Imputação do pecado de Adão, no nascimento, e da justiça de Cristo na regeneração, para salvação.

15. IMPUTAÇÃO da Justiça de Cristo

(estudar junto com "Justificação").
Verso chave: Rom 4:8.

1. Imputação é:

O ato de uma pessoa lançar alguma coisa à conta de outra pessoa (exemplo: o pedido para que Filemon lance a dívida de Onésimo à conta de Paulo Filemon 1:18; Estevão orando para não ser imputado, aos seus assassinos, tal pecado Ato 7:59-60; e Paulo orando para não ser imputado, aos que o abandonaram, tal ato 2Ti 4:16).

VERSO CHAVE:   Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa o pecado. (Romanos 4:8)

ONÉSIMO: E, se te fez algum dano, ou te deve alguma coisa, põe isso à minha conta. (Filemon 1:18)
"A cela em que Paulo era mantido prisioneiro, em Roma, tornou-se um púlpito do qual o evangelho fluiu para multidões na capital do império romano. Entre aqueles aos quais o evangelho veio em poder transformador estava um escravo fugitivo, Onésimo, que tinha roubado seu senhor e fugiu da cidade de Colosso, na Ásia Menor, para Roma. Embora Paulo pudesse ter usado este filho, novo convertido na fé, para ministrar às suas necessidades como um prisioneiro, ele decidiu enviar Onésimo de volta a Filemon, seu dono. Paulo escreveu a Epístola a Filemon para exortá-lo a perdoar e restaurar seu escravo fugitivo e contá-lo como um irmão em Cristo. Paulo reconhecia que antes que tal restauração pudesse ser feita, o débito no qual Onésimo incorreu tinha que ser pago. Onésimo não tinha nada com que pudesse pagar aquele débito, e assim, ao escrever sua epístola o apóstolo diz: (vs. 17-18: "Assim, pois, se me tens por companheiro, recebe-o como a mim mesmo. E, se te fez algum dano, ou te deve alguma coisa, põe isso à minha conta. Eu, Paulo, de minha própria mão o escrevi; eu o pagarei." E naquelas palavras, o apóstolo estava dando um exemplo clássico da grande doutrina cristã de imputação." (Dwight Pentecost, Things Which Become Sound Doctrine, p. 40).

estevão:   59 E apedrejaram a estevão que em invocação dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito. 60 E, pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor, não lhes imputes este pecado. E, tendo dito isto, adormeceu. (Atos 7:59-60)

PAULO:   Ninguém me assistiu na minha primeira defesa, antes todos me desampararam. Que isto lhes não seja imputado. (2 Timóteo 4:16)

2. três Tipos de imputação

a. Imputação do pecado de Adão sobre a raça humana. (Rom 5:12; 1Cor 15:22; ler depois: Rom 3:23. Ver "Imputação do Pecado de Adão" em "Hamartiologia"). 
(À primeira vista, esta imputação parece totalmente injusta. Por que o pecado de Adão seria imputado sobre mim quando aconteceu milhares de quilômetros de onde jamais fui e milhares de anos antes de eu sequer ter nascido? Se a história terminasse aqui ela poderia ser injusta, mas não é. Prossiga lendo).

   Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram. (Romanos 5:12)
   Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo. (1 Coríntios 15:22)
b. Imputação do pecado da raça humana sobre Cristo. Isa 53:5; Isa 53:11; 2Co 5:14-21; ler depois: Heb 2:9;
(A 1a. imputação foi contrária à vontade do homem [pois ninguém aceitaria voluntariamente a culpa de Adão], mas a 2a. foi efetivada sobre Cristo porque Ele [na realidade, toda a Trindade] a desejou Joã 10:18; ler depois: Joã 10:1).
   Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. (Isaías 53:5)
   ... as iniqüidades deles levará sobre si. (Isaías 53:11)
   ... 21 Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus. (2 Coríntios 5:14-21)
   Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou ... (João 10:18)

NOTA SOBRE A SALVAÇÃO DAS CRIANCINHAS E DOS MENTALMENTE INCAPAZES: Meu  ex-pastor, Robert Redding, ensinou e eu aceito que Rom 5:18 implica que a morte de Cristo eximiu todos os homens da penalidade de morte eterna (não da morte física) quanto à conseqüência de terem participado, especificamente, do pecado de Adão: agora eles só passam a ser merecedores da morte eterna quando alcançam a idade da razão e, infalivelmente, pecam eles mesmo, conscientemente; note que todos que alcançam tal razão infalivelmente pecam (pois continuam herdeiros da tremendamente pecaminosa natureza adâmica), é pelos seus próprios pecados que se põem nos trilhos para o Inferno, em si próprios totalmente incapazes de escaparem dele e até mesmo de desejarem e buscarem Deus.
   "Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida."
c. Imputação da justiça de Cristo, para salvação, sobre o pecador que crer. Fp 3:7-9;
(Esta imputação, como a 2a., deve ser desejada e aceita, pois Deus não força a justiça de Cristo sobre ninguém que a recuse. Ler depois a parábola das bodas, Mat 22:1-13).

Cristo se tornou a justiça para nós, e esta justiça que nos é imputada vem totalmente da parte da Trindade (Fp 3:78-9 + 1Co 1:30); tal justiça é revelada no evangelho e é de fé em fé Rom 1:17; é a veste nupcial preparada para todo que aceitar o convite para o banquete das bodas (ler depois: Mat 22:11-12, na parábola das bodas); mas a justiça que nos é imputada, embora provenha de Deus, não é e não deve ser confundida com o atributo da infinita, eterna e inerente justiça de Deus: a Bíblia só diz que a justiça provida ao crente é a justiça que Deus, em  Cristo, tem provido para aquele que crê, à parte das obras.
   ... 9 ¶ E seja achado nele, não tendo a minha justiça que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé; (Filipenses 3:7-9)
   Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção; (1 Coríntios 1:30)
   Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé. (Romanos 1:17)

3. Exemplos bíblicos de imputação de justiça, pela fé

a. Abraão. Tia 2:23; ler depois: Gen 15:6; Rom 4:3.

   E cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus. (Tiago 2:23)
b. Davi. Rom 4:6-8; ler depois: Sal 32:1-2.
   6 Assim também Davi declara bem-aventurado o homem a quem Deus imputa a justiça sem as obras, dizendo: 7 Bem-aventurados aqueles cujas maldades são perdoadas, E cujos pecados são cobertos. 8 Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa o pecado. (Romanos 4:6-8)
# XXXX $

organizado por Hélio de Menezes Silva, 2002.


Todas as citações bíblicas são da ACF (Almeida Corrigida Fiel, da SBTB), autêntica herdeira da Bíblia da Reforma (Almeida 1681/1753) e traduzida somente da Palavra de Deus infalivelmente preservada (e finalmente impressa, na Reforma) como o Textus Receptus. Para começar a ter uma idéia da gravidade de muitas das MILHARES de deturpações de todas as modernas "Bíblias" alexandrinas (baseadas no Texto dos incessantes Críticos), em relação às Bíblias do TR, leia, por EXEMPLO, http://solascriptura-tt.org/Bibliologia-Traducoes/AAlmeidaAtualizadaExposta-Helio.htm
http://solascriptura-tt.org/Bibliologia-PreservacaoTT/ExpondoErrosNVI-Jun2000-Emidio.htm



(retorne a http://solascriptura-tt.org/SoteriologiaESantificacao/ 00-Soteriologia-Curso-Helio-index.htm
retorne a http://solascriptura-tt.org/SoteriologiaESantificacao/
retorne a http://solascriptura-tt.org/)


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.