Defesas para amargura ansiedade remorso desencorajamento dúvida impaciência inquietude inveja ciúme ira preocupação ressentimento sentimentos de culpa inadequação inferioridade solidão temor



 

ESPADAS DAS ESCRITURAS PARA BATALHAS PESSOAIS

Scripture Swords for Personal Battles

 

Keith Piper

 

http://keithpiper.org/storage/books/Answers-WebsiteRamesh-2019Jan18-pdf.pdf

 

 

 

 

 

 

Se negligenciados, os campos de batalha abaixo listados podem dar caminho para o inimigo construir fortalezas

26  Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira. 27  Não deis lugar ao diabo. (Efésios 4:26-27 ACF)

3  Porque, andando na carne, não militamos segundo a carne. 4  Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas; 5  Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo; (2 Coríntios 10:3-5 ACF)

 

[Relembre [que bom, se você memorizou!], creia,] pronuncie a verdade que se encaixa na sua batalha. Esta espada [memorizar - relembrar - crer - dizer-se] forçará o inimigo a fazer uma apressada retirada.

 

 

 

 

AMARGURADO: 27 ¶ Mas a vós, que isto ouvis, digo: Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam; 28  Bendizei os que vos maldizem, e orai pelos que vos caluniam. (Lucas 6:27-28 ACF)

 

ANSIOSO: 33  Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. 34  Não vos inquieteis, pois, pelo dia amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal. (Mateus 6:33-34 ACF)

 

COM PENA DE SÍ PRÓPRIO: 21  Porque para isto sois chamados; pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas. 22  O qual não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano. 23  O qual, quando o injuriavam, não injuriava, e quando padecia não ameaçava, mas entregava-se àquele que julga justamente; (1 Petro 2:21-23 ACF)

 

CONFUSO: 4  Faze-me saber os teus caminhos, SENHOR; ensina-me as tuas veredas. 5  Guia-me na tua verdade, e ensina-me, pois tu és o Deus da minha salvação; por ti estou esperando todo o dia. (Salmos 25:4-5 ACF)

 

CONVICTO DE CULPA: Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. (1 Joãn 1:9 ACF) [a confissão sincera, com arrependimento, vai lhe levar a repudiar o pecado e tentar restaurar aqueles contra quem pecou].

 

DESCONTENTE: 11  Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. 12  Sei estar abatido, e sei também ter abundáncia; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundáncia, como a padecer necessidade. 13  Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece. (Filipenses 4:11-13 ACF)

 

DESENCORAJADO: Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça. (Isaías 41:10 ACF)

 

DUVIDANDO: E logo o pai do menino, clamando, com lágrimas, disse: Eu creio, Senhor! ajuda a minha incredulidade. (Marcos 9:24 ACF)

 

EGOCÊNTRICO: Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. (Filipenses 2:3 ACF)

 

ESGOTADO: 28  Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. 29  Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. 30  Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. (Mateus 11:28-30 ACF).

 

ESPÍRITO CRÍTICO: Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo. (Efésios 4:32 ACF)

 

FALANDO [OU OUVINDO] MAL DOS OUTROS: Sigamos, pois, as coisas que servem para a paz e para a edificação de uns para com os outros. (Romanos 14:19 ACF)

 

IMPACIENTE: 14  Mas eu confiei em ti, SENHOR; e disse: Tu és o meu Deus. 15  Os meus tempos estão nas tuas mãos; livra-me das mãos dos meus inimigos e dos que me perseguem. (Salmos 31:14-15 ACF)

 

INDOLENTE OU NEGLIGENTE: E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens, (Colossenses 3:23 ACF)

 

INQUIETO, SEM PAZ: Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre os gentios; serei exaltado sobre a terra. (Salmos 46:10 ACF)

 

INVEJOSO, CIUMENTO: O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. (1 Coríntios 13:4 ACF)

 

IRADO: 26  Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira. 27  Não deis lugar ao diabo. (Efésios 4:26-27 ACF)

 

MATERIALISTA: 19 ¶ Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; 20  Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. (Mateus 6:19-20 ACF)

 

MENTINDO: Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros. (Efésios 4:25 ACF)

 

ORGULHOSO: E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado. (Mateus 23:12 ACF)

 

PREOCUPADO: O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. (Salmos 23:1 ACF)

 

RACIONALISANDO [para desobedecer a Bíblia]: Confia no SENHOR de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. (Provérbios 3:5 ACF)

 

RECLAMANDO: 14 ¶ Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas; 15  Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo; (Filipenses 2:14-15 ACF)

 

RESSENTIDO: [O amor] não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; (1 Coríntios 13:5 ACF)

 

REVOLTADO: Dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua. (Lucas 22:42 ACF)

 

JULGANDO-SE BOM: Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. (Gálatas 2:20 ACF)

 

SENTIMENTOS DE CULPA (depois de você já ter confessado): Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. (Romanos 8:1 ACF)

 

SENTIMENTOS DE INADEQUAÇÃO: Ouça Deus lhe dizer: “E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo.” (2 Coríntios 12:9 ACF)

 

SENTIMENTO DE SOLIDÃO: 2  Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti. 3  Porque eu sou o SENHOR teu Deus, o Santo de Israel, o teu Salvador; dei o Egito por teu resgate, a Etiópia e a Seba em teu lugar. 4  Visto que foste precioso aos meus olhos, também foste honrado, e eu te amei, assim dei os homens por ti, e os povos pela tua vida. (Isaías 43:2-4 ACF)

 

TEMEROSO: Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ánimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares. (Josué 1:9 ACF)

 

 

(retorne à PÁGINA ÍNDICE de SolaScripturaTT / VidaDosCrentes / Tudo)



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.