E o crente que se suicida? Divorcia e casa com outra pessoa? Vive naquele pecadão?



Caro irmão XXXX:

Perguntas dificílimas para todos!

Só posso ter certezas (baseadas na Bíblia) do seguinte:


0) Se, pelo menos nesta atual dispensação das igrejas locais, a pessoa, um certo dia, verdadeiramente, REALMENTE creu, CREU biblicamente (DA FORMA BÍBLICA), no Cristo, O CRISTO DA BÍBLIA, então está definitivamente salvo, sua salvação é incapaz de ser perdida, de ser tirada por qualquer criatura do universo (inclusive ele mesmo), de qualquer modo, a qualquer tempo, por qualquer motivo, faça aquele crente o que fizer, até mesmo (se isto fosse possível, mas não acredito que seja) poderia deixar de crer, poderia blasfemar contra o nome da qualquer uma ou de todas as pessoas da Trindade, poderia matar a si mesmo sem tempo de se arrepender e pedir perdão, poderia ter caído no mais imundo pecado que possamos imaginar, vezes e vezes sem conta, e ser atingido por uma bala perdida (daquelas que matam em 0,000.001 segundos) quando estava no mais feio momento daquele mais feio pecado, sem ter ele tempo de se arrepender, ... ... ... mesmo assim continuará salvo.

1) Não posso ser dogmático em casos especiais, com pessoas concretas e específicas.
Não posso com toda certeza dizer: "Fulano com toda certeza é um salvo, vejam sua vida até agora"; nem posso dizer com certeza "Beltrano com toda certeza nunca foi salvo, vejam que terrível pecado dele"
Só posso dizer: "Fulano dá a aparência de que é um salvo, vejam sua vida até agora" "Beltrano dá a aparência de que nunca foi salvo, vejam que terríveis, continuados, pecados dele, há tantos anos, aparentemente sem nunca sofrer nenhum tipo de disciplina, aparentemente com deleite no pecado, sem parecer se lembrar de Deus"

2) Mas, em linhas gerais, sem particularizar com nomes de pessoas, posso ter certeza de que ***SE*** (e este é um grande "Se") uma pessoa REALMENTE foi salva (o que ocorre no instante em que creu biblicamente no Cristo da Bíblia), então NENHUM pecado que cometa pode tirar sua salvação, embora possa tirar seus galardões, sua comunhão com o Senhor, sua usabilidade pelo Senhor, e traga dolorosa disciplina do Pai que por amor dolorosamente disciplina seus filhos com terríveis disciplinas, incluindo doença física e morte, quer aplicadas nele, ou naqueles que ele mais ama.

3) Há muita, MUITÍSSIMA gente que engana todo mundo ou quase todo mundo, dizendo que é salva, talvez até mesmo pense que é salva, mas que vive permanentemente em pecado, cometendo iniqüidade sem nenhuma vergonha, sem nenhum sentimento de remorso e arrependimento, mas que, ao final, ouvirá as palavras de Mat 7:21-23 “21 ¶ Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. 22 Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? 23 E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.” (Mt 7:21-23 BRP)

4) Só Deus sabe diferenciar perfeita e infalivelmente entre o piorzinho do trigo (mas ainda assim trigo, irá para o celeiro do Senhor!) do melhorzinho do joio (mas ainda assim joio, irá para o fogo do inferno)

5) Eu só posso pregar em termos gerais, pregar as duas verdades que encontramos em 1João 1:6-2:3
“6 Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos em trevas, mentimos, e não praticamos a verdade. 7 Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado. 8 ¶ Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. 9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. 10 Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós. 2:1 ¶ Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. 2 E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo. 3 ¶ E nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos.” (1Jo 1:5-2:3 BRP)

6) Quanto à pessoa que diz que é crente mas que dá a aparência de que nunca foi salvo, vive em pecados grosseiros, e isto há muitos anos, aparentemente sem nunca sofrer nenhum tipo de disciplina, aparentemente com deleite no pecado, sem parecer se lembrar de Deus, ... ... ... Eu só tenho que ir pelo lado da segurança e severamente aconselhar que se examine a si mesmo e aja como se fosse um perdido que desesperadamente precisa de salvação, para que, assim, ele deposite sua verdadeira e total fé em Cristo, recebendo-o como Salvador e Senhor-dono-controlador de sua vida. Melhor eu tratar 999 trigos ruinzinhos como se fossem joio precisando ser convertidos, do que dizer a um joio "fique como está, você não precisa se arrepender e ser salvo, porque já é salvo". ...



Deus te abençoe.

Hélio.

*********************************

PS: Se você, que me está lendo, um certo dia passado verdadeiramente, REALMENTE creu, CREU biblicamente (DA FORMA BÍBLICA), no Cristo, O CRISTO DA BÍBLIA, e, agora, ficar tão tremendamente possuído de ira infernal, por causa de tudo que eu disse, que venha até minha casa em João Pessoa e me mate da forma mais cruel imaginável, depois você, com remorso, afundar na mais negra vida de pecados, se revoltar contra Deus, finalmente se matar a si mesmo (enquanto blasfema das 3 pessoas da Trindade e diz que a odeia e nunca creu nEla), sem tempo de arrependimento, então, mesmo assim, você continuará definitivamente salvo, sua salvação é incapaz de ser perdida, de ser tirada por qualquer criatura do universo (inclusive por você mesmo).
Ver Calvinismo Vs. Arminianismo Vs. Biblia -- Helio - Valdenira . E 31 - a Completude da Salvação. E xx. E http://solascriptura-tt.org/SoteriologiaESantificacao/EhSalvacSeguraEIncapazSerPerdida-Helio.htm. E http://solascriptura-tt.org/SoteriologiaESantificacao/HaSalvacaoPorMisturaFeObras-Helio.htm.



Todas as citações bíblicas são da ACF (Almeida Corrigida Fiel, da SBTB). As ACF e ARC (ARC idealmente até 1894, no máximo até a edição IBB-1948, não a SBB-1995) são as únicas Bíblias impressas que o crente deve usar, pois são boas herdeiras da Bíblia da Reforma (Almeida 1681/1753), fielmente traduzida somente da Palavra de Deus infalivelmente preservada (e finalmente impressa, na Reforma, como o Textus Receptus).



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)

(retorne a http://solascriptura-tt.org/ SoteriologiaESantificacao/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.