DEZ CHAVES BÍBLICAS PARA A SAÚDE FÍSICA


Pr. Joey Faust


(Objetivos: Ossos, saúde, coração e físico).







         
Não devemos idolatrar a saúde física (1 Timóteo 4:8  “Porque o exercício corporal para pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa, tendo a promessa da vida presente e da que há de vir.” ). Mas, como despenseiros de Deus, temos a responsabilidade de fazer todo o possível [para zelar por] tudo que o Senhor colocou em nossas mãos, para a Sua glória. Nossos corpos físicos [assim como nossas almas] pertencem ao Senhor, conforme a 1 Coríntios 6:20: “Porque fostes comprados por bom preço;
glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.”

         A Bíblia ensina muito mais do que se possa imaginar sobre como preservar a saúde física. Neste pequeno artigo, vamos apontar, simplesmente, dez chaves gerais para a saúde física, as quais o Senhor graciosamente nos ordenou na Bíblia, a fim de preservar a nossa saúde:




1. - Arrependa-se e se abstenha do pecado - O pecado destrói a saúde física, por quebrar as leis naturais que o Senhor ordenou, a fim de preservar a saúde.

Provérbios 3:7: “Não sejas sábio a teus próprios olhos; teme ao SENHOR e aparta-te do mal.”

Provérbios 5:22: “Quanto ao ímpio, as suas iniquidades o prenderão, e com as cordas do seu pecado será detido.”

Jeremias 2:19: A tua malícia te castigará, e as tuas apostasias te repreenderão; sabe, pois, e vê, que mal e quão amargo é deixares ao SENHOR teu Deus, e não teres em ti o meu temor, diz o Senhor DEUS dos Exércitos.”

Romanos 1:27: “E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro.”

1 Coríntios 6:9: “Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas,”



2). - O pecado destrói a saúde física, acarretando o castigo de Deus sobre o pecador:

1 Coríntios 11:30,31: 30  Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem. 31  Porque, se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados.”



3. - O álcool (e outras drogas venenosas que viciam) vai destruir a saúde física:

Provérbios 23:31, 32, 35: 31  Não olhes para o vinho quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente. 32  No fim, picará como a cobra, e como o basilisco morderá.” 35 “E dirás: Espancaram-me e não me doeu; bateram-me e nem senti; quando despertarei? aí então beberei outra vez.”



4.) - Do mesmo modo, a intemperança e a glutonaria são pecados que destroem a saúde física.

Lucas 21: 34: “E olhai por vós, não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia.” (Lc 21:34 ACF)

Provérbios 23:20, 21: 20  Não estejas entre os beberrões de vinho, nem entre os comilões de carne. 21  Porque o beberrão e o comilão acabarão na pobreza; e a sonolência os faz vestir-se de trapos.”

Por exemplo, até mesmo o excesso de açúcar não refinado (como o mel, os sucos, etc.) vai causar problemas físicos (e muito mais os de fabricação química, como os de elevada frutose, o açúcar banco refinado, etc., trazem problemas).

Provérbios 25:16: Achaste mel? come só o que te basta; para que porventura não te fartes dele, e o venhas a vomitar.”



5). -  Jejuar piedosamente agrada ao Senhor - Isto pode promover saúde, ao desintoxicar o corpo. Contudo, comer irregular e irresponsavelmente (como os usuários de drogas ou álcool e os que não têm domínio diante da gula), e a falta de alimentos de boa qualidade, podem arruinar a saúde física, do mesmo modo como o faz um gás venenoso escapando de um automóvel. Tentar viver sem se cuidar é mortal:

[Luc 2:36-37: 36  E estava ali a profetisa Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Esta era já avançada em idade, e tinha vivido com o marido sete anos, desde a sua virgindade; 37  E era viúva, de quase oitenta e quatro anos, e não se afastava do templo, servindo a Deus em jejuns e orações, de noite e de dia.]
[Suponhamos que Ana casou aos 16 anos. Se assim foi, então ficou viúva aos 23 anos, e já estava viúva por 84 anos, então tinha 107 anos. Sempre trabalhando, orando, jejuando, adorando, servindo a Deus, e esperando.]

Atos 27:33-35:
33  E, entretanto que o dia vinha, Paulo exortava a todos a que comessem alguma coisa, dizendo: É já hoje o décimo quarto dia que esperais, e permaneceis sem comer, não havendo provado nada. 34  Portanto, exorto-vos a que comais alguma coisa, pois é para a vossa saúde; porque nem um cabelo cairá da cabeça de qualquer de vós. 35  E, havendo dito isto, tomando o pão, deu graças a Deus na presença de todos; e, partindo-o, começou a comer.”

 

6). - Escutar ou proferir, constantemente, palavras ásperas, cruéis e odiosas pode destruir a saúde.

Provérbios 12:18: Há alguns que falam como que espada penetrante,
mas a língua dos sábios é saúde.”


Provérbios 16:24: As palavras suaves são favos de mel, doces para a alma, e saúde para os ossos.”

Por esta e outras razões é que a TV  e o cinema (onde se escuta linguagem pecaminosa e se aprende a usá-la) fazem mal à saúde física [e mental]. Também uma visão constante da morte, das trevas, do pecado, da depravação e da tolice pode arruinar a saúde física:

Provérbios 15:30: A luz dos olhos alegra o coração, a boa notícia fortalece os ossos.”



7.) - Também devemos viver em constante alegria, a fim de nos tornarmos fisicamente saudáveis:

Provérbios 17:22: O coração alegre é como o bom remédio,
mas o espírito abatido seca até os ossos.”


Salmos 73:16-17: 16  Quando pensava em entender isto, foi para mim muito doloroso;
7
 Até que entrei no santuário de Deus; então entendi eu o fim deles.”

Hebreus 10:25 [acho que é 11:25]: Escolhendo antes ser maltratado com o povo de Deus, do que por um pouco de tempo ter o gozo do pecado;”

Provérbios 17:22 tem sido continuamente confirmado pelos pesquisadores modernos.

“Um exame das emoções e da saúde feito em mais 200 londrinos de meia idade - 116 homens e 100 mulheres - comprovou que aqueles que se mostravam mais felizes tinham funções biológicas mais saudáveis”. (http://news.telegraph.co.uk/news/main.jhtml?xml=/news/2005/04/19/nhappy19.xml ).



Precisamos entender que a nossa alegria depende muitíssimo de nossas palavras (Provérbios 15:23 “O homem se alegra em responder bem, e quão boa é a palavra dita a seu tempo!). Conquanto, devamos evitar o chamado “Pensamento Positivo” [e outros congêneres], precisamos estudar e praticar o ensino da Escritura sobre nos regozijarmos, lançando a nossa ansiedade sobre o Senhor, através da oração e da disciplina mental, conforme Filipenses 4:4-8:

(Filipenses 4:4) - Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos.

(Filipenses 4:5) - Seja a vossa equidade notória a todos os homens. Perto está o SENHOR.

(Filipenses 4:6) - Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.

(Filipenses 4:7) - E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.

(Filipenses 4:8) - Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.

 

As notícias mundiais noturnas [ainda mais os programas de notícias policiais] podem nos deixar, literalmente, enfermos.

Provérbios 12:25: A ansiedade no coração deixa o homem abatido,
mas uma boa palavra o alegra.”


 

8). - Se a alegria pode nos trazer saúde, observem como a luz do sol traz alegria.  (a luz do sol físico e a do sol espiritual).

Provérbios 15:30: A luz dos olhos alegra o coração,
a boa notícia fortalece os ossos.”


Eclesiastes 11:7: “Certamente suave é a luz, e agradável é aos olhos ver o sol.”

1 Tessalonicenses 5:7: “Porque os que dormem, dormem de noite, e os que se embebedam, embebedam-se de noite.”

Abram as janelas e recebam muito ar fresco e muita luz do sol (mesmo usando suas roupas).

 

9).- O trabalho (exercício físico) é saudável - Deus criou o homem para trabalhar, até mesmo antes da queda [de Adão]. Depois desta, Deus ordenou ao homem: No suor do teu rosto comerás o teu pão,” (Gênesis 3:19-a). Paulo percorreu muitas milhas (Atos 20:13). Sem trabalho e exercício, nossa saúde poderá sofrer. Além dos óbvios problemas da inatividade, a indolência traz depressão, desassossego e sofrimento.

Provérbios 26:14-15: 14 ¶  Como a porta gira nos seus gonzos, assim o preguiçoso na sua cama. 15 ¶  O preguiçoso esconde a sua mão ao seio; e cansa-se até de torná-la à sua boca.”



10). - Conquanto existam ainda muitas chaves que poderiam ser mencionadas  para conclusão, chegamos à ultima a ser mencionada, neste artigo: Eclesiastes 5:12: 
Doce é o sono do trabalhador, quer coma pouco quer muito;
mas a fartura do rico não o deixa dormir”.


Como vimos,

- Um bom, árduo e honesto trabalho promove um sono que revigora, sendo saudável e tranquilo;
-
O repouso (sem a indolência) é importante para a saúde.
- Abster-se de alimentos, do sono (como na oração, no estudo ou nas vigílias noturnas) pode ser benéfico e/ou necessário, às vezes.


A perseguição [acho que perseguição em busca de riquezas e fama] em geral não é boa para a nossa saúde física. Por isso, não devemos amar nossas vidas até a morte. Mas, um corpo saudável é o melhor sacrifício para o Senhor (Malaquias 1:13 “E dizeis ainda: Eis aqui, que canseira! E o lançastes ao desprezo, diz o SENHOR dos Exércitos; vós ofereceis o que foi roubado, e o coxo e o enfermo; assim trazeis a oferta. Aceitaria eu isso de vossa mão? diz o SENHOR.”), se formos convocados a sofrer pelo Seu nome. Desse modo, um bom repouso faz parte importante da nossa mordomia. A Escritura nos diz que em geral as riquezas e os cuidados desta vida (ou seja, muitos bois) não permitirão que um homem durma bem. Por isso, uma simplicidade piedosa não deveria ser desprezada; ela contém mais virtudes do que se possa imaginar. (Provérbios 15:17 Melhor é a comida de hortaliça, onde há amor, do que o boi cevado, e com ele o ódio.”). A simplicidade [poucos bens materiais e alma contente com isso] permite que o homem durma tranquilamente e cura o seu corpo.

Salmos 127:2: Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois assim dá ele aos seus amados o sono”.Sejamos zelosos numa vida de  piedade e santidade, vivendo saudavelmente, de modo que possamos realizar tudo para o que fomos chamados pelo Senhor.



Autor:
Pr. Joey Faust

http://www.kingdombaptist.org/ten-biblical-keys-to-physical-health/  .

 

Traduzido por Mary Schultze, em 15/12/2012 - marybiblia.com





Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.