Ocorrências de Palavras Chave para a Salvação





Introdução

[A Palavra: Perfeita e Perfeitamente Preservada em Uso]



Mat.5: 18 Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, de modo nenhum passará da lei um só i ou um só [til], até que tudo seja cumprido.

Lucas 16: 17 É, porém, mais fácil passar o céu e a terra do que cair um [til] da lei.

Mat.5: 19 Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim [ensinar] aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e [ensinar] será chamado grande no reino dos céus.

Apoc.22: 19 e se alguém [tirar] qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, Deus lhe [tirar]á a sua parte da árvore da vida, e da cidade santa, que estão descritas neste livro.



Justiça

Justiça de Deus = A virtude de Deus de dar a cada um o que de direito lhe pertence.
Deus é justo = Deus é reto, imparcial, íntegro. Ë uma atribuição dele, uma das suas qualidades.

A justiça se refere ao relacionamento entre as partes ou ação em favor das partes.
Ser justo é atribuição.
Ser justo não implica em executar justiça, em condenar os pecadores por justa causa.

Mat.3: 15 Jesus, porém, lhe respondeu: Consente agora; porque assim nos convém cumprir toda a [justiça]. Então ele consentiu.

Mat.5: 6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de [justiça] porque eles serão fartos. 10 Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da [justiça], porque deles é o reino dos céus. 20 Pois eu vos digo que, se a vossa [justiça] não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus.

Mat.6: 33 Mas buscai primeiro o seu reino e a sua [justiça], e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

Lucas 7: 29 E todo o povo que o ouviu, e até os publicanos, reconheceram a [justiça] de Deus, recebendo o batismo de João.

Lucas 11: 42 Mas ai de vós, fariseus! porque dais o dízimo da hortelã, e da arruda, e de toda hortaliça, e desprezais a [justiça] e o amor de Deus. Ora, estas coisas importava fazer, sem deixar aquelas.

Jo.16: 8 E quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da [justiça] e do juízo: 10 da [justiça], porque vou para meu Pai, e não me vereis mais,

Atos 13: 10 disse: ó filho do diabo, cheio de todo o engano e de toda a malícia, inimigo de toda a [justiça], não cessarás de perverter os caminhos retos do Senhor?

Atos 17: 31 porquanto determinou um dia em que com [justiça] há de julgar o mundo, por meio do varão que para isso ordenou; e disso tem dado certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos.

Atos 24: 25 E discorrendo ele sobre a [justiça], o domínio próprio e o juízo vindouro, Félix ficou atemorizado e respondeu: Por ora vai-te, e quando tiver ocasião favorável, eu te chamarei.

Ro.1: 17 Porque no evangelho é revelada, de fé em fé, a [justiça] de Deus, como está escrito: Mas o justo viverá da fé.

Ro.3: 5 E, se a nossa in[justiça] prova a [justiça] de Deus, que diremos? Acaso Deus, que castiga com ira, é injusto? (Falo como homem.) 21 Mas agora, sem lei, tem-se manifestado a [justiça] de Deus, que é atestada pela lei e pelos profetas; 22 isto é, a [justiça] de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos os que crêem; pois não há distinção. 25 ao qual Deus propôs como propiciação, pela fé, no seu sangue, para demonstração da sua [justiça] por ter ele na sua paciência, deixado de lado os delitos outrora cometidos; 26 para demonstração da sua [justiça] neste tempo presente, para que ele seja justo e também justificador daquele que tem fé em Jesus.

Ro.4: 3 Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão a Deus, e isso lhe foi imputado como [justiça]. 5 porém ao que não trabalha, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é contada como [justiça]; 6 assim também Davi declara bem-aventurado o homem a quem Deus atribui a [justiça] sem as obras, dizendo: 9 Vem, pois, esta bem-aventurança sobre a circuncisão somente, ou também sobre a incircuncisão? Porque dizemos: A Abraão foi imputada a fé como [justiça]. 11 E recebeu o sinal da circuncisão, selo da [justiça] da fé que teve quando ainda não era circuncidado, para que fosse pai de todos os que crêem, estando eles na incircuncisão, a fim de que a [justiça] lhes seja imputada, 13 Porque não foi pela lei que veio a Abraão, ou à sua descendência, a promessa de que havia de ser herdeiro do mundo, mas pela [justiça] da fé. 22 Pelo que também isso lhe foi imputado como [justiça].

Ro.5: 17 Porque, se pela ofensa de um só, a morte veio a reinar por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da [justiça], reinarão em vida por um só, Jesus Cristo. 18 Portanto, assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de [justiça] veio a graça sobre todos os homens para justificação e vida. 21 para que, assim como o pecado veio a reinar na morte, assim também viesse a reinar a graça pela [justiça] para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor.

Ro.6: 18 e libertos do pecado, fostes feitos servos da [justiça].

Ro.9: 30 Que diremos pois? Que os gentios, que não buscavam a [justiça], alcançaram a [justiça], mas a [justiça] que vem da fé. 31 Mas Israel, buscando a lei da [justiça], não atingiu esta lei.

Ro.10: 3 Porquanto, não conhecendo a [justiça] de Deus, e procurando estabelecer a sua própria, não se sujeitaram à [justiça] de Deus. 10 pois é com o coração que se crê para a [justiça], e com a boca se faz confissão para a salvação.

Ro.14: 17 porque o reino de Deus não consiste no comer e no beber, mas na [justiça], na paz, e na alegria no Espírito Santo.

I.Cor.1: 30 Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e [justiça], e santificação, e redenção;

I.Cor.15: 34 Acordai para a [justiça] e não pequeis mais; porque alguns ainda não têm conhecimento de Deus; digo-o para vergonha vossa.

II.Cor.5: 21 Àquele que não conheceu pecado, Deus o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos [justiça] de Deus.

II.Cor.11: 15 Não é muito, pois, que também os seus ministros se disfarcem em ministros da [justiça]; o fim dos quais será conforme as suas obras.

Gál.2: 21 Não faço nula a graça de Deus; porque, se a [justiça] vem mediante a lei, logo Cristo morreu em vão.

Gál.3: 6 Assim como Abraão creu a Deus, e isso lhe foi imputado como [justiça]. 21 É a lei, então, contra as promessas de Deus? De modo nenhum; porque, se fosse dada uma lei que pudesse vivificar, a [justiça], na verdade, teria sido pela lei.

Gál.5: 5 Nós, entretanto, pelo Espírito aguardamos a esperança da [justiça] que provém da fé.

Fel.1: 11 cheios do fruto de [justiça], que vem por meio de Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.

Fel.3: 6 quanto ao zelo, persegui a igreja; quanto à [justiça] que há na lei, fui irrepreensível. 9 e seja achado nele, não tendo como minha [justiça] a que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a [justiça] que vem de Deus pela fé;

II.Tim.3: 16 Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em [justiça];

Heb.11: 7 Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, sendo temente a Deus, preparou uma arca para o salvamento da sua família; e por esta fé condenou o mundo, e tornou-se herdeiro da [justiça] que é segundo a fé.

Tiago 2: 23 E se cumpriu a escritura que diz: E creu Abraão em Deus, e isso lhe foi imputado como [justiça], e foi chamado amigo de Deus.

II.Pedro 1: 1 Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, aos que conosco alcançaram fé igualmente preciosa na [justiça] do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo:

II.Pedro 2: 5 se não poupou ao mundo antigo, embora preservasse a Noé, pregador da [justiça], com mais sete pessoas, ao trazer o dilúvio sobre o mundo dos ímpios;

II,Pedro 3: 13 Nós, porém, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e uma nova terra, nos quais habita a [justiça].

I Jo.1: 9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda in[justiça].

I.Jo.2: 29 Se sabeis que ele é justo, sabeis que todo aquele que pratica a [justiça] é nascido dele.

I.Jo.3: 7 Filhinhos, ninguém vos engane; quem pratica a [justiça] é justo, assim como ele é justo; 10 Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do Diabo: quem não pratica a [justiça] não é de Deus, nem o que não ama a seu irmão.



Julgamento

Jo.3: 17 Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que [julga]sse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.18 Quem crê nele não é [julga]do; mas quem não crê, já está [julga]do; porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.

Jo.5: 22 Porque o Pai a ninguém [julga], mas deu ao Filho todo o [julga]mento, 27 e deu-lhe autoridade para [julga]r, porque é o Filho do homem.

Jo.8: 15 Vós [julga]is segundo a carne; eu a ninguém julgo.

Jo.12: 47 E, se alguém ouvir as minhas palavras, e não as guardar, eu não o julgo; pois eu vim, não para [julga]r o mundo, mas para salvar o mundo. 48 Quem me rejeita, e não recebe as minhas palavras, já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado, essa o [julga]rá no último dia.

Jo.16: 2 Expulsar-vos-ão das sinagogas; ainda mais, vem a hora em que qualquer que vos matar [julga]rá prestar um serviço a Deus.

Atos 17: 31 porquanto determinou um dia em que com justiça há de [julga]r o mundo, por meio do varão que para isso ordenou; e disso tem dado certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos.

Ro.2: 12 Porque todos os que sem lei pecaram, sem lei também perecerão; e todos os que sob a lei pecaram, pela lei serão [julga]dos. 16 no dia em que Deus há de [julga]r os segredos dos homens, por Cristo Jesus, segundo o meu evangelho.

Ro.3: 6 De modo nenhum; do contrário, como [julga]rá Deus o mundo? 7 Mas, se pela minha mentira abundou mais a verdade de Deus para sua glória, por que sou eu ainda [julga]do como pecador?

I.Cor.5: 13 Mas Deus [julga] os que estão de fora. Tirai esse iníquo do meio de vós.

I.Cor.6: 2 Ou não sabeis vós que os santos hão de [julga]r o mundo? Ora, se o mundo há de ser [julga]do por vós, sois porventura indignos de [julga]r as coisas mínimas? 3 Não sabeis vós que havemos de [julga]r os anjos? Quanto mais as coisas pertencentes a esta vida?

I.Cor.11: 31 Mas, se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos [julga]dos; 32 quando, porém, somos [julga]dos pelo Senhor, somos corrigidos, para não sermos condenados com o mundo.

II.Tess.2: 12 para que sejam [julga]dos todos os que não creram na verdade, antes tiveram prazer na injustiça.

II.Tim.4: 1 Conjuro-te diante de Deus e de Cristo Jesus, que há de [julga]r os vivos e os mortos, pela sua vinda e pelo seu reino;

Heb.10: 30 Pois conhecemos aquele que disse: Minha é a vingança, eu retribuirei. E outra vez: O Senhor [julga]rá o seu povo.

Heb.13: 4 Honrado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; pois aos devassos e adúlteros, Deus os [julga]rá.

I.Pedro 4: 17 Porque já é tempo que comece o [julga]mento pela casa de Deus; e se começa por nós, qual será o fim daqueles que desobedecem ao evangelho de Deus?

Apoc.6: 10 E clamaram com grande voz, dizendo: Até quando, ó Soberano, santo e verdadeiro, não [julga]s e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?.

Apoc.11: 18 Iraram-se, na verdade, as nações; então veio a tua ira, e o tempo de serem [julga]dos os mortos, e o tempo de dares recompensa aos teus servos, os profetas, e aos santos, e aos que temem o teu nome, a pequenos e a grandes, e o tempo de destruíres os que destroem a terra.

Apoc.16: 5 E ouvi o anjo das águas dizer: Justo és tu, que és e que eras, o Santo; porque [julga]ste estas coisas;

Apoc.18: 8 Por isso, num mesmo dia virão as suas pragas, a morte, e o pranto, e a fome; e será consumida no fogo; porque forte é o Senhor Deus que a [julga].

Apoc.19: 11 E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava montado nele chama-se Fiel e Verdadeiro; e [julga] a peleja com justiça.

Apoc.20: 4 Então vi uns tronos; e aos que se assentaram sobre eles foi dado o poder de [julga]r; e vi as almas daqueles que foram degolados por causa do testemunho de Jesus e da palavra de Deus, e que não adoraram a besta nem a sua imagem, e não receberam o sinal na fronte nem nas mãos; e reviveram, e reinaram com Cristo durante mil anos. 12 E vi os mortos, grandes e pequenos, em pé diante do trono; e abriram-se uns livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida; e os mortos foram [julga]dos pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. 13 O mar entregou os mortos que nele havia; e a morte e o além entregaram os mortos que neles havia; e foram [julga]dos, cada um segundo as suas obras.



Juízo

Mat.10: 15 Em verdade vos digo que, no dia do [juízo], haverá menos rigor para a terra de Sodoma e Gomorra do que para aquela cidade.

Mat.11: 22 Contudo, eu vos digo que para Tiro e Sidom haverá menos rigor, no dia do [juízo], do que para vós. 24 Contudo, eu vos digo que no dia do [juízo] haverá menos rigor para a terra de Sodoma do que para ti.

Mat.12: 18 Eis aqui o meu servo que escolhi, o meu amado em quem a minha alma se compraz; porei sobre ele o meu espírito, e ele anunciará aos gentios o [juízo]. 20 Não esmagará a cana quebrada, e não apagará o morrão que fumega, até que faça triunfar o [juízo]; 36 Digo-vos, pois, que de toda palavra fútil que os homens disserem, hão de dar conta no dia do [juízo]. 41 Os ninivitas se levantarão no [juízo] com esta geração, e a condenarão; porque se arrependeram com a pregação de Jonas. E eis aqui quem é maior do que Jonas. 42 A rainha do sul se levantará no [juízo] com esta geração, e a condenará; porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. E eis aqui quem é maior do que Salomão.

Lucas 10: 14 Contudo, para Tiro e Sidom haverá menos rigor no [juízo] do que para vós.

Lucas 11: 31 A rainha do sul se levantará no [juízo] com os homens desta geração, e os condenará; porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão; e eis, aqui quem é maior do que Salomão. 32 Os homens de Nínive se levantarão no [juízo] com esta geração, e a condenarão; porque se arrependeram com a pregação de Jonas; e eis aqui quem é maior do que Jonas.

Jo.5: 24 Em verdade, em verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não entra em [juízo], mas já passou da morte para a vida. 29 os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida, e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do [juízo]. 30 Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma; como ouço, assim julgo; e o meu [juízo] é justo, porque não procuro a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.

Jo.7: 24 Não julgueis pela aparência mas julgai segundo o reto [juízo].

Jo.8: 16 E, mesmo que eu julgue, o meu [juízo] é verdadeiro; porque não sou eu só, mas eu e o Pai que me enviou.

Jo.9: 39 Prosseguiu então Jesus: Eu vim a este mundo para [juízo], a fim de que os que não vêem vejam, e os que vêem se tornem cegos.

Jo.12: 31 Agora é o [juízo] deste mundo; agora será expulso o príncipe deste mundo.

Jo.16: 8 E quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do [juízo]: 11 e do [juízo], porque o príncipe deste mundo já está julgado.

Atos 24: 25 E discorrendo ele sobre a justiça, o domínio próprio e o [juízo] vindouro, Félix ficou atemorizado e respondeu: Por ora vai-te, e quando tiver ocasião favorável, eu te chamarei.

Ro.2: 2 E bem sabemos que o [juízo] de Deus é segundo a verdade, contra os que tais coisas praticam. 3 E tu, ó homem, que julgas os que praticam tais coisas, cuidas que, fazendo-as tu, escaparás ao [juízo] de Deus? 5 Mas, segundo a tua dureza e teu coração impenitente, entesouras ira para ti no dia da ira e da revelação do justo [juízo] de Deus,

Ro.3: 19 Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que se cale toda boca e todo o mundo fique sujeito ao [juízo] de Deus;

Ro.5: 16 Também não é assim o dom como a ofensa, que veio por um só que pecou; porque o [juízo] veio, na verdade, de uma só ofensa para condenação, mas o dom gratuito veio de muitas ofensas para justificação. 16 Também não é assim o dom como a ofensa, que veio por um só que pecou; porque o [juízo] veio, na verdade, de uma só ofensa para condenação, mas o dom gratuito veio de muitas ofensas para justificação.

Ro.11: 33 Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus [juízo]s, e quão inescrutáveis os seus caminhos!

II.Tess.1: 5 o que é prova clara do justo [juízo] de Deus, para que sejais havidos por dignos do reino de Deus, pelo qual também padeceis;

I.Tim.5: 24 Os pecados de alguns homens são manifestos antes de entrarem em [juízo], enquanto os de outros descobrem-se depois.

Heb.6: 2 e o ensino sobre batismos e imposição de mãos, e sobre ressurreição de mortos e [juízo] eterno.

Heb.9: 27 E, como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois o [juízo],

Heb.10: 27 mas uma expectação terrível de [juízo], e um ardor de fogo que há de devorar os adversários.

Tiago 2: 13 Porque o [juízo] será sem misericórdia para aquele que não usou de misericórdia; a misericórdia triunfa sobre o [juízo].

II.Pedro 2: 4 Porque se Deus não poupou a anjos quando pecaram, mas lançou-os no inferno, e os entregou aos abismos da escuridão, reservando-os para o [juízo]; 9 também sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar para o dia do juízo os injustos, que já estão sendo castigados;

II.Pedro 3: 7 mas os céus e a terra de agora, pela mesma palavra, têm sido guardados para o fogo, sendo reservados para o dia do [juízo] e da perdição dos homens ímpios.

I.Jo.4: 17 Nisto é aperfeiçoado em nós o amor, para que no dia do [juízo] tenhamos confiança; porque, qual ele é, somos também nós neste mundo.

Judas 1: 4 Porque se introduziram furtivamente certos homens, que já desde há muito estavam destinados para este [juízo], homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de nosso Deus, e negam o nosso único Soberano e Senhor, Jesus Cristo. 6 aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, ele os tem reservado em prisões eternas na escuridão para o [juízo] do grande dia, 15 para executar [juízo] sobre todos e convencer a todos os ímpios de todas as obras de impiedade, que impiamente cometeram, e de todas as duras palavras que ímpios pecadores contra ele proferiram.

Apoc.14: 7 dizendo com grande voz: Temei a Deus, e dai-lhe glória; porque é chegada a hora do seu [juízo]; e adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas.

Apoc.15: 4 Quem não te temerá, Senhor, e não glorificará o teu nome? Pois só tu és santo; por isso todas as nações virão e se prostrarão diante de ti, porque os teus [juízo]s são manifestos.

Apoc.16: 7 E ouvi uma voz do altar, que dizia: Na verdade, ó Senhor Deus Todo-Poderoso, verdadeiros e justos são os teus [juízo]s.

Apoc.19: 2 porque verdadeiros e justos são os seus [juízo]s, pois julgou a grande prostituta, que havia corrompido a terra com a sua prostituição, e das mãos dela vingou o sangue dos seus servos.



Reconciliação

Ro.5: 10 Porque se nós, quando éramos inimigos, fomos [reconcilia]dos com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, estando já [reconcilia]dos, seremos salvos pela sua vida. 11 E não somente isso, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual agora temos recebido a [reconcilia]ção.

Ro.11: 15 Porque, se a sua rejeição é a [reconcilia]ção do mundo, qual será a sua admissão, senão a vida dentre os mortos?

II.Cor.5: 18 Mas todas as coisas provêm de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Cristo, e nos confiou o ministério da [reconcilia]ção; 19 pois que Deus estava em Cristo [reconcilia]ndo consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões; e nos encarregou da palavra da [reconcilia]ção.

Ef.2: 16 e pela cruz [reconcilia]r ambos com Deus em um só corpo, tendo por ela matado a inimizade;

Col.1: 20 e que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele [reconcilia]sse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra como as que estão nos céus.

Expiação de pecados - só se encontra no Velho Testamento
Expiar: remir penas ou faltas por meio de penitência, ou cumprindo pena.
Penitência: Arrependimento de haver ofendido a Deus, ou pena imposta pelo confessor.



Remissão de pecados

- só se encontra no Novo Testamento
Remir: Isentar, livrar. Livrar os pecadores da culpa.

Mat.26: 28 pois isto é o meu sangue, o sangue do pacto, o qual é derramado por muitos para [remi]ssão dos pecados.

Marcos 1: 4 assim apareceu João, o Batista, no deserto, pregando o batismo de arrependimento para [remi]ssão dos pecados.

Lucas 1: 68 Bendito, seja o Senhor Deus de Israel, porque visitou e [remi]u o seu povo, 77 para dar ao seu povo conhecimento da salvação, na [remi]ssão dos seus pecados,

Lucas 3: 3 E ele percorreu toda a circunvizinhança do Jordão, pregando o batismo de arrependimento para [remi]ssão de pecados;

Lucas 24: 21 Ora, nós esperávamos que fosse ele quem havia de [remi]r Israel; e, além de tudo isso, é já hoje o terceiro dia desde que essas coisas aconteceram. 47 e que em seu nome se pregasse o arrependimento para [remi]ssão dos pecados, a todas as nações, começando por Jerusalém.

Atos 2: 38 Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para [remi]ssão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.

Atos 5: 31 sim, Deus, com a sua destra, o elevou a Príncipe e Salvador, para dar a Israel o arrependimento e [remi]ssão de pecados.

Atos 10: 43 A ele todos os profetas dão testemunho de que todo o que nele crê receberá a [remi]ssão dos pecados pelo seu nome.

Atos 13: 38 Seja-vos pois notório, varões, que por este se vos anuncia a [remi]ssão dos pecados.

Atos 26: 18 para lhes abrir os olhos a fim de que se convertam das trevas à luz, e do poder de Satanás a Deus, para que recebam [remi]ssão de pecados e herança entre aqueles que são santificados pela fé em mim.

Col.1: 14 em quem temos a redenção, a saber, a [remi]ssão dos pecados;

Tito 2: 14 que se deu a si mesmo por nós para nos [remi]r de toda a iniqüidade, e purificar para si um povo todo seu, zeloso de boas obras.

Heb.9: 15 E por isso é mediador de um novo pacto, para que, intervindo a morte para [remi]ssão das transgressões cometidas debaixo do primeiro pacto, os chamados recebam a promessa da herança eterna. 22 E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há [remi]ssão.

Heb.10: 18 Ora, onde há [remi]ssão destes, não há mais oferta pelo pecado.



Resgatar

Escravos oferecidos para venda nos mercados eram divididos em dois grupos: escravos úteis e escravos inúteis.
O preço dos escravos úteis era avaliado pela sua força física e expectativa de vida. Os escravos inúteis eram todos escravos condenados á morte por cause de algum delito. Alguns patrões não executavam a pena de morte e sim vendiam o passe para alguém outro, pretendendo obter o estorno, ou parte dele, do prejuízo causado pelo escravo. Estes escravos eram então sacrificados por eventual animal feroz na arena, como diversão em festas de família do patrão do escravo. Os preços destes escravos eram avaliados pelo prejuízo que causaram.
Esta figura de escravo inútil, condenado à morte, é que a Bíblia usa para nós. Cristo nos resgatou do mercado de escravos onde estávamos sendo comercializados para a morte, e nos deu a liberdade! Ele pagou o preço do prejuízo que causamos.

Lucas 17: 10 Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos [inút]eis; fizemos somente o que devíamos fazer.

Matt. 20: 28 assim como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em [resgat]e de muitos.

Marcos 10: 45 Pois também o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em [resgat]e de muitos.

Gál.3: 13 Cristo nos [resgat]ou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro;

Gál.4: 5 para [resgat]ar os que estavam debaixo de lei, a fim de recebermos a adoção de filhos.

I.Tim.2: 6 o qual se deu a si mesmo em [resgat]e por todos, para servir de testemunho a seu tempo;

I.Pedro 1: 18 sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes [resgat]ados da vossa vã maneira de viver, que por tradição recebestes dos vossos pais,

II.Pedro 2: 1 Mas houve também entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá falsos mestres, os quais introduzirão encobertamente heresias destruidoras, negando até o Senhor que os [resgat]ou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição.



Propiciar

Propiciar: Tornar propício, favorável; aplacar.

Ro.3: 25 ao qual Deus propôs como [propic]iação, pela fé, no seu sangue, para demonstração da sua justiça por ter ele na sua paciência, deixado de lado os delitos outrora cometidos;

Heb.2: 17 Pelo que convinha que em tudo fosse feito semelhante a seus irmãos, para se tornar um sumo sacerdote misericordioso e fiel nas coisas concernentes a Deus, a fim de fazer [propic]iação pelos pecados do povo.

Heb.9: 5 e sobre a arca os querubins da glória, que cobriam o [propic]iatório; das quais coisas não falaremos agora particularmente.

I.Jo.2: 2 E ele é a [propic]iação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.

I.Jo.4: 10 Nisto está o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho como [propic]iação pelos nossos pecados.



Sangue

Gên.9: 4 A carne, porém, com sua vida, isto é, com seu [sangue], não comereis.

Êx,12: 7 Tomarão do [sangue], e pô-lo-ão em ambos os umbrais e na verga da porta, nas casas em que o comerem. 13 Mas o [sangue] vos será por sinal nas casas em que estiverdes; vendo eu o [sangue], passarei por cima de vós, e não haverá entre vós praga para vos destruir, quando eu ferir a terra do Egito. : 22 Então tomareis um molho de hissopo, embebê-lo-eis no [sangue] que estiver na bacia e marcareis com ele a verga da porta e os dois umbrais; mas nenhum de vós sairá da porta da sua casa até pela manhã. 23 Porque o Senhor passará para ferir aos egípcios; e, ao ver o [sangue] na verga da porta e em ambos os umbrais, o Senhor passará aquela porta, e não deixará o destruidor entrar em vossas casas para vos ferir.

Êx.24: 8 Então tomou Moisés aquele [sangue], e espargiu-o sobre o povo e disse: Eis aqui o [sangue] do pacto que o Senhor tem feito convosco no tocante a todas estas coisas.

Êx.30: 10 E uma vez no ano Arão fará expiação sobre as pontas do altar; com o [sangue] do sacrifício de expiação de pecado, fará expiação sobre ele uma vez no ano pelas vossas gerações; santíssimo é ao Senhor.

Lev.7: 26 E nenhum [sangue] comereis, quer de aves, quer de gado, em qualquer das vossas habitações. 27 Toda pessoa que comer algum [sangue] será extirpada do seu povo.

Lev.14: 25 Então imolará o cordeiro da oferta pela culpa e, tomando do [sangue] da oferta pela culpa, pô-lo-á sobre a ponta da orelha direita daquele que se há de purificar, e sobre o dedo polegar da sua mão direita, e sobre o dedo polegar do seu pé direito.

Lev.17: 10 Também, qualquer homem da casa de Israel, ou dos estrangeiros que peregrinam entre eles, que comer algum [sangue], contra aquela alma porei o meu rosto, e a extirparei do seu povo. 11 Porque a vida da carne está no [sangue]; pelo que vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pelas vossas almas; porquanto é o [sangue] que faz expiação, em virtude da vida.

Lev.17: 14 Pois, quanto à vida de toda a carne, o seu [sangue] é uma e a mesma coisa com a sua vida; por isso eu disse aos filhos de Israel: Não comereis o [sangue] de nenhuma carne, porque a vida de toda a carne é o seu [sangue]; qualquer que o comer será extirpado.

Atos 15: 20 mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, da prostituição, do que é sufocado e do [sangue].

Mat.26: 28 pois isto é o meu [sangue], o [sangue] do pacto, o qual é derramado por muitos para remissão dos pecados.

Jo.6: 53 Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: Se não comerdes a carne do Filho do homem, e não beberdes o seu [sangue], não tereis vida em vós mesmos.

Jo. 6: 54 Quem come a minha carne e bebe o meu [sangue] tem a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.

Jo.6: 56 Quem come a minha carne e bebe o meu [sangue] permanece em mim e eu nele.

Atos 20: 28 Cuidai pois de vós mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele adquiriu com seu próprio [sangue].

Ro. 3: 25 ao qual Deus propôs como propiciação, pela fé, no seu [sangue], para demonstração da sua justiça por ter ele na sua paciência, deixado de lado os delitos outrora cometidos;

Ro.5: 9 Logo muito mais, sendo agora justificados pelo seu [sangue], seremos por ele salvos da ira.

I.Cor.10: 16 Porventura o cálice de bênção que abençoamos, não é a comunhão do [sangue] de Cristo? O pão que partimos, não é porventura a comunhão do corpo de Cristo?

I.Cor.11: 25 Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo pacto no meu [sangue]; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim.

I.Cor.11: 27 De modo que qualquer que comer do pão, ou beber do cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do [sangue] do Senhor.

Ef.1: 7 em quem temos a redenção pelo seu [sangue], a redenção dos nossos delitos, segundo as riquezas da sua graça,

Ef.2: 13 Mas agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo [sangue] de Cristo chegastes perto.

Col.1: 20 e que, havendo por ele feito a paz pelo [sangue] da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra como as que estão nos céus.

Heb.9: 7 mas na segunda só o sumo sacerdote, uma vez por ano, não sem [sangue], o qual ele oferece por si mesmo e pelos erros do povo;

Heb.9: 12 e não pelo [sangue] de bodes e novilhos, mas por seu próprio [sangue], entrou uma vez por todas no santo lugar, havendo obtido uma eterna redenção.

Heb.9: 13 Porque, se a aspersão do [sangue] de bodes e de touros, e das cinzas duma novilha santifica os contaminados, quanto à purificação da carne, 14 quanto mais o [sangue] de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará das obras mortas a vossa consciência, para servirdes ao Deus vivo?

Heb.9: 18 Pelo que nem o primeiro pacto foi consagrado sem [sangue]; 19 porque, havendo Moisés anunciado a todo o povo todos os mandamentos segundo a lei, tomou o [sangue] dos novilhos e dos bodes, com água, lã purpúrea e hissopo e aspergiu tanto o próprio livro como todo o povo, 20 dizendo: este é o [sangue] do pacto que Deus ordenou para vós. 21 Semelhantemente aspergiu com [sangue] também o tabernáculo e todos os vasos do serviço sagrado. 22 E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com [sangue]; e sem derramamento de [sangue] não há remissão. 25 nem também para se oferecer muitas vezes, como o sumo sacerdote de ano em ano entra no santo lugar com [sangue] alheio;

Heb.10: 4 porque é impossível que o [sangue] de touros e de bodes tire pecados. 19 Tendo pois, irmãos, ousadia para entrarmos no santíssimo lugar, pelo [sangue] de Jesus, 29 de quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o [sangue] do pacto, com que foi santificado, e ultrajar ao Espírito da graça?

Heb.11: 28 Pela fé celebrou a páscoa e a aspersão do [sangue], para que o destruidor dos primogênitos não lhes tocasse.

Heb.12:24 e a Jesus, o mediador de um novo pacto, e ao [sangue] da aspersão, que fala melhor do que o de Abel.

Heb.13: 11 Porque os corpos dos animais, cujo [sangue] é trazido para dentro do santo lugar pelo sumo sacerdote como oferta pelo pecado, são queimados fora do arraial. 12 Por isso também Jesus, para santificar o povo pelo seu próprio [sangue], sofreu fora da porta. 20 Ora, o Deus de paz, que pelo [sangue] do pacto eterno tornou a trazer dentre os mortos a nosso Senhor Jesus, grande pastor das ovelhas,

I.Pedro 1: 2 eleitos segundo a presciência de Deus Pai, na santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do [sangue] de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas. 19 mas com precioso [sangue], como de um cordeiro sem defeito e sem mancha, o [sangue] de Cristo,

I.Jo.1: 7 mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o [sangue] de Jesus seu Filho nos purifica de todo pecado.

I.Jo.5: 6 Este é aquele que veio por água e [sangue], isto é, Jesus Cristo; não só pela água, mas pela água e pelo [sangue]. 8 Porque três são os que dão testemunho: o Espírito, e a água, e o [sangue]; e estes três concordam.

Apoc.1: 5 e da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dos mortos e o Príncipe dos reis da terra. Àquele que nos ama, e pelo seu [sangue] nos libertou dos nossos pecados,

Apoc. 5: 9 E cantavam um cântico novo, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu [sangue] compraste para Deus homens de toda tribo, e língua, e povo e nação;

Apoc.7: 14 Respondi-lhe: Meu Senhor, tu sabes. Disse-me ele: Estes são os que vêm da grande tribulação, e levaram as suas vestes e as branquearam no [sangue] do Cordeiro.

Apoc.12: 11 E eles o venceram pelo [sangue] do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até a morte.

Apoc.22: 14 Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestes [no [sangue] do Cordeiro] para que tenham direito à arvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas.


A necessidade de que o Cordeiro do sacrifício ter que ser sem pecados implica que Jesus Cristo teria que ser o próprio Deus encarnado.



Este estudo se encontra à parte e pode ser obtido na internet: http://www.waetech.com.br:8080/members8/apologetic/index.html
Na pasta: Bíblia, Versões & Manuscritos.



Compilado por Waldemar Janzen.




(retorne à PÁGINA ÍNDICE de SolaScripturaTT / SoteriologiaESantificacao)


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.