A Segurança Eterna Dos Filhos de Deus





Os verdadeiros filhos de Deus são, de acordo com as Escrituras, salvos para todo o sempre. São eternamente seguros disto, porque:
  1. Eles nasceram de novo, de semente incorruptível, a qual produz o fruto da vida eterna (1Ped 1:23).
    Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre. (1 Pedro 1:23)

  2. Eles aparecem aos olhos de Deus revestidos (creditados) da imposta justiça de Cristo, e não da própria justiça deles (2Cor 5:21; Rom 5:19-21).
    Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus. (2 Coríntios 5:21)

    19 Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos. 20 Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça; 21 Para que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reinasse pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor. (Romanos 5:19-21)

  3. Às Suas ovelhas tem sido dado vida eterna - e elas nunca hão de perecer. (Joã 10:28).
    E DOU-lhes a vida ETERNA, e NUNCA hão de perecer, e NINGUÉM as arrebatará da minha mão. (João 10:28)

  4. Suas vidas eternas estão para sempre escondidas com Cristo em Deus (Col 3:1-3).
    1 ¶ Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. 2 Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; 3 Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. (Colossenses 3:1-3)

  5. Eles já estão sentados nos lugares celestiais em Cristo (Efe 1:3; 2:6).
    Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo; (Efésios 1:3)
    E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus; (Efésios 2:6)

  6. A pena por todos os seus pecados foi para sempre paga através do trabalho perfeito e findo do Senhor Jesus Cristo. (Rom 4:23; 5:6-9).
    Ora, não só por causa dele está escrito, que lhe fosse tomado em conta, (Romanos 4:23)
    6 ¶ Porque Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios. 7 Porque apenas alguém morrerá por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém ouse morrer. 8 Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. 9 Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. (Romanos 5:6-9)

  7. A perda de galardões no Julgamento do Trono de Cristo é certa para os cristãos desleixados, mas não perdem a salvação (1Cor 3:10-15).
    10 Segundo a graça de Deus que me foi dada, pus eu, como sábio arquiteto, o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele. 11 ¶ Porque ninguém pode pór outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo. 12 E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, 13 A obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um. 14 Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão. 15 Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo. (1 Coríntios 3:10-15)

  8. Deus fielmente castiga todos os Seus filhos, mesmo a ponto de levar para o lar celestial aqueles que recusam a correção do Pai Celestial (Heb 12:6-11; 1Cor 5:1-5; 11:28-32).
    6 Porque o Senhor corrige o que ama, E açoita a qualquer que recebe por filho. 7 Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrija? 8 Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois então bastardos, e não filhos. ... (Hebreus 12:6-11)
    ... 5 Seja entregue a Satanás para destruição da carne, para que o espírito seja salvo no dia do Senhor Jesus. (1 Coríntios 5:1-5)
    28 Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice. 29 Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor. 30 Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem. 31 Porque, se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados. 32 Mas, quando somos julgados, somos repreendidos pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo. (1 Coríntios 11:28-32)

  9. Eles já têm sido libertados da ira por vir. (1Tes 1:9,10; 5:8-10).
    9 Porque eles mesmos anunciam de nós qual a entrada que tivemos para convosco, e como dos ídolos vos convertestes a Deus, para servir o Deus vivo e verdadeiro, 10 E esperar dos céus a seu Filho, a quem ressuscitou dentre os mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira futura. (1 Tessalonicens. 1:9-10)
    8 Mas nós, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor, e tendo por capacete a esperança da salvação; 9 Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo, 10 Que morreu por nós, para que, quer vigiemos, quer durmamos, vivamos juntamente com ele. (1 Tessalonicens. 5:8-10)

  10. Eles estão selados pelo Espírito Santo até o dia da redenção (Efe 4:30; Rom 8:23).
    E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção. (Efésios 4:30)
    E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo. (Romanos 8:23)

  11. O Senhor conhece aqueles que são Seus; os falsos profetas serão revelados como tais, no Julgamento do Trono Branco (2Tim 2:19; Apo 20:11-15; Mat 7:21-23).
    Todavia o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniqüidade. (2 Timóteo 2:19)
    11 ¶ E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles. 12 E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. 13 E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras. 14 E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte. 15 E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo. (Apocalipse 20:11-15)
    21 ¶ Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. 22 Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demónios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? 23 E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade. (Mateus 7:21-23)

  12. Deus é Aquele que começou a boa obra no crente e prometeu aperfeiçoá-la até o dia de Jesus Cristo, eles só têm que "por suas salvações para trabalhar" e não "trabalhar para obter suas salvações" (Fip 1:6; 2:12-13).
    Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo; (Filipenses 1:6)
    12 ¶ De sorte que, meus amados, assim como sempre obedecestes, não só na minha presença, mas muito mais agora na minha ausência, assim também operai a vossa salvação com temor e tremor; 13 Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade. (Filipenses 2:12-13)

  13. Eles já são pedras vivas na casa espiritual de Deus da qual o próprio Cristo é a pedra principal da esquina (1Ped 2:5; Efe 2:20-22).
    Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo. (1 Pedro 2:5 BRP)
    20 Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina; 21 No qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor. 22 No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito. (Efésios 2:20-22 BRP)


  14. Eles já são membros do corpo de Cristo, cada com uma função peculiar. Sem cada um deles, o Corpo não seria completo (1Cor 12:12-27).
    12 ¶ Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também. ... 21 E o olho não pode dizer à mão: Não tenho necessidade de ti; nem ainda a cabeça aos pés: Não tenho necessidade de vós. 22 Antes, os membros do corpo que parecem ser os mais fracos são necessários; .... 27 ¶ Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular. (1 Coríntios 12:12-27)

  15. Eles são guardados pela virtude de Deus, através da fé, não através de esforços ou obras daquele que é salvo (1Ped 1:5).
    Que mediante a fé estais guardados na virtude de Deus para a salvação, já prestes para se revelar no último tempo, (1 Pedro 1:5)

  16. Deus é quem lhes guarda a herança, incorruptível e incontaminável. (1Ped 1:1-4).
    1 ¶ Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, aos estrangeiros dispersos no Ponto, Galácia, Capadócia, Asia e Bitínia; 2 Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas. 3 ¶ Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, 4 Para uma herança incorruptível, incontaminável, e que não se pode murchar, guardada nos céus para vós, (1 Pedro 1:1-4)

  17. Eles são o presente irrevogável de Deus o Pai para Deus o Filho (Joã 17:6-7; 6:37). 
    6 ¶ Manifestei o teu nome aos homens que do mundo me deste; eram teus, e tu mos deste, e guardaram a tua palavra. 7 Agora já têm conhecido que tudo quanto me deste provém de ti; (João 17:6-7)
    Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora. (João 6:37)

  18. Desviar-se é um pecado, mas o sangue de Jesus Cristo, Deus Filho, nos purifica de todo pecado (1Joã 1:7-9).
    7 Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado. 8 ¶ Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. 9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. (1 João 1:7-9)

  19. Ele é apto para salvá-los de modo sumamente perfeito porque Cristo "vive sempre para interceder por eles" (Heb 7:25).
    Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles. (Hebreus 7:25)

  20. Eles, crendo em Cristo, são feitos "agradáveis no Amado" (Efe 1:6).
    Para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado, (Efésios 1:6)

  21. Nada pode separá-los do amor de Cristo (Rom 8:38-39).
    38 Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, 39 Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor. (Romanos 8:38-39)

  22. Com uma só oblação Ele aperfeiçoou para sempre os que são santificados (Heb 10:10-14).
    10 Na qual vontade temos sido santificados pela oblação do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez. 11 E assim todo o sacerdote aparece cada dia, ministrando e oferecendo muitas vezes os mesmos sacrifícios, que nunca podem tirar os pecados; 12 Mas este, havendo oferecido para sempre um único sacrifício pelos pecados, está assentado à destra de Deus, 13 Daqui em diante esperando até que os seus inimigos sejam postos por escabelo de seus pés. 14 Porque com uma só oblação aperfeiçoou para sempre os que são santificados. (Hebreus 10:10-14)

  23. Eles não podem estar por nascer (Joã 3:6-8).
    6 O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. 7 Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo. 8 O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito. (João 3:6-8)

  24. Cristo habita dentro deles, para sempre (2Joã 2).
    Por amor da verdade que está em nós, e para sempre estará conosco: (2 João 1:2)

  25. Nenhum homem pode arrebatar o cristão da mão de seu Pai, e isto necessariamente inclui o próprio crente (Joã 10:29).
    Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e NINGUÉM pode arrebatá-las da mão de meu Pai. (João 10:29)

  26. Todos que são justificados são finalmente glorificados - nenhum se perderá ao longo do caminho (Rom 8:28-30).
    28 E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. 29 ¶ Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. 30 E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou. (Romanos 8:28-30)

  27. Em seus carnes não reside bem nenhum; eles são salvos pela graça (favor não merecido) e não por suas próprias obras (Efe 2:8-9).
    8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. 9 Não vem das obras, para que ninguém se glorie; (Efésios 2:8-9)

  28. Os dons e a vocação de Deus são sem arrependimento; Deus nunca anulará Sua promessa ou jogará fora aqueles que vieram a Si através de Cristo (Rom 11:29; Joã 6:37; 17:2).
    Porque os dons e a vocação de Deus são sem arrependimento. (Romanos 11:29)
    Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora. (João 6:37)
    Assim como lhe deste poder sobre toda a carne, para que dê a vida eterna a todos quantos lhe deste. (João 17:2)


Folheto da Fundamental Evangelistic Association e traduzido por Valdenira N.M. Silva



(retorne a http://solascriptura-tt.org/ SoteriologiaESantificacao/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.