Nossa união, unidade vital com Cristo: na salvação, somos cabeça e membros, corpo e membros, cabeça e membros, Pai e filhos, videira e ramos, dá-nos dons, comunhão, vivemos Sua vida, temos um só espírito.

16. UNIÃO com Cristo, o viver em

Trataremos, aqui, da união vital do crente com Cristo, i.é o viver em união com Cristo, união com Sua vida se manifestando ativamente no nosso viver, no dia a dia; união do ramo com tronco e raiz, recebendo sua seiva e produzindo seu fruto. Versos chave: Joã 15:4-5.

(Há um outro tipo de união, que é tratado indiretamente em "Justificação": a união forense (judicial, legal), federal (representativa) com Cristo, como o segundo Adão 1Co 15:22, união que resultou na imputação do nosso pecado sobre Ele e de Sua justiça sobre nós, com todos os benefícios forenses decorrentes.)

a. Natureza do nosso viver em união com Cristo

(1) Analogias desta união:
- União entre a fundação (Cristo) e o edifício (cada crente individual e cada assembleia local) sobre ela construída, a ela ligada, por ela sustentada Efé 2:20-22; Col 2:7; ler depois: 1Pe 2:4-5;

VERSOS CHAVE: 4 Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. 5 Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. (João 15:4-5)

   Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo. (1 Coríntios 15:22)
   20 Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina; 21 No qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor. 22 No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito. (Efésios 2:20-22)
  
Arraigados e edificados nele, e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, nela abundando em ação de graças. (Colossenses 2:7)
- União entre o esposo (Cristo) e sua esposa (cada igreja local) Efé 5:31-32; ler depois: Rom 7:4; Apo 19:7-9;
   31 Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher; e serão dois numa carne. 32 Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja. (Efésios 5:31-32)
- União entre a videira (Cristo) e os seus ramos (cada crente individual) Joã 15:1-6;
  ... 4 Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. 5 Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. ... (João 15:1-6)
- União entre a cabeça (Cristo) e o corpo (cada assembleia local) Efé 1:22-23; 4:15-16; ler depois: 1Co 6:15,19; 12:12; 
   22 E sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja, 23 Que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos. (Efésios 1:22-23)
   15 Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, 16 Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor. (Efésios 4:15-16)
- União entre Adão e seus descendentes 1Co 15:22,49; ler depois: Rom 5:12,21; 
   22 Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo. ... 49 E, assim como trouxemos a imagem do terreno, assim traremos também a imagem do celestial. (1 Coríntios 15:22, 49)
- União entre o pastor (Cristo) e suas ovelhas (cada crente individual) Joã 10:1-18; ler depois: Heb 13:20; 1Pe 2:25;
   ... 2 Aquele, porém, que entra pela porta é o pastor das ovelhas. 3 A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas, e as traz para fora. 4 E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. 5 Mas de modo nenhum seguirão o estranho, antes fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos. ... 11 Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas. ... 14 Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido. ... (João 10:1-18)
(2) Fato desta união
- Cristo está "no crente" Joã 14:20; Gál 2:20; Col 1:27; ler depois: Rom 8:10; 
   ... estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós. (João 14:20)
   Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus ... (Gálatas 2:20)
   ... riquezas da glória deste mistério ... Cristo em vós, esperança da glória; (Colossenses 1:27)
- A semente de Deus permanece no crente 1Jo 3:9

Nota de Hélio 1Joã 3:9 (ou 3:06-14):
- A maioria dos estudiosos que lemos diria: {"- ACF bem poderia inserir (A) um asterisco "*" após cada verbo no tempo presente [6 ... não peca (*); ... peca (*) .... 8 Quem comete (*) ... 9 ... não comete pecado (*); ... não pode pecar (*), ... 10 ... (*) não pratica a justiça, e (*) não ama a seu irmão ... 14 .... (*) não ama a seu irmão ...] e (B) a seguinte nota de rodapé:
(*) Lembre que todo tempo presente, em grego, implica que a ação é usual, costumeira, às vezes mesmo contínua. Assim, poderíamos aqui entender a palavra "COSTUMEIRAMENTE"}
- Mas esta tão difundida idéia que, a cada verbo no tempo presente, sempre deveríamos adicionar ou subtender a palavra "continuamente" ou "COSTUMEIRAMENTE", causa grandes problemas se a tentarmos aplicar consistentemente (sempre e uniformemente): A) No uso afirmativo, centenas de expressões tais como "At 16:31 ... crê CONTINUAMENTE no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, ..." dariam margem à falsa interpretação de que é possível se crer para a salvação, depois se interromper mesmo que temporariamente de crer, sendo necessária nova salvação; e a pessoa só seria salva se, ao morrer, estivesse num desses estirões de crer! B) No uso negativo também temos centenas de grandes problemas, por exemplo: se "Joã 3:18 ... mas quem não crendo já está condenado ..." significa "quem, de modo incessante, não crê, já está condenado", então isentamos todo o mundo, pois todos, durante pelo menos um instante, de algum modo, crêem em pelo menos uma coisa de Deus; mas, se significa "quem não se caracteriza por crer de modo incessante já está condenado", então condenamos todo o mundo, pois todos, durante pelo menos um instante, de algum modo fraquejam em crer pelo menos uma coisa de Deus (lembre de Pedro afundando, negando, duvidando da ressurreição, etc.). A coisa não é simples! Toda esta "regra inflexível do grego" é IMPOSSÍVEL de ser usada inflexivelmente, tem que ser uma ficção, não pode ter imperado na mente grega!
- Qual a solução? Cremos que é traduzirmos exatamente como a ACF (sem pormos milhares de "costumeiramente" na Bíblia) mas simplesmente entendermos que esta difícil passagem de 1Jo se refere ao NOVO HOMEM que existe em cada crente (mesmo que temporariamente acompanhado do velho homem) e que a passagem também antecipa nosso abençoado ESTADO ESCATOLÓGICO (quando para sempre estaremos livres do homem velho e do pecado). Somente assim há segurança, pois o que é nascido de Deus não peca nem sequer pode pecar. Esta interpretação harmoniza-se com o contexto [1Joã 2:28-3:10] circundando a passagem, que contrasta a nova contra a velha natureza do crente, em uma antecipação escatológica.

   Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus. (1 Joãn 3:9)
- Ambos (o Filho e o Pai) estão no crente Joã 14:23;
   Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada. (João 14:23)
- O crente está unido "com Cristo" (Rom 6:5) e está "em Cristo" Joã 14:20 (acima); 2Co 5:17; 1Jo 4:13; ler depois: Rom 6:11; 8:1; Efé 2:13; Col 2:11-12; 1Jo 2:6; 2Jo 1:9;
   Porque, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição; (Romanos 6:5)
   Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. (2 Coríntios 5:17)
   Nisto conhecemos que estamos nele, e ele em nós, pois que nos deu do seu Espírito. (1 Joãn 4:13)
- Participa de Cristo Joã 6:56-57; 1Co 10:16-17; ler depois: Joã 6:53

(Nota para Joã 5:53,56-57: (somos "literalistas mas submissos aos contextos e ao bom senso", claramente aqui o sentido é figurativo, literalismo absoluto levaria aos canibalismo e loucura romanistas!!! "Comer" obviamente tem que significar "participar espiritualmente"!)
   56 Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele ... quem de mim se alimenta, também viverá por mim. (João 6:56-57)
   16 Porventura o cálice de bênção, que abençoamos, não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos não é porventura a comunhão do corpo de Cristo? ... (1 Coríntios 10:16-17)
- Participa da natureza divina 2Pe 1:4;
   Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo. (2 Pedro 1:4)
- É um só espírito com o Senhor 1Co 6:17.
   Mas o que se ajunta com o Senhor é um mesmo espírito. (1 Coríntios 6:17)
(3) Esta união não é:
- A mística união do panteísmo (que diz que Deus é / está em tudo, e que tudo é / está em Deus). Em particular, não há nenhuma união entre Cristo e os descrentes.
{Panteísmo é inaceitável porque: viola os argumentos de causa - e - efeito (ler depois Heb 3:4; // Sal 19:1-3; Rom 1:20); é determinístico, enquanto que nossa consciência grita que somos livres e responsáveis pelos nossos atos (por isso punimos criminosos...); destrói as bases da moral, implicando que não existe pecado, nem nada errado, nem condenação, etc., violando nossa consciência (ler depois: Rom 2:15) (crer que Deus [também] é mau foi que levou pagãos a honrarem o mal!); torna religião impossível: se eu sou Deus, como adorar e servir a mim mesmo?!...; deifica e envaidece o homem, tornando-o [parte de] Deus; contraria a realidade concreta (o universo que não se auto-mantém tem que ter tido um início; ferro não demonstra nenhuma vida nem alma; não há pensamento sem pensador; etc). Ver "Teologia Propriamente Dita"}

- A mera união de amor ou afinidade ou simpatia moral, nacional, grupal, de parentesco, de amizade (Davi e Jônatas, ler depois 1Sam 18:1), ou de participação em algum trabalho ou objetivo comum;

- A mística união das essências, onde a personalidade humana seria destruída ou absorvida dentro de Cristo ou de Deus (mesmo na eternidade, nossa relação com Deus será sempre "eu - tu", entre 2 pessoas distintas, Apo 20:3-4; 21:3-4; ler depois: Fp 3:7-14);

- A união física e material pela participação nas ordenanças das igrejas (estas meramente simbolizam a união já definitivamente realizada, não a causam / mantêm / aumentam / aperfeiçoam. Ver "Ordenanças" em "Eclesiologia") ou participação em qualquer outra coisa material.
   Porque toda a casa é edificada por alguém, mas o que edificou todas as coisas é Deus. (Hebreus 3:4)
   1 ¶ <<Salmo de Davi para o músico-mor>> Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos. 2 Um dia faz declaração a outro dia, e uma noite mostra sabedoria a outra noite. 3 Não há linguagem nem fala onde não se ouça a sua voz. (Salmos 19:1-3)
   Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis; (Romanos 1:20)
   ... a alma de Jônatas se ligou com a alma de Davi; e Jônatas o amou, como à sua própria alma. (1 Samuel 18:1)
   3 ... Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus. 4 E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima ... (Apocalipse 21:3-4)
   3 ... e os seus servos o servirão. 4 E verão o seu rosto, e nas suas testas estará o seu nome. (Apocalipse 22:3-4)
(4) Esta união é:
- Espiritual (o Espírito Santo é Seu autor e mantenedor) 1Co 6:17 (acima); ler depois: 1Co 12:13; Rom 8:9-10; Efé 3:16-17;
   Mas o que se ajunta com o Senhor é um mesmo espírito. (1 Coríntios 6:17)
- Vital (de vida) Gál 2:20; Col 3:3-4; A vida de Cristo foi enxertada em (e passou a ser a vida de) o crente;
   Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. (Gálatas 2:20)
   3 Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. 4 Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória. (Colossenses 3:3-4)
- Completa (i.é nossos corpo + alma + espírito estão vitalmente unidos com os corpo + alma + Espírito de Cristo) 1Co 12:27; Efé 5:30 (= 1Co 6:15);
   Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular. (1 Coríntios 12:27)
   Porque somos membros do seu corpo, da sua carne, e dos seus ossos. (Efésios 5:30)
   Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei, pois, os membros de Cristo, e fá-los-ei membros de uma meretriz? Não, por certo. (1 Coríntios 6:15)
- Inescrutável Efé 5:32; Col 1:27 (mistério = algo que só a Trindade conhecia, até aquele instante em que o revelou; não era um mistério que gentios seriam salvos, mas sim que o seriam para, com os judeus salvos, formar um mesmo corpo, novo, a assembleia local);
   Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja. (Efésios 5:32)
   Aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, esperança da glória; (Colossenses 1:27)

- Indissolúvel Joã 10:28 (abaixo); Rom 8:35-39.
   35 Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? ... 38 ... nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, 39 Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor. (Romanos 8:35-39)

b. Método desta união

As Escrituras dizem pouco, diretamente, sobre o como desta união. Mas não podemos deixar de lembrar que:
- ela se originou no propósito e plano de Deus (Efé 1:4; ler depois: Joã 17:2);

- o método inclui "vivificação juntamente com Cristo" Efé 2:5;

- inclui a semelhança com a Sua morte Rom 6:5a;

- inclui o fato do Espírito Santo nos ter imerso (batizado) para dentro do corpo de Cristo (a instituição da assembleia local) 1Cor 12:13 (ver "Batismo com o Espírito Santo foi Só em Pentecostes - Evans", em "Eclesiologia");

   Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; (Efésios 1:4)
   Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), (Efésios 2:5)
   Porque, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição; (Romanos 6:5)
   Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito. (1 Coríntios 12:13)

c. Conseqüências desta união

- Eterna segurança do crente Joã 10:28-30; Rom 8:38-39 (acima); Rom 6:5 (acima);

   28 E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. 29 Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai ... (João 10:28-30)

- Abundantes frutos no crente (Joã 15:5); este é o fruto de Espírito (Gál 5:22-23; ler depois: Rom 6:22; 7:4; Efé 5:9); poda é um dos métodos do Senhor para aumentar a produção do ramo que permanece nEle Joã 15:1-2;
   ... 2 Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto ... 5 Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. (João 15:1-5)
   22 Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. 23 Contra estas coisas não há lei. (Gálatas 5:22-23)
- Dotação de dons, para serviço 1Co 12:4-30;
   4 Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. 5 E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. 6 E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. 7 Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil. ... 11 Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer. ... (1 Coríntios 12:4-30)
- Comunhão com Cristo; Ele nos toma para dentro de Sua confiança, nos ilumina no estudo da Palavra, faz com que a entendemos, faz com que entendemos Seus planos e propósitos Efé 1:8-9;
    8 Que ele fez abundar para conosco em toda a sabedoria e prudência; 9 Descobrindo-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que propusera em si mesmo, (Efésios 1:8-9)
- Unidade na diversidade, e cooperação no corpo de Cristo (cada igreja local), posto que membros sob o controle do Espírito são comandados pela mesma cabeça 1Co 12:4-30 (os versos 4-7,11 estão pouco acima). 
   ... 8 Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro ... 14 Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos. 15 Se o pé disser: Porque não sou mão, não sou do corpo; não será por isso do corpo? 16 E se a orelha ... 18 Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis. 19 E, se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo? ... 21 E o olho não pode dizer à mão: Não tenho necessidade de ti; nem ainda a cabeça aos pés: Não tenho necessidade de vós. 22 Antes, os membros do corpo que parecem ser os mais fracos são necessários; ... (1 Coríntios 12:4-30)
  # XXXX $

organizado por Hélio de Menezes Silva, 2002.


Todas as citações bíblicas são da ACF (Almeida Corrigida Fiel, da SBTB), autêntica herdeira da Bíblia da Reforma (Almeida 1681/1753) e traduzida somente da Palavra de Deus infalivelmente preservada (e finalmente impressa, na Reforma) como o Textus Receptus. Para começar a ter uma idéia da gravidade de muitas das MILHARES de deturpações de todas as modernas "Bíblias" alexandrinas (baseadas no Texto dos incessantes Críticos), em relação às Bíblias do TR, leia, por EXEMPLO, http://solascriptura-tt.org/Bibliologia-Traducoes/AAlmeidaAtualizadaExposta-Helio.htm
http://solascriptura-tt.org/Bibliologia-PreservacaoTT/ExpondoErrosNVI-Jun2000-Emidio.htm



(retorne a http://solascriptura-tt.org/SoteriologiaESantificacao/ 00-Soteriologia-Curso-Helio-index.htm
retorne a http://solascriptura-tt.org/SoteriologiaESantificacao/
retorne a http://solascriptura-tt.org/)


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.