És tu Contra o DÍZIMO?
Como Sobreviveriam as Igrejas, Pastores, Missionários, Missões?




Caríssimo irmão AAAA:

- Por um lado, para meu próprio benefício, durante anos e anos estudei dezenas de livros pró e contra o dízimo, estudei longa e profundamente o assunto dentro da Bíblia, e estou convicto de que a melhor e mais equilibrada posição é a de termos consciente senso de RESPONSABILIDADE (para com as despesas da igreja, sustento do pastor e missionários, sustento de obras missionárias, etc.) e grande PRAZER em contribuir com GENEROSIDADE, sem que percentuais fixos e sejam impostos a todos e em todos os anos e situações, sem chamar ninguém de ladrão de Deus porque não dá o mesmo percentual que dou, sem prometer bênçãos e sem ameaçar de maldições.

- Mas, por outro lado, também estou convicto de que nossa generosidade espontânea gerada pelo nosso amor de FILHOS de Deus pode e deve não ficar atrás da mera obrigação decimal dos SERVOS judeus.
Claro que não vou falar de mim mesmo, mas conheço muitos homens e mulheres crentes que, como eu, são contra o uso da palavra dízimo, mas dão a Deus MAIS que 10% de seus lucros: o contador de um eletricista americano fazia a declaração de Imposto de Rendas dele e, sem querer, deixou escapulir (ao missionário que organizou a primeira igreja de que fui membro) que ele tinha dado para a igreja e vários missionários 30% de seus rendimentos naquele ano; uma pessoa da minha família, uma vez, para suprir uma grave e urgente necessidade da sua igreja, deu tudo que tinha conseguido juntar em vários anos de economia visando comprar um carro zero à vista; uma senhora muito amiga da minha família deu tudo que tinha economizado para comprar à vista uma casa melhor; etc.

Minha posição não é darmos apenas 3%, 6%, 9% de nossos ganhos líquidos.

Minha posição é que, como crentes neo-testamentários, evitemos totalmente a palavra dízimo no contexto de carga da lei, e nos esforcemos para ser GENEROSOS no contexto do júbilo da graça, como filhos que amam e têm prazer em servir ao Pai.

Mas não quero ser confundido como se eu defendesse que o crente não desse nada, ou somente desse migalhas.

Ler o Dízimo do Velho Testamento versus o Dadivar do NT -- Anderson 
     
(http://www.solascriptura-tt.org/VidaDosCrentes/ComRiquezas/DizimoVT-X-DadivarNT-Anderson.htm).
É o artigo que acho mais equilibrado sobre o assunto, mais bíblico, mais neo-testamentário, o artigo com que mais me identifico.




“A alma GENEROSA prosperará e aquele que atende também será atendido.” (Pv 11:25 ACF)

“Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com ALEGRIA.” (2Co 9:7 ACF)






Hélio




Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)




(retorne a http://solascriptura-tt.org/VidaDosCrentes/ComRiquezas/
(retorne a http://solascriptura-tt.org/VidaDosCrentes/
retorne a http://solascriptura-tt.org/)


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.