[Sinais de Fraqueza Espiritual, e Como Sair Dela]



1. SINAIS CARACTERÍSTICOS  DE  UM CRENTE  FRACO


- Desinteresse na Bíblia (em ler, em meditar, em decorar, e, em se esforçar para praticar a palavra de Deus)
II Tm,3:16,17

16 Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; 17 Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra. (2 Timóteo 3:16-17)

- Falta de interesse na oração (seja em casa, que se chama “oração particular”, seja em público ou grupo. I Tm 2:1-3

1 ¶ Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões, e ações de graças, por todos os homens; 2 Pelos reis, e por todos os que estão em eminência, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidade; 3 Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, (1 Timóteo 2:1-3)

- Falta de comunhão com os irmãos espirituais da igreja, porque com os carnais ele ainda tem um contato por algum tempo para falar mal de tudo, criticar e destruir e levar alguns com ele 1Co 2:17-18. [referência errada, referência inexistente]

17 Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo. 18 ¶ Ninguém se engane a si mesmo. Se alguém dentre vós se tem por sábio neste mundo, faça-se louco para ser sábio. (1 Coríntios 2:17-18)

[42 ¶ E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. 43 E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. 44 E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. 45 E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister. (Atos 2:42-45)

7 Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado. (1 João 1:7)
]

- Não se interessa no serviço do Senhor (sabe fazer, já fez, mas não se interessa em fazer mais, não se esforça em entregar o dizimo e não dá boas ofertas) I Cor 15:58.

Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor. (1 Coríntios 15:58)

- Abandono da igreja ou congregação (sai de alguma atividade que fazia como por exemplo classe da escola dominical, grupo vocal, cultos, começa a faltar muito, começa a sentar nos últimos bancos ou muito fechado ou com borrachices ou seja gracejando, zombando) Heb 13:15-16.

15 Portanto, ofereçamos sempre por ele a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome. 16 E não vos esqueçais da beneficência e comunicação, porque com tais sacrifícios Deus se agrada. (Hebreus 13:15-16)

[Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia. (Hebreus 10:25)
]

- Não tem preocupação com os outros (é egoísta), interesseiro, critico, destrutivo, tem prazer em espalhar, separar os irmãos fiéis) Luc 11:23.

Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha. (Lucas 11:23)

[Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros. (Filipenses 2:4)

Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo. (Gálatas 6:2)]

- Não tem consideração pelos seus guias, pastores (sai falando mal deles por ai afora) Heb 13:7 e 17.

Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver. 17 Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil. (Hebreus 13:17)

- Falta de sensibilidade espiritual (coloca-se acima do Senhor Jesus Cristo, fazendo o que quer e não obedecendo à doutrina bíblica) Efé 5:20-22.

20 Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo; 21 ¶ Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus. 22 Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor; (Efésios 5:20-22)

- Não vigia, antes de se entregar à fraqueza (diz "a carne é fraca", pára nos caminhos dos pecadores, anda por ele, se assenta na roda dos escarnecedores). Sal 1:1, 1Pe 5:8-9.

Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. (Salmos 1:1)

8 ¶ Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; 9 Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo. (1 Pedro 5:8-9)

- Não dá prioridade às coisas de Deus (troca as virtudes espirituais por qualquer coisa de menos valor, como diversão fora de tempo, por exemplo) Mat 6:33

Mas, buscai PRIME IRO o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. (Mateus 6:33)

- Considera as bênçãos como garantidas, depois esquece de Deus, que é quem dá a benção (diz: sou feliz, tenho tudo que peço a Deus;mas logo se esquece de agradecer e de obedecer ao Senhor. Vive do jeito que bem entende. Desviado) Deut 6:12-13.

12 Guarda-te, que não te esqueças do SENHOR, que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão. 13 O SENHOR teu Deus temerás e a ele servirás, e pelo seu nome jurarás. (Deuteronômio 6:12-13)

- Deixa-se levar pela adversidade (egoísmo, auto-piedade, amargura, ira, rancor, etc., tomam conta de seu coração, então começa a dizer sou discriminado, ninguém se importa comigo, eu não tenho oportunidade, fui passado para trás. É só vitima, um coitadinho. Ou então passa a tomar as dores de outro desviado).  Efé 6:7-10.

7 Servindo de boa vontade como ao Senhor, e não como aos homens. 8 Sabendo que cada um receberá do Senhor todo o bem que fizer, seja servo, seja livre. 9 E vós, senhores, fazei o mesmo para com eles, deixando as ameaças, sabendo também que o Senhor deles e vosso está no céu, e que para com ele não há acepção de pessoas. 10 ¶ No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. (Efésios 6:7-10)




Passos para Sair da Fraqueza Espiritual 

- Volte ao seu primeiro amor com Cristo. Apo 2:5

Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres. (Apocalipse 2:5)

- Arrependa-se dos seus pecados, reconhecendo, confessando e abandonando 1Jo 1:9

Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. (1 João 1:9)

- Renove sua vida , fé amor e obediência  para com Jesus Joã 14:21

Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele. (João 14:21)

- Tenha uma vida abundante Joã 10:10

O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância. (João 10:10)

- Seja firme e inabalável e sempre abundante 1Co 15:58

Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor. (1 Coríntios 15:58)

- Complete sua carreira cristã 2Tim 4:7 Heb 12:1,2

Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. (2 Timóteo 4:7)

1 ¶ Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta, 2 Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus. (Hebreus 12:1-2)

- Queira receber o galardão completo 2Jo 1:8

Olhai por vós mesmos, para que não percamos o que temos ganho, antes recebamos o inteiro galardão. (2 João 1:8)

Concluindo, gostaria de frisar que o caminho de volta para uma vida espiritual  forte e sadia é inverter dos passos do desvio mencionado acima. Nada mais pratico, claro e especifico.

Lembre-se que de  Deus nós temos é ordem e não pedido. Só obedecendo as ordens do Senhor é que podemos ser vitoriosos na nossa vida espiritual.”De Deus não se zomba, pois aquilo que o homem semear isso também ceifará.Gál 6:7

Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. (Gálatas 6:7)




Igreja Batista Regular do Bairro Santa Catarina, Natal, RN.



Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)




(retorne a http://solascriptura-tt.org/VidaDosCrentes/ ComDeus/
(retorne a http://solascriptura-tt.org/ VidaDosCrentes/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.