado, suas leis e as autoridades sobre ele, em tudo que não conflite com a Palavra de Deus (Rm 13:1-7; Fp 3:20-21; 1Pd 2:13-14).

Art 21. A assembleia local tem apenas dois tipos de oficiais: pastores e diáconos  (At 20:1,28; 1 Co 4:1,2; 1Tm 3:1-10; He 13:7,17). A mulher pode nobremente ensinar / pregar a Bíblia a mulheres, crianças e jovens (Tt 2:3-4), mas nunca, publicamente, a homens adultos, e não pode ter ou exercer os ofícios de pastor nem diácono (At 6:3; 1Co 14:34-37; 1Tm 2:11-12; 3:2,12). Isto não pode ser “driblado” por subterfúgios.

Art 22. Os crentes, ao morrerem, vão imediatamente para o Céu, para conscientemente gozarem bem-aventurada eternidade com o Senhor (Lc 16:22,25). Os descrentes, ao morrerem, vão todos para o Inferno, um lugar literal, de consciente, merecido, literal, inescapável, suplício (igual para todos) (Lc 16:23-26). Dali só sairão ao final do Milênio, formando a segunda ressurreição, para serem julgados no julgamento do Grande Trono Branco (Ap 20:11-15), quando todos terão suas sentenças condenatórias (diferenciadas, Lc 12:47-48; Rm 2:5-6) decretadas e serão atirados ao Lago de Fogo, um lugar literal, para ali (juntamente com Satanás e seus anjos, com a morte e o Inferno) sofrerem consciente, merecido, literal, terrível, inescapável, eterno suplício (Mt 25:46; Mc 9:47-48; Ap 14:10-11).

Art 23. Todos os mortos ressuscitarão corporalmente (Dn 12:2; João 5:28-29), em ocasiões diferentes. Os crentes receberão um corpo glorificado e consciente, e gozarão bem-aventurada eternidade com o Senhor  (1Ts 4:13-17). Os descrentes, no Julgamento Final (no Grande Trono Branco), serão todos condenados e lançados no Lago de Fogo, para sofrerem merecido, literal, terrível, eterno suplício proporcional às suas más obras e dureza de coração, em função da luz que tiveram (consciência, Palavra de Deus, testemunhos, etc.) (Ap 20:11-15).

Art 24. Deus criou incontáveis anjos. Lúcifer, o maior deles, caiu no pecado da soberba e rebeldia, transformou-se em Satanás, levou 1/3 parte dos anjos, que caíram e transformaram-se em demônios, e fez Adão e Eva caírem, e nós com eles. Os crentes devem se guardar contra as influências e setas e armadilhas de Satanás, mas não podem ser possuídos por ele nem seus demônios. Estes e Satanás serão todos julgados e lançados no Lago de Fogo.  (Gn 28:12; 32:1; Ex 23:20; 32:34; Jó 1:6; Sl 2:1; 34:7; Is 14:9-15; Ez 28:12-17; Mt 4:10; Lc 9:10; 10:17-18; 22:31; 1Co 10:21; Tg 2:19; Ap 12:4; 20:10).

Art 25. Cremos que estes Artigos de Fé são irrevogáveis diante das Escrituras Sagradas (Gl 1:8-12; Ef 4:13-14; 1Tm 4:16).

João Pessoa, 06 de fevereiro de 1999.






Post Script (abril.2006):
Minha posição sobre eleição - chamamento - predestinação está em http://solascriptura-tt.org/SoteriologiaESantificacao/2PreconhecimentosSalvos3Chamamentos-Helio.htm. Quanto aos meus site e boletim, por um lado não dou 1 mm de espaço a quem quiser pregar dúvidas que "uma vez realmente salvo, então o crente pertencente à dispensação das assembleias está sempre salvo"; mas, por outro lado, há margem para um calvinista moderado de 5 pontos defender sua posição com profundidade, e para outra pessoa não calvinista de 5 pontos fazer o mesmo, mas ambos em artigos impessoais (não voltados um contra o outro) com muita cortesia cristã e somente 1 vez por ano, para evitarmos longos e infrutíferos debates que podem descambar em amarguras.

Minha posição sobre divórcio e recasamento está em http://solascriptura-tt.org/VidaDosCrentes/ResumoCoy2.6DivorcioRecasamento-HelioNira.htm. Quanto aos meus site e boletim, por um lado não dou 1 mm de espaço a quem quiser pregar incentivando ou diminuindo o horror do divórcio, mas, por outro lado, há estreita margem para pequenas diferenças sobre como tratar alguém que se divorciou no passado, depois ele e seu ex-cônjuge casaram com outras pessoas, e agora estão arrependidos de tudo, querem obedecer ao senhor, perguntam-nos o que fazer, e querem ser membros de nossa igreja. Partidários de diferentes posições quanto a isto podem escrever com profundidade, desde que o façam em artigos impessoais (não voltados um contra o outro), com muita cortesia cristã, e somente 1 vez por ano, para evitarmos longos e infrutíferos debates que podem descambar em amarguras.

Post Script (abril.2007)
O boletim SolaScripturaTT adotará a seguinte posição:
De mulheres (mesmo com a melhor doutrina super-batista, super-fundamentalista, super-TT, super-separatista do ecumenismo e pentecostalismo e música cristã dançável), poderemos, talvez, aceitar artigos evangelizando descrentes e artigos denunciando seitas e heresias e erros (inclusive erros de versões), e artigos de mulheres ensinando mulheres e crianças/ adolescentes. Mas não aceitaremos artigos que, pela natureza, poderiam [potencialmente] ser sermões pregados para crentes em geral, pior ainda se tais artigos incluírem repreensão e ensino doutrinário e comportamental a homens adultos, crentes.

Resumo Curto (out.2007): Minha posição é:
Batista (
relembre o acróstico "batistas": [B]íblia como única regra de fé e prática; [A]utoridade exclusiva de Cristo como o Cabeça da Igreja; [T]emos apenas dois tipos de servos- oficiais: pastores e diáconos; [I]mersão (batismo) e Ceia são as únicas ordenanças para a assembleia local; [S]acerdócio individual de cada crente; [T]odos os membros têm que antes ter sido regenerados e batizados; [A]utonomia da assembleia local, independente, não existindo "igreja universal e invisível"; [S]eparação entre a Igreja e o Estado, e da heresia), bíblico, literalista, dispensacionalista, evangelista, missionário, amoroso em verdade, "uma vez salvo sempre salvo", só Bíblias do T.Massorético +T.Receptus (KJB, ACF, ARC 1894), só assembleia local independente, premilenista, pretribulacionista, criacionista, separando igreja- estado. E fundamentalista, isto é, separatista em total guerra contra o pecado e o erro, anti-liberalismo, anti-modernismo teológico, anti-ecumenismo, anti-pentecostalismo, anti-teologia da prosperidade, anti-pragmatismo religioso, anti-propósitos de Rick Warren, anti-música sincopada com contra-batidas ou com sensuais esculpir/ deslizar de vozes, etc.


 



Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)




(retorne a http://solascriptura-tt.org/ SeparacaoEclesiastFundament/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.