Sonde-se e peça ao Espírito para lhe sondar; teste, examine se teve novo nascimento: se verdadeiramente creu, é crente, foi salvo. Então tenha convicção, certeza, firmeza, segurança da salvação imperdível e eterna.

33. [teste e] CONVICÇÃO DA SALVAÇÃO IMPERDÍVEL

A Bíblia foi escrita para que o verdadeiro crente, o verdadeiro salvo, tivesse convicção, certeza, firmeza, segurança da salvação eterna e imperdível (incapaz de ser perdida)!!! 1João 5:13

Mas devemos nos examinar (cada um a si mesmo)!!! 2Co 13:5
 

VERSOS CHAVE:

  
Estas coisas vos escrevi a vós, os que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus. (1 João 5:13)

  
Examinai-vos a vós {*} mesmos, se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados {***}. (2 Coríntios 13:5)
{* "vós": os crentes vivendo em pecado, ou tolerando os que nele vivem, tudo como em 1Co 5}
{** pode ser "a fé (corpo de doutrina)": examinai se viveis concordemente e dentro do corpo de doutrinas da Bíblia. E pode ser "a fé (pessoal, salvadora)": examinai se realmente crestes, fostes salvos}
{*** não aprovados no teste}


Movidos pelo excelente livro "Salvation is Forever", pp. 177-182, do Dr. Robert Gromacki, vejamos como alguém pode testar sua experiência de salvação a fim de tomar uma de duas direções:
- a) vibrantemente regozijar e gozar, e docemente ter convicção, certeza, firmeza, segurança, ó sim, da sua salvação, salvação eterna e definitiva, incapaz de ser perdida (!); ou
- b) com toda a urgência, HOJE mesmo, escapar da rota para o Inferno, ter sua situação mudada por Deus.

As 14 etapas deste teste são:

1ª) Houve um dia bem determinado em sua vida em que você nasceu de novo? João 3:3,5.
Isto é, houve uma ocasião em que, sinceramente e de todo seu entendimento + coração + vontade, definidamente você reconheceu ser o mais tremendo pecador (Rom 3:10-12) merecedor do Inferno (Mat 7:21-23), foi convertido (Mat 18:3), se arrependeu (Luc 13:3), depositou sua fé em Cristo, creu nEle (Atos 16:31), invocou Seu nome para Lhe salvar (Rom 10:13), O recebeu (João 1:12) como Deus e Salvador e Senhor (dono e controlador, único e total) de Sua vida (Rom 10:9-10), confessou-O e confessa-O diante dos homens (Mat 10:32-33)?

- Se isto não é verdade em sua vida, então, ó meu amigo, pare o teste, você nunca foi realmente salvo, urge que o seja: em toda sinceridade arrependa-se, creia, confie, receba Cristo, invoque-O e confesse-O, enquanto há tempo!

   ... aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. ... aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. (João 3:3,5)

   10 ...
Não há um justo, nem um sequer. 11 Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus. 12 Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só. (Romanos 3:10-12)

   21 ¶
Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. ... 23 E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade. (Mateus 7:21-23)
[Note que a parábola se refere especificamente ao "reino dos céus", portanto não tem necessariamente que afetar a imperdibilidade da salvação na presente dispensação das igrejas locais.Ver nota sobre Reino de Deus e sobre Reino dos Céus, em "Assuntos Específicos".]

   ...
se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus. (Mateus 18:3)

   ...
se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis. (Lucas 13:3)

   ...
Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa. (Atos 16:31)

   Porque
todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. (Romanos 10:13)

   Mas,
a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome; (João 1:12)

   9 A saber:
Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. 10 Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. (Romanos 10:9-10)

   32 Portanto,
qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus. 33 Mas qualquer que me negar diante dos homens, eu o negarei também diante de meu Pai, que está nos céus. (Mateus 10:32-33)

2ª) Sua vida demonstra ao menos os inequívocos frutos iniciais da salvação, tais como vemos na Bíblia?
Isto é:
a) Você confessou e confessa Cristo publicamente, nunca se envergonhou nem se envergonha dEle? (Mat 10:32-33, visto acima)
b) Houve uma total, radical e sobrenatural transformação na sua vida interna e externa, você passou a ser NOVA criatura, abandonando a anterior vida de pecado e os pecados dela, para amar e servir e regozijar-se em Deus (2Co 5:17; 1Co 6:10-11)? Você vive em total oposição à vida de antes?
c) Você, pronta e totalmente, abandonou sua religião anterior? Assumimos que ela não era 100% centrada na fé na Bíblia literalmente crida e literalmente interpretada [respeitando os contextos, claro], ao contrário você, em última análise, afrontava Deus por deliberadamente ferir pontos da Bíblia, crendo ou praticando coisas tais como a Mariolatria e a idolatria do romanismo, e o espiritismo, tremendamente o fazem. Ou assumimos que sua religião era vazia, era a religiosidade de meros e formais "batistas ou protestantes por mera tradição", ou era a religiosidade dos infiéis neoevangélicos modernistas, ou era a religiosidade dos pentecostais centrados em inconfiáveis experiências e emoções, ou era a religiosidade dos traidores ecumênicos, etc. Apo 18:4; 2Co 6:17; Atos 19:19; 1Te 1:9.
d) Você obedeceu e obedece a Deus em tudo que Ele já lhe iluminou através da Sua Palavra literalmente crida e literalmente interpretada [respeitando os contextos, claro]? Isto inclui, por exemplo:
. Você pediu para ser [re-] batizado? Atos 8:36-39 (seu batismo anterior, quando criancinha ou quando crescido mas ainda não nascido de novo, não vale nada, segundo os padrões da Bíblia). Aliás, o único batismo bíblico é a imersão de crente por uma igreja bíblica (ver, por exemplo, Atos 8:36-39 e http://solascriptura-tt.org/EclesiologiaEBatistas/OBatismoBiblico-GilbertoStefano.htm).
. Você pediu para se tornar ativo e frutuoso membro de uma assembleia local (que tenha doutrina realmente bíblica, que realmente exalte Cristo e Sua Palavra, que arda em doce amor e comunhão entre os irmãos, e em zelo evangelístico e missionário)? Atos 2:41-42.


- Se alguma coisa disto não é 100% verdade em sua vida, então, ó meu amigo, pare o teste, você nunca foi realmente salvo, urge que o seja: em toda sinceridade arrependa-se, creia, confie, receba o Cristo, invoque-O e confesse-O, enquanto há tempo!

Assim que, se alguém está em Cristo, NOVA criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez NOVO. (2 Coríntios 5:17)

   10 Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus. 11
E é o que alguns têm sido; mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito do nosso Deus. (1 Coríntios 6:10-11)

   ...
Sai dela, povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados, e para que não incorras nas suas pragas. (Apocalipse 18:4)

   Por isso
saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; E não toqueis nada imundo, E eu vos receberei; (2 Coríntios 6:17)

   Também muitos dos que seguiam artes mágicas trouxeram os seus livros, e os queimaram na presença de todos e, feita a conta do seu preço, acharam que montava a cinquenta mil peças de prata. (Atos 19:19)

   ... dos ídolos vos convertestes a Deus, para servir o Deus vivo e verdadeiro, (1 Tessalonicense. 1:9)

   36 ...: Eis aqui água;
que impede que eu seja batizado? 37 E disse Filipe: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus. 38 E mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e o batizou. 39 E, quando saíram da água, .... (Atos 8:36-39)

   41 De sorte que
foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas, 42 ¶ E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. (Atos 2:41-42)

3ª) Você tem gozado comunhão espiritual com Deus, com Cristo, e com companheiros crentes? 1João 1:3-4; Atos 2:41-47; ler depois: João 13:35.
- O verdadeiro salvo deve ter seu maior prazer em:
. diariamente ter doce comunhão com Deus e deleitar-se em ler Sua Palavra e orar;
. algumas vezes por semana, ter doce comunhão com os irmãos da sua assembleia local, todos juntos cultuando a Deus;
. algumas vezes por mês [ou, pelo menos, por ano] convidar e receber em casa a algum (alguns) dos irmãos de sua assembleia local, ou os visitar, ou passear com eles, ou de algum outro bom modo gozar de bom tempo com eles, tendo-os como seus maiores amigos.

- Se isto não está sendo verdade na sua vida, mas você pensa que habitualmente era verdade, então, na melhor das hipóteses, você é um salvo momentânea e excepcionalmente fora da vontade de Deus, urge confessar seus pecados e pedir que o perdoe, para então voltar a gozar a paz da doce comunhão com Deus, continuar a crescer, frutificar, ser bênção, etc.;

- Se isto não está sendo verdade na sua vida e, ademais, nunca o foi, então, ó meu amigo, pare o teste, você nunca foi realmente salvo, urge que o seja: em toda sinceridade arrependa-se, creia, confie, receba o Cristo, invoque-O e confesse-O, enquanto há tempo (ver o 1º teste)!

   3 O que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo. 4 Estas coisas vos escrevemos, para que o vosso gozo se cumpra. (1 João 1:3-4)

   41 ... 42 ¶ E
perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. 43 E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. 44 E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. 45 E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister. 46 E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, 47 Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar. (Atos 2:41-47)

4ª) Você é sensível ao pecado? [sente imediatamente quando cometeu qualquer pecado, e grandemente se entristece por isso] 1João 1:5-10; Sal 139:23-24.
- O verdadeiro crente deve, à medida que os meses e anos passam e ele cresce se aproximando cada vez mais da luz do Senhor, ser cada dia mais pronto a reconhecer os pecados que ainda existam em sua vida, em odiá-los, em confessá-los e abandoná-los, vencê-los com e pelo poder de Deus; deve ter maior sensibilidade para ouvir a voz do Espírito Santo e perceber novas áreas de sua vida que Deus quer burilar.

- Se isto não está sendo verdade na sua vida, mas você pensa que habitualmente era verdade, então, na melhor das hipóteses, você é um salvo momentânea e excepcionalmente fora da vontade de Deus, urge confessar seus pecados e pedir que o perdoe, para então voltar a gozar a paz da doce comunhão com Deus, continuar a crescer, frutificar, ser bênção, etc.;

- Se isto não está sendo verdade na sua vida e, ademais, nunca o foi, então, ó meu amigo, pare o teste, você nunca foi realmente salvo, urge que o seja: em toda sinceridade arrependa-se, creia, confie, receba o Cristo, invoque-O e confesse-O, enquanto há tempo (ver 1º teste)!

   5 ¶ E esta é a mensagem que dele ouvimos, e vos anunciamos: que Deus é luz, e não há nele trevas nenhumas. 6 Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos em trevas, mentimos, e não praticamos a verdade. 7 Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado. 8 ¶ Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. 9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. 10 Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós. (1 João 1:5-10)

   23
Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos. 24 E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno. (Salmos 139:23-24)

5ª) Você é, basicamente, obediente aos mandamentos das Escrituras? 1João 2:3-5; João 14:15,21; ler depois: Tia 1:22-23.
- O verdadeiro salvo deve ter grande prazer em se esforçar por demonstrar seu amor ao seu Salvador e Senhor através de obedecer todas as instruções que nos deixou no Seu santo Livro! É certo que às vezes poderá cair, mas isto é sua tristeza e não é o habitual nem o desejado. É certo que não será salvo nem preservado por guardar os mandamentos, mas fazê-lo será sua maior aspiração e seu maior prazer e alegria.

- Se isto não está sendo verdade na sua vida, mas você pensa que habitualmente era verdade, então, na melhor das hipóteses, você é um salvo momentânea e excepcionalmente fora da vontade de Deus, urge confessar seus pecados e pedir que o perdoe, para então voltar a gozar a paz da doce comunhão com Deus, continuar a crescer, frutificar, ser bênção, etc.;

- Se isto não está sendo verdade na sua vida e, ademais, nunca o foi, então, ó meu amigo, pare o teste, você nunca foi realmente salvo, urge que o seja: em toda sinceridade arrependa-se, creia, confie, receba o Cristo, invoque-O e confesse-O, enquanto há tempo (ver 1º teste)!

   3 ¶ E nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos. 4 Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade. 5 Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado; nisto conhecemos que estamos nele. (1 João 2:3-5)

   15
Se me amais, guardai os meus mandamentos. ... 21Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele. (João 14:15,21)

6ª) Qual é a sua posição com respeito ao mundo e seus valores? 1João 2:15; Mat 6:24;  Rom 12:2; Tia 4:4; ler depois: Mar 4:19.
- O verdadeiro crente deve a cada dia ter as ações, os pensamentos, os gostos, os valores, os propósitos e meios, tudo (enfim) cada vez mais diferentes daqueles do mundo, mais em perfeita oposição a eles, e mais parecidos com os de Deus.

- Se isto não está sendo verdade na sua vida, mas você pensa que habitualmente era verdade, então, na melhor das hipóteses, você é um salvo momentânea e excepcionalmente fora da vontade de Deus, urge confessar seus pecados e pedir que o perdoe, para então voltar a gozar a paz da doce comunhão com Deus, continuar a crescer, frutificar, ser bênção, etc.;

- Se isto não está sendo verdade na sua vida e, ademais, nunca o foi, então, ó meu amigo, pare o teste, você nunca foi realmente salvo, urge que o seja: em toda sinceridade arrependa-se, creia, confie, receba o Cristo, invoque-O e confesse-O, enquanto há tempo (ver 1º teste)!

   Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. (1 João 2:15)

  
Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom. (Mateus 6:24)

   E
não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. (Romanos 12:2)

   Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que
a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. (Tiago 4:4)

7ª) Você ama Jesus Cristo e anela por Sua vinda? 2Ti 4:8; 1João 3:2-3; Apo 22:20; 1Co 16:22.
- O verdadeiro salvo deve, de todo seu coração, amar a seu Salvador acima de todas as coisas; e deve dar provas disto através das ações de sua vida prática O terem como Senhor (dono e controlador, único e total). Deve organizar e viver sua vida à luz da Sua iminente volta até às nuvens para arrebatar somente aqueles (vivos ou mortos) que estão nEle, depois julgá-los no Tribunal de Cristo (Bema, para galardoamento), depois derramar Sua ira sobre o mundo descrente, depois voltar até a terra destruída para inaugurar Seu Reino Milenar de paz e justiça (na realidade, depois dos primeiros 1000 anos segue-se a eternidade na Nova Jerusalém "aterrissada" sobre a nova terra e debaixo do novo céu). Claro, o crente deve fazer planos lícitos,deve estudar e trabalhar firmemente para alcançá-los, deve descansar e gozar sadiamente; mas, a cada raiar de novo dia, deve anelar, pedir e esperar pelo arrebatamento pelo seu Salvador e Senhor naquele dia, amando-O mais que toda e qualquer coisa.

- Se isto não está sendo verdade na sua vida, mas você pensa que habitualmente era verdade, então, na melhor das hipóteses, você é um salvo momentânea e excepcionalmente fora da vontade de Deus, urge confessar seus pecados e pedir que o perdoe, para então voltar a gozar a paz da doce comunhão com Deus, continuar a crescer, frutificar, ser bênção, etc.;

- Se isto não está sendo verdade na sua vida e, ademais, nunca o foi, então, ó meu amigo, pare o teste, você nunca foi realmente salvo, urge que o seja: em toda sinceridade arrependa-se, creia, confie, receba o Cristo, invoque-O e confesse-O, enquanto há tempo (ver 1º teste)!  

   Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda. (2 Timóteo 4:8)

   2 Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos. 3
E qualquer que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também ele é puro. (1 João 3:2-3).

   Aquele que testifica estas coisas diz:
Certamente cedo venho. Amém. Ora vem, Senhor Jesus. (Apocalipse 22:20)
  
Se alguém não ama ao Senhor Jesus Cristo, seja anátema. Maranata! (1 Coríntios 16:22)

8ª) Você pratica o pecado menos agora do que quando você professou fé em Cristo? 1João 3:5-6; Fp 3:12-14; 1Ti 4:7 (o verso 8 está acima); Osé 6:3; Heb 6:1.
- Como já vimos, discordamos um pouco da interpretação de 1João 3:5-6 pelos "corrigidores da Bíblia". Mas concordamos que o ser humano primeiramente é carregado no colo, depois começa a se aprumar, depois a engatinhar, depois a andar; a princípio cai quase todos os dias, depois quase toda semana; depois quase todo mês, etc., mas, como adulto, cai muito menos frequentemente. Semelhantemente, a Bíblia nos ensina que o verdadeiro salvo deve normalmente experimentar cada vez mais vitórias contra o pecado e menos quedas, embora nunca alcance, neste presente corpo, a perfeita santificação com impossibilidade de pecar.

- Se isto não está sendo verdade na sua vida, mas você pensa que habitualmente era verdade, então, na melhor das hipóteses, você é um salvo momentânea e excepcionalmente fora da vontade de Deus, urge confessar seus pecados e pedir que o perdoe, para então voltar a gozar a paz da doce comunhão com Deus, continuar a crescer, frutificar, ser bênção, etc.;

- Se isto não está sendo verdade na sua vida e, ademais, nunca o foi, então, ó meu amigo, pare o teste, você nunca foi realmente salvo, urge que o seja: em toda sinceridade arrependa-se, creia, confie, receba o Cristo, invoque-O e confesse-O, enquanto há tempo (ver 1º teste)!

   5 E bem sabeis que ele se manifestou para tirar os nossos pecados; e nele não há pecado. 6 Qualquer que permanece nele não peca; qualquer que peca não o viu nem o conheceu. (1 João 3:5-6)

   12
Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus. 13 Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, 14 Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. (Filipenses 3:12-14)

   Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. (2 Timóteo 4:7)

   Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao SENHOR; .... (Oséias 6:3)

   Por isso, deixando os rudimentos da doutrina de Cristo, prossigamos até à perfeição, não lançando de novo o fundamento do arrependimento de obras mortas e de fé em Deus, (Hebreus 6:1)

9ª) Você tem [e demonstra] [verdadeiro] amor por outros crentes? 1João 3:14-18; 2:9-11; Tia 2:15-16.
- O verdadeiro crente deve amar de forma toda especial os verdadeiros crentes (todos os homens que biblicamente: foram salvos, amam, e servem a Deus em uma igreja bíblica), ainda mais particularmente os irmãos de sua igreja local. E este amor deve ser sincero e real, não [só] de palavras, não [só] de sentimentos, antes deve dar provas através das ações concretas de sua vida prática, principalmente nos momentos de real e não provocada necessidade.

- Se isto não está sendo verdade na sua vida, mas você pensa que habitualmente era verdade, então, na melhor das hipóteses, você é um salvo momentânea e excepcionalmente fora da vontade de Deus, urge confessar seus pecados e pedir que o perdoe, para então voltar a gozar a paz da doce comunhão com Deus, continuar a crescer, frutificar, ser bênção, etc.;

- Se isto não está sendo verdade na sua vida e, ademais, nunca o foi, então, ó meu amigo, pare o teste, você nunca foi realmente salvo, urge que o seja: em toda sinceridade arrependa-se, creia, confie, receba o Cristo, invoque-O e confesse-O, enquanto há tempo (ver 1º teste)!

   14 ¶ Nós sabemos que passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Quem não ama a seu irmão permanece na morte. 15 Qualquer que odeia a seu irmão é homicida. E vós sabeis que nenhum homicida tem a vida eterna permanecendo nele. 16 Conhecemos o amor nisto: que ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos. 17 Quem, pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar as suas entranhas, como estará nele o amor de Deus? 18 Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade. (1 João 3:14-18)

   9 Aquele que diz que está na luz, e odeia a seu irmão, até agora está em trevas. 10 Aquele que ama a seu irmão está na luz, e nele não há escândalo. 11 Mas aquele que odeia a seu irmão está em trevas, e anda em trevas, e não sabe para onde deva ir; porque as trevas lhe cegaram os olhos. (1 João 2:9-11)

   15 E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano, 16 E algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí? (Tiago 2:15-16)

10ª) Você tem tido a experiência de ver oração respondida? 1João 3:22; 5:14-15
- O verdadeiro crente deve ter tido e habitualmente ter a experiência de ver e sentir suas orações respondidas. Como ele não é desses que oram mal, para gastarem com seus deleites, antes ora submetendo-se à vontade do Deus (que é infinitamente bom, é perfeito), suas orações são sempre respondidas dentro desta ótica de Deus: às vezes a resposta é "Sim, Meu filho, logo o farei! Finalmente você Me pediu o que há tempo Eu desejava lhe dar, só esperava você Me pedir!"; às vezes a resposta é "Mais tarde, Meu filho, mais tarde! Quando você estiver pronto e for de acordo com Meu plano perfeito!"; às vezes a resposta é "Não, Meu filho! Eu lhe amo demais para lhe dar o que não é de acordo com Meu plano perfeito e Minha onisciência antevê que não será para seu máximo bem eterno!". Mas sempre o crente terá a consciência da resposta, se contentará com ela, e será profundamente grato ao Deus de infinitos amor, sabedoria e poder.

- Se isto não está sendo verdade na sua vida, mas você pensa que habitualmente era verdade, então, na melhor das hipóteses, você é um salvo momentânea e excepcionalmente fora da vontade de Deus, urge confessar seus pecados e pedir que o perdoe, para então voltar a gozar a paz da doce comunhão com Deus, continuar a crescer, frutificar, ser bênção, etc.;

- Se isto não está sendo verdade na sua vida e, ademais, nunca o foi, então, ó meu amigo, pare o teste, você nunca foi realmente salvo, urge que o seja: em toda sinceridade arrependa-se, creia, confie, receba o Cristo, invoque-O e confesse-O, enquanto há tempo (ver 1º teste)!

   E qualquer coisa que lhe pedirmos, dele a receberemos, porque guardamos os seus mandamentos, e fazemos o que é agradável à sua vista. (1 João 3:22)

   14 ¶ E
esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve. 15 E, se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que alcançamos as petições que lhe fizemos. (1 João 5:14-15)

11ª) Você tem o testemunho interior do Espírito Santo? Rom 8:15-16; 1João 4:13
- O verdadeiro salvo deve sentir dentro de si mesmo a suave mas nítida, inconfundível e inerrável voz do Espírito Santo de Deus, o Paracleto (consolador, ensinador, advogado), lhe dando a doce e inefável paz, certeza, segurança de que foi ele adotado para sempre como filho de Deus, não importam as lutas externas e internas, as momentâneas e odiadas quedas, etc.

- Se isto não está sendo verdade na sua vida, mas você pensa que habitualmente era verdade, então, na melhor das hipóteses, você é um salvo momentânea e excepcionalmente fora da vontade de Deus, urge confessar seus pecados e pedir que o perdoe, para então voltar a gozar a paz da doce comunhão com Deus, continuar a crescer, frutificar, ser bênção, etc.;

- Se isto não está sendo verdade na sua vida e, ademais, nunca o foi, então, ó meu amigo, pare o teste, você nunca foi realmente salvo, urge que o seja: em toda sinceridade arrependa-se, creia, confie, receba o Cristo, invoque-O e confesse-O, enquanto há tempo (ver 1º teste)!

    15 Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai. 16 O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. (Romanos 8:15-16)

  
Nisto conhecemos que estamos nele, e ele em nós, pois que nos deu do seu Espírito. (1 João 4:13)

12ª) Você tem a habilidade de discernir entre a verdade espiritual e o erro? João 10:3-5,27; 1João 4:1-6
- O verdadeiro crente deve ter (e a cada dia ver crescer) a habilidade para discernir entre o ensino (e seu pregador, que é um homem de Deus) que realmente é bíblico (e que ele deve incorporar e praticar em sua vida) e o ensino (e seu falso mestre, que é um lobo em pele de cordeiro, fazendo tamanhos sinais que se possível fora enganariam até os escolhidos) que é grosseiro ou sutil (mas mortífero) desvio (ao qual ele deve totalmente: repudiar, separar-se dele, denunciá-lo, e resistir-lhe batalhando denodadamente).

- Se isto não está sendo verdade na sua vida, mas você pensa que habitualmente era verdade, então, na melhor das hipóteses, você é um salvo momentânea e excepcionalmente fora da vontade de Deus, urge confessar seus pecados e pedir que o perdoe, para então voltar a gozar a paz da doce comunhão com Deus, continuar a crescer, frutificar, ser bênção, etc.;

- Se isto não está sendo verdade na sua vida e, ademais, nunca o foi, então, ó meu amigo, pare o teste, você nunca foi realmente salvo, urge que o seja: em toda sinceridade arrependa-se, creia, confie, receba o Cristo, invoque-O e confesse-O, enquanto há tempo (ver 1º teste)!

   3 A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas, e as traz para fora. 4 E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. 5 Mas de modo nenhum seguirão o estranho, antes fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos. (João 10:3-5)

  
As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; (João 10:27)

   1 ¶ Amados,
não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo. 2 Nisto conhecereis o Espírito de Deus: Todo o espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; 3 E todo o espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do anticristo, do qual já ouvistes que há de vir, e eis que já está no mundo. 4 ¶ Filhinhos, sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo. 5 Do mundo são, por isso falam do mundo, e o mundo os ouve. 6 Nós somos de Deus; aquele que conhece a Deus ouve-nos; aquele que não é de Deus não nos ouve. Nisto conhecemos nós o espírito da verdade e o espírito do erro. (1 João 4:1-6)

13ª) Você conhece bem e crê nas doutrinas básicas da fé? 1João 5:1; Luc 18:8; 1Ti 4:1; Judas 1:3; João 5:47; Atos 4:12
- O verdadeiro salvo, como resultado de deleitar-se no incessante e atento estudo da Palavra em casa e na igreja, deve ter sólidos conhecimento (com fé!), ao menos das mais básicas e mais importantes verdades da Bíblia; e, com o passar dos anos, esse conhecimento (com fé!) deve crescer, ficando cada vez mais sólido. Ele passou a fase de se alimentar apenas com leite, agora seu prazer é se alimentar com alimento sólido.

(as doutrinas mais básicas a serem conhecidas e cridas devem incluir: a Bíblia é perfeita e exclusivamente preservada e inspirada (pelo próprio Deus o Espírito Santo, de capa a capa, em todos os assuntos, cada palavra, inerrável e infalivelmente);   Deus é único, eterno, todo-poderoso, onisciente, indivisível, em três pessoas eternas, divinas, co-iguais mas não confundíveis: o Pai, o Filho e o Espírito Santo;   Cristo é 100% Deus e 100% homem perfeito, nasceu de uma virgem, morreu expiatória e vicariamente, ressuscitou corporalmente, voltará pessoal e iminentemente;   Os 5 somente's: "Devemos crer somente na Bíblia; salvação é somente pela graça através somente da fé somente em Jesus Cristo como Salvador e Senhor; somente a Deus seja toda a glória"; nossa salvação está segura porque está nas mãos de Deus, nãos depende mais de mim, e ninguém pode me tirar dEle.).

- Se isto não está sendo verdade na sua vida, mas você pensa que habitualmente era verdade, então, na melhor das hipóteses, você é um salvo momentânea e excepcionalmente fora da vontade de Deus, urge confessar seus pecados e pedir que o perdoe, para então voltar a gozar a paz da doce comunhão com Deus, continuar a crescer, frutificar, ser bênção, etc.;

- Se isto não está sendo verdade na sua vida e, ademais, nunca o foi, então, ó meu amigo, pare o teste, você nunca foi realmente salvo, urge que o seja: em toda sinceridade arrependa-se, creia, confie, receba o Cristo, invoque-O e confesse-O, enquanto há tempo (ver 1º teste)!

   Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo, é nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou também ama ao que dele é nascido. (1 João 5:1)

   Digo-vos que depressa lhes fará justiça.
Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra? (Lucas 18:8)

   Mas o Espírito expressamente diz que
nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; (1 Timóteo 4:1)

   Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da salvação comum, tive por necessidade escrever-vos, e
exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos. (Judas 1:3)

   Mas,
se não credes nos seus escritos [de Moisés, o Velho Testamento], como crereis nas minhas palavras? (João 5:47)

   E
em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos. (Atos 4:12)

14ª) Você tem experimentado perseguição por causa de sua posição bíblica? João 15:18-20; Fp 1:28; 2Ti 3:12
- O verdadeiro crente deve experimentar perseguição por causa da sua posição realmente bíblica. Esta perseguição pode se expressar de variadíssimos modos: por lisonjas, armadilhas, tentativas de suborno (através de vantagens financeiras ou de posição ou fama ou etc.), pressões através de pessoas queridas e respeitadas, ameaças, ironia, sarcasmo, zombaria, escárnio, imitação zombadora, ameaças, distrações, calúnias, difamações, injustiças, ingratidões, abandonos, deserções, traições (até mesmo pelos mais íntimos), ataques pelos mais inflamados dardos do maligno, etc.

- Se isto não está sendo verdade na sua vida, mas você pensa que habitualmente era verdade, então, na melhor das hipóteses, você é um salvo momentânea e excepcionalmente fora da vontade de Deus, urge confessar seus pecados e pedir que o perdoe, para então voltar a gozar a paz da doce comunhão com Deus, continuar a crescer, frutificar, ser bênção, etc.;

- Se isto não está sendo verdade na sua vida e, ademais, nunca o foi, então, ó meu amigo, pare o teste, você nunca foi realmente salvo, urge que o seja: em toda sinceridade arrependa-se, creia, confie, receba o Cristo, invoque-O e confesse-O, enquanto há tempo (ver 1º teste)!

   18 ¶ Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim. 19 Se vós fósseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia. 20 Lembrai-vos da palavra que vos disse: Não é o servo maior do que o seu senhor. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa. (João 15:18-20)

   E em nada vos espanteis dos que resistem, o que para eles, na verdade, é indício de   perdição, mas para vós de salvação, e isto de Deus. (Filipenses 1:28)

   E também
todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições. (2 Timóteo 3:12)

Se TODAS as coisas acima, sem exceção, sempre ou habitualmente são verdade em sua vida, então (e só então) você pode vibrantemente regozijar e gozar, e docemente ter convicção, certeza, firmeza, segurança, ó sim, da sua salvação, salvação eterna e definitiva!!!

 




organizado por Hélio de Menezes Silva, 2002.


Todas as citações bíblicas são da ACF (Almeida Corrigida Fiel, da SBTB), autêntica herdeira da Bíblia da Reforma (Almeida 1681/1753) e traduzida somente da Palavra de Deus infalivelmente preservada (e finalmente impressa, na Reforma) como o Textus Receptus. Para começar a ter uma ideia da gravidade de muitas das MILHARES de deturpações de todas as modernas "Bíblias" alexandrinas (baseadas no Texto dos incessantes Críticos), em relação às Bíblias do TR, leia, por EXEMPLO, http://solascriptura-tt.org/Bibliologia-Traducoes/AAlmeidaAtualizadaExposta-Helio.htm
http://solascriptura-tt.org/Bibliologia-PreservacaoTT/ExpondoErrosNVI-Jun2000-Emidio.htm


 

(retorne a http://solascriptura-tt.org/SoteriologiaESantificacao/00-Soteriologia-Curso-Helio-index.htm
retorne a http://solascriptura-tt.org/SoteriologiaESantificacao/
retorne a http://solascriptura-tt.org/)



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.