Mt 1:1-17 vs. Lc 3:23-38. As Duas Genealogias De O Cristo



- Mateus dá genealogia LEGAL de o Cristo (dá-Lhe o direito legal ao trono de Davi) através do seu pai adotivo, JOSÉ: ela começa, descendentemente, com Abraão, passa por Salomão como filho de Davi, passa por Jeconias, e termina com JOSÉ.
- Lucas dá genealogia BIOLÓGICA de o Cristo (dá-Lhe o direito biológico ao trono de Davi), através de sua mãe biológica, MARIA: a genealogia começa, ascendentemente, com José, mas muda logo para seu sogro Heli (pai de MARIA), depois passa por Natã (filho de Davi) (portanto não passa por Jeconias), e vai até Adão, o primeiro homem.




Mat 1 (LTT)
1 ¶ Grande- livro- rolo da geração [1] de Jesus Cristo, o Filho de Davi, o Filho de Abraão: [2]
2 Abraão gerou Isaque; e Isaque gerou Jacó; e Jacó gerou Judá (e os seus irmãos);
3 E (de Tamar) [3] Judá gerou Perez e Zerá; e Perez gerou Esrom; e Esrom gerou Arram;
4 E Arram gerou Aminadabe; e Aminadabe gerou Naassom; e Naassom gerou Salmom;
5 E (de Raabe) Salmom gerou Boaz; e (de Rute) Boaz gerou Obede; e Obede gerou Jessé;
6 E Jessé gerou Davi, o rei.
¶ E (daquela que tinha sido a esposa de Urias) o rei Davi gerou Salomão;
7 E Salomão gerou Roboão; e Roboão gerou Abias; e Abias gerou Asa [4];
8 E Asa gerou Josafá; e Josafá gerou Jorão; e Jorão gerou Uzias [5];
9 E Uzias gerou Jotão; e Jotão gerou Acaz; e Acaz gerou Ezequias;
10 E Ezequias gerou Manassés; e Manassés gerou Amom; e Amom gerou Josias.
11 ¶ E Josias gerou Jeconias e os seus irmãos, próximo ao tempo da transportação para a Babilônia;
12 E (depois da transportação para a Babilônia) Jeconias [6] gerou Salatiel; e Salatiel gerou Zorobabel;
13 E Zorobabel gerou Abiúde; e Abiúde gerou Eliaquim; e Eliaquim gerou Azor;
14 E Azor gerou Sadoque; e Sadoque gerou Aquim; e Aquim gerou Eliúde;
15 E Eliúde gerou Eleázar; e Eleázar gerou Matã; e Matã gerou Jacó;
16 E Jacó gerou José, o marido de Maria [7], da qual foi nascido JESUS [8], o Qual é chamado de o Cristo [9].
17 De maneira que todas as gerações, desde (inclusive) Abraão até (inclusive) Davi, foram catorze gerações; e desde (inclusive) Davi até (exclusive) a transportação para a Babilônia, foram catorze gerações; e desde (inclusive) a transportação para a Babilônia até (inclusive) o Cristo, foram catorze gerações [10].

Luc 3 (LTT)
23 [11] E Ele mesmo, o Jesus, tendo cerca de trinta anos (de idade) quando começando (Seu ministério) (e) sendo, como era suposto, um filho de José, era (, ao contrário,) (filho {*}) de o Heli [12], {* filho (somente)}
24 Filho de Matate, filho de Levi, filho de Melqui, filho de Janai, filho de José,
25 Filho de Matatias, filho de Amós, filho de Naum, filho de Esli, filho de Nagaí,
26 Filho de Máate, filho de Matatias, filho de Semei, filho de José, filho de Judá,
27 Filho de Joanã, filho de Resá, filho de Zorobabel, filho de Salatiel, filho de Neri,
28 Filho de Melqui, filho de Adi, filho de Cosã, filho de Elmodã, filho de Er,
29 Filho de Joses {*}, filho de Eliézer, filho de Jorim, filho de Matate, filho de Levi, {* Gr. "Ioses"}
30 Filho de Simeão, filho de Judá, filho de José, filho de Jonã, filho de Eliaquim,
31 Filho de Meleá, filho de Menan, filho de Matatá, filho de Natã, filho de Davi,
32 Filho de Jessé, filho de Obede, filho de Boaz, filho de Salmon, filho de Naassom,
33 Filho de Aminadabe, filho de Arram, filho de Esrom, filho de Perez, filho de Judá, [13]
34 Filho de Jacó, filho de Isaque, filho de Abraão, filho de Terá, filho de Nacor,
35 Filho de Saruque, filho de Ragaú, filho de Fáleque, filho de Éber, filho de Salá,
36 Filho de Cainã, filho de Arfaxade [14], filho de Sem, filho de Noé, filho de Lameque,
37 Filho de Matusalém, filho de Enoque, filho de Jarede, filho de Maleleel, filho de Cainã,
38 Filho de Enos, filho de Sete, filho de Adão, filho de Deus.

 





[1] Mt 1:1 "GRANDE- LIVRO- ROLO DA GERAÇÃO":
- Esta tradução é melhor que "rolo de uma genealogia" porque engloba tanto este sentido como vai além, também englobando o sentido do relato, pelo NT, de Deus- Pai gerando o corpo para o Palavra Eterno, pessoa da Tri-una Divindade.
- Mt 1:1-17 dá a genealogia LEGAL de Jesus, o Cristo (Ele é o Semente de Davi, reinando), enquanto Lc 3:23-38 dá Sua genealogia biológica (Ele é o Semente de Adão, morrendo para possibilitar salvação a todos os homens).
- "FILHO DE DAVI": o Cristo será o cumprimento do pacto do Reinar, de 2Sm 7:8-17, reinar prometido a Israel em pacto imutável (Sl 89:20-37), um reinar terreno de perfeição, universal, eterno.
- "FILHO DE ABRAÃO": o Cristo é o cumprimento do Pacto da Promessa, de Gn 12:3b, é o Salvador e a bênção disponível a todos os homens.

[2] Mt 1:1-17 não contradiz Lc 3:23-38. AS DUAS GENEALOGIAS DE O CRISTO:
- Mateus dá genealogia LEGAL de o Cristo (dá-Lhe o direito legal ao trono de Davi) através do seu pai adotivo, JOSÉ: ela começa, descendentemente, com Abraão, passa por Salomão como filho de Davi, passa por Jeconias, e termina com JOSÉ.
- Lucas dá genealogia BIOLÓGICA de o Cristo (dá-Lhe o direito biológico ao trono de Davi), através de sua mãe biológica, MARIA: a genealogia começa, ascendentemente, com José, mas muda logo para seu sogro Heli (pai de MARIA), depois passa por Natã (filho de Davi) (portanto não passa por Jeconias), e vai até Adão, o primeiro homem.

[3] Mt 1:3,5- AS QUATRO MULHERES CITADAS NA GENEALOGIA DE O CRISTO:
- TAMAR cometeu INCESTO com seu sogro, Judá! Gn 38:6-24.
- RAABE, da inimiga Jericó, antes da sua conversão era PROSTITUTA! Js 2.
- RUTE pertencia a um povo inimigo de Israel, os amoabitas, que eram descendentes de Moabe, o qual resultou do INCESTO de Ló com a sua filha (embriagado! Note o mal a que o vinho alcoólico leva! Logo na sua 1ª menção na Bíblia!)! Gn 19:37.
- "A que foi mulher de Urias"= "BETSEBA": ligada ao ADULTÉRIO e ao ASSASSINATO por Davi! 2Sm 11.
- Em toda a Bíblia, genealogias nunca trazem nomes de mulheres, Deus só os inseriu aqui em Mt 1. Portanto, isso só pode ter sido para mostrar Suas maravilhosas graça, amor e perdão: mesmo com terríveis manchas no passado, estas mulheres foram alcançadas pela graça de Deus, foram convertidas e escolhidas para o privilégio de ascendentes de o Senhor Jesus, o Cristo! Ah, a graça de Deus!

[4] Mt 1:7,10 Mss Alexandrinos/ TC/ bíblias moderninhas absurdamente introduzem e adotam os errados nomes ASAPH (v. 7, ao invés de Asa) e AMÓS (v. 10, ao invés de Amon) na genealogia de Jesus. Ver "Qual o Texto Original do Novo Testamento?", Wilbur Pickering, Apêndice F seção 2; Apêndice H.1; e pág. 193.

[5] Mt 1:8 não contradiz 1Cr 3:11. JORÃO FOI PAI (direto) DE ACAZIAS E (indireto) DE UZIAS.
- "Filho" também pode significar neto, bisneto ou descendente em geral (exemplo: em Mt 1:20 Jesus é o Filho de Davi); "gerar", além de significar gerar diretamente (como pai ou mãe), também pode significar gerar indiretamente (por transitividade) a um neto, bisneto ou descendente em geral (compare He 7:5,10); portanto, uma sequência completa e harmonizadora de Mt 1:8 com 1Cr 3:11 é simples: Jorão gerou diretamente a Acazias, que gerou diretamente a Joás, que gerou diretamente a Amazias (que é o mesmo que Uzias), que gerou diretamente a Jotão.
- Resumindo: em Mt 1:8 Jorão gerou indiretamente a Uzias (que é o mesmo que Amazias de 1Cr 3:11).
- Observação: na KJB-1611 e na Almeida Revista e Corrigida até 1948, a grafia dos nomes próprios do NT é transliterada do grego, e a grafia do VT vem diretamente do hebraico, por isto nomes do Novo e Velho Testamento podem ser ligeiramente diferentes: Ozias de Mt 1:8 = Uzias de 2Rs 15:32; Joatão = Jotão. Já a ACF, ao invés de transliterar do grego, mudou a grafia para se conformar rigorosamente à do VT.

[6] Mt 1:12,16 não contradiz Jr 22:24,28-30; 36:30; 37:1: SÓ JOSÉ (NÃO JESUS) DESCENDEU BIOLOGICAMENTE DE JECONIAS.
- Acusação: "JECONIAS é o mesmo ‘CONIAS filho de Jeoiaquim, rei de Judá' de Jr 22:24; 37:1; Jeconias foi amaldiçoado em Jr 22:28-30 (ver também 36:30): nenhum descendente seu se assentaria sobre o trono de Davi."
- Solução: Longe de contradição, o Espírito Santo planejou todos estes versos para corroborarem que a concepção de Jesus foi virginal, foi milagre de Deus sem parte de José nem de nenhum homem, e que, quanto ao único ascendente direto biológico humano, Maria, ela descende de Davi através de seu filho Natã e não de Salomão (nota Mt 1:1), e não tem Jeconias como ancestral. Portanto, como descendente biológico de Davi mas não de Conias, o Cristo tem pleno direito ao trono de Davi.

[7] Mt 1:16 Que tremenda mudança, rompeu-se a longa sequência de 15 expressões "e gerou"!... Não é dito "e José gerou a Jesus". Agora, de José, é dito ser ele "o MARIDO DE MARIA, DA QUAL nasceu Jesus", que diferença! Jesus não foi gerado por José, nem por homem algum!

[8] Mt 1:16 não contradiz Lc 3:23. JOSÉ TEVE POR PAI JACÓ E, POR SOGRO, TEVE HELI.
- Jacó foi o pai real de José (tendo-o gerado, segundo Mt 1:16) e Heli só foi pai de José no sentido de ser seu sogro Lc 3:23.
Quando José desposou Maria, podia ser chamado de filho e herdeiro de Heli. Genealogias eram frequentemente traçadas deste modo (por exemplo, em 1Cr 2:22 Jair foi reconhecido como realmente sendo da posteridade de Judá; mas, por causa de seu avô ter desposado a filha de Maquir [1Cr 2:21], de uma nobre casa da tribo de Manassés [1Cr 7:14], Jair foi chamado de filho de Manassés em Nu 32:41; Dt 3:14 e 1Rs 4:13).
Genealogias assim escritas eram ainda mais usuais quando a mulher era filha única ou sem irmãos (do sexo masculino), como, segundo o Talmude, foi o caso de Maria.
- Mateus, escrito primordialmente para os judeus, traça a descendência realesca- LEGAL de o Cristo, através de JOSÉ, seu pai legal (embora não pai real e biológico). Lucas, escrito primordialmente para os gregos, traça a descendência NATURAL de o Cristo a partir do pai de MARIA, Heli.

[9] Mt 1:16 "JESUS" significa "Jeová, o Salvador". É o nome humano de o nosso Senhor (Lc 1:31; 2:21) e enfatiza Sua humanidade perfeita e Sua morte expiatória e substitutória no Calvário.
- "O CRISTO"(em grego) = "o MESSIAS" (em hebraico). Ambos títulos (em hebraico e em grego) significam "O UNGIDO (na qualidade de o prometido REI- PROFETA- SACERDOTE)" (Dn 9:25-26). "O Cristo" é o nome oficial de o nosso Senhor, enfatiza o Seu tríplice ofício, liga-O com todas as predições do VT, por exemplo: profecia do profeta que viria e seria ouvido (Dt 18:15-19) e do rei que viria e teria seu trono estabelecido para sempre (2Sm 7:12-13). Lembrando que profetas, reis e sacerdotes começavam seus ministérios sendo ungidos (1Rs 19:16) com azeite especial, e que o Cristo foi ungido pelo Espírito Santo ao ser submerso no rio Jordão e iniciar Seu ministério público (Mt 3:16; Mr 1:10-11; Lc 3:21-22; Jo 1:32-33), pode-se identificar Jesus com os prometidos profeta (de Dt 18:15-19), rei (de 2Sm 7:12-13) e sacerdote (de Sl 110:4 (compare He 9:11-12; Rm 8:34; 1Tm 2:5-6)).

[10] Mt 1:17 – 3 vezes "CATORZE GERAÇÕES".
- Obviamente, "gerações", aqui, significa apenas "nomes aqui citados": em genealogias, o objetivo não é incluir todos os nomes mas apenas guardar uma linha regular de descendência; portanto, algumas vezes, genealogias podem saltar de avô para neto.
- Acusação: "mas só há 40, não 3 x 14 = 42, nomes entre Abraão e José!"
Uma solução: os 3 grupos de 14 são:
a) "
desde Abraão até Davi": Abraão, Isaque, Jacó, Judá, Perez, Esrom; Arão, Aminadabe, Naassom, Salmom, Boaz; Obede, Jessé, Davi: 14 nomes;
b) "
e desde Davi até a transportação para a Babilônia": Davi, Salomão,Roboão, Abias, Asa, Josafá, Jorão, Uzias, Jotão, Acaz, Ezequias, Manassés, Amom, Josias: 14 nomes (Davi é contado nos 2 grupos porque foi nomeado nos 2 grupos! É assim que era feito e contado.);
c) "
e desde a deportação para a Babilônia até o Cristo": Jeconias, Salatiel, Zorobabel, Abiúde, Eliaquim, Azor, Sadoque, Aquim, Eliúde, Eleázar, Matã, Jacó, José, Jesus: 14 nomes (o Cristo é contado no grupo porque foi nomeado nele! Não paremos em José.).

[11] Lc 3:23-38 Genealogia BIOLÓGICA de Jesus, através de MARIA. Contraste com notas Mt 1:1 e Mt 1:1-17.

[12] Lc 3:23: "... O JESUS ERA ... FILHO DE O HELI": Podia-se dizer que uma pessoa era filho do seu avô, tendo a palavra "filho" o sentido de "descendente." Heli foi o pai de Maria, e o nome dele foi usado porque esta genealogia só traz nomes de homens. Ver justificativa da tradução deste verso em http://www.walkinhiscommandments.com/Pickering/Authority/Luke%203.23.pdf

[13] Lc 3:33 O texto da UBS (e rodapé da NVI) é colcha de retalhos podres, não corresponde a NENHUM MS ou antiga versão (!), e introduz os fictícios Admin e Arní na genealogia de Jesus Cristo. Ver Pickering 7.2.1; F.5; H.1; +- pág. 191. Ou http://www.walkinhiscommandments.com/Pickering/Authority/In%20Defense%20of%20the%20Objective%20Authority%20of%20the%20Sacred%20Text.pdf

[14] Lc 3:36 não contradiz Gn 11:12: ARFAXADE, através de seu filho CAINÃ, gerou seu neto SELÁ (ou Salá). Dizer que um avô "gerou" seu neto era usual.





Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em http://BibliaLTT.org, com ou sem notas.



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)




(retorne a http://solascriptura-tt.org/Bibliologia-InspiracApologetCriacionis/
retorne a http://solascriptura-tt.org/)


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.