Vestindo-nos Informalmente para irmos à Igreja: Uma Audiência com o Rei dos Reis!




Tradução do Texto “Dressing Down1 to go to Church: An Audience with the King of Kings” do Pastor Buddy Smith, da Grace Baptist Church em Malanda - Queensland, Australia.




Nós quase nunca temos escutado algo sendo dito nestes dias sobre como devemos nos vestir quando vamos à igreja2. Shorts, camisetas tipo regata que destacam a musculatura do corpo, camisetas do tipo t-shirt, camisas bem largadonas por fora das calças - como aquelas que estamos habituados a ver os arruaceiros e preguiçosos usando, vestidos transparentes, minissaias, vestidos de alcinhas espaguete, chinelas de dedo – do tipo que se usa para ir à praia – deixando os pés descalços (em pés de adultos!), jeans desalinhados e colados mostrando o formato do corpo de forma sensual, vale quase tudo.


Temo que em breve vejamos pijamas desgastados indo à igreja, apenas para o caso de o sermão ser chato e o ouvinte decidir pegar no sono, que eles perderam na noite de sábado quando os adolescentes decidiram fazer uma vigília de filmes preferidos!


A maioria dos pregadores está fugindo com medo, e estão literalmente tremendo sempre que Deus lhes mostra a necessidade de sermões sobre certos temas como, por exemplo, a maneira como os cristãos devem se vestir.


Eu tenho uma teoria de que você pode dizer o quão seguro é um pastor em sua igreja pelo fato de ele ser corajoso o suficiente para pregar sobre os temas C4. Tópicos C4 são aqueles assuntos explosivos que tendem a detonar os pastores, varrendo-os de seus púlpitos. Assuntos como a doação financeira, o testemunho a perdidos, missões, a frequência à igreja local, como criar seus filhos, perigos da música rock, jejum e oração, por que os cristãos devem evitar Hollywood como a peste, total abstinência de álcool, jogos de azar, os males da televisão, dependência dos sites de relacionamento, separação em todas as suas formas, por que a santidade não é legalismo, erros das Bíblias adulteradas pelo Texto Crítico (NVI, Atualizada, Ecumênica), etc.

 

Mas um dos assuntos mais polêmicos de todos é, provavelmente, como os cristãos devem se vestir quando eles vêm para a igreja [ver comentário da nota 2]. Se os pastores querem economizar dinheiro na conta de energia elétrica do ar condicionado da igreja durante o verão, basta apenas deixá-lo pregar uma série de três meses sobre Normas Cristãs de Vestimenta [Modéstia Cristã] e a temperatura cairá em pelo menos vinte e cinco graus no primeiro Domingo e ficará lá até o Natal3.

 

 

Deus se Importa em Como Nos Vestimos?

 



Faríamos muito bem se lêssemos tudo o que Deus diz nas Sagradas Escrituras sobre vestimentas, como as seguintes passagens:



1) Que 
as Escrituras apontam a diferença entre os padrões do homem caído e o padrão de Deus para a vestimenta:

 

 

Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; pelo que coseram folhas de figueira, e FIZERAM PARA SI aventais. - Gênesis 3:7


E o Senhor DEUS FEZ TÚNICAS DE PELES para Adão e sua mulher, e os vestiu. - Gênesis 3:21

 


2) Que 
as Escrituras nos dizem que a imoralidade de uma prostituta é vista na maneira como ela se veste e se comporta:

 

 

Porque da janela da minha casa, por minhas grades olhando eu, vi entre os simples, divisei entre os jovens, um mancebo falto de juízo, que passava pela rua junto à esquina da mulher adúltera e que seguia o caminho da sua casa, no crepúsculo, à tarde do dia, à noite fechada e na escuridão; e eis que uma mulher lhe saiu ao encontro, ORNADA À MODA DAS PROSTITUTAS, e astuta de coração. - Provérbios 7:6-10

 


3) Que as Escrituras nos revelam que a apostasia de uma nação está estampada nos estilos das roupas, dos cabelos e das jóias de suas mulheres!!



Pois Jerusalém tropeçou, e Judá caiu; porque a sua língua e as SUAS OBRAS SÃO CONTRA O SENHOR, para afrontarem a sua gloriosa presença. Diz ainda mais o Senhor: Porquanto as filhas de Sião são altivas, e andam de pescoço emproado, lançando olhares impudentes; e, ao andarem, vão de passos curtos, fazendo tinir os ornamentos dos seus pés; o Senhor fará tinhosa a cabeça das filhas de Sião, e O SENHOR PORÁ A DESCOBERTO A SUA NUDEZ. Naquele dia lhes trará o Senhor o ornamento dos pés, e as coifas, e as luetas; os pendentes, e os braceletes, e os véus; os diademas, as cadeias dos artelhos, os cintos, as caixinhas de perfumes e os amuletos; os anéis, e as jóias pendentes do nariz; os vestidos de festa, e os mantos, e os xales, e os bolsos; os vestidos diáfanos, e as capinhas de linho, e os turbantes, e os véus. E será que em lugar de perfume haverá mau cheiro, e por cinto, uma corda; em lugar de encrespadura de cabelos, calvície; e em lugar de VESTE LUXUOSA, cinto de cilício; e queimadura em lugar de formosura.  - Isaías 3:8, 16-24



4) Que 
as Escrituras ensinam que Deus quer que nós saibamos que deixar a perna e a coxa nua é descobrir a nudez diante dele:


Toma a mó, e mói a farinha; remove o teu véu, suspende a cauda da tua vestidura, descobre as pernas e passa os rios. A tua NUDEZ SERÁ DESCOBERTA, e ver-se-á o teu opróbrio; tomarei vingança, e não pouparei a homem algum. - Isaías 47:2-3

 

5) Que as Escrituras estabelecem o padrão, não em elegância, mas na Modéstia.

 


Quero, do mesmo modo, que as mulheres se ataviem com traje decoroso, COM MODÉSTIA E SOBRIEDADE, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos custosos,  - 1 Timóteo 2:9  

 

 

 

 

Mas e quanto ao modo como os homens se vestem?

 

 



A maioria do que é dito por pregadores sobre o tema da vestimenta Cristã é dito sobre roupas femininas. Por que isso?

 

1) Porque a maioria do que está escrito na Sagrada Escritura sobre a roupa aborda vestido das mulheres.

 

É bastante claro que as mulheres são MUITO mais interessadas em sua aparência do que os homens. É certo que, hoje em dia os homens mostram mais interesse em estar na moda do que costumavam. Eu me lembro de quando meu pai chegou em casa após a Segunda Guerra Mundial com seus uniformes cáqui, fez algumas peças de roupa com eles e usava-os para ir ao trabalho, usava-os em casa, e usava-os para a igreja. As primeiras fotos de nossa família mostram meu pai vestido de caqui. Isso é tudo o que ele tinha e não o preocupava de modo algum. A moda simplesmente não era importante para os homens há 65 anos ou, pelo menos, não para os homens que eu conhecia. Se fosse limpo e modesto, estavam em grande estilo. Eu ainda mantenho esta abordagem.



2) O impacto das estilistas sobre os estilos usados pelas mulheres cristãs de hoje é incrível!

 

Barras de saias, babados, decotes, ajustes, curvas, transparências, cores e cortes são mais determinados, não por padrões de vestuário provenientes da Sagrada Escritura, mas a partir de desenhos de roupas usadas pelas supermodelos indecentes que andam afetadas e pomposamente perambulam pelas passarelas nos desfiles de moda. E desde que esta IMAGEM (não modéstia piedosa) tornou-se a agenda da conduta para as mulheres cristãs, muitos serviços da igreja no domingo de manhã são muitas vezes uma versão em miniatura das passarelas do mundo.



3) O homem é muito mais visual em sua sexualidade.

 

 

Na advertência de Jesus em Mateus 5:28, é o homem que cobiça a mulher . Assim, é duplamente importante a maneira como as mulheres se vestem.



O sermão do Desleixo

 

E a respeito dos estilos de homens? Neste momento, onde sou pastor, nossos homens adotaram o visual casual. Gravatas nem pensar e as camisas POR FORA das calças. (Minha mãe me curou de deixar minha camisa para fora das calças, ameaçando costurar rendas sobre ela para que todo mundo pensasse que eu era um maricas. Eu nunca fiz isso de novo). Os sapatos estão na sua maioria por engraxar e os jeans são tudo que vestem. A congregação é em grande parte composta de homens casuais, senhoras chiques e crianças desalinhadas.



É importante saber como os homens se vestem quando vão à igreja? [ver comentário da nota 2] Eu acredito que é. Nós, os homens devemos ser líderes, modelo inspirador para as nossas famílias. Nós definimos o padrão. Quando estamos vestidos muito casualmente, nós inconscientemente enviamos “sinais” para as nossas mulheres, nossos filhos, e para aqueles que nada sabem de Deus. O “Sermão do DESLEIXO” é um discurso eloquente sobre a preguiça carnal e nossas esposas, filhas e filhos estão ouvindo atentamente. Se nós, pais deixarmos a carne seguir o seu curso em nossas vestimentas desleixadas, então não devemos nos surpreender se as nossas mulheres sigam o nosso exemplo e, “vestidas para matar”, nossas filhas imitem Britney [uma fornicária drogada] e Gaga [uma satanista imoral], e nossos filhos copiem o mais recente visual de Snoop Dog [um traficante pervertido].



Nosso desleixo prega a eles que a adoração a Deus não é algo que precisa ser algo sério. Na maioria das igrejas em que nós pais somos tão “largadões”, estamos tão carentes de reverência que não nos incomoda nem um pouco entrarmos desleixadamente na casa de Deus atrasados e parecendo uma “multidão de swaggies de férias”. (Para você que não é australiano, um swaggie é um vadio, um vagabundo!)



Eu fico imaginando: o povo de Deus se vestirá melhor para ir a um casamento do que quando vão adorar seu Salvador? Será que a maneira de vestir não nos mostra quão altamente estimamos o objeto de nossas afeições?

 



Uma Audiência com o Rei dos Reis

 



Se o temor de Deus sempre recair sobre nós outra vez, se um fervor vivo for enviado do céu, se Deus visitar o seu povo em Intervenção Divina, os nossos corações e bocas serão silenciados com um santo temor, de modo que todo o desejo trivial e carnal seja mortificado, e vamos começar a nos vestir de uma maneira condizente com a nossa audiência diante do Rei dos Reis.

 

 

 

Tradução Pr Miguel. Maciel

Janeiro, 2014.

 

 

***********************

 

N. T.


 

[1] A expressão idiomática ‘Dressing Down’ tem, no contexto do artigo, o sentido de vestir-se informalmente, casualmente: a moda dos milionários da igrejas "propositadas" de vestirem jeans surrados para ir à igreja, mas durante a semana, na Wall Street, usarem ternos de mais de 1000 dólares. Ver: http://www.merriam-webster.com/dictionary/dress%20down  . 

 

 [2] Devemos concordar com todos os pontos de esclarecimentos apresentados pelo Pastor Buddy. São bíblicos e edificantes para a vida do salvo. Mas é interessante acrescentar que manter um padrão duplo sempre aponta para falta de discernimento e, muitas vezes, tende à hipocrisia. Portanto, não é errado que entendamos que biblicamente DEUS deseja que nosso estilo de vida esteja em submissão à Sua Vontade onde quer que estejamos. Manter um padrão na igreja local e outro na vida pessoal (lar, sociedade, trabalho) não ajuda e muito atrapalha. Isso inclui o nosso cuidado com o que vestimos. Não vemos na Bíblia “fardas” de crentes, que podem ser despidas e dependuradas, despojadas quando nos retiramos da igreja local (falo em todos os sentidos, inclusive na modéstia das vestes cristãs). Antes, DEUS nos ensina que devemos nos revestir de Cristodespojando-nos do velho homem. Que DEUS nos abençoe a não mantermos dois padrões de vida, um mundano e outro “piedoso”. “Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo; e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências.” – Romanos 13.14; “a despojar-vos, quanto ao procedimento anterior, do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano;” Efésios 4.22; “não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do homem velho com os seus feitos, e vos vestistes do novo, que se renova para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou;” Colossenses 3.9-10.

 

[3] Ao pregar sobre Modéstia Cristã, um pastor certamente conhecerá a verdadeira piedade dos membros em sua igreja. Os corações rebeldes logo se levantarão em contrário, e a frieza espiritual poderá ser sentida no ar.

 



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.