Não caia em primeira informação aparência lisonja suborno calúnia maledicência mexerico, ou argumento sutil venenoso falso sedutor enganador astucioso traiçoeiro encantador, armadilha laço



1.8. Não sendo Enganado.   (H.M.S., maio 1996)

 

O que é ser enganado?
É, por um raciocínio ou argumentação traiçoeiramente falsos, ser tragicamente: atraído-engodado (como rato a comer queijo envenenado, na ratoeira...), “enrolado”,  desanimado-impedido, ou corrompido-cegado-desviado-atrasado.

2 Cor 11:3
Mas temo que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos entendimentos e se apartem da simplicidade que há em Cristo.


Exemplos: Satanás envenenou+tentou+engodou a Eva. Tenta fazer o mesmo conosco; E, como leão velho, aterrorizar-nos.
Gibeonitas, com pão borolento, enganaram Israel.
Dalila, fingindo amor, seduziu e dobrou Sansão.
Amom, fingindo doença, enganou irmã.
Sambalate tentou enganar, intimidar e derrotar Neemias.
Ananias e Safira tentaram enganar a Deus e Pedro.

Ser enganado caracteriza-se por:



1. Apressadamente saltarmos a conclusões, posicionamentos, decisões e ações, ao ouvirmos um relato, uma venenosa semente de dúvida, uma deslumbrante promessa/tentação, etc., que ainda é: (a) incompleto, parcial; ou (b) sem comprovação induvidável.

Remédio:

- Nunca aceite, nunca se posicione, nunca salte para a menor conclusão-decisão-ação, antes de comprovar, além da menor sombra de dúvida, que:
. Quem lhe transmitiu o relato-ensino é totalmente confiável; e
. O relato-ensino é absolutamente verdadeiro Pv 25:2;
“A glória de Deus está nas coisas encobertas; mas a honra dos reis, está em descobri-las.” (Pv 25:2 ACF)
e
. O relato-ensino é absolutamente completo. Pv 18:13; 18:17; 20:25; Tg 1:19.
      “O que responde antes de ouvir comete estultícia que é para vergonha sua.” (Pv 18:13 ACF)
      “
O que pleiteia por algo, a princípio parece justo, porém vem o seu próximo e o examina.” (Pv 18:17 ACF)
      “Laço é para o homem apropriar-se do que é santo, e
só refletir depois de feitos os votos.” (Pv 20:25 ACF)
      “Portanto, meus amados irmãos,
todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar.” (Tg 1:19 ACF)

- Em assuntos religiosos, “sola Scriptura” é nosso fio de prumo! (At 17:11; 2 Co 11:14-15; Gl 1:8; Cl 2:4,8),
      “Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim.” (At 17:11 ACF)
      “
14  E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz. 15  Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras.” (2Co 11:14-15 ACF)
      “Mas,
ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema.” (Gl 1:8 ACF)
      “E digo isto, para que
ninguém vos engane com palavras persuasivas.” (Cl 2:4 ACF)
      “Tende cuidado, para que
ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo;” (Cl 2:8 ACF)

não experiências, não tradições da denominação-igreja-família (Mt 15:3,9), não amigos (Js 24:15); não sentimentos do coração (Jr 17:9).
      “Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Por que transgredis vós, também, o mandamento de Deus pela vossa tradição?” (Mt 15:3 ACF)
      “Mas,
em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens.” (Mt 15:9 ACF)
      “Porém,
se vos parece mal aos vossos olhos servir ao SENHOR, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR.” (Js 24:15 ACF)
      “
Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?” (Jr 17:9 ACF)

- Quanto mexericos: Gentil mas firmemente, recuse ouvir 1 seg. da menor fofoca da qual você a) nem é a vítima, ou b) nem parte decisiva na solução. E o pouquinho que ouviu antes de silenciar a fofoca, não o repita (Pv 17:9) [nem para sí próprio!], nem sequer pense nele: esqueça-o completamente! Evite o mexeriqueiro Sl 101:7.
      “Aquele que encobre a transgressão busca a amizade, mas o que revolve o assunto separa os maiores amigos.” (Pv 17:9 ACF)
      “O que usa de engano não ficará dentro da minha casa;
o que fala mentiras não estará firme perante os meus olhos.” (Sl 101:7 ACF)

Mesmo que você seja a) a vítima ou b) aparte decisiva da solução de um problema que lhe trouxeram, evite tirar a menor conclusão e tomar qualquer posição antes de: ouvir todas as testemunhas oculares e dignas de toda confiança; e ouvir todas as partes envolvidas, suas versões e motivações. Pv 18:17. E, com oração e preparo espiritual e na Palavra (Gl 6:1), trate diretamente com o ofensor Pv 25:9; Mt 5:23-25.
      “O que pleiteia por algo, a princípio parece justo, porém vem o seu próximo e o examina.” (Pv 18:17 ACF)
      “Irmãos,
se algum homem chegar a ser surpreendido nalguma ofensa, vós, que sois espirituais, encaminhai o tal com espírito de mansidão; olhando por ti mesmo, para que não sejas também tentado.” (Gl 6:1 ACF)
      “
Pleiteia a tua causa com o teu próximo, e não reveles o problema a outrem,” (Pv 25:9 ACF)
      “
23  Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24  Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta. 25  Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele, para que não aconteça que o adversário te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao oficial, e te encerrem na prisão.” (Mt 5:23-25 ACF)



2. Imaginarmos que os motivos dos outros para conosco são negativos (ou positivos), e prosseguirmos escalando na especulação, chegando mesmo a conclusões e ações erradas.

Remédio:
Resista tenazmente, rejeite radicalmente a tentação de imaginar ou especular. Reconheça-a como ataque direto de Satanás sobre você! (Jo 8:44; Ap 12:10; 20:3). Quando tentado a especular - volte suas mente e emoções para o Senhor (Fp 4:8). Resista e vença dizendo-se versículos bíblicos apropriados (Sl 119:11) e cantando hinos-salmos-cânticos também apropriados Ef 5:19; Cl 3:16.
      “Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.” (Jo 8:44 ACF)
      “E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque
já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite.” (Ap 12:10 ACF)
      “E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele,
para que não mais engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo.” (Ap 20:3 ACF)
      “Quanto ao mais, irmãos,
tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.” (Fp 4:8 ACF)
      “
Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.” (Sl 119:11 ACF)
      “
Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração;” (Ef 5:19 ACF)
      “
A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao SENHOR com graça em vosso coração.” (Cl 3:16 ACF)

Ver seção 1.10.



3. Ouvirmos alegadas experiências e logo as aceitarmos e as projetarmos na nossa experiência, como se verdadeiras e nossas fossem.

Remédio:
Nunca esqueçamos que: Experiências podem ser mentirosas ou sinceras. Estas, sinceras, podem ainda ser falsas, pois podem ter causas fisiológicas, emocionais, psicológicas e demoníacas (Ex 7:10-12; Jr 29:8-9; Mt 24:24; 2 Ts 2:9-11). Assim, experiências, mesmo nossas (Jr 17:9), são duvidosas. O teste seja a Palavra!
      “10  Então Moisés e Arão foram a Faraó, e fizeram assim como o SENHOR ordenara; e lançou Arão a sua vara diante de Faraó, e diante dos seus servos, e tornou-se em serpente. 11  E Faraó também chamou os sábios e encantadores; e os magos do Egito fizeram também o mesmo com os seus encantamentos. 12  Porque cada um lançou sua vara, e tornaram-se em serpentes; mas a vara de Arão tragou as varas deles.” (Êx 7:10-12 ACF)
      “
8 ¶  Porque assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel: Não vos enganem os vossos profetas que estão no meio de vós, nem os vossos adivinhos, nem deis ouvidos aos vossos sonhos, que sonhais; 9  Porque eles vos profetizam falsamente em meu nome; não os enviei, diz o SENHOR.” (Jr 29:8-9 ACF)
      “Porque
surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos.” (Mt 24:24 ACF)
      “
9  A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira, 10  E com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem. 11  E por isso Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira;” (2Ts 2:9-11 ACF)



4. Raciocinarmos sob o controle dos nossos sentimentos (Jr 17:9), e não da Palavra e da lógica espiritual, e dos bons conselhos.

Remédio: Pv 3:5-6.
      “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?” (Jr 17:9 ACF)
      “
5  Confia no SENHOR de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. 6  Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.” (Pv 3:5-6 ACF)



5. Permitirmos e aceitarmos lisonja Pv 26:23; 28:23; 20:19
.
      “Como o caco de vaso coberto de escórias de prata, assim são os lábios ardentes com o coração maligno.” (Pv 26:23 ACF)
      “
O que repreende o homem gozará depois mais amizade do que aquele que lisonjeia com a língua.” (Pv 28:23 ACF)
      “
O que anda tagarelando revela o segredo; não te intrometas com o que lisonjeia com os seus lábios.” (Pv 20:19 ACF)






(retorne à PÁGINA ÍNDICE de SolaScripturaTT / VidaDosCrentes)



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.