Bíblia E Dinheiro: Por Que Deus Apóia O Capitalismo? [Sim, O Capitalismo] De Mercado Livre?


[ https://www.beliefnet.com/columnists/godonomics/2011/06/bible-and-money-why-god-supports-free-market-capitalism.html ]

Postado por
chadhovind

(traduzido por Hélio de MS, 2018)



A Bíblia apoia o capitalismo de mercado livre por várias razões.

1) O capitalismo de mercado livre requer a troca voluntária de bens e serviços. Portanto, a liberdade é o combustível para o sistema. Alguém deve escolher livremente comprar o teu produto, forçando-te a colocar as necessidades dele à frente das tuas, definindo um preço e uma qualidade que ELES desejarão comprar.

2 Co 3:17
17) Ora, o Senhor é aquele Espírito ;e onde [está] o Espírito de [o] Senhor, aí [] liberdade. [Bíblia LTT]
Da teologia desde o Jardim do Éden até ao Êxodo do Egito, a liberdade é o tema recorrente da Bíblia. Onde os verdadeiros seguidores de Cristo levaram a sério a mensagem da Escritura, eles pressionaram por mais liberdade para todos.

2) O sistema de mercado livre é construído sobre os ideais bíblicos: direitos de propriedade, recompensa e incentivo, que [todos essas três princípios] estão espalhados pelas narrativas bíblicas.

1 Timóteo 5: 8
8) Se, porém, algum homem não provê para os seus próprios e principalmente para aqueles da [sua própria] casa- família, a Fé  ele tem negado e é pior do que um descrente. [Bíblia LTT]

Os primeiros seguidores de Cristo [os anabatistas dos séculos 1 ao 16] e os primeiros reformadores queriam projetar um sistema onde toda e cada pessoa providenciasse [o sustento] para [si mesmo e para] todos os seus [familiares]. Esse ideal fundamental era parte da estrutura para o entendimento deles sobre o sistema de mercado livre.

Aqui está um clipe [de uma conversação] entre mim e Glenn sobre as bases bíblicas para o capitalismo de mercado livre:


Leia mais [sobre o assunto] em
https://www.beliefnet.com/columnists/godonomics/2011/06/bible-and-money-why-god-supports-free-market-capitalism.html#Vg45uViioYwfT5QY.99


3) O mercado livre sempre produz mais prosperidade ao longo da história. Socialismo, comunismo e graus crescentes de intervencionismo governamental sempre levam à pobreza e à perda de liberdade.

Tome este exemplo do homem maduro, por David Dewitt

Um dos valores falsos dos comunistas soviéticos era a paz a todo custo. Havia sinais [placas e outdoors] na Roménia que equiparavam a paz ao ditador comunista Niklai Ceausescu. Sinais [placas e outdoors] tais como "Ceausescu é a paz". [sim,] ele manteve aquela [pseudo-] paz [aparente]. Sua polícia secreta aterrorizava o país. Todo mundo estava sob vigilância. As pessoas estavam famintas até terem que roubar para sobreviver. Eles roubaram milho de grandes fazendas estatais. Eles plantavam e plantavam milho, mas não podiam receber nada disso. O governo vendia o milho, provavelmente para a Rússia, e Ceausescu embolsava o dinheiro. Eles tinham que roubar o milho ou então morreriam de fome. O governo sabia que eles estavam roubando [para sobreviver], mas não fazia nada a menos que eles queiram comprometer alguém. Por exemplo, eles podiam querer saber se uma pessoa estava falando contra Ceausescu, então eles levariam seu vizinho para a cadeia. Eles diziam à pessoa [o vizinho] que sabiam que ela roubou e não serão libertadas a menos que informem [tudo a respeito] do vizinho. As lojas na Romênia estavam vazias. Havia filas para comprar pão, carne e gás. Pão era racionado. A carne era racionada, [o máximo] era um frango por membro da família por mês. Enquanto isso, Ceausescu estava enchendo sua já gorda conta bancária na Suíça com o dinheiro que recebia [ao vender] os produtos da Romênia para os mercados estrangeiros. Mas, pelo menos, eles tinham paz.

Finalmente, em dezembro de 1989, os romenos tiveram toda a “paz” que podiam suportar. O exército recusou ordens para atirar em seus compatriotas. Isso foi seguido por algumas semanas de guerra entre o exército regular e a polícia secreta de Ceausescu e mercenários estrangeiros. No dia de Natal de 1989, Nikolai Ceausescu foi [morto fuzilado] por um pelotão de fuzilamento. Antes de sua morte, ele disse a seus carrascos que deviam restaurar a ele o poder para que ele pudesse acabar com toda a violência que eles tinham causado e, mais uma vez, ele pudesse estabelecer “PAZ”.


Ao longo da história, [incontáveis vezes,] a cada vez o socialismo é testado [e reprovado]. A cada vez. O resultado [sempre] é uma perda de liberdade. Uma perda de prosperidade para as massas quando o governo confisca propriedade, direitos e incentivos. Uma perda de generosidade é o resultado líquido do intervencionismo do governo.

Para mais informações, confira as duas séries de DVD Godonomics [a economia segundo Deus] em www.godonomics.com


Leia mais em
https://www.beliefnet.com/columnists/godonomics/2011/06/bible-and-money-why-god-supports-free-market-capitalism.html#Vg45uViioYwfT5QY.99






Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.