Atos 2:44-45; 4:32-35 não Ensinam Socialismo.



Hélio de Menezes Silva



At 2:44-45  44 E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. 45 E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister. ACF2007

At 4:32-35  32 E era um o coração e a alma da multidão dos que criam, e ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns. 33 E os apóstolos davam, com grande poder, testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça. 34 Não havia, pois, entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam herdades ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que fora vendido, e o depositavam aos pés dos apóstolos. 35 E repartia-se a cada um, segundo a necessidade que cada um tinha. ACF2007


    Nos versos 2:44-45, o s verbos "tinham (tudo em comum)", "vendiam (suas propriedades e bens)", "repartiam (com todos)" estão no tempo imperfeito (que indica temporalidade, parcialidade e pequena duração da ação, e resultado não duradouro), não no aoristo (que indica plenitude da ação) nem no perfeito (que indica plenitude de ação e permanência de resultados).

    As ações foram totalmente voluntárias, nem mesmo sugeridas pelos líderes, quem quis as fez se e quando e quanto quis, quem não quis não as fez.

    Isto só ocorreu uma vez. Não há aqui nenhum milímetro de ordem para todos crentes cumprirem, sempre.

     Ninguém é dito ter vendido todas suas propriedades.    E quem quisesse e vendesse uma de suas propriedades, podia dar nada do preço que recebeu, parte dele, ou tudo dele, como quisesse, só não devia mentir sobre nada.

    Para combater preguiça e exploração sobre irmãos, 2Ts 3:10 diz que se alguém não quiser trabalhar, não coma também, e, pouco depois, 2Ts 3:12 ordena aos que não trabalham que passem a trabalhar e comam seu próprio pão, e v. 14 diz para nos separarmos dos que desobedecerem tal ordem (continuarem querendo explorar os irmãos e não trabalhar).
2Ts 3:10-14  10 Porque, quando ainda estávamos convosco, vos mandamos isto, que, se alguém não quiser trabalhar, não coma também. 11 Porquanto ouvimos que alguns entre vós andam desordenadamente, não trabalhando, antes fazendo coisas vãs. 12 A esses tais, porém, mandamos, e exortamos por nosso Senhor Jesus Cristo, que, trabalhando com sossego, comam o seu próprio pão. 13 E vós, irmãos, não vos canseis de fazer o bem. 14 Mas, se alguém não obedecer à nossa palavra por esta carta, notai o tal, e não vos mistureis com ele, para que se envergonhe. ACF2007

    Acreditamos que, o Espírito Santo (sabendo que os habitantes de Jerusalém perderiam tudo que tinham, quando chegasse a destruição da cidade no ano 70, pelo General Tito) levou alguns crentes de Jerusalém a darem para a obra de Deus o que certamente perderiam no futuro, e isto é o que está registrado em Atos 2:44-45 e em 4:32-35. A situação foi especialíssima, excepcional, e a resposta dos corações foi espontânea e voluntária, não deve ser imposta como uma regra geral.
Hoje, se alguém, frente um risco de completa extinção de seu próprio povo, sabendo que perderá tudo que tem e provavelmente até a vida dele e de toda sua família, quiser tomar do que tem e doar parte ou tudo (que sabe que certamente não preservará, de uma maneira ou de outra), que o faça. Mas não se pode transformar "assim foi feito uma vez por alguém em certa situação talvez única" em "assim terá que ser feito sempre e por todos e em toda situação"




Hélio de Menezes Silva



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.