A adoção como filho e herdeiro de Deus, na salvação, filiação, tornando-se filho adotivo, filho de Deus, esperando a glorificação do corpo, no Arrebatamento.

17. ADOÇÃO como Filho de Deus. FILIAÇÃO. HERDEIRO.

Versos chave: Rom 8:15,17,23; Gál 4:4-6

a. Adoção é:

Outorgar a posição (direitos, privilégios, honras, ...) de filho de Deus; outorgar filiação (pôr na posição de Filho de Deus; adotar para dentro da família de Deus os homens que já foram feitos filhos de Deus).

- "Huiothesia" ("filho" + "posicionamento como") ocorre 5 vezes no NT:
  . 1 vez a adoção dos Israelitas (bênçãos basicamente materiais) Rom 9:4;
  . 1 vez a adoção do crente a ser completada somente na redenção (glorificação) do seu corpo no Arrebatamento Rom 8:23;
  . 3 vezes como fato na  presente vida do crente Rom 8:15; Gál 4:4-6; Efé 1:5 (fomos preordenados para adoção como filhos).

- A ordem lógica (não cronológica, pois são simultâneas) é: Regeneração -> Adoção.

- Regeneração dá a natureza de filho de Deus, adoção dá a posição.
"Regeneração tem a ver com nossa mudança de natureza; justificação, com nossa mudança de situação [ante a lei]; santificação, com nossa mudança de caráter; adoção, com mudança em nossa posição [mudando de ser rejeitado, como inimigo, para ser amado, como filho]" (Evans).
"Na regeneração recebemos uma nova vida; na justificação, uma nova situação [ante a lei]; na adoção, uma nova posição [ou família]" (Thiessen).

(na seqüência da Bíblia:)

   14 Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus. 15 Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai. 16 O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. (Romanos 8:14-16)
  E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e CO-herdeiros
de Cristo: ... (Romanos 8:17)
   ...
gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo. (Romanos 8:23)
   Que são israelitas, dos quais é a adoção de filhos, e a glória, e as alianças, e a lei, e o culto, e as promessas; (Romanos 9:4)
   3 Assim também nós, quando éramos meninos, estávamos reduzidos à servidão debaixo dos primeiros rudimentos do mundo. 4 Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, 5 Para redimir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos
. 6 E, porque sois filhos, Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai. 7 Assim que já não és mais servo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo. (Gálatas 4:3-7, tradução literal)
   E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade, (Efésios 1:5)

b. Como a adoção por Deus se compara com a adoção terrestre

   (1) Em ambas, é o pai que toma todas as iniciativas e ações que a provêem. Joã 3:16; ler depois: Isa 1:18 (serão tornados brancos como a neve).

   (2) Ambas provêem uma herança a quem nada tinha nem nada merecia Rom 8:17 (acima); 1Ped 1:1-9.

   (3) Ambas provêem um nome novo Apo 2:17. Ler depois: Joã 1:42 (Simão -> Cefas).

    Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (João 3:16)
   ... 3 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, 4 Para uma herança incorruptível, incontaminável, e que não se pode murchar, guardada nos céus para vós ... (1 Pedro 1:1-9)
   ... Ao que vencer darei a comer do maná escondido, e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe. (Apocalipse 2:17)   

c. Como a adoção por Deus excede a terrestre

   (1) O homem nunca adota seu próprio filho, mas Deus só adota quem já foi feito Seu filho. Joã 1:12 + (Rom 8:15-16 e 8:23, acima).
   (2) O homem sem filhos só se satisfaz ao adotar um, mas Deus tinha um Filho amado (Mat 17:5 [= Mat 3:17]) antes de nos adotar.
   (3) O homem usualmente adota quem tem as melhores características, Deus só adota miseráveis pecadores, os que se vêm como os piores de todos 1Ti 1:15; Rom 3:10-18.
   (4) O homem nunca pode dar sua natureza a quem adotar, Deus sempre a dá, dá mesmo a mente de Cristo 1Cor 2:16.
   (5) O homem às vezes pode anular a adoção que fez, Deus nunca o faz, Seus adotados estão absolutamente seguros. Num 23:19; Rom 11:29; 2Ti 2:13; 

   Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; (João 1:12)
   ... Este é o meu amado Filho, em quem me comprazo; escutai-o. (Mateus 17:5)
  
... Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal. (1 Timóteo 1:15)
   10 ... Não há um justo, nem um sequer. 11 Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus. ... (Romanos 3:10-18)
   ... Mas nós temos a mente de Cristo. (1 Coríntios 2:16)
   Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria? (Números 23:19)
   Porque os dons e a vocação de Deus são sem arrependimento. (Romanos 11:29)
   Se formos infiéis, ele permanece fiel; não pode negar-se a si mesmo. (2 Timóteo 2:13)

d. O adotado, perante a Trindade

a. Intimidade para com o Pai. "Aba, Pai" Rom 8:15 (muito acima). Este é um nome muito carinhoso, pessoal, íntimo, usado somente pelo filho comungando com o Pai. Somente Jesus tinha usado este nome antes Mar 14:36 (= Mat 26:42).

   E disse: Aba, Pai, todas as coisas te são possíveis; afasta de mim este cálice; não seja, porém, o que eu quero, mas o que tu queres. (Marcos 14:36)
b. Iluminação pelo Espírito. Ele tanto nos guia (muito acima: Rom 8:14) como nos encoraja (muito acima: Rom 8:16).
   Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus. (Romanos 8:14)
   O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. (Romanos 8:16)
c. CO-herdeiro com o Filho "...somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e CO-herdeiros de Cristo ..." Rom 8:17 (muito acima). Ler depois: Heb 2:11.
   Porque, assim o que santifica, como os que são santificados, são todos de um; por cuja causa não se envergonha de lhes chamar irmãos, (Hebreus 2:11)

e. Três tempos da adoção

- No conselho de Deus, a adoção foi determinada na eternidade passada. Muito acima: Efé 1:5;

E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade, (Efésios 1:5)
- Na experiência pessoal, a adoção se tornou realidade para o crente no momento em que recebeu Cristo Gál 3:26; Gál 4:6 (muito acima); ler depois: Gál 4:1-7 (3-7 está lá em cima);
   Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus. (Gálatas 3:26)
- O completamento da adoção será a glorificação dos corpos dos crentes (Quando? Os da atual dispensação, das assembleias locais: no Arrebatamento Rom 8:23 [muito acima]; Fp 3:20-21; Os do Velho Testamento  e da Tribulação: ao final da Tribulação; Os do Milênio: infere-se que seja ao seu final). 
   20 Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, 21 Que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas. (Filipenses 3:20-21)

f. Resultados da adoção

- Libertação da escravidão da lei. (muito acima: Rom 8:15; Gál 4:3-5);

   Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai. (Romanos 8:15)
- Recebimento do penhor da herança (o penhor é o próprio Espírito Santo!) Gál 4:6-7 (muito acima); Ler depois: Efé 1:11-14. Este penhor é o primeiro pagamento (da mesma qualidade e garantidor) da total herança que receberemos no Arrebatamento;
   ... 13 Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa. 14 O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória. (Efésios 1:11-14)
- Testemunho do Espírito, segurança. Muito acima: Rom 8:15-16; Gál 4:6;
   E, porque sois filhos, Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai. (Gálatas 4:6)
- Comunhão com o Pai (ao filho que estiver apreciando as sublimes dádivas acima). Comunhão envolve:
  . espírito filial em relação ao Pai. Muito acima: Rom 8:15; Gál 4:6;
  . andar no Espírito. Muito acima: Rom 8:14; Ler depois: Gál 5:18; 
  . crescente conformidade à imagem do Filho de Deus Rom 8:29;
   Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei. (Gálatas 5:18)
   Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. (Romanos 8:29
- No futuro, após a glorificação do corpo, ser plenamente manifestado como filho Rom 8:19.
   Porque a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus. (Romanos 8:19)

organizado por Hélio de Menezes Silva, 2002.


Todas as citações bíblicas são da ACF (Almeida Corrigida Fiel, da SBTB), autêntica herdeira da Bíblia da Reforma (Almeida 1681/1753) e traduzida somente da Palavra de Deus infalivelmente preservada (e finalmente impressa, na Reforma) como o Textus Receptus. Para começar a ter uma idéia da gravidade de muitas das MILHARES de deturpações de todas as modernas "Bíblias" alexandrinas (baseadas no Texto dos incessantes Críticos), em relação às Bíblias do TR, leia, por EXEMPLO, http://solascriptura-tt.org/Bibliologia-Traducoes/AAlmeidaAtualizadaExposta-Helio.htm
http://solascriptura-tt.org/Bibliologia-PreservacaoTT/ExpondoErrosNVI-Jun2000-Emidio.htm



(retorne a http://solascriptura-tt.org/SoteriologiaESantificacao/ 00-Soteriologia-Curso-Helio-index.htm
retorne a http://solascriptura-tt.org/SoteriologiaESantificacao/
retorne a http://solascriptura-tt.org/)


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.