Resposta A Irmão Sobre Divórcio, Novos Namoro E Casamento, Riscos De Assassinato.



Hélio de Menezes Silva, 2018.



PERGUNTA:
Irmão Hélio, você sabe que sou membro de uma igreja evangélica. Há pouco mais de 2 meses eu e minha esposa brigamos feio, eu sai de casa, deixei tudo com ela, até meu notebook, e voltei para casa dos meus pais. Estou com problemas financeiros, sinto saudades de meus dois filhinhos, mas acho impossível voltar atrás. Comecei um namoro sem sexo com uma mulher linda e gentil, o marido dela é brutíssimo e até lhe deu uns empurrões e a expulsou de casa, mas vive com ciúme e a vigiando. Ele é violento e todos dizem que, quando descobrir nosso namoro, ele pode querer me matar, ou pode ocorrer qualquer tragédia. Que acha? Devo enfrentá-lo? Devo pausar o namoro por alguns meses até ver como ele reagirá?



RESPOSTA DE HÉLIO:
Amado irmão em Cristo, meu coração chora de dor e compaixão por você e sua esposa estarem separados, e pelos seus filhos, o que já estão sofrendo e sofrerão.
Pela graça de Deus sou o primeiro em 3 gerações de minha família que foi convertido e tem um casamento abençoado (muito abençoado e feliz, em 53 anos), mas
- meus pais se separaram e eu sofri MUITO como criança e os vi sofrer MUITO em suas vidas.
- idem com meus avós.
- idem com meus bisavós.
- idem com muitas pessoas vivas e a jovens da família estendida minha e de minha esposa, chorei e orei por todos, ainda choro e oro por todos eles.


a) SEMPRE, a qualquer casal que me procurou e pediu conselhos sobre problemas de casamento, separação, divórcio, etc., mesmo tendo havido a maior briga ou a maior infidelidade, eu tenho aconselhado a, com a graça dada por Deus, se perdoarem mutuamente e se reunirem dentro do casamento. Nunca poderei aconselhar diferente disso, e tenho certeza de que isso é SEMPRE o MELHOR plano de Deus, nosso Senhor-Dono-Controlador-Salvador-Criador.

b) Mas se, por muitas dezenas de meses o marido insistir diariamente em pedir o perdão de sua esposa e procurar reconquistá-la, mas ela terminantemente recusar e pedir divórcio OFICIAL e casar com outro OFICIALMENTE, então o marido, mesmo aos olhos de Deus, ficará livre para, somente depois, namorar de modo puro, depois casar OFICIALMENTE com outra, sem nisso ter 1 mm de pecado.

c) Mas se o marido não fizer a,b, ao contrário começar a flertar de longe, depois de perto, depois viver com outra mulher sem oficialmente se divorciado e oficialmente se casado com a outra, eu lhe direi que, aos olhos de Deus, está ADULTERANDO, e insistirei que ele volte atrás e siga a,b.

d) Mas se o marido for em frente e oficialmente se divorciar e OFICIALMENTE casar com outra mulher, bem depois ele quiser voltar aos caminhos de Deus, eu lhe direi que ele pecou gravemente, e ele se arrepender profundamente, e de todo coração concordar que pecou, se desejar ter continuado casado com a sua ex esposa, e, chorando, me perguntar o que que ele deve fazer, eu direi que continue casado com sua nova esposa, ore pela salvação dela, a evangelize, a leve à igreja, Deus reconhece como válido seu novo casamento, embora não tenha sido o caminho ideal.

----

Esses a,b,c,d são meus conselho, meu irmão, mesmo que você não concorde ou fique magoado comigo. São meus conselho do fundo do coração, como se fosse dado a um meu filho ou filha que precisassem de meus conselhos tirados da Bíblia.

Deus me ajude, quero ficar orando diariamente por essa situação e todos os envolvidos, meu irmão.

Para ver argumentos detalhados e versos da Palavra de Deus sobre o assunto, por favor vá em  thttp://solascriptura-tt.org/VidaDosCrentes/VidaAmorosa/  

e lá leia com cuidado e oração
CDR1 – Mitos sobre Casamento Divorcio Recasamento - Helio 
CDR2 – Em Que Difiro De Quem Prega Recasamento Ser Adulterio Continuo - Helio 

Londini expressou muito bem toda a posição a que eu cheguei ao estudar o assunto na Bíblia:

Divorcio, estudo 1 - as Leis de Deus Contra Ele - V. Londini   
Divorcio, estudo 2 - o Perdao De Deus Para Ele - V. Londini   
Divorcio, estudo 3 - Pantanais Inrterpretativos sobre Divorcio Ou Recasamento - V. Londini   


******** CONTINUAÇÃO ********

Irmão, não acha melhor fazer de contas que está sozinho no mundo sem conseguir enxergar nenhuma mulher, até
a) reconquistar e voltar para sua esposa, ou
b) se divorciarem oficialmente, na justiça?

Digo isso porque, até sair o divórcio oficial, até mesmo olhar para outra mulher é adultério aos olhos de DEUS. Não dá para esperar 1 ano sequer, irmão?

Também digo isso porque até mesmo o "namoro sem sexo" seu com essa nova senhora também é adultério aos olhos do MARIDO dela, e ninguém sabe como um marido traído reagirá, pode chegar ao ponto de matar os dois, matar os filhos dela e seus, uma tragédia imprevisível Pv 6:27-35:

27) [Porventura] um homem tomará fogo no seu seio, sem que suas vestes se queimem?    28) [Ou] andará alguém sobre brasas, sem que se queimem os seus pés?    29) Assim [ficará] o que entrar à esposa do seu próximo; não [será] inocente todo aquele que a tocar.    30) Não se injuria o ladrão, quando furta para saciar a sua alma, tendo fome;    31) Mas, [se] for achado, pagará o tanto sete vezes; terá de dar todos os bens da sua casa.    32) Assim, o que adultera com uma mulher [é] falto de entendimento; aquele [que] faz isso destrói a sua própria alma.    33) Ferida- de- açoite e vilipêndio  achará, e o seu opróbrio nunca será apagado.    34) Porque o ciúme [excita a] fúria do marido; de maneira nenhuma poupará no dia da vingança.    35) Não aceitará nenhum resgate, nem se conformará por mais que aumentes os presentes.


Hélio de Menezes Silva, 2018.




Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.