Trata da moral pureza sexual pensamentos virgindade namoro casamento amor, contra defraudar defraudação lascívia imoralidade fornicação impureza adultério prostituição sexo pré-marital premarital masturbação infidelidade traição




1.7. Desenvolvendo uma Vida Moral Pura

 

- Leiamos o texto-base para nosso estudo: 1Ts 4:3-8 (ou, ao menos, versos 3-5,7a).
3  Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação; que vos abstenhais da prostituição; 4  Que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra; 5  Não na paixão da concupiscência, como os gentios, que não conhecem a Deus. 6  Ninguém pise em cima ou defraude a seu irmão em negócio algum, porque o SENHOR é vingador de todas estas coisas, como também antes vo-lo dissemos e testificamos. 7  Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação. 8  Portanto, quem despreza isto não despreza ao homem, mas sim a Deus, que nos deu também o seu Espírito Santo.” (1Ts 4:3-8 LTT, KJB)

- Que é Defraudar? É tomar ilicitamente um direito ou propriedade sobre a qual eu não tenho nenhum direito. É fraudar, isto é, roubar, principalmente através de enganar. No contexto, é acender
[1] impulsos sexuais que não podem ser satisfeitos de forma justa (agradável a Deus!).

- Violar as ordens de Deus tem consequências muito mais devastadoras do que quaisquer "prazeres temporários". (Eva e Adão; Esaú; Sansão; Daví e Betsebá; Amnon e Tamar; Salomão e esposas gentias; etc.). E não adianta eu "racionalizar" e justificar meu pecado  Pv 14:12; 16:2.
    “Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte.” (Pv 14:12 ACF)
    “Todos os caminhos do homem são puros aos seus olhos, mas
o SENHOR pesa o espírito.” (Pv 16:2 ACF)

- Quanto mais os namorados ou noivos se envolvam em defraudar-se antes do casamento, mais: culpa, baixa estima, decepção, ressentimento, não comunicação, ciúme, desconfiança! Isto crescerá, destruirá a eles e ao casamento...

- Ilustração: ...; brigas, ódio, desunião; ... minha esposa não confiava em mim como pastor-conselheiro...; "E que será que você fez às suas namoradas de antes?"; ... crise, pranto do pastor; "Pequei, muito! Perdoe-me!"

- Trágico naufrágio progressivo de 2 vidas (semente = impureza moral no início do namoro):

a) No namoro-noivado: Lascívia, envolvimento físico, desprezo do relacionamento espiritual, progressiva defraudação mútua; Distorção, justificação de sistema moral falho; Inseguranças, medos e culpas internos, isolamento dos amigos; Ele iguala e só expressa amor quando fisica-emocionalmente envolvido; Não podem descobrir o verdadeiro eu um do outro; Desconfianças, brigas.

b) No casamento: Tentam um mudar o outro, ele só expressa amor quando quer sexo, ela duvida do verdadeiro amor dele, desenvolve frigidez e espírito sensível; Culpas e raivas e exigências, senso de fracasso; fuga para materialismo, filhos, amigões; Desgosto por terem casado um com o outro, acidez, amargura, criticismo, espírito condenatório, insensível às necessidades dos outros; Sementes de infidelidade.

- O alicerce para Intimidade e Segurança no casamento é construído no namoro e noivado:

           O propósito do namoro deve ser desenvolver perfeita identificação de espíritos; O propósito do noivado, adicionar perfeita identificação de mentes; E, só no casamento, é adicionar perfeita identificação de corpos.

           O amor pode esperar para dar; mas a luxúria nunca pode esperar para obter 1 Cor 13:4-8a.
4 ¶  O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. 5  Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; 6  Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; 7  Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. 8 ¶  O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;” (1Co 13:4-8 ACF)

- Etapas corretoras:

Sonde-se (sinceramente!) e peça para Deus lhe sondar Sl 139:23.

1.         Confesse
[2] seus pecados a Deus (1 Jo 1:9) e peça Seu perdão por ter pecado contra Ele Sl 51:4 .
    “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.” (1Jo 1:9 ACF)
    “
Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que é mal à tua vista, para que sejas justificado quando falares, e puro quando julgares.” (Sl 51:4 ACF)

2.         Se seu pecado foi secreto, só no pensamento, e não provocado/suplantado, então só vá a Deus, nunca a ninguém mais!

3.         Senão, e se toda a sabedoria o indicarem: peça perdão a quem você ofendeu (e, se for possível, faça restituição) Mt 5:23ss;   Pv 28:13. (Mas vá com toda a sabedoria!).
    “23  Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24  Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta. 25  Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele, para que não aconteça que o adversário te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao oficial, e te encerrem na prisão.” (Mt 5:23-25 ACF)
    “
O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia.” (Pv 28:13 ACF)

- Vejamos o padrão ordenado pelo nosso Senhor(!!!) e nos avaliemos pessoalmente:

           Rapazes: 1Tm 5:2 (tratar as moças como às suas irmãs!); Tt 2:6 (moderado = perfeitamente auto-controlado); concentro-me em apreciá-la como uma pessoa ou como a um objeto de prazer? Prendo-me nos seus olhos ou no seu corpo?
    “As mulheres idosas, como a mães, às moças, como a irmãs, em toda a pureza.” (1Tm 5:2 ACF)
    “Exorta semelhantemente
os varões jovens a que sejam moderados.” (Tt 2:6 ACF)

           Moça: Tt 2:4a (prudente!); 1 Tm 2:9 (não chamando atenção para corpo); Ef 5:12 (palavras não provocativas); ...
    “Para que ensinem as mulheres novas a serem prudentes, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos,” (Tt 2:4 ACF)
    “Que do mesmo modo as mulheres
se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos,” (1Tm 2:9 ACF)
   “Porque o que eles fazem em oculto
até dizê-lo é torpe.” (Ef 5:12 ACF)

- Compromisso pessoal para meu namoro não redundar em tragédia: Senhor, comprometo-me:

1.         Somente namorarei com um [verdadeiro!] crente 2Co 6:14; Rm 8:16; E
    “Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?” (2Co 6:14 ACF)

2.         Desde que Teus objetivos para minha vida sejam compatíveis com os para a sua vida Cl 1:28,29; E

3.         Que meu comportamento para com ele seguirá perfeitamente Teus padrões 1 Ts 4:3-8; E
3  Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação; que vos abstenhais da prostituição; 4  Que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra; 5  Não na paixão da concupiscência, como os gentios, que não conhecem a Deus. 6  Ninguém pise debaixo dos pés ou defraude a seu irmão em negócio algum, porque o SENHOR é vingador de todas estas coisas, como também antes vo-lo dissemos e testificamos. 7  Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação. 8  Portanto, quem despreza isto não despreza ao homem, mas sim a Deus, que nos deu também o seu Espírito Santo.” (1Ts 4:3-8 ACF)

4.         Que nossas atividades centrar-se-ão naquilo que Te honre e glorifique Cl 3:17; 1Co 10:31; E
    “E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.” (Cl 3:17 ACF)
    “Portanto,
quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus.” (1Co 10:31 ACF)

5.         Que compreenderei que meu namoro é Tua propriedade, faças dele o que quiseres Lc 9:23,24; E
23  E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me. 24  Porque, qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas qualquer que, por amor de mim, perder a sua vida, a salvará.” (Lc 9:23-24 ACF)

6.         Que concentrar-me-ei em desenvolver qualidades de boa (bom) esposa (o) e mãe (pai) Sl 37:4; E
Deleita-te também no SENHOR, e te concederá os desejos do teu coração.” (Sl 37:4 ACF)

7.         Que aceitarei permanecer solteira (o) se e enquanto Tu, Senhor, o desejes Lc 22:42; E
“Dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua.” (Lc 22:42 ACF)

8.         Que não casarei até o completo consentimento de ambos os nossos pais, que bem nos conhecem Ef 6:1-3; E
1 ¶  Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. 2  Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa; 3  Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra.” (Ef 6:1-3 ACF)

9.         Que esperarei Teu tempo certo para casar (Jacó esperando por Raquel; Jesus pela igreja).


(retorne à PÁGINA ÍNDICE de SolaScripturaTT / VidaDosCrentes)



[1] Em mim: alimentando minha mente com pensamentos impuros; E na (o) namorada (o): ...

[2] Diga (e sinta!) o mesmo que Deus!



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.