34. O LIVRO DA VIDA




EXPLÍCITO - CLARO - INDISCUTÍVEL - SEM INTERPRETAÇÃO ALTERNATIVA QUE RESPEITE A LITERALIDADE DA BÍBLIA, 100% CERTO, AXIOMÁTICO, NOSSO INQUESTIONÁVEL PONTO DE PARTIDA PARA TODO ESTE ASSUNTO:

1. DESDE A FUNDAÇÃO DO MUNDO, OS NOMES DE ALGUNS ... NÃO FORAM ESCRITOS NO LIVRO DA VIDA

a) Texto-prova da doutrina da “Restrita Lista Inicial”: Apo 17:8

Ver também Apo 13:8.

   Apo 17:8 A besta que viste foi e já não é, e há de subir do abismo, e irá à perdição; e os que habitam na terra (cujos nomes não estão escritos no livro da vida, desde a fundação do mundo) se admirarão, vendo a besta que era e já não é, mas que virá.

   E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes, desde a fundação do mundo, não estão escritos no livro de vida do Cordeiro que foi morto  (Apocalipse 13:8, tradução literal de Berry).

b) Respostas às objeções à doutrina da “Restrita Lista Inicial”

Objeção 1: “Faz Deus injusto, por não dar a todos exatamente as mesmas oportunidades”

Ver respostas 4, 1, 2 e 3.

Resposta 1: Os objetantes, além de cuspirem nos explícitos versos acima (Apo 17:8 e 13:8), não se saem melhor da sua própria objeção, para eles Deus continuaria injusto, por não dar a todos exatamente os mesmos background + oportunidades + provações + etc. Mat 25:15! "E a um deu cinco talentos, e a outro dois, e a outro um, ..."

Resposta 2: Nunca devemos esquecer que Deus é:
- soberano (Sal 135:6; Isa 46:9-11);
- infinitamente sábio, incompreensível, mais alto que nós (Isa 40:13-14; 55:8-9);
- justo (Gên 18:25);
- amoroso (João 3:16; Rom 5:8; ler depois: 1Jo 4:8).
Portanto, seja o que for que a Bíblia nos ensine sobre o livro da vida, as eleição e aspectos correlatos, e a salvação, exclamemos em submissão e adoração: "33 Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos! 34 Porque quem compreendeu a mente do Senhor? ou quem foi seu conselheiro? 35 Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado? 36 Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém." (Rom 11:33-36) e "Ora, ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao único Deus sábio, seja honra e glória para todo o sempre. Amém." (1Ti 1:17)

Resposta 3: Ademais, o “Preconhecimento pela Antevisão por Deus” (na página web "Preconhecimento") desarma completamente todas estas objeções.

Resposta 4: Bem, seria injustiça deixar de dar a cada um o bem que lhe foi prometido se ele fosse realmente bom, ou condenar alguém que nunca tivesse pecado; Mas todos pecamos, só merecemos a condenação eterna; Portanto, Deus não nos "DEVE" nenhum bem. Se justiça condena a todos então, mesmo no "Preconhecimento Pela Soberana Graça de Deus", como haveria injustiça se graça salvasse somente um? Que injustiça haveria em Deus dar a alguns melhor do que lhes é "devido"? Mat 20:11-15.

   Tudo o que o SENHOR quis, fez, nos céus e na terra, nos mares e em todos os abismos. (Salmos 135:6)
   ... 10 Que anuncio o fim desde o princípio, e desde a antiguidade as coisas que ainda não sucederam; que digo: O meu conselho será firme, e farei toda a minha vontade ... (Isaías 46:9-11)
   13 Quem guiou o Espírito do SENHOR, ou como seu conselheiro o ensinou? 14 Com quem tomou ele conselho, que lhe desse entendimento, e lhe ensinasse o caminho do juízo, e lhe ensinasse conhecimento, e lhe mostrasse o caminho do entendimento? (Isaías 40:13-14)
   8 Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR. 9 Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos. (Isaías 55:8-9)
   ... Não faria justiça o Juiz de toda a terra? (Génesis 18:25)
   Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (João 3:16)
   Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. (Romanos 5:8)
   11 E, recebendo-o, murmuravam contra o pai de família, 12 Dizendo: Estes derradeiros trabalharam só uma hora, e tu os igualaste conosco, que suportamos a fadiga e a calma do dia. 13 Mas ele, respondendo, disse a um deles: Amigo, não te faço agravo; não ajustaste tu comigo um dinheiro? 14 Toma o que é teu, e retira-te; eu quero dar a este derradeiro tanto como a ti. 15 Ou não me é lícito fazer o que quiser do que é meu? Ou é mau o teu olho porque eu sou bom? (Mateus 20:11-15)

Objeção 2: “Faz Deus arbitrário”

Ver respostas 5, 1, 2 e 3.

Resposta 5: Mesmo no "Preconhecimento Pela Soberana Graça de Deus", a doutrina da "Restrita Lista Inicial" reconhece que Deus é admiravelmente gracioso, ao invés de fazê-Lo abominavelmente arbitrário. Arbitrariedade é castigar imerecidamente quem só merece recompensas. Graça, o oposto, é dispensar favor a alguns que só merecem castigo.

 

Objeção 3: “Faz Deus parcial e favoritista”

Ver respostas  6, 1, 2, e 3.

Resposta 6: Bem... Sim! Mas no sentido de “graça é favor imerecido”, não no de injustiça, não no de perversa e danosa arbitrariedade.

 

Objeção 4: “É fatalismo, faz-nos marionetes dum dramalhão”

Ver respostas 7, 1, 2 e 3.

Resposta 7: Não! Fatalismo é a crença pagã de que tudo acontece por determinação caprichosa, amoral, sem amor, sem glorificar ao Deus verdadeiro (revelado na Bíblia). Opostamente, Deus é infinitamente sábio e santo, e tudo que decretou é para Sua glória e o bem dos Seus filhos. Rom 15:9; Efé 1:11.

   E para que os gentios glorifiquem a Deus pela sua misericórdia, como está escrito: Portanto eu te louvarei entre os gentios, E cantarei ao teu nome. (Romanos 15:9)
   Nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade; (Efésios 1:11)

Objeção 5: “É incompatível com a responsabilidade do homem, tão ensinada na Bíblia”

Ver respostas 8, 1, 2 e 3.

Resposta 8: Bem, a Bíblia explícita e incontornavelmente ensina ambas : a doutrina que você está atacando ("Restrita Lista Inicial"), e a da responsabilidade do homem! Temos que crer ambas, mesmo se não as sabemos harmonizá-las perfeitamente. Já fizemos isto crendo nos ensinos bíblicos sobre a Trindade, as 2 naturezas de Cristo, etc.

 

Objeção 6: “Então, por que a Bíblia exorta todos a se arrependerem, crerem, etc.? (ver “Universal Chamamento”)??”

Resposta 9: Não há nenhum problema em Deus chamar a todos, tendo preconhecido graciosa e causadoramente uns, preconhecido outros antevendo que iriam atender ao Seu chamado, e ter antevisto a indesculpável rejeição dos demais (estude "Temporária Capacitação de cada Homem para Responder Consoante seus Níveis de Iluminação e Chamamento", em "Chamamento para Salvação")

 

EXPLÍCITO - CLARO - INDISCUTÍVEL - SEM INTERPRETAÇÃO ALTERNATIVA QUE RESPEITE A LITERALIDADE DA BÍBLIA, 100% CERTO, AXIOMÁTICO, NOSSO INQUESTIONÁVEL PONTO DE PARTIDA PARA TODO ESTE ASSUNTO:

2. NO JULGAMENTO DO GRANDE TRONO BRANCO, TODOS AQUELES QUE NÃO TIVEREM SEUS NOMES NO LIVRO DA VIDA SERÃO JULGADOS E CONDENADOS

a) Texto-prova da doutrina da “Condenação de Todos os Ausentes do Livro da Vida

Apo 20:12, 15.

   Apo 20:12, 15 E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante do trono, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida; e os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros [Ver NOTA], segundo as suas obras. (15) E aquele [**] que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.
NOTA: "pelas coisas que estavam escritas nos livros" refere-se aos 66 livros que compões o Livro, a Bíblia. FIM DE NOTA.

EXPLÍCITO - CLARO - INDISCUTÍVEL - SEM INTERPRETAÇÃO ALTERNATIVA QUE RESPEITE A LITERALIDADE DA BÍBLIA, 100% CERTO, AXIOMÁTICO, NOSSO INQUESTIONÁVEL PONTO DE PARTIDA PARA TODO ESTE ASSUNTO:

3. ALGUNS, DENTRE OS QUE TIVERAM SEUS NOMES NO LIVRO DA VIDA, OS TÊM APAGADOS, AO “PECAREM CONTRA O SENHOR

(Espere para ler toda esta página, não estamos desdizendo "Imperdibilidade da Salvação na Dispensação da Igreja"!)
(Estudemos esta seção juntamente com “Revoltosos Apagados”, abaixo. Lá também explicaremos este “pecarem contra o Senhor”).

a) Textos-prova da doutrina de “Nomes Apagados

   Êxo 32:32-33 Agora, pois, perdoa o seu pecado, se não risca-me, peço-te, do Teu livro, que tens escrito. (33) Então disse o Senhor a Moisés: Aquele que pecar contra mim, a este riscarei Eu do Meu livro. Note como fica implícito que nomes podem ser riscados do livro! E que não é seguro que este livro é somente o da vida física. Quanto ao "pecar contra mim", será abordado depois.
   Apo 3:5 O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.
Note como fica implícito que nomes podem ser riscados do livro! 
   Apo 22:19 E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, que estão escritas neste livro.
Note como fica implícito que nomes podem ser riscados do livro! Ver NOTA lateral, sobre a tradução de Apo 22:19.

NOTA Apo 22:19: só devemos adotar as traduções das Bíblias adotadas  na Reforma (no máximo atualizadas quanto ortografia), portanto baseadas no TT (Texto Tradicional): Em português, só podemos adotar a ACF (Almeida Corrigida Fiel) [da SBTB - Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil] ou a ARC (Almeida Revista e Corrigida) (mas somente as ARC's editadas até 1948), as únicas legítimas herdeiras da Bíblia da Reforma nos países de idioma português, que foi a Almeida de 1681/1753; Em inglês, só podemos adotar a King James Bible de 1611; Em alemão, a Bíblia de Lutero; Em espanhol, a Reina-Valera; Etc.
O TT é o texto da Bíblia (em hebraico e grego) que foi infalivelmente preservado por Deus e assim incessantemente usado (mesmo em traduções) pelos verdadeiros crentes fieis, através dos séculos. Depois do advento da Imprensa, o TT foi impresso e recebeu o nome de Texto Recebido (Textus Receptus). As versões alexandrinas, modernas, idolatrando a falsamente chamada " ciência & eruditismo", baseiam-se em modernos  "Textos Críticos", baseados nos mais corrompidos manuscritos da História, Vaticanus e Sinaiticus, corrompidos através de Orígenes, adotados pelas igrejas infiéis do Egito, e só recentemente "redescobertos". Em Apo 22:19 a ACF, a KJB e todas as Bíblias do TT corretamente trazem "livro da vida", enquanto as bíblias corrompidas seguem os pervertidos Vaticanus e Sinaiticus, adulterando para "árvore da vida". FIM DE NOTA.

EXPLÍCITO - CLARO - INDISCUTÍVEL - SEM INTERPRETAÇÃO ALTERNATIVA QUE RESPEITE A LITERALIDADE DA BÍBLIA, 100% CERTO, AXIOMÁTICO, NOSSO INQUESTIONÁVEL PONTO DE PARTIDA PARA TODO ESTE ASSUNTO:

4. NO JULGAMENTO DO GRANDE TRONO BRANCO, TODOS AQUELES QUE TIVEREM SEUS NOMES NO LIVRO DA VIDA: a) NÃO SERÃO JULGADOS; b) AO CONTRÁRIO, GOZARÃO ETERNAMENTE COM O SENHOR

a) Textos-prova da doutrina "Salvação dos Presentes no Livro", quanto “a) não serão julgados”

   Dan 12:1b ... e haverá um tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas naquele tempo livrar-se-á o Teu povo, todo aquele que se achar escrito no livro. (Ver NOTA)
   Luc 10:20 Mas não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus. (Ver NOTA)
   João 3:18 Quem nEle crê não é condenado; mas quem não crê já está condenado; porquanto não crê no nome do Unigênito Filho de Deus.
   João 10:28-29 E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da Minha mão. (29) Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de Meu Pai.
   Apo 3:5a O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida. (Ver NOTA)
   Apo 20:15 E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo. (Ver NOTA)

   NOTA Dan 12:1b: "todo aquele que se achar escrito no livro" é parte do povo de Deus, foi  convertido a Deus durante a Tribulação,  não se submeteu ao Diabo e ao Anticristo, foi perseguido, mas não chegou a ser martirizado por eles.

   NOTA Luc 10:20: Estar escrito no Livro da Vida, ser salvo, é mais importante que ser apóstolo e fazer prodígios.

   NOTA Apo 3:5a: Com este verso se harmonizam as provadas doutrinas bíblicas da salvação na dispensação da Igreja: "salvação é somente pela graça de Deus, através somente da fé somente no [sangue do] Cristo, Salvador e Senhor, sem obras", e "a salvação é preservada por Deus, não pode ser perdida"; Se, na Tribulação é necessário demonstrar a genuinidade da fé através do "perseverar" e do "vencer", isto não afeta a imperdibilidade da salvação na nossa dispensação, da Igreja.

   NOTA Apo 20:15: Claramente, os que tiveram seus nomes indelevelmente escritos no Livro da Vida não são julgados Joã 3:18 (acima).

b) Textos-prova da doutrina "Salvação dos Presentes no Livro", quanto “b) gozarão eternamente com o Senhor”

   1Tes 4:17b ...e assim estaremos sempre com o Senhor.
Ler depois: Sal 16:11; 17:15; 49:15; Joã 14:3; 17:24; 2Co 5:8; Fp 1:23; 2Pe 3:13; Apo 21:3-7; 22:3-5.
Oh, aleluia!, Oh, toda a glória seja dada ao nosso Deus trino!



XXXX FALTA COMPLETAR BASTANTE COISA, TAL COMO “Revoltosos Apagados”, abaixo. Lá explicaremos este “pecarem contra o Senhor”

   Far-me-ás ver a vereda da vida; na tua presença há fartura de alegrias; à tua mão direita há delícias perpetuamente. (Salmos 16:11)
   Quanto a mim, contemplarei a tua face na justiça; eu me satisfarei da tua semelhança quando acordar. (Salmos 17:15)
   Mas Deus remirá a minha alma do poder da sepultura, pois me receberá. (Selá.) (Salmos 49:15)
   E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também. (João 14:3)
   Pai, aqueles que me deste quero que, onde eu estiver, também eles estejam comigo, para que vejam a minha glória que me deste; porque tu me amaste antes da fundação do mundo. (João 17:24)
   Mas temos confiança e desejamos antes deixar este corpo, para habitar com o Senhor. (2 Coríntios 5:8)
   Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir, e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor. (Filipenses 1:23)
   Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça. (2 Petro 3:13)
   3 E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus. 4 E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas. 5 E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis. 6 E disse-me mais: Está cumprido. Eu sou o Alfa e o Omega, o princípio e o fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida. 7 Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho. (Apocalipse 21:3-7)
   3 E ali nunca mais haverá maldição contra alguém; e nela estará o trono de Deus e do Cordeiro, e os seus servos o servirão. 4 E verão o seu rosto, e nas suas testas estará o seu nome. 5 E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de lâmpada nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os ilumina; e reinarão para todo o sempre. (Apocalipse 22:3-5)


Hélio de Menezes Silva, 2002.


Todas as citações bíblicas são da ACF (Almeida Corrigida Fiel, da SBTB), autêntica herdeira da Bíblia da Reforma (Almeida 1681/1753) e traduzida somente da Palavra de Deus infalivelmente preservada (e finalmente impressa, na Reforma) como o Textus Receptus. Para começar a ter uma idéia da gravidade de muitas das MILHARES de deturpações de todas as modernas "Bíblias" alexandrinas (baseadas no Texto dos incessantes Críticos), em relação às Bíblias do TR, leia, por EXEMPLO, http://solascriptura-tt.org/Bibliologia-Traducoes/AAlmeidaAtualizadaExposta-Helio.htm
http://solascriptura-tt.org/Bibliologia-PreservacaoTT/ExpondoErrosNVI-Jun2000-Emidio.htm




(retorne a http://solascriptura-tt.org/SoteriologiaESantificacao/ 00-Soteriologia-Curso-Helio-index.htm
retorne a http://solascriptura-tt.org/SoteriologiaESantificacao/
retorne a http://solascriptura-tt.org/)


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.