TEMA: MARIDOS CRISTÃOS E SUAS RESPONSABILIDADES PARA COM ESPOSAS

 

TÍTULO:  Maridos Moldados Por Deus!

 


Pr. Miguel Ângelo Maciel, 2014





Objetivo
: Levar a igreja local a meditar sobre as responsabilidades bíblicas dos maridos no lar, conforme instrução da Palavra de DEUS. Meditar sobre a necessidade do amadurecimento cristão de cada esposo cristão, num tempo de ódio aberto e guerra pela destruição dos lares.

 

Texto Chave: Efésios 5:25 - 29

 

Ilustração: A incrível capacidade de uma mãe prever, prover e suster para os filhos, informando o que lhes será necessário em breve, não somente ilustra o amor de DEUS mas deve servir de exemplo ao tipo de amor e cuidado que os maridos devem ter por suas esposas. E isso é concordante com a Palavra de DEUS!

 

0. Introdução

 

Muitos maridos, mesmo os salvos, gostam bastante de Efésios 5:21, 22 – 24, mas esquecem de ler os versículos seguintes.

 

Destacamos hoje os versículos 28 e 29.

 

Palavras chaves de nosso estudo de hoje:

 

·         Amar

·         Entregar (v. 25)

·         Alimentar

·         Sustentar

 

1. O Ato de Prover (Sustentar, Alimentar)

 

Há três tipos de homens, ou atitudes de maridos para as esposas:

 

1.         Insensíveis: Aqueles que não conseguem ver e não tem disposição de atender às necessidades das esposas, mesmo quando elas lhes pedem ou suplicam, mesmo quando elas o fazem insistentemente.

·         Perigo: Fadado ao fracasso no lar e no casamento.

 

2.         Atenciosos: Aquele que não conseguem ver por si mesmos, mas tem total disposição em atender às necessidades das esposas, quando elas lhes pedem ou suplicam. Às vezes insistentemente.

·         Perigo: A esposa, muitas vezes, tenderá a pensar que ele faz por simples obrigação e não por amor.

 

3.         Sensíveis (ou Maduros): Conseguem enxergar as necessidades das esposas, compreendê-las. Buscam sempre e incessantemente atender os que as esposas precisam. Sabem e conhecem as necessidades, sem que ela fale ou exponha.

·         Compara-se à sabedoria dos pais que preveem a necessidade dos filhos:

o Filhos não sabem o que precisam

o Filhos reclamam por que acham que sabem

o Filhos precisam de alguém que seja maduro por eles

o Isto é amor verdadeiro, quando os pais agem assim

 

1. Assim como DEUS nos tratou, devemos ser uns com os outros no lar!

 

      Uma breve consideração sobre o pecado do homem e como DEUS nos tratou:

 

1.         Adão pecou, mas não buscou a DEUS. Ele tentou resolver seu próprio problema, fugindo do arrependimento e confissão.

2.         DEUS veio até Adão, sabia o que ele precisava. Prometeu suprir a necessidade para salvação.

3.         Adão nem ao mesmo sabia o que pedir, não tinha plena compreensão de seu pecado e das consequências, pois o próprio pecado o havia tornado totalmente depravado.

- Gênesis 3.1-24 -

4.         Por acaso, não foi assim que DEUS agiu conosco?

Primeiro: DEUS tomou a iniciativa de nos buscar e salvar, algo que jamais teríamos condições de fazer por nós mesmos. - João 15.16

 

Segundo: DEUS nos salvou sendo nós ainda pecadores. – Romanos 5:8.

 

Terceiro: Mesmo salvos, não sabemos o que pedir. - Romanos 8.26; Salmos 139:4.

 

Quarto: DEUS tem cuidado de nós. – I Pedro 5:7; Filipenses 4.6.

 

Todos os esposos, se aprendem a obedecer a DEUS:

 

·         Tomarão a inciativa (rédeas) do lar, com amor, paciência e humilde submissão a DEUS. Buscarão resolver os problemas das lidas diárias, sempre submissos ao SENHOR e à Sua Palavra. Serão os sacerdotes em seu lar.

·         Compreenderão que sua família (filhos, esposa) são pecadores e carecem da Graça de DEUS tanto quanto ele. Serão longânimos e benevolentes ao tratar com os seus, assim como DEUS trata sempre conosco.

·         Entenderão que, muitas vezes, seu discernimento será essencial. Isso não impedirá que ouça os conselhos de sua amada esposa, de seus filhos. Mas significa que terá aquela habilidade espiritual para seguir as orientações conforme a Palavra de DEUS, ouvindo e seguindo a direção que ELE der.

·         Encher-se-á de extremo cuidado por seus amados. No tempo que dedica a eles, na recreação, nas tarefas e responsabilidades, na demonstração e amor, cuidado e atenção.

·         Mas isso tudo será apenas um conjunto de palavras (e ações) vazias, se não forem fundamentadas na Eterna Palavra de DEUS. A isso perguntamos....

 

3. Qual é o perfil bíblico do marido, segundo as Escrituras?

 

“Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo. Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e sustentacomo também o Senhor à igreja;” – Efésios 5:28-29

 

Algumas informações interessantes:

·         Paulo utiliza o dobro de palavras para aconselhar os maridos a amarem suas esposas do que para pedir as esposas que amem seus maridos;

·         A Bíblia diz como o homem deve amar sua esposa:

1.    Estar disposto a sacrificar tudo por ela

2.    Dar a maior importância ao bem estar dela

3.    Cuidar dela como cuida do próprio corpo

Qual mulher temeria ser submissa a tal marido que assim agisse?

 

Isto nos mostra (revela) alguns pontos interessantes:

 

a.    Sensibilidade às necessidades da esposa:

o   Alguns simplesmente esperam que suas esposas peçam, com um ar de irritação.  Não façamos assim. Nós conhecemos as necessidades de nosso corpo, cuidamos dele e buscamos atender tais necessidades. Devemos agir assim com nossas esposas. – Mateus 19.6 (uma só carne)

 

b.    Trabalhe para ela, não para si mesmo:

o   Esse é o sentido de sacrificar-se por ela, de entregar-se por ela, de buscar o bem para ela. Esse amor é verdadeiro. É o amor caridade! Não é emotividade teórica. É amor posto em prática– I Coríntios 13:4-7

 

c.    Busque sempre maturidade que vem de DEUS:

o   Não se limite a ser apenas atencioso, atendendo quando ela lhe pedir. Deseje ser o mais maduro possível. Peça a DEUS a sensibilidade daquele tipo de sabedoria que Jesus Cristo demonstrou aos discípulos, e ainda demonstra a nós. – João 6.6, Salmos 139:4.

 

d.    Deseje ardorosamente a Sabedoria Espiritual:

o   Nossa grande responsabilidade diante de DEUS: Sermos para nossas esposas o que Cristo é para a Igreja. Marido, você já parou para pensar sobre isso? “...como também o Senhor à igreja;”

o   DEUS mesmo julgará todos aqueles que falharem nesta tão preciosa responsabilidade.  – Hebreus 13.4

 

III. Conclusão

 

Onde você encontrará tal natureza, capaz de realizar tão grande obra por sua esposa?

 

·        Não está em você mesmo, pois você é pecador e não possui capacidade em si mesmo dessas realizações.

·        Não está em sua “auto-estima”, pois “auto-estima” significa egocentrismo (centrado em si mesmo) e estas atitudes são de quem crucificou o próprio ego e não tem vida própria, mas se tornou um escravo obediente de um Rei que não tem mácula! Por causa dessa filosofia maligna (“auto-estima”), multidões de homens assassinam suas esposas. São egoístas demais para entregarem-se por elas.

·        Não está em nenhuma igreja, pois envolve ação particular e não a de um grupo.

·        Não está na religião, pois envolve nova vida, não apenas mudança de hábitos.

·    Está em CRISTO, o Único que pode lhe dar uma nova vida, de modo que possas cumprir com suas responsabilidades diante de DEUS. Ele, Jesus Cristo, é Único e Suficiente Salvador.

 

Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.  – Gálatas 2.20

 

Somente aquele que entendem que CRISTO se entregou por eles, concordando com DEUS que são pecadores, poderá compreender esta preciosas responsabilidades e, assim, buscar em obediência cumpri-las com alegria. Somente assim você encontrará a Única e Suficiente Solução, aquela que foi providenciada por Cristo, na cruz.

 

– João 1.12 –

 

Está você pronto a recebe-lO (se ainda não o fez), pedindo perdão por seus pecados (ações e obras), recebendo perdão e nova vida a fim de que sua família seja abençoada com esta entrega pessoal?

 

Amigo, não perca tempo. Vá a Cristo, sem demora! Deixa que Ele viva em você, lhe dando nova vida. E assim Ele restaurará seu lar!

 

 

Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. 

– II Coríntios 5.17

 

 



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.