Trata de prioridade prioridades primeiro lugar importância mais importante urgência mais urgente Deus cônjuge trabalho filhos Jesus Cristo esposo esposa casamento família ministério



2.4. Implementando as Prioridades de Deus para mim


- O homem natural guia-se pelo urgente, não pelo importante. Daí... tragédias.

- O homem espiritual guia-se pelo que é importante sob o ponto de vista da eternidade, o ponto de vista de Deus, podendo dizer "completei o trabalho, aquele que TU que me deste para fazer". João 10:30; 2Tm 4:7.
    "Eu e o Pai somos um." (Jo 10:30 ACF)
    "Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé." (2Tm 4:7 ACF)


- Meu objetivo de vida deve ser sabedoria
(que é ver a vida do ponto de vista de Deus....
Daí, meu objetivo deve ser que meus motivos, palavras e ações sejam os de Cristo!).

- Deixe a Bíblia marcada em Ef 5:18-6:7 e vejamos que as prioridades de Deus, por ordem de maior para menor, são:


- 1a. prioridade Ef 5:18,19: Deus.


"18  E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito; 19  Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração;" (Ef 5:18-19 ACF)
Que eu seja salvo do inferno merecido (DESCREVA-ME ISSO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . ),
e viva minha vida pondo Deus em absoluto primeiro lugar, sob o controle do Espírito Santo de Deus

(DESCREVA-ME ISSO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . )

(Rm 8:28,29);
"28  E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. 29 ¶  Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos." (Rm 8:28-29 ACF).


2a. prioridade Ef 5:21-28: Meu cônjuge, meu casamento.


"21 ¶  Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus. 22  Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao SENHOR; 23  Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo. 24  De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos. 25  Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, 26  Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, 27  Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. 28  Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo." (Ef 5:21-28 ACF)

Que eu tenha toda sensibilidade e dedicação às necessidades, ao bem do meu cônjuge e do meu casamento 1Co 7:33

(DESCREVA-ME ISSO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . )

"Mas o que é casado cuida das coisas do mundo, em como há de agradar à mulher." (1Co 7:33 ACF)

(O problema é quando isso começa a arranhar (pior ainda, tomar o lugar de) a prioridade 1)



- 3a. prioridade Ef 6:1,4: Meus filhos, minha família.



Que eu os compreenda, ame, e ensine a ver a vida sob o ponto de vista de Deus (1Tm 3:5)
"(Porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus?);" (1Tm 3:5 ACF)

(DESCREVA-ME ISSO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . )

(O problema é quando isso começa a arranhar (pior ainda, tomar o lugar de) a prioridade 1 ou 2)


- 4a. prioridade Ef 6:5,9: Meu trabalho-profissão.

Que eu digna e industriosamente  desenvolva e utilize minhas habilidades, provendo as necessidades básicas de minha família, lembrando que trabalho é mero meio para vivermos para agradar ao Senhor)

    "Vós, servos, obedecei a vossos senhores segundo a carne, com temor e tremor, na sinceridade de vosso coração, como a Cristo;" (Ef 6:5 ACF)
    "E vós, senhores, fazei o mesmo para com eles, deixando as ameaças, sabendo também que o SENHOR deles e vosso está no céu, e que para com ele não há acepção de pessoas." (Ef 6:9 ACF)


(DESCREVA-ME ISSO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . )

    "O que lavrar a sua terra virá a fartar-se de pão, mas o que segue a ociosos se fartará de pobreza." (Pv 28:19 ACF)
    "
13  Busca lã e linho, e trabalha de boa vontade com suas mãos. 14  Como o navio mercante, ela traz de longe o seu pão. 15  Levanta-se, mesmo à noite, para dar de comer aos da casa, e distribuir a tarefa das servas. 16  Examina uma propriedade e adquire-a; planta uma vinha com o fruto de suas mãos. 17  Cinge os seus lombos de força, e fortalece os seus braços. 18  Vê que é boa a sua mercadoria; e a sua lâmpada não se apaga de noite. 19  Estende as suas mãos ao fuso, e suas mãos pegam na roca. 20  Abre a sua mão ao pobre, e estende as suas mãos ao necessitado. 21  Não teme a neve na sua casa, porque toda a sua família está vestida de escarlata. 22  Faz para si cobertas de tapeçaria; seu vestido é de seda e de púrpura. 23  Seu marido é conhecido nas portas, e assenta-se entre os anciãos da terra. 24  Faz panos de linho fino e vende-os, e entrega cintos aos mercadores. 25  A força e a honra são seu vestido, e se alegrará com o dia futuro. 26  Abre a sua boca com sabedoria, e a lei da beneficência está na sua língua. 27  Está atenta ao andamento da casa, e não come o pão da preguiça." (Pv 31:13-27 ACF)


(O problema é quando isso começa a arranhar (pior ainda, tomar o lugar de) a prioridade 1 ou 2 ou 3)


- 5a. prioridade Ef 6:10-12: Meu serviço, ministério dentro de uma igreja realmente bíblica, local.


"10 ¶  No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. 11  Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. 12  Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais." (Ef 6:10-12 ACF)

Que eu adore com outros e colabore em salvar e reproduzir a vida de Cristo em outros (Cl 1:28-29).

"28  A quem anunciamos, admoestando a todo o homem, e ensinando a todo o homem em toda a sabedoria; para que apresentemos todo o homem perfeito em Jesus Cristo; 29  E para isto também trabalho, combatendo segundo a sua eficácia, que opera em mim poderosamente." (Cl 1:28-29 ACF)

(DESCREVA-ME ISSO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . )

(O problema é quando isso começa a arranhar (pior ainda, tomar o lugar de) a prioridade 1 ou 2 ou 3 ou 4)






- Se minha dedicação a uma prioridade não me deixa bom tempo/energia para minha correta dedicação a uma prioridade mais importante (por exemplo,...), então eu estou fora da vontade de Deus, tentando fazer muito mais do que o que Deus jamais designou para mim! Tenho que corrigir-me!

- Um crente rededicou sua vida ao Senhor, passou a estudar a Bíblia, evangelizar, trabalhar na igreja, ... mas alegava que "tremendas pressões de trabalho" consumiam seu tempo, causando desarmonia na família. Outro crente sugeriu-lhe que anotasse seus tempos. Surpreendeu-se descobrindo que gastava 48h/semana só preocupando-se (não exatamente trabalhando, mas preocupando-se!) com o trabalho, improdutivamente!... Outras ilustrações.

- Faça isto, hoje: Avalie, realisticamente (medindo seus tempos durante um dia de trabalho, um sábado e um domingo?) quanto tempo você gasta por semana em cada atividade. Depois, reprograme tudo, baseado nas prioridades de Deus, começando por alocar tempo diário para: comunhão pessoal com Deus; tempo para cônjuge; para filhos; e para adoração básica na igreja local. Quanto ao tempo restante, use oração e discernimento para determinar o que é realmente importante, e diga firme não às outras pressões/impulsos.

Um mero exemplo (que vi em pessoa que conheci nos anos 80), a ser adaptado para você:

Dia usual

Sáb. e Dom.

Comunhão pessoal com Deus (leitura-estudo bíblico e oração) (COMECE POR AQUI)

        30min

1h

Comunhão pessoal com cônjuge, ouvindo-o, ajudando-o, projeto conjunto

        30min

1h

Comunhão pessoal com filhos, ouvindo-os, ajudando-os, projetos conjuntos

        30min

1h

Trabalho profissional (ou de dona de casa, ou para aulas + estudos)

8h

-

Outros trabalhinhos em casa (Sáb. e Dom., todos ajudam a varrer, cozinhar, etc.)

1h

2h

Segunda atividade (mesmo que não remunerada, só visando seu futuro)

1h    15min

-

Adoração, na igreja local (DEPOIS, PROSSIGA PARA AQUI)

4h  Domingo

Banho + higiene + vestir-se

        45min

1h

Tomar refeições

1h

1h

Transportar-se

1h

1h

Descanso + lazer sadio, com a família, às vezes com bons irmãos-amigos

1h     30min

4h

Dormir

7h

8h

Total

24h

24h

 

 

(retorne à PÁGINA ÍNDICE de SolaScripturaTT / VidaDosCrentes)



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.