Pacto e Voto são Iguais? Posso Eu Fazê-los? Devo Eu Fazê-los?





PERGUNTA: Pacto e Voto são Iguais? Posso Fazê-los? Devo Fazê-los?

Caro irmão Hélio,

Biblicamente voto é o mesmo que promessa? e qual a diferença desses para pacto? Podemos ainda fazer pacto com Deus? Qual é o melhor quando a necessidade é urgência e muito grave? Quando a gente faz uma promessa/pacto/voto já não indica que estamos com fé em Deus? Qual a diferença de fé e esperança? Como sei se o que sinto é somente uma esperança ou realmente é fé?
Gratíssima,

SSSS



RESPOSTA de Hélio:
Com respeito e amor cristão, irmã, pergunto-lhe: você, sua igreja ou seu as não estão sendo influenciados pela baboseira do lixo pentecostal, pior  ainda, do lixo neo-pentecostal? É que eles é quem insistem nessas palavras prometendo mentiras do tipo "daça um pacto com (ou voto a) Deus de dar XXXX reais ou seu carro ou sua casa, em troca dele lhe dar YYYY, e Ele estará amarrado e terá que cumprir" Por favor, leia Pontos discutíveis do movimento neopentecostal



PACTOS:
Há vários pactos (também chamados de alianças ou testamentos) iniciados por Deus e dados aos homens, na Bíblia. De memória, lembro desses 7 pactos:
o pacto com Adão, na criação antes da queda, Gn 1;
o pacto com Adão, depois da queda;
o pacto com Noé Gn 8 e 9;
o pacto com Abraão Gn 11:25;
o pacto com Moisés Ex 19;
o pacto com Davi 2 Sm 7;
o Novo Testamento, profetizado em Ez 34:23; Is 42:6.

Em todos os pactos  registrados na Bíblia, a iniciativa sempre foi de Deus. Quando Deus entrou em um relacionamento com o homem, Ele manteve soberania unilateral absoluta. Ele iniciou, definiu e confirmou cada aliança, não na base do mérito humano, mas apenas segundo a Sua própria graça e misericórdia. As pessoas foram "recipientes e não contribuintes" (Van Groningen, 1996). Não houve "barganha, trocas-escambo, ou contratação" com Deus (Robertson 1980) e ainda em tudo, o homem manteve o seu poder de optar por manter ou rejeitar, de obedecer ou transgredir. Em suma, Deus foi totalmente responsável pela segurança da aliança. A parte do homem foi apenas a aceitar e obedecer (Busenitz 1999, p.179).



VOTOS:
Votos são promessas feitas a Deus pela iniciativa do homem. Deviam ser (e a maioria deles é) apenas uma promessa sem esperar nada em troca, como "Ó Deus, perdoa-me, por favor! Pequei miseravelmente em ... e em ... . Mas aggora eu prometo que doravante nunca mais vou deixar de ler Teu livro a cada dia, e de falar de Ti a pelo menos alguém, a cada dia em que  eu tiver saúde para sair de casa. Amém". Nunca, jamais deviam ser feitos esperando nada em troca, como "Deus, abençoa-me com ... e eu Te prometo que farei ...". Deus nunca responde do céu "trato feito!", sempre guarda silêncio se aceitará o trato. Ao guardar silêncio, na Sua misericórdia pode Ele até ignorar a oferta, fazer de conta que ela não foi feita, tudo isso para o bem do homem. Mas, no Seu silêncio, pode dispensar as bênção pedidas, restando ao homem o terrível perigo de ser punido se não cumprir o que prometeu.  Há cerca de 30 referências bíblicas a votos, quase todas no Antigo Testamento. Levítico e Números referem-se a alguns votos em relação a oferendas e sacrifícios. Mas a história de Jefté Jz 11: 29-40 ilustra a loucura de se fazer votos precipitados e sem compreender as conseqüências.

Talvez por isso, Jesus deu um novo mandamento relativo a votos. 33 Outrossim, ouvistes que foi dito aos antigos: Não perjurarás, mas cumprirás os teus juramentos ao Senhor. 34 Eu, porém, vos digo que de maneira nenhuma jureis; nem pelo céu, porque é o trono de Deus; 35 Nem pela terra, porque é o escabelo de seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei;36 Nem jurarás pela tua cabeça, porque não podes tornar um cabelo branco ou preto. 37 Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna. (Mateus 5:33 -37).

A nós, os crentes do NT, a instrução é clara: nunca façamos votos/ promessas, seja para o Senhor ou para outra pessoa. Em primeiro lugar, nossa natureza decaída pode nos levar a fazer votos originados em nossa tolice ou falta de maturidade. Em segundo lugar, não somos capazes de saber com certeza se seremos capazes de manter os votos. Em terceiro lugar, não sabemos o que o futuro trará somente Deus o sabe.

O que devemos fazer, irmã, é d-i-a-r-i-a-m-e-n-t-e:
Ler as instruções que Deus nos deixou para tudo, a Bíblia.
Crer.
Submeter-nos.
ORAR.

Certamente o que precisamos fazer, em nossas aflições, é orar derramando nossos corações em humildade e fé, ao invés de tentar "fazer tratos" com Deus, oferecendo-lhe coisas na tentativa de suborná-lo.

Por favor, leia

SERÁ QUE ORAMOS CORRETAMENTE?
solascriptura-tt.org/.../SeraOramosCorretamente-LHenrique.htm

E outra pergunta ainda tem espaço: será que a oração deveria ser mudada em ... Sim, o modo de orar mudou e muito de nossos antepassados até atualmente, ...

a Comunhão com Deus pela Oração, Intercessão e Súplica
solascriptura-tt.org/.../18-ComunhaoOracaoIntercessaoSuplica-Helio.htm

VERSOS CHAVE: Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões, e ações de graças, por todos os homens; (1 Timóteo ...

APRENDENDO A ORAR PARA PODER ORAR POR MEUS FILHOS
solascriptura-tt.org/DoCoracaoDeValdenira/ AprendendoOrarParaOrarPorMeusFilhos-Valdenira.htm

Vamos juntas aprender os quatro passos da oração e, assim, podermos orar por ... 4- Cheguemos até o trono de Deus como intercessores, orando em favor de ...




Hélio.





Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.