Que Faz Você Quanto Enfermos?

 

Pergunta: "À luz do que você crê (pela Bíblia) e ensina (por exemplo, em http://www.solascriptura-tt.org/Seitas/Pentecostalismo/RenovacaoPentecostalismoCarismatismo-Helio.htm e http://www.solascriptura-tt.org/Seitas/Pentecostalismo/RespostasAsPerguntasDeUmCarismatico-Helio.htm), que é que você faria se fosse o pastor de uma assembleia local e se um membro dela lhe telefonasse numa manhã de um dia em que não há culto hora nenhum na igreja de vocês, você não tem nenhum compromisso inadiável e está totalmente disponível, e ele, aos prantos, ele lhe informasse que sua filha, de 18 anos, que vai a todos os cultos da igreja mas ainda não é crente, ela está gravemente doente, e deu entrada num hospital, doente de uma terrível doença que, em 3 meses, mata 95% dos que a têm, e, em 6 meses mata, todos eles? Que é que você faria?"


Resposta:


1) 2Cor 12:12 nos fazer saber que o DOM (dado a raras pessoas e não a todas) de infalivelmente, em toda e qualquer situação, sem jamais falhar, curar total e definitivamente a todos e quaisquer doentes (olho arrancado há 30 anos atrás, nascer sem braços, perna amputada há 60 anos atrás, curar instantaneamente e instantaneamente restituir à plena saúde e vigor um comprovado caso extensa gangrena, ou de gripe espanhola, ou de AIDS terminal, ou de ebola, etc.) ... Este dom, nesta profundidade e extensão e infalibilidade e permanência durante todo o ministério ou vida, foi dado única e exclusivamente aos 13 apóstolos e 70 discípulos. Era IDENTIFICATÓRIO deles!!! Se alguém (infalível e permanentemente) tinha este dom e todos os outros 5 dons de sinais e maravilhas prometidos por Deus, podia-se ter certeza de que era um dos 83 apóstolos e discípulos. E, se alguém não tinha algum desses dons em caráter infalível e permanente, podia-se ter certeza de que ele não era um dos 83 apóstolo e discípulos do Cristo. Simples assim. Ver http://www.solascriptura-tt.org/Seitas/Pentecostalismo/RenovacaoPentecostalismoCarismatismo-Helio.htm e http://www.solascriptura-tt.org/Seitas/Pentecostalismo/RespostasAsPerguntasDeUmCarismatico-Helio.htm .

2) Ao se deparar com uma pessoa endemoninhada, o que deveria TODO e QUALQUER crente fazer ?

Em primeiro lugar, no mesmo instante, imediatamente, mesmo que fosse pelo telefone (mas seria melhor pessoalmente), eu lhe daria todo o conforto pela Bíblia, usando muitos versículos, orando com ele pela sua filha, mostrando-lhe que, se fosse da vontade de Deus, então Ele poderia perfeitamente curar sua filha, quer instantânea- total- definitivamente num milagre direto, quer paulatinamente e usando os médicos e enfermeiros e todos os meios da Medicina. E, se isto não fosse da vontade de Deus, então Ele daria à doente e a todos da família tão grande conforto e capacidade de bom testemunho, que tudo também resultaria na glória de Deus, sempre valendo Romanos 8:28 “E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” (Rm 8:28 ACF)

Em segundo lugar, tão logo fosse possível naquele dia, eu iria à casa dele com um irmão novo na fé ou pouco instruído e de humilde status no mundo (mas dedicado e dirigido pelo Espírito Santo), e com outros irmãos já bem amadurecidos na fé, e daríamos, à sua filha e a ele, muito mais do mesmo tipo de conforto, com vários versículos da Bíblia e com pregação do Evangelho à doente, tudo isto usando vários versos da Bíblia. Logo depois eu estenderia um convite a todos, com palavras mais ou menos assim: "irmãos, vamos TODOS orar durante um bom tempo, com fervor de espírito mas em silêncio, para que no futuro, se Deus quiser e, em grande milagre instâneo- completo- definitivo, Ele curar esta jovem, ninguém se atreva a dizer que a cura foi através de mim, de meu dom e em resposta a alguma coisa especial que eu tenha, ou em resposta a algo especial em minha oração, ou a algo superior em minha vida e minha fé. Finalmente, o irmão mais novo na fé orará em voz audível, com sinceridade e simplicidade, sem imitação de teatrais apelos ao emocionalismo barato."



Pergunta:
"Mas que faria você se o pai lhe dissesse que outros pastores, alegando Tiago 5:14-15, exigem que se leve os doentes para o culto só de milagres, nas suas igrejas, ali realizando ele, o pastor, ele mesmo e não um substituto, um exagerado espetáculo de unção com óleo?"

Resposta:
Examinemos a passagem, pedaço por pedaço. Tomemos a tradução mais literal possível, mesmo que resulte num português não muito fluido. Tomemos a LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional), só disponível na internet, gratuitamente, em http://br.geocities.com/lttanotada/:

Tiago 14 Alguém entre vós está sem forças? Chame a si os presbíteros da sua assembleia e estes orem sobre ele, havendo-o untado com azeite, no nome do Senhor,
15 E a oração da fé salvará o exaurido e o Senhor o levantará; e, caso seja ele a pessoa tendo- cometido pecados, isto lhe será perdoado.

14 asyenei {está sem forças} tiv {qualquer um} en {entre} umin {vós?} proskalesasyw {chame [a si]} touv {os} presbuterouv {anciãos} thv {de a} ekklhsiav {[sua] assembleia,} kai {e} proseuxasywsan {orem [estes]} ep {sobre} auton {ele,} aleiqantev {havendo untado} auton {a ele} elaiw {com azeite} en {em} tw {o} onomati {nome} tou {de o} kuriou {Senhor;}

15 kai {e} h {a} euch {oração} thv {de a} pistewv {fé} swsei {salvará} ton {o} kamnonta {exaurido,} kai {e} egerei {levantará} auton {a ele} o {o} kuriov {Senhor;} kan {e se} amartiav {pecados} h {seja ele} pepoihkwv {[a pessoa] tendo cometido} afeyhsetai {ist será perdoado} autw {a ele.}

a) "SEM FORÇAS": "asthenei" é presente ativo do indicativo do verbo "astheneo", que vem da partícula de negação "a" ("sem") e da base de "sthenoo" ("forças"), portanto pode ser traduzido "sem forças", no sentido de uma enfermidade que tira as forças, não sendo aqui incluído coisas tais como fratura de ossos, perda de parte do corpo em um acidente, amputação, defeitos e más formações hereditários ou congênitos, etc. É uma grave fraqueza física que adveio e que resulta talvez de causas somente físicas (devendo a Medicina não ser desprezada), talvez de causas espirituais tais como pecado oculto, não confessado a Deus nem pedido perdão a quem ofendeu.
b) "CHAME A SI": como isto conflita com os devoradores lobos de hoje, que exigem que o doente seja LEVADO, levado a ELES, para um super-mega culto numa super-mega igreja, sob o deslumbrante poder de um super-mega curandeiro,  um super-mega apóstolo moderno quem vem de uma cidade super-distante, e o doente tem que pagar uma super-mega quantia, pagar adiantado, e primeiro ele passa por uma triagem, pois só interessa aos devoradores-lobos os casos "fáceis"...
c) "OS PRESBÍTEROS DE SUA AssembleIA": os pastores e os (maduros na fé e espirituais) anciões da assembleia local de que é membro aquele que está sem forças.
d) " HAVENDO UNTADO": o tempo do verbo indica que o crente sem forças primeiramente deve ser untado com óleo, e só depois deve ser feita a oração.
A tradução "havendo UNTADO" é melhor que "havendo UNGIDO", pois, na tradução da Bíblia, o verbo ungir deve ficar limitado a apenas 3 casos: ungir como rei, ou como profeta, ou como sacerdote.
Concordamos que o ato público de se humilhar, de chamar os anciãos de sua igreja local, de confessar a Deus os pecados ocultos e que sente que podem ser causa de disciplina por Deus, de pedir perdão a Deus e a quem ofendeu, de se humilhar e pedir aos anciãos que orem, todos eles orem por ele, tudo isto tem um profundo peso espiritual, trás alívio ao espírito do enfermo, e pode mover Deus a retirar a disciplina, tudo dentro da Sua soberania e vontade infinitamente mais sábia e perfeita que a nossa. Mas também temos que reconhecer que, como o azeite de oliva tem propriedades curativas e, ademais, pode ser o diluente de outros produtos medicinais adicionados, então a passagem sanciona o uso da boa MEDICINA ao mesmo tempo em que se ora em fé ao Deus Todo Poderoso.
Tudo isto não tem a menor semelhança com a extrema unção dos Papistas, cheias de antibíblicos rituais vazios e mesmo pagãos, somente administrada poucas horas ou minutos antes de morte inescapável, visando não a cura do corpo nesta terra mas diminuir o período da alma no purgatório (eles nunca garantem salvação).



Pergunta:
Posso fazer outras perguntas? Tenho muitas!



Respostas:
Irmão, por favor, por favor, primeiramente leia os artigos abaixo com todo coração, com mente e alma e espíritos totalmente abertos ao que diz a Palavra de Deus, interpretada o mais literalmente possível (claro que observando a dispensação e o contexto das passagens bíblicas). Confira cada verso na sua boa Bíblia ACF (baseada só e fielmente no Texto Tradicional, o Massorético e o Receptus):
Perguntas Dos Coríntios Sobre Os Dons, Respostas de Deus Através de Paulo - Hélio
Respostas Às Perguntas De Um Carismático -- Hélio - Resume, em cerca de 12 páginas, "Os Carismáticos", de John MacArthur Jr., bastante completo, excelente.
Cura Divina (esboço) -- Damy Ferreira
Questao da Cura Pela Fe, a -- A.C. Gaebelein


Pergunta:
Você pode me enviar a parte principal do resumo e adaptação do livro de MacArthur?:



Resposta:
Aí vai o resumo dos capítulos 11 e 12:

11 e 12. A Questão Das Curas   “Não teria alguém, hoje, o dom de curas? Que ensina a Bíblia sobre o dom de curar?”

*** Pergunta: “Não curou Paulo, mesmo usando só lenços e aventais? (At 19:12)”
Resposta: Sim. Mas hoje não temos os oitenta e três (12 apóstolos + 70 discípulos + Paulo) e nem eles deixaram sucessores. Ver cap 7.



*** Pergunta: “Que acha você estranho nos curadores de hoje?”
Resposta: Parece que eles só curam em horas e locais marcados, num ambiente controlado, num show cuidadosamente planejado e montado por eles próprios. Por que eles nunca vão em dúzias pelas alas dos cancerosos terminais dos hospitais, pelos asilos dos cegos, pelas vítimas desenganadas da talidomida [que hoje são adultos sem braços nem pernas] etc., pelas casas mortuárias, etc., curando e ressuscitando a todos (ou, ao menos, a todos os fiéis e já salvos) entre eles?



*** Pergunta: “Mas você já examinou de perto as pessoas curadas pelos curadores carismáticos?”
Resposta: Sim. E tanto quanto já foi realmente documentado, jamais uma doença “dura”, orgânica (visível, induvidável, definitiva, como a total ausência ou destruição completa de um órgão) foi “curada”. As “curas” existentes são só de doenças “moles”, funcionais (internas, duvidáveis, temporárias, como dor de..., ardor em..., cansaço de...), ou de doenças que, às vezes (mesmo que rarissimamente) têm remissão espontânea, ou temporária, ou ilusória, muitas vezes acompanhadas de tratamento médico, assim em nada diferindo da aplicação de placebo ou hipnose, e das curas dos pajés, católicos, espíritas, etc.!



*** Pergunta: “Afinal, você acredita ou não que Deus possa curar hoje?”
Resposta: Deus pode curar hoje e o faz de maneira maravilhosa. ... Mas, conforme o Seu soberano desígnio para hoje, Ele cura:
- Em resposta às orações de crentes comuns;
- De acordo com a Sua vontade soberana;
- Para revelar a Sua glória. Tiago 5:16 . (Ah, que não seja possível a alguém insinuar que foi alguém específico que orou e foi atendido).

Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos. (Tiago 5:16)

 curas hoje, mas não o dom de curas sobre um apóstolo / discípulo escolhido pelos lábios físicos de Jesus em carne. Há curas, mas não há apóstolos, não há curandeiros. Ver cap. 7.



***Pergunta: “Não são as curas feitas pelos curadores de hoje iguais às de Cristo e Seus apóstolos?”
Resposta: Absolutamente não. Perceba o grande contraste entre os curandeiros carismáticos de hoje, e Cristo e seus apóstolos. Estes últimos:
1) Curavam com apenas uma palavra ou um toque, sem “shows” (Mat 8:13 – o servo de centurião); (Mar 5:29 – a mulher com o fluxo de sangue); (At 3: 6-8 – o pedinte paralítico); 9:34; 28:8.

Então disse Jesus ao centurião: Vai, e como creste te seja feito. E naquela mesma hora o seu criado sarou. (Mateus 8:13)
 E logo se lhe secou a fonte do seu sangue; e sentiu no seu corpo estar já curada daquele mal. (Marcos 5:29)
 E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda.  E, tomando-o pela mão direita, o levantou, e logo os seus pés e artelhos se firmaram.  E, saltando ele, pós-se em pé, e andou, e entrou com eles no templo, andando, e saltando, e louvando a Deus. (Atos 3:6-8)
 E disse-lhe Pedro: Enéias, Jesus Cristo te dá saúde; levanta-te e faze a tua cama. E logo se levantou. (Atos 9:34)
 E aconteceu estar de cama enfermo de febre e disenteria o pai de Públio, que Paulo foi ver, e, havendo orado, pós as mãos sobre ele, e o curou. (Atos 28:8)

2) Curavam instantaneamente [não por “melhoras progressivas”]: Mat 8:13 (servo do centurião); Mar 5:29 (a mulher com o fluxo de sangue); Luc 17:14 (os dez leprosos); 5:13; Jo 5:9;  9:1-7 (o cego de nascença); At 3:6-8 (o pedinte paralítico).

E ele, vendo-os, disse-lhes: Ide, e mostrai-vos aos sacerdotes. E aconteceu que, indo eles, ficaram limpos. (Lucas 17:14)
 E ele, estendendo a mão, tocou-lhe, dizendo: Quero, sê limpo. E logo a lepra desapareceu dele. (Lucas 5:13)
 Logo aquele homem ficou são; e tomou o seu leito, e andava. E aquele dia era sábado. (João 5:9)
 E, passando Jesus, viu um homem cego de nascença.  E os seus discípulos lhe perguntaram, dizendo: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?  Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.  Convém que eu faça as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar.  Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo.  Tendo dito isto, cuspiu na terra, e com a saliva fez lodo, e untou com o lodo os olhos do cego.  E disse-lhe: Vai, lava-te no tanque de Siloé (que significa o Enviado). Foi, pois, e lavou-se, e voltou vendo. (João 9:1-7)

3) Curavam total, definitiva e infalivelmente (nunca tentaram curar e falharam) [sem “período de recuperação”]: Ver mesmos versos acima; Luc 4:39 (a sogra de Pedro, provavelmente agonizando); At 3:6-8 (o pedinte paralítico); 9:34.

E, inclinando-se para ela, repreendeu a febre, e esta a deixou. E ela, levantando-se logo, servia-os. (Lucas 4:39)
 E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda.  E, tomando-o pela mão direita, o levantou, e logo os seus pés e artelhos se firmaram.  E, saltando ele, pós-se em pé, e andou, e entrou com eles no templo, andando, e saltando, e louvando a Deus. (Atos 3:6-8)
 E disse-lhe Pedro: Enéias, Jesus Cristo te dá saúde; levanta-te e faze a tua cama. E logo se levantou. (Atos 9:34)

4) Curavam todos os que tivessem fé em Cristo [hoje, 98% vêem o show terminar sem “chegar a vez deles”...]; Luc 4:40 (contraste com Mat 13:58); At 5:16; 28:9

E, ao pór do sol, todos os que tinham enfermos de várias doenças lhos traziam; e, pondo as mãos sobre cada um deles, os curava. (Lucas 4:40)
 E não fez ali muitas maravilhas, por causa da incredulidade deles. (Mateus 13:58)
 E até das cidades circunvizinhas concorria muita gente a Jerusalém, conduzindo enfermos e atormentados de espíritos imundos; os quais eram todos curados. (Atos 5:16)
 Feito, pois, isto, vieram também ter com ele os demais que na ilha tinham enfermidades, e sararam. (Atos 28:9)

5) Curavam doenças “duras”, orgânicas, tais como membros ausentes desde o nascimento ou decepados em antigos acidentes, ou ressequidos/ atrofiados (peso e dimensões = 0 a 20% do normal) por paralisia de décadas; cegueira de nascença; mãos murchas, etc. Aliás, parece que Cristo e seus 83 (apóstolos mais discípulos ex-judeus) nunca se ocuparam com doenças funcionais (!), sintomáticas, “moles”, ou psicológicas: enxaquecas, dor ou imperfeito funcionamento de órgão em tolerável estado.

6) Ressuscitaram pessoas mortas há várias horas [as “ressurreições” dos carismáticos sempre são nos hospitais, dentro de minutos de uma morte incomprovável]: Luc7:14  (o rapaz no caixão do cortejo fúnebre); Mar 5:41(a filha do chefe da sinagoga); Jo 11:44 (Lázaro!!! 4 dias de carniça horrorosa!); At 9:40 (Tabita); 20:9-12 (Êutico que dormiu no culto).

E, chegando-se, tocou o esquife (e os que o levavam pararam), e disse: Jovem, a ti te digo: Levanta-te. E o defunto assentou-se, e começou a falar. (Lucas 7:14)
 E, tomando a mão da menina, disse-lhe: Talita cumi; que, traduzido, é: Menina, a ti te digo, levanta-te. (Marcos 5:41)
 E o defunto saiu, tendo as mãos e os pés ligados com faixas, e o seu rosto envolto num lenço. Disse-lhes Jesus: Desligai-o, e deixai-o ir. (João 11:44)
 Mas Pedro, fazendo sair a todos, pós-se de joelhos e orou: e, voltando-se para o corpo, disse: Tabita, levanta-te. E ela abriu os olhos, e, vendo a Pedro, assentou-se. (Atos 9:40)
 E, estando um certo jovem, por nome Éutico, assentado numa janela, caiu do terceiro andar, tomado de um sono profundo que lhe sobreveio durante o extenso discurso de Paulo; e foi levantado morto.  Paulo, porém, descendo, inclinou-se sobre ele e, abraçando-o, disse: Não vos perturbeis, que a sua alma nele está.  E subindo, e partindo o pão, e comendo, ainda lhes falou largamente até à alvorada; e assim partiu.  E levaram vivo o jovem, e ficaram não pouco consolados. (Atos 20:9-12)

7) Curavam sempre e onde quer que o decidissem.



***Pergunta: “Não anseia e não prometeu Deus curar cada crente, hoje?”
Resposta: Não. (Isa 53:4,5 diz que Cristo tomou sobre si nossas enfermidades.

Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.  Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. (Isaías 53:4-5)

O verbo é um passado definitivo e incondicional, aplicando-se a todos os salvos. Este é um fato independente da minha fé para ser curado e das minhas doenças. Este fato envolve todos os crentes e refere-se ao corpo glorificado que teremos na eternidade. Paulo não curou Epafrodito (Fil 2:25-27), nem Trófimo, nem Timóteo (2Tim 4:20, 1Tim 5:23), nem ele próprio (2Cor 12:7).

Julguei, contudo, necessário mandar-vos Epafrodito, meu irmão e cooperador, e companheiro nos combates, e vosso enviado para prover às minhas necessidades.  Porquanto tinha muitas saudades de vós todos, e estava muito angustiado de que tivésseis ouvido que ele estivera doente.  E de fato esteve doente, e quase à morte; mas Deus se apiedou dele, e não somente dele, mas também de mim, para que eu não tivesse tristeza sobre tristeza. (Filipenses 2:25-27)
 Erasto ficou em Corinto, e deixei Trófimo doente em Mileto. (2 Timóteo 4:20)
 Não bebas mais água só, mas usa de um pouco de vinho, por causa do teu estómago e das tuas freqüentes enfermidades. (1 Timóteo 5:23)
 E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar. (2 Coríntios 12:7)

O propósito do dom de curas não foi o de manter sãos todos crentes fieis!... [6] Foi o de ser um sinal para os judeus descrentes, autenticando a revelação dos apóstolos.



*** Pergunta: “Mas eu sei de curas fantásticas pelos carismáticos. Como é que você as explica?”
Resposta: Olhe, vamos rever estas últimas páginas... Pronto? Agora, deixe-me retornar-lhe a questão: Como é que você pode explicar essas “curas” dos carismáticos??? Com toda a certeza, não como o dom de curas encontrado na Bíblia!



*** Pergunta: “Não é toda doença no crente o resultado de pecado não confessado ou de falta de fé?”
Resposta: Não! Isto é uma completa falácia. Quer duas provas? Basta lembrar de Jó e de Paulo. Lembrou?



*** Pergunta: “Então, por que há crentes doentes?”
Resposta:
1o) Por conseqüência da queda de Adão e da maldição sobre a natureza (Rom 6:23).

Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor. (Romanos 6:23)

2o) Para a correção de pecados. Num 12 (Miriam); Deut 28:20-22; 2Rs 5 (Naamã); Sal 119:67 (Davi); 1Co 5:5; 11:30; Tia 5:14-15;

O SENHOR mandará sobre ti a maldição; a confusão e a derrota em tudo em que puseres a mão para fazer; até que sejas destruído, e até que repentinamente pereças, por causa da maldade das tuas obras, pelas quais me deixaste.  O SENHOR fará pegar em ti a pestilência, até que te consuma da terra a que passas a possuir.  O SENHOR te ferirá com a tísica e com a febre, e com a inflamação, e com o calor ardente, e com a secura, e com crestamento e com ferrugem; e te perseguirão até que pereças. (Deuteronômio 28:20-22)
 Antes de ser afligido andava errado; mas agora tenho guardado a tua palavra. (Salmos 119:67)
Seja entregue a Satanás para destruição da carne, para que o espírito seja salvo no dia do Senhor Jesus. (1 Coríntios 5:5)
 Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem. (1 Coríntios 11:30)
 Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor;  E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados. (Tiago 5:14-15)

Lembre ainda:
1) É Deus, na Sua soberania, quem determina/ permite deficiências e doenças. Exo 4:11.

E disse-lhe o SENHOR: Quem fez a boca do homem? ou quem fez o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o SENHOR?

2) Satanás pode causar doenças, servindo a Deus sem o querer. Luc 13:11-13 (a mulher curvada); 2Cor 12:7 (Paulo esbofeteado por Satanás).

E eis que estava ali uma mulher que tinha um espírito de enfermidade, havia já dezoito anos; e andava curvada, e não podia de modo algum endireitar-se.  E, vendo-a Jesus, chamou-a a si, e disse-lhe: Mulher, estás livre da tua enfermidade.  E pós as mãos sobre ela, e logo se endireitou, e glorificava a Deus. (Lucas 13:11-13) 
E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar. (2 Coríntios 12:7)

3) No plano de Deus, você deve terminar morrendo. Heb 9:27; Rom 6:23.

E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo, (Hebreus 9:27)
 Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor. (Romanos 6:23)



 

*** Pergunta: “Devem os crentes recorrer aos médicos?”
Resposta: Isa 38:21 Mat 9:12 (doentes necessitam de médicos).

E dissera Isaías: Tomem uma pasta de figos, e a ponham como emplastro sobre a chaga; e sarará. (Isaías 38:21) (Deus curou Ezequias. Mas, para isso, usou recursos que a medicina poderia usar: um emplasto de figos);
 Jesus, porém, ouvindo, disse-lhes: Não necessitam de médico os sãos, mas, sim, os doentes. (Mateus 9:12)
 





Hélio.


 



Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).




(retorne a http://solascriptura-tt.org/Seitas/ Pentecostalismo/
(retorne a http://solascriptura-tt.org/ Seitas/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.