Resposta a um Defensor de Vinho Alcoólico



-- “1 ¶ E, ao terceiro dia, fizeram-se umas bodas em Caná da Galiléia; e estava ali a mãe de Jesus. 2 E foi também convidado Jesus e os seus discípulos para as bodas. 3 E, faltando vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Não têm vinho. 4 Disse-lhe Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora. 5 Sua mãe disse aos serventes: Fazei tudo quanto ele vos disser. 6 E estavam ali postas seis talhas de pedra, para as purificações dos judeus, e em cada uma cabiam dois ou três almudes. 7 Disse-lhes Jesus: Enchei de água essas talhas. E encheram-nas até em cima. 8 E disse-lhes: Tirai agora, e levai ao mestre-sala. E levaram. 9 E, logo que o mestre-sala provou a água feita vinho (não sabendo de onde viera, se bem que o sabiam os serventes que tinham tirado a água), chamou o mestre-sala ao esposo. 10 E disse-lhe: Todo o homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho.” (Jo 2:1-10)




-- [Defensor do álcool escreve:] 1. Havia necessidade de mais vinho. Que este não foi suco de uva pode ser visto por vários pontos:

a) A palavra grega aqui usada é "oinos" a qual, de acordo com Vine, implica fermentação.

++ [Pr. Herb Evans responde:] A palavra "oinos" não implica nada desse tipo. É uma palavra genérica (como nossa palavra cidra) que pode ser usada quer para vinho fermentado ou para vinho não fermentado, como demonstrado em Mat 9:17; Mar 2:22, e Luc 5:37.
   “Nem se deita vinho novo em odres velhos; aliás rompem-se os odres, e entorna-se o vinho, e os odres estragam-se; mas deita-se vinho novo em odres novos, e assim ambos se conservam.” (Mt 9:17)
   “E ninguém deita vinho novo em odres velhos; doutra sorte, o vinho novo rompe os odres e entorna-se o vinho, e os odres estragam-se; o vinho novo deve ser deitado em odres novos.” (Mc 2:22)
  
“E ninguém deita vinho novo em odres velhos; de outra sorte o vinho novo romperá os odres, e entornar-se-á o vinho, e os odres se estragarão;” (Lc 5:37)

[Mesmo] uma leitura casual da Bíblia revelará que vinho pode ser encontrado no campo, nos cachos de uvas, e jorrando dos lagares, exemplos impossíveis para vinho fermentado:

   “E se encherão os teus celeiros, e transbordarão de VINHO NOVO os teus lagares.” (Pv 3:10 KJV)
   “Então darei a chuva da vossa terra a seu tempo, a temporã e a serôdia, para que RECOLHAIS o vosso grão, e o vosso MOSTO e o vosso azeite.” (Dt 11:14)
   “E fugiu a alegria e o regozijo do campo fértil, e nas vinhas não se canta, nem há júbilo algum; já não se PISARÃO VINHO dos lagares. Eu fiz cessar o júbilo da vindima.” (Is 16:10 KJV)
   “Assim diz o SENHOR: Como quando se acha MOSTO num CACHO de uvas, dizem: Não o desperdices, pois há BÊNÇÃO nele, assim farei por amor de meus servos, que não os destrua a todos,” (Is 65:8)
   “Já entrei no meu jardim, minha irmã, minha esposa; colhi a minha mirra com a minha especiaria, comi o meu favo com o meu mel, bebi o meu vinho com o meu leite; comei, amigos, BEBEI ABUNDANTEMENTE ó amados.” (Ct 5:1)
[Como poderia o Espírito Santo mandar ou comendar beber vinho alcoólico abundantemente???!!!]
   “Manteiga de vacas, e leite de ovelhas, com a gordura dos cordeiros e dos carneiros que pastam em Basã, e dos bodes, com o mais escolhido trigo; e bebeste o SANGUE das UVAS, o vinho PURO.” (Dt 32:14)




-- b) Não parece provável que suco de uvas trariam os comentários do mestre-sala "tu guardaste até agora o bom vinho."

++ Ah, então os comentários do mestre-sala estão sendo usados como prova de que o vinho que Deus faz na natureza (não fermentado) não é o melhor, nem mesmo é tão bom quanto a pinga feita pelo homem?



-- c) Vinho fermentado foi usado naquela ocasião [as bodas de Caná], como é hoje usado nas festas de casamento.

++ Oh? De onde você pegou essa idéia? Pode me dizer qual o livro, capítulo e verso? Evidentemente, você nunca foi a uma festa de casamento de um Batista Independente [Fundamentalista], ou a uma ceia do Senhor, em ambas álcool não aparece [nem uma gota sequer].



-- d) A habilidade de conservar suco, impedindo-o de fermentar, não existia então, como existe agora.

++ Aqui você está mortalmente errado. A primeira precaução era quanto ao tipo de garrafas em que o vinho recém esmagado era colocado. [A escavação dos arqueólogos no sítio de] O cerco romano a Masada revela métodos de conservação de frutos [e sucos] durante anos. Havia muitos diferentes tipos de vinho e também de métodos de impedir fermentação:

a. vinhos aromáticos - Ct 8:2
   “Levar-te-ia e te introduziria na casa de minha mãe, e tu me ensinarias; eu te daria a beber do vinho aromático e do mosto das minhas romãs.” (Ct 8:2)

b. vinhos doces (mostos, na ACF) - Am 9:13, Mq 6:15; Is 49:26
   “Eis que vêm dias, diz o SENHOR, em que o que lavra alcançará ao que sega, e o que pisa as uvas ao que lança a semente; e os montes destilarão mosto, e todos os outeiros se derreterão.” (Am 9:13)
   “Tu semearás, mas não segarás; pisarás a azeitona, mas não te ungirás com azeite; e pisarás o mosto, mas não beberás vinho.” (Mq 6:15)
   “E sustentarei os teus opressores com a sua própria carne, e com o seu próprio sangue se embriagarão, como com mosto; e toda a carne saberá que eu sou o SENHOR, o teu Salvador, e o teu Redentor, o Forte de Jacó.” (Is 49:26)

c. vinhos misturados - Pr 23:30; Is 5:22; 24:7; 65:8; Sl 75:8; Ap 14:10; Ct 5:1
   “Para os que se demoram perto do vinho, para os que andam buscando vinho misturado.” (Pv 23:30)
   “Ai dos que são poderosos para beber vinho, e homens de poder para misturar bebida forte;” (Is 5:22)
   “Pranteia o mosto, enfraquece a vide; e suspiram todos os alegres de coração.” (Is 24:7)
   “Assim diz o SENHOR: Como quando se acha mosto num cacho de uvas, dizem: Não o desperdices, pois há bênção nele, assim farei por amor de meus servos, que não os destrua a todos,” (Is 65:8)
   “Porque na mão do SENHOR há um cálice cujo vinho é tinto; está cheio de mistura; e dá a beber dele; mas as escórias dele todos os ímpios da terra as sorverão e beberão.” (Sl 75:8)
   “Também este beberá do vinho da ira de Deus, que se deitou, não misturado, no cálice da sua ira; e será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do Cordeiro.” (Ap 14:10)
   “Já entrei no meu jardim, minha irmã, minha esposa; colhi a minha mirra com a minha especiaria, comi o meu favo com o meu mel, bebi o meu vinho com o meu leite; comei, amigos, bebei abundantemente, ó amados.” (Ct 5:1)


d. vinhos novos (mostos, na ACF) - Ne 10:39, Pr 3:10, Joel 1:10; 3:18; Lc 5:37-39
   “Porque àquelas câmaras os filhos de Israel e os filhos de Levi devem trazer ofertas alçadas do grão, do mosto e do azeite; porquanto ali estão os vasos do santuário, como também os sacerdotes que ministram, os porteiros e os cantores; e que assim não desampararíamos a casa do nosso Deus.” (Ne 10:39)
   “E se encherão os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares.” (Pv 3:10)
   “O campo está assolado, e a terra triste; porque o trigo está destruído, o mosto se secou, o azeite acabou.” (Jl 1:10)
   “E há de ser que, naquele dia, os montes destilarão mosto, e os outeiros manarão leite, e todos os rios de Judá estarão cheios de águas; e sairá uma fonte, da casa do SENHOR, e regará o vale de Sitim.” (Jl 3:18)
   “37 E ninguém deita vinho novo em odres velhos; de outra sorte o vinho novo romperá os odres, e entornar-se-á o vinho, e os odres se estragarão; 38 Mas o vinho novo deve deitar-se em odres novos, e ambos juntamente se conservarão. 39 E ninguém tendo bebido o velho quer logo o novo, porque diz: Melhor é o velho.” (Lc 5:37-39)

e. bebidas fortes - Nu 28:7; Is 56:12; Gn 35:14;
   “E a sua libação será a quarta parte de um him para um cordeiro; no santuário, oferecerás a libação de bebida forte ao SENHOR.” (Nm 28:7)
   “Vinde, dizem, trarei vinho, e beberemos bebida forte; e o dia de amanhã será como este, e ainda muito mais abundante.” (Is 56:12)
   “E Jacó pós uma coluna no lugar onde falara com ele, uma coluna de pedra; e derramou sobre ela uma libação, e deitou sobre ela azeite.” (Gn 35:14)

f. vinagre de vinho e de bebida forte  - Nu 6:3
  “De vinho e de bebida forte se apartará; vinagre de vinho, nem vinagre de bebida forte não beberá; nem beberá alguma beberagem de uvas; nem uvas frescas nem secas comerá.” (Nu 6:3)

g. vinho babilônico enlouquecedor - Jr 51:7
   “Babilónia era um copo de ouro na mão do SENHOR, o qual embriagava a toda a terra; do seu vinho beberam as nações; por isso as nações enlouqueceram.” (Jr 51:7)

h. vinho azedado Jr 31:29; Os 4:18
   “Naqueles dias nunca mais dirão: Os pais comeram uvas verdes, e os dentes dos filhos se embotaram.” (Jr 31:29)
   “A sua bebida se foi; lançaram-se à luxúria continuamente; certamente os seus governadores amam a vergonha.” (Os 4:18)


i. vinho recém esmagado
[suco de uva bem fresquinho] - Pr 3:10
   “E se encherão os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares.” (Pv 3:10)

j. vinho velho - Lc 5:37-39
   “37 E ninguém deita vinho novo em odres velhos; de outra sorte o vinho novo romperá os odres, e entornar-se-á o vinho, e os odres se estragarão; 38 Mas o vinho novo deve deitar-se em odres novos, e ambos juntamente se conservarão. 39 E ninguém tendo bebido o velho quer logo o novo, porque diz: Melhor é o velho.” (Lc 5:37-39)

k. vinho misturado com drogas - Lm 3:15 absinto; Is 5:22;
   “Fartou-me de amarguras, embriagou-me de absinto.” (Lm 3:15)
   “Ai dos que são poderosos para beber vinho, e homens de poder para misturar bebida forte;” (Is 5:22)

l. vinhos fermentados e vinhos não fermentados - Ex 12:20; 13:7; 34:25
   “Nenhuma coisa levedada comereis; em todas as vossas habitações comereis pães ázimos.” (Êx 12:20)
   “Sete dias se comerá pães ázimos, e o levedado não se verá contigo, nem ainda fermento será visto em todos os teus termos.” (Êx 13:7)
   “Não sacrificarás o sangue do meu sacrifício com pão levedado, nem o sacrifício da festa da páscoa ficará da noite para a manhã.” (Êx 34:25)

Em adição aos vinhos acima mencionados, também há registros de outros vinhos, na História:

vinhos fumegados
vinhos com exclusão de ar
vinhos decantados
vinhos acondicionados em cântaros [suco e cântaro tendo sido esterilizados]
vinhos filtrados
vinhos fervidos e condensados




-- e) A Bíblia proíbe embriagues, não o beber vinho com moderação.

++ “Ai daquele que dá de beber ao seu companheiro! Ai de ti, que adiciona à bebida o teu furor, e o embebedas para ver a sua nudez!” (Hc 2:15)

Obviamente, você não tem lido a passagem [João 2:1-10], que declara que os convidados da festa de casamento tinham "BEBIDO BEM", antes que Jesus tornou a água em vinho. Agora, você está frente a um duro dilema, a saber: o que eles tinham "bebido bem" foi suco de uvas, ou o que eles tinham "bebido bem" foi vinho alcoólico, portanto estavam [completamente] embriagados. No última possibilidade você, então, tem Jesus violando Hc 2:15 ao colocar a garrafa nos lábios do seu próximo e fazê-lo bêbado além do imaginável, com mais de 250 garrafas adicionais de pinga. Nós somos ordenados nem sequer OLHAR para o vinho quando ele "se move", muito menos bebê-lo.
(“Não olhes para o vinho quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente.” (Pv 23:31)). “O vinho é ESCARNECEDOR, a bebida forte ALVOROÇADORA; e todo aquele que neles errar NUNCA SERÁ SÁBIO.” (Pv 20:1) 



-- f) Não seria um maior milagre transformar água em vinho do que transformá-la em suco de uva? Vinho tem que passar por um [longo] processo de fermentação, o que Jesus fez ocorrer imediatamente em seu milagre.

++ Não. Pois o alegre, pequeno fabricante de vinho transforma suco de uva em vinho fermentado, isto não é milagre nenhum. Mas Jesus, a VIDEIRA VERDADEIRA, duplicou o milagre do [mais longo e mais difícil processo] de transformar água em suco de uva, que só Deus faz, através da natureza. Jesus não podia fazer menos. Ele duplicou aquilo que o Pai faz, para mostrar que ele era Deus. Incidentalmente, vinho alcoólico não teria sido posto em jarros abertos, de pedra , porque então se tornaria em vinagre [em pouco tempo]. Se suco de uvas fosse posto naqueles mesmos jarros, fermentação não seguiria com os recipientes abertos [seriam necessários alguns dias para o suco apodrecer].



Carta enviada pelo Pr. Herb Evans,
herbevans sinal-de-arroba juno.com,
em resposta a um defensor de álcool.
Tradução [e colchetes] de HMS, dez.2003.



Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)




(retorne a http://solascriptura-tt.org/VidaDosCrentes/ ComerBeber/
(retorne a http://solascriptura-tt.org/ VidaDosCrentes/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.