(leitor, envia cópia para todos os pastores e crentes e grupos yahoo que sejam teus grandes amigos)
 



ARA12 (12a. e última de uma série de 12 cartas) - Caro pastor, introdutor da bíblia do TC, a ARA (Alexandrina Revisionada e ATUALIZADA), na nossa igreja: Oh,

Quanto a bíblia do TC, a ARA  (Alexandrina Revisionada e ATUALIZADA), que Introduziste, Introduz Outros Graves ERROS (além daqueles da carta 11, anterior)!





Meu amado irmão, meu dileto filho na fé, meu querido ex-aluno e ovelha, hoje meu estimado pastor Regula Falsi Baptista Alexandrinus, pastor da minha amada Igreja Batista (regular na autorização por [e na reverentíssima submissão a] a Corporação) .

Por favor, para refrescar tua memória e restabelecer o contexto e histórico e razões e princípios envolvidos nesta carta, é indispensável que releias os 7 primeiros parágrafos da introdução da 1a. desta série de 12 cartas que, com todo amor, te alertam e exortam. [Nota de Hélio: ver http://www.solascriptura-tt.org/Bibliologia-Traducoes/ARA1-EnfraqueceAnuenciaEHarmoniaAMEM-Helio.htm]. Algumas partes dela:


Estamos em 1960.
... ... ...
Desde seus primeiros dias no Brasil, ... até recentemente, nossa denominação sempre adotou somente a abençoada Bíblia Almeida da família "Corrigida" ... com tradução ... baseada no texto ... que passou a ser conhecido ... pelo nome de Textus Receptus ... . Por mais de 359 anos a partir de 1522 e 1526 (impressões do Novo Testamento por Lutero e por Tyndale, respectivamente), Bíblias fielmente traduzidas a partir do Textus Receptus foram as ÚNICAS adotadas por TODOS os crentes verdadeiros de TODAS as igrejas batistas e reformadas em TODOS os países e em TODAS as línguas, com bênçãos incontáveis e maravilhosíssimas.
 ... ... ...
No ano passado (1959), tu, pastor, recém advindo do seminário ... ... ... moveste intensa campanha até fazer nossa igreja ser a 1a. de nossa denominação, no Brasil, a adotar a ARA (Alexandrina Revisionada e ATUALIZADA). ... ... ...
... ... ...
Somente crentes INfiéis (mesmo se fossem bem vistos e sinceros e inconscientes do pecado que estavam cometendo, e mesmo se fossem bem intencionados) é que poderiam adulterar ou aceitar ser adulterada a Palavra de Deus. E, com toda certeza, mesmo que eles não tivessem consciência disso, o Diabo usaria para seus propósitos esses crentes INfiéis. 
Ora, quando o Diabo atira uma seta, não almeja atingir a si mesmo nem suas hostes, e ele não chuta para tentar fazer "gol contra", e nem atira para tentar se matar. Portanto, sempre que há variantes de um texto da Bíblia, então, para discernirmos qual variante é a verdadeira e quais são as falsas, basta observarmos a direção das setas, dos chutes e das balas. ...
... ... ....
.




************************************* Início do corpo principal desta 12a. carta, a 12a. e última exposição de gravíssimos pecados da ARA *************************************


Amado Pastor Alexandrinus, meu filho na fé:

Em paralelo com teu curso no Instituto Teológico de nossa igreja, cursaste com igual brilhantismo, na Universidade Federal de nosso estado, um dos cursos mais difíceis e de maior status e aceitação, mas em que, sempre, há mais ataques à Bíblia e à fé cristã. Tiveste 3 professores que, mesmo sendo considerados brilhantes e renomados escritores e gênios nacionais, eram debochados e devassos ateus extraordinariamente militantes contra a fé no verdadeiro Deus. Todos eles, um a um, esforçaram-se ao máximo, em classe, para te intimidar, humilhar, perseguir, reprovar, fazer-te o mal, te cooptar e comprar, te conquistar ou esmagar, de qualquer modo te derrotar. Resististe galhardamente e, nas muitas batalhas em salas de aula, eles tentando provar que a Bíblia era um enorme repositório de erros, tu sempre conseguiste provar que nem sequer uma das dezenas ou centenas de acusações deles tinham o menor átomo da menor sombra de erro. Pelo poder de Deus, fizeste resplandecer quão única, exclusiva, plenária, infalível, inerrável e maravilhosamente inspirada por Deus é a Bíblia eterna, a do Textus Receptus e do Texto Massorético. Escreveste um livro que imprimiste em pequena escala e distribuíste na universidade, com muita repercussão: " Errado é Quem Pensa Que a Bíblia Tem Erros: Ela Não Tem 1 Erro Sequer! " Em conseqüência de tudo isto, ganhaste para Cristo muitos de teus colegas, e, na festa de conclusão do teu curso, um dos professores ateus teus desafiadores e perseguidores, chorando copiosamente, publicamente te pediu perdão pela perseguição e anunciou que, a partir daquele instante, era um salvo, crente em nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, e em cada palavra da Bíblia. Louvado seja Deus.

Mas, agora, vejamos os pecados que o Texto Crítico e a bíblia ARA, que, no ano passado introduziste na nossa igreja e nossa denominação, perpetram, introduzindo graves e clamorosos erros (além daqueles da carta 11, anterior). Vejamos 4 passagens que havias provado, no teu livro, não formarem nenhum erro, na Bíblia que antes usávamos. Nunca poderias pregar o mesmo que antes pregaste, nem escrever o mesmo livro, se tivesses usado a tua nova Bíblia, que introduziste ano passado, pois ela introduziu esses erros, que tanto combateste. A ARA, que tu mesmo introduziste, arruinaria tua pregação, tua apologética, teu livro, e, provavelmente, aquelas conversões! Se não te arrependeres e a abandonares, ela arruinará tua consciência frente a Deus, teus ministérios, e tua vida espiritual interior.




1) Mateus 1:25
---   ARC (Almeida Revista e Corrigida) 1951, da IBB (Imprensa Bíblica Brasileira):
    “e não a conheceu até que deu à luz seu filho, O PRIMOGÊNITO; e pôs-lhe o nome de JESUS.”
---   ARA (Alexandrina Revisionada e Atualizada):

      “Contudo, não a conheceu, enquanto ela não deu à luz um filho, a quem pôs o nome de Jesus.”

Deixo a ti, meu amado filho na fé, conferir quanto ARA e a bíblia dos Testemunhas de Jeová, aqui, se equivalem em extirpar/ destruir as 2 palavras "
O PRIMOGÊNITO", isto é, que Jesus foi o primeiro entre os vários filhos gerados pelo ventre de Maria!!! (Quem será tão cego a ponto de não reconhecer que é o Texto Crítico que pende para o lado de favorecer o erro e agradar ao Diabo através da adoração à Maria como se ela tivesse sido eternamente virgem???).

Ah, meu querido pastor, tu não és ingênuo que não percebas que há, sim, uma CONSPIRAÇÃO (terrível, milenar, incessante, às vezes sutil e traiçoeiramente disfarçada, às vezes visível em toda sua crueldade) para tentar amputar, distorcer, adulterar, acrescentar, enfraquecer, desacreditar, anular, destruir a Palavra de Deus. Tu não és ingênuo que não percebas que o verdadeiro mestre desta conspiração é o DIABO. Sim, ele, só ele, pois, em última análise, não lutamos contra carne nem sangue, mas contra o Diabo e seus demônios, os quais usam homens ingênuos ou infiéis como marionetes (mesmo que, talvez, alguns deles são inconscientes de quanto estão sendo usados, e por quem).
Agora, pensa bem e responde:
(A) O Diabo teria interesse em tomar as palavras originais de Deus (supondo que ela não ensinasse, aqui, que Cristo é o primeiro de um número de filhos e filhas que Maria teve) e adulterá-la para ensinar que Cristo é exatamente isto, portanto Maria teve muitos filhos e filhas, portanto ela não cometeu o absurdo e horrível pecado de até a morte negar-se ao marido e, assim, conservar-se sempre virgem e sem ter filhos depois de Jesus? Teria o inimigo de Deus interesse nisso? Ou
(B) O Diabo teria interesse em tomar as palavras originais de Deus (supondo que ela ensinasse, aqui, que Cristo é o primeiro de um número de filhos e filhas que Maria teve) e adulterá-la para ensinar que Cristo não é isto, portanto Maria não teve nenhum outro filho ou filha além de Jesus, tendo ela cometido o sujíssimo, asqueroso pecado de até a morte negar-se ao marido e conservar-se eternamente virgem e sem ter filhos depois de Jesus?
Eu empenho minha vida na resposta (A). E você?



2) 1Coríntios 6:20
---   ARC 1951, da IBB:
    
“Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo E NO VOSSO ESPÍRITO, OS QUAIS PERTENCEM A DEUS.”
---   ARA (Alexandrina Revisionada e Atualizada):

      “Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo.”

Que tu mesmo tomes uma bíblia dos Testemunhas de Jeová e verifiques como, mais uma vez entre milhares de vezes, ela e a ARA se equivalem, pois, aqui, ambas adulteram e extirpam algumas das revelações de Deus mais preciosas e confortadoras às nossas almas! A saber, que o Espírito Santo nos ordena glorificar a Deus não só no nosso corpo, como também "
E NO VOSSO ESPÍRITO, OS QUAIS PERTENCEM A DEUS."!

Meu amado filho na fé, responde a Deus, em toda sinceridade: Teria o pai de todas as adulterações (o Diabo) interesse em mudar (A) do texto grego embasador da ARC para o texto grego embasador da ARA, ou teria ele interesse (B) em mudar ao contrário? Eu empenho minha vida na resposta (A). E você?



3) 1Timóteo 6:5   
 (Ao final, responda: Qual, dos dois tipos de Bíblia [da Reforma e alexandrinas] favorece o Diabo e o erro?)
---   ARC 1951, da IBB:
    
“contendas de homens corruptos de entendimento e privados da verdade, cuidando que a piedade seja causa de ganho. APARTA-TE DOS TAIS.”
---   ARA (Alexandrina Revisionada e Atualizada):

      “altercações sem fim, por homens cuja mente é pervertida e privados da verdade, supondo que a piedade é fonte de lucro.”

Vai tu mesmo, e checa a bíblia dos Testemunhas de Jeová, e nota como, mais uma vez, a ARA se alinha com ela. Aqui, ambas extirpam / destroem que temos ordem de nos SEPARAR , nos APARTAR de todos que ensinam ou se exercitam em praticar qualquer coisa que conflite com a Palavra de Deus.

Novamente, responde para ti mesmo: Porventura é plausível que Deus não ordenou, aqui, que crentes se apartassem dos gananciosos e hipócritas falsos profetas, homens corruptos de entendimento e privados da verdade, que cuidavam que a piedade é fonte de lucro, mas o Diabo, que é aquele por trás de toda adulteração e enfraquecimento da Bíblia, manipulando conscientes e inconscientes fantoches, procuraria adulterá-la de modo que ela induzisse crentes a apartar-se dos falsos profetas? Não creio nisso nem por 1 segundo e 1 mm. Ao contrário, estou certo de que aconteceu exatamente o contrário: Deus ordenou, aqui, que crentes se apartassem dos gananciosos e hipócritas falsos profetas, mas o Diabo, que é o invisível autor por trás de toda adulteração e enfraquecimento da Bíblia, procuraria adulterá-la de modo que ela induzisse os crentes a não se apartarem daqueles falsos profetas.



4) Apocalipse 11:17
---   ARC 1951, da IBB:
    
“dizendo: Graças te damos, Senhor, Deus Todo-poderoso, que és, e que eras, E QUE HÁS DE VIR, que tomaste o teu grande poder e reinaste.” (Ap 11:17 RC)
---   ARA (Alexandrina Revisionada e Atualizada):

      “dizendo: Graças te damos, Senhor Deus, Todo-Poderoso, que és e que eras, porque assumiste o teu grande poder e passaste a reinar.”

Que teus próprios olhos leiam a bíblia dos Testemunhas de Jeová, e que tu te choques ao ver como, mais uma vez, são tão harmônicas uma com a outra. Aqui, extirpam / destroem uma das revelações de Deus mais preciosas e confortadoras às nossas almas, a saber, que Cristo há de vir 2a. vez!





Há muitos outros versos grave, inaceitavelmente adulterados pelas Bíblias alexandrinas, mas estes bastam: Deus sabe que, depois de ter lido este alerta, você nunca mais poderá dizer: "eu não sabia, nunca fui avisado de nada disto."





**************************************** Final da Exposição ****************************************



Meu amado irmão, meu dileto filho na fé, meu querido ex-aluno e ovelha, hoje meu estimado pastor, Alexandrinus:

Estou velho e, hoje, particularmente cansado. Meu coração tem estado apertado e até tem doído bastante durante todos estes dias em que tenho derramado algumas lágrimas que não pude reter e muito tenho me perturbado em espírito, rogando a Deus por ti, pela nossa igreja, pela nossa denominação, e pelos crentes do Brasil, tanto hoje como, ainda mais, no futuro. De tão cansado e mesmo exausto emocionalmente, não sei bem como terminar esta série de 12 cartas que te enviei, provavelmente a última série de cartas que escrevi antes da chegada do tempo de eu ir para meu lar no céu. Por causa do meu cansaço, por favor permite-me fazer uma adaptação das palavras do pastor americano Barry Burton:



SE TU ÉS UM PREGADOR...
(adaptado de Barry Burton)

...E não tomaste o tempo para estudar as versões modernas e encontrares, tu mesmo, qual é a verdade...

Então começa imediata e diligentemente. Isto é vital! As vidas espirituais das tuas ovelhinhas dependem disto... é tua enorme responsabilidade!!!

... E não crês que, HOJE, seguras nas mãos, em grego, a mais absolutamente PERFEITA e infalível Palavra de Deus..., PERFEITAMENTE inspirada E PRESERVADA, til por til e jota por jota.E, em português, seguras nas mãos sua tradução extremamente confiável...

Então que é que estás fazendo aí, no ministério? Não tens Boas Novas para pregar, pois se Deus mentiu em Is 40:8 (Seca-se a erva e cai a flor, porém a palavra de nosso Deus subsiste eternamente), como sabes que não mentiu ao garantir vida eterna, em João 3:36? E ao garantir-nos salvar do fogo eterno, em Rm 5:9? E ao nos garantir mudar toda nossa vida, em 2Co 5:17? E ao te garantir poder para pregar, em 1Co 1:18? Etc., etc., etc.

...E não crês que a Palavra de Deus, nas tuas mãos, é ABSOLUTAMENTE verdadeira e perfeita (Sl 12:6-7 As palavras do SENHOR são palavras puras, como prata refinada em fornalha  de barro, purificada sete vezes. Tu AS {Ver NOTA} guardarás, SENHOR; desta geração AS {Ver NOTA} livrarás para sempre.)

Então não tens absolutamente NENHUM direito de ser um ministro de Deus!!!



{NOTA: Sl 12:6-7: “As” (referindo-se às palavras de Deus) e “os” (referindo-se aos crentes fiéis) são, ambas, traduções perfeitamente possíveis! (Gramaticalmente, "as" é melhor, pronomes usualmente se referem ao mais próximo antecedente que lhes casa!) Até mesmo por segurança, temos que crer AMBAS as doces alternativas! Louvado seja Deus por elas! E não descarta, não joga no lixo nenhuma delas! Ver http://www.bibleword.org/preservation.htm (qualquer que seja tua posição, a análise do hebraico é dificílima (confio mais nos 54 mais competentes tradutores que jamais foram reunidos, os da KJV), pois há um pronome masculino e um feminino que podem (e, aparentemente, têm que) se referir somente ao homem bom (masculino) ou somente à palavra (feminino) de Deus...) }

Ser um pregador é suprema honra: (1Tm 3:1 ... se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja)
mas é também suprema, assustadora, pesadíssima responsabilidade: (Jr 23:1 Ai dos pastores que destroem e dispersam as ovelhas do meu pasto, diz o SENHOR).



TEM GARRA, TOMA POSIÇÃO
(adaptado de Barry Burton)

Tua indecisa pergunta

Nossa amorosa & encorajante resposta

“Mas eu leio [privadamente e do púlpito] as versões modernas apenas porque elas ajudam a entender a Bíblia melhor.”

Tu diariamente beberias e darias a teus filhos copos de refresco com ‘apenas’ 5% de arsênico (mesmo que agradáveis ao paladar)???...

“O.K., para manter aparências, pregarei por Bíblia fiel. Mas, para estudo, continuarei com as Bíblias modernas, achando que devem ser as melhores. ”

Isto é o pior de tudo: hipocrisia. Contrasta com 2 Tm 2:15 "Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade."

 “Mas afinal, por que é tão importante qual a Bíblia que eu uso?”

Ela é importante para teu próprio bem espiritual (1 Pd 2:2 "Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por eles vades crescendo."). E o dos teus filhos (Dt 6:6-7 "E estas PALAVRAS, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te."). E para não fazermos o Diabo feliz.

“Mas não é certo que, enquanto as novas versões em alguns locais destroem importantes doutrinas como a divindade de Cristo, em outros locais as preservam?”

Este é o velho “truque da contradição”, tão usado pelo Diabo: Aqui ele não toca (ganhando credibilidade), ali ele adiciona algo, acolá ele muda um pouco, trás-acolá ele subtrai totalmente, ao todo ele confunde e mina. Contrasta com Lc 16:17  "E é mais fácil passar o céu e a terra do que cair um til da lei."

“Mas praticamente TODOS endossam as versões modernas!..."

Isto é tão falso como é verdade que Elias não enxergou os milhares que não se dobraram a Baal.
Ademais, a opinião de “toda a humanidade” não invalidaria a verdade de Deus. Contrasta 
Mt 7:13-14 "Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem."

“Mas as versões modernas não meramente atualizaram o linguajar arcaico, sem introduzir erros doutrinárias?”

Nada é mais falso que isto: Estuda bem as 12 cartas que te enviei, lendo todas as passagens Bíblicas, comparando a ARR-1948 ("Almeida Revista e Reformada" da TBS, a Trinitarian Bible Society), ou mesmo a ARC-1948 ("Almeida Revista e Corrigida", da IBB, a Imprensa Bíblica do Brasil, dos batistas), com as Bíblias baseadas no T.C. (Texto Crítico. Ou, melhor dizendo, Texto Corrompido).

“Mas eu não entendo ou não consigo obedecer boa parte da Bíblia... Então, por que deveria eu objetar a que alguns tradutores deixem de fora um punhado de palavras?”

Não são um punhado, são milhares e milhares de palavras!
Contrasta
Ap 22:19 "E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro."

“Mas se eu tomar uma posição... os meus pastores-colegas me chamarão de radical, e meus amigos me chamarão de mente-estreita.”

Contrasta Rm 1:16 ... não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego.

“Então, o que devo fazer com minhas Bíblias modernas?”

Joga-as fora. Guardarias no refrigerador, por 6 meses, carne moída que veio a apodrecer, somente porque pagaste alguns poucos cruzeiros por ela?

“Mas eu não suportarei a despesa de comprar uma Bíblia fiel.”

Irmão, que desculpa fajuta! Gastas tanto com ridículos supérfluos, roupas de luxo e aparelhos de luxo para tua casa, passeios e viagens desnecessárias, academia, clubes, etc. Acho que o que gastas com chicletes num ano custa mais que a pura Palavra de Deus. Há bíblias do TR em brochuras muito baratas, há programas para doação de bíblias a quem não possa pagá-las. Eu mesmo, aposentado e velho e tendo que gastar com remédios com as doenças da idade, com aposentadoria 4 vezes menor que teu salário, com prazer te darei a boa Bíblia, nova, se te comprometeres a jogar fora a má e usar somente a boa.
Contrasta
Mt 4:4 ...Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.

“Não é certo você julgar estas outras Bíblias e dizer que não são boas.”

Contrasta 1 Jo 4:1 "Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque muitos falsos profetas se têm levantado no mundo. Deus nos ordena discernirmos (e separarmo-nos de) o erro."

“Bem, eu reconheço que as Almeidas ARR da TBS e ARC da IBB são as certas, mas não desejo confundir minha congregação... este é um assunto tão complicado!”

Tens a obrigação de esclarecer tua congregação, confusa não pelas Versões Fiéis e tradicionais, mas pelas muitas versões infiéis e novas. E tens o poder para fazê-lo, se estudares o assunto com muita oração, muita coragem, e muito esforço.



Teu irmão em Cristo,

"Valdense Expositor e Advertidor da Silva", pastor
       ("o ancião", teu pai na fé e que sempre tanto te amou e amará em Cristo, teu pastor quando eras menino e adolescente, e hoje uma humilde ovelha do rebanho que pastoreias).
Em 1960.



Esta é a carta número 12, de uma série de 12 (doze) cartas expondo os incontáveis e terrivelmente graves erros introduzidos na ARA, as quais cartas te enviarei, meu caro pastor Alexandrinus.

 


Aqui começa a falar Hélio:

Caro leitor,

Se o teu pastor é honesto, humilde, sincero, tem senso analítico, e prefere examinar tudo e reter o bem, então, ainda que tenha sido submetido a duvidosas influências em seminários, permitirá a leitura desse folheto e ele mesmo terá o desejo de o ler e avaliar com a seriedade que o assunto merece. Senão, teu pastor vai ajuntar-se aos que fogem da questão perseguindo e "pondo em isolamento" os que crêem na perfeita preservação de cada palavra de Deus (inclusive como impressas nas Bíblias da Reforma) e que não aceitam bíblias que omitam ou radicalmente adulterem milhares de suas palavras.

É tempo de despertarmos. Toma 3 Bíblias: uma legítima Almeida (ACF-1995 ou 2007, ou TBS-1948, ou Revista e Corrigida mais antiga e da IBB), uma bíblia dos Testemunhas de Jeová, e a bíblia adotada pelo pastor da tua igreja. Agora, convida teu pastor a, juntamente contigo, gastar 1 hora comparando cada um desses versos acima examinados. Se ele for sincero, aceitará sem problema algum. Se não aceitar, é insincero, e já sabe que o grande pecado da bíblia dele é que ela e a dos Testemunhas de Jeová vêm da mesma fonte corrompida: o Texto Crítico, Westcott-Hort (1881), o alexandrinismo, manuscritos Sinaiticus e Vaticanus, e a Septuaginta. Se ele irar-se furiosamente, pior, estará demonstrando ser o cego que prefere continuar cego. Por que teu pastor não diz, calmamente: "Ah, finalmente você descobriu, minha bíblia tem mesmo muitas semelhanças com a dos Testemunhas de Jeová, e daí? Eu não ligo a mínima importância para isto! Só quero ganhar meu dinheirinho e viver em paz." Se ele tivesse coragem para reconhecer isto, não se iraria nem nos perseguiria.

Maiores detalhes? Ver, em http://solascriptura-tt.org/Bibliologia-PreservacaoTT/, dezenas de artigos tais como:
- 2Mentiras em "Inerrante só nos Originais e no Grego" -- Coats. A inerrância estende-se às cópias tradicionais e às suas traduções fiéis!
- Só o TR é a Pura Palavra de Deus -- Hélio. Livro pequeno, mas informativo. Introdutório, mas também é proveitoso para pastores e professores.
- 283 dos Principais Versos que o TC Corrompeu -- Hélio. Como as abominações do Texto Crítico se refletem nas Bíblias modernas!

Ver também, em http://solascriptura-tt.org/Bibliologia-Traducoes/, dezenas de artigos tais como:
- Choquei-me Com as Palavras das Próprias Bocas de Westcott e Hort - Hélio . Westcott e Hort são os verdadeiros pais das alexandrinas, modernas bíblias e Crítica Textual.
- Comparação De 14 Versões Da Bíblia Em 29 Passagens -- Hélio
- Versões Modernas da Bíblia -- Cloud. Livro. Excelente tanto para os iniciantes como para os pastores e professores. (zipped, 62 Kb)
- A Almeida Atualizada Exposta -- Hélio. Toma amostra de 29 dos milhares de versos adulterados pelo TC e expõe suas abominações teológicas.
- BLH - Apostasia do Tradutor (Robert Bratcher) em suas próprias palavras -- por Cloud -- Trechos
- Expondo os Erros da NVI. Junho 2000 -- Emídio. Folhetão amplamente divulgado e abençoado. Desmascarou a NVI (e outras bíblias TC).
- NVI / NIV / TC -- Porque Continuamos com as Bíblias Tradicionais -- Hélio et al. Livro 70 páginas A4, .doc 687 Kb. Analisa 1602 dos versos onde a Palavra de Deus foi falseada em grego ou no traduzir. RESUME PROVAS DA INFERIORIDADE DO TC/TRADUZIR, EM 86 + 1 NOTAS DE RODAPÉ, usualmente extensas e profundas.

 

Se todas as citações que eu fiz das bíblias são grosseiramente inacuradas ou mentirosas; ou
Se a Bíblia que tua denominação usava nos séculos ... XVI XVII XVIII XIX e primeira metade do século XX não se chocava muito mais contra a dos T.J. que a de hoje; ou
Se a bíblia baseada no Texto Crítico, a qual somente recentemente foi adotada por tua Igreja, não tem nada de semelhante com a bíblia dos Testemunhas de Jeová:

Então por favor prova-me isto (com FATOS finais: comparando textos das bíblias), mostra-me onde errei ou menti, repreende-me publicamente.
Senão, então tem tu garra, toma posição perfeita, Deus te cobrará isto!

 
(Esta carta de hoje estará em http://www.solascriptura-tt.org/Bibliologia-Traducoes/ARA12-OutrosERROS-Helio.htm  .)



Nossa amorosa CONCLUSÃO:

Ah, irmãos, tremamos ante Ap 22:18-19 + Pv 30:6 (não adicionar/ subtrair), 2Co 2:17 (não corromper), e Rm 1:25 (não transformar a Bíblia em mentira)!

Ai de quem leu tudo o acima e achou que é pouca a infidelidade do TC e das suas bíblias (ARA, NVI/NIV, etc.)


É NECESSÁRIO LUTAR (PELO TR E SUAS TRADUÇÕES FIÉIS) ? (O que se segue foi livremente adaptado do Pastor Gary Freeman):


Um escritor, desesperado pelo debate em relação às versões da Bíblia, escreveu recentemente ‘Mas será mesmo que preciosas energias e talentos têm de ser desperdiçados em querelas de picuínha entre soldados que deveriam estar concentrando seus melhores esforços para combater os inimigos reais do cristianismo bíblico?’ Será que está certo o lamento-apêlo daquele escritor? De modo algum: Uma vez que somos soldados lutando juntos, devemos debater toda questão que envolva a integridade e confiabilidade da mais importante peça de armamento com a qual esperamos resistir e vencer o inimigo. Como podemos nós não dizer nada a nossos companheiros quando alguém sabotou nossa artilharia? Como esperarmos ganhar a batalha quando vamos para a luta com nossa principal arma tomada de nós e trocada por uma substituta defeituosa e inconfiável? A luta pelo Textus Receptus e suas traduções fielmente feitas [pelo método formal-literal], é indispensável!

Nós que estamos bradando contra a sabotagem somos reputados como os causadores de confusão. Um pastor disse ‘Certamente a controvérsia troveja [fede] de ódio do lado daqueles que fariam [da posição sobre as versões] um teste para comunhão.’ Outro escritor escreve ‘Uma das tragédias de partir os corações, enfrentadas por qualquer grupo de comunhão, chega quando algum movimento chega e cresce e polariza e então racha o grupo. O movimento pode ser sobre versões da Bíblia, sobre querelas pessoais ou sobre agravos sofridos. A questão não é doutrinária uma vez que, entre irmãos fundamentalistas, sempre há concordância sobre as doutrinas essenciais.’

Estamos perplexos em como o grupo que [há poucas décadas] trouxe as modernas versões para dentro das nossas igrejas e comunhões de igrejas agora quer nos culpar, a nós que desejamos permanecer com o TR e suas fiéis traduções, como sendo os divisores, polarizadores, rachadores [de igrejas e comunhões] e amantes de controvérsias. Bem, se estes ‘soldados companheiros na guerra' desejam trazer para nosso meio ‘Bíblias’ que deixam de fora [ou questionam] Mc 16:9-20; João 7:53-8:11; At 8:37; Rm. 8:1b; e que extirpam `pelo Seu sangue' de Cl 1:14; `Deus' de 1 Tm 3:16; a passagem da Trindade de 1João 5:7,8; ‘havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados' de Hb 1:3; `nos lavou dos nossos pecados’ de Ap 1:5; a palavra ‘ainda’ de João 7:8; ...então eles não deveriam esbravejar [conosco], nos chamando de revoltantemente sujos, injustos, discriminatórios, sem amor, ou divisivos, quando nós bem alto reagimos em alta voz sobre qual Bíblia será a Palavra de Deus no campo de batalha.

Os ofensores, divisores, querelentos e polarizadores são aqueles que querem trazer novas versões para dentro do fundamentalismo. Cremos, contrários à citação pouco acima, que esta é uma questão doutrinária. Cremos que Deus tem preservado a Palavra que Ele inspirou. Cremos que ela é encontrada, em grego, no Textus Receptus, ... . Continuaremos a lutar ... não para ser divisivos mas de modo que, como ‘soldados companheiros na guerra, possamos ir para a batalha contra nossos inimigos dizendo ‘Assim diz o Senhor’, ao invés de '[Ehhh... Uhhh...] Será que foi exatamente assim que Deus disse?' ...



 

Hélio de Menezes Silva (parcialmente adaptando valiosa carta enviada por Noemi Andrade Campêlo Ribeiro, e com a valiosa revisão deste artigo pelo irmão Darivan Castro),
2009.



(PS - Ó leitor amante da pureza da Palavra de Deus: rogamos-te que encaminhes este email a todos os grupos de discussão e a todos endereços eletrônicos de crentes que são teus maiores e mais íntimos amigos e em quem mais confias. Depois, rogamos-te que tires 100 ou mais cópias em papel e as dês a quantos dos crentes mais teus amigos íntimos puderes, os irmãos mais íntimos pertencentes à tua e a outras igrejas fiéis. Aprouva a Deus que muitos crentes de língua portuguesa sejam alertados e entendam como e porque, após 1948, as bíblias de suas igrejas  passaram a ser crescentemente semelhantes às dos Testemunhas de Jeová. Depois, que cada um tome sua decisão, mas decisão bem informada, sem desconhecimento desse importante fato.)


[Por que os "altos escalões" dos seminários, da AIBREB - Associação das Igrejas Batistas Regulares do Brasil, e associações estaduais (APIBRE, AIBRECE, etc.) das Igrejas Batistas Regulares, ao invés de estudarem + agradecerem + aprofundarem + divulgarem alertas como este, os temem tanto e tentam a todo custo proibir que se os façam ante todos os membros de suas igrejas batistas regulares?!?! Hélio, 2011]


 



Todas as citações bíblicas são da ACF (Almeida Corrigida Fiel, da SBTB). As ACF e ARC (ARC idealmente até 1894, no máximo até a edição IBB-1948, não a SBB-1995) são as únicas Bíblias impressas que o crente deve usar, pois são boas herdeiras da Bíblia da Reforma (Almeida 1681/1753), fielmente traduzida somente da Palavra de Deus infalivelmente preservada (e finalmente impressa, na Reforma, como o Textus Receptus).



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)




(retorne a http://solascriptura-tt.org/ Bibliologia-Traducoes/ 
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.