Remissão, perdão dos pecados e da sua penalidade, na salvação. Definitivamente abolir, mandar embora a culpa E as penalidades conseqüentes aos pecados.

12. REMISSÃO (perdão) da penalidade do pecado.

... todos os que nele crêem receberão o perdão dos pecados pelo seu nome. (Atos 10:43)

1. Remissão é:

Esta palavra ("aphesis" e verbo "aphiêmi") a princípio significava "definitivamente abandonar, descartar, mandar embora, jogar fora" (ler depois: Mat 1:19; 5:31; Heb 9:26). Mas estamos interessados no seu uso em relação ao pecado, onde é praticamente sinônimo da palavra "perdão" ("definitivamente abolir, mandar embora a culpa E as penalidades conseqüentes aos pecados") Ato 10:43; Mat 26:28; Luc 24:47; Heb 9:22; Rom 4:7; 8:33-34; Miq 7:18-19; Sal 103:12; Jer 31:34; ler depois: Rom 8:1; Efé 1:7; 4:32; Col 2:13.

   ... todos os que nele crêem receberão o perdão dos pecados pelo seu nome. (Atos 10:43)
   ... isto é o meu sangue; o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados. (Mateus 26:28)
   E em seu nome se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações ... (Lucas 24:47)
   ... sem derramamento de sangue não há remissão. (Hebreus 9:22)
   Bem-aventurados aqueles cujas maldades são perdoadas, E cujos pecados são cobertos. (Romanos 4:7)
   33 Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. 34 Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós. (Romanos 8:33-34)
   ... nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. (Romanos 8:1)
   Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça, (Efésios 1:7)
   ..., perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo. (Efésios 4:32)
   ... vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas, (Colossenses 2:13)
Deus já julgou, em Cristo, os pecados do crente, este está definitivamente remido e imputado como justo, nem sequer terá que comparecer nem comparecerá para ser julgado ante o trono branco!
(Remissão, mais do que apenas o perdão da penalidade, é também o perdão da culpa do pecado! E Deus vai além, imputando-nos a justiça de Seu Filho e nos adotando como filhos!)

Miq 7:18-19 (Há uma placa "É proibido pescar", não tente desencavar o que Deus sepultou, não fique se torturando por pecados de que você já se arrependeu, confessou, deixou, foram pagos pelo preciosíssimo sangue de Cristo, e Deus puniu, perdoou, sepultou e esqueceu!)

Sal 103:12 (Imagine 2 foguetes que, na eternidade passada, partiram à velocidade da luz, um numa direção, outro noutra!)

Jer 31:34 (= Heb 8:12) (O Deus onisciente ... "esqueceu" [!] total e definitivamente meus pecados!!!)

Exultemos com Davi:
1 ... Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto. 2 Bem-aventurado o homem a quem o SENHOR não imputa maldade, e em cujo espírito não há engano. (Salmos 32:1-2 = Rom 4:7)
   18 Quem é Deus semelhante a ti, que perdoa a iniqüidade, e que passa por cima da rebelião do restante da sua herança? ... 19 Tornará a apiedar-se de nós; sujeitará as nossas iniqüidades, e tu lançarás todos os seus pecados nas profundezas do mar. (Miquéias 7:18-19)
   Assim como está longe o oriente do ocidente, assim afasta de nós as nossas transgressões. (Salmos 103:12)
   ... lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais me lembrarei dos seus pecados. (Jeremias 31:34) (este "esquecimento" significa "completamente não levar em conta")

2. Necessidade (e propiciador) da remissão

A penalidade infalível para o pecado é morte: espiritual, física e eterna (ler depois: Gên 2:17; Rom 5:12-14; 6:23). Para um homem ser salvo, esta penalidade tem que ser removida.

Ela o  foi por (e em) Cristo, que levou sobre Si nossa penalidade (ver "Substituição", em "Soteriologia"; Isa 53:5-6; ler depois: 1Pe 2:24; 2Co 5:21).

Agora, Deus dá a remissão a aquele que crê - recebe Seu Filho Ato 13:38-39; ler depois: Rom 8:1,33-34 (acima); 2Co 5:21.

5 Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. 6 Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos. (Isaías 53:5-6)

38 ... por este se vos anuncia a remissão dos pecados. 39 E de tudo o que, pela lei de Moisés, não pudestes ser justificados, por ele é justificado todo aquele que crê. (Atos 13:38-39)

3. Paciência versus remissão

Como puderam ser salvos os crentes do VT? Ato 13:39a (abaixo). E por que Deus não nos destruiu antes de crermos? A resposta está na paciência de Deus, antes da remissão ser efetivada pela aplicação do sangue de Cristo aos crentes.
Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus; (Romanos 3:25).
   a. "Remissão" = ato de definitivamente abolir, mandar embora as penalidades conseqüentes aos pecados, neste caso os pecados dos santos do VT.
   b. "Paciência" = ato de reter alguma coisa, neste caso a ira de Deus sobre aqueles pecados. Sal 50:16-22; Ato 14:16 + 17:30.

 
Como foi possível Deus remir, perdoar?!... Isto é, como reconciliar Sua santidade e justiça (infalível) com Sua misericórdia e graça?!... Este problema foi gloriosamente resolvido por Cristo ao qual "Deus propôs para propiciação" Rom 3:25 (acima); Ato 13:38-39. Isto, então, tornou-se o grande cumprimento da predição
A misericórdia e a verdade se encontraram; a justiça e a paz se beijaram. (Salmos 85:10).

Então Paulo pode escrever com absoluta confiança:
Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus. (Romanos 3:26)

Rever estudos sobre "Substituição" e sobre "Propiciação", em "Soteriologia".
38 ... por este se vos anuncia a remissão dos pecados. 39 E de tudo o que, pela lei de Moisés, não pudestes ser justificados, por ele é justificado todo aquele que crê. (Atos 13:38-39)

... 21 Estas coisas tens feito, e eu me calei; pensavas que era tal como tu, mas eu te argüirei, e as porei por ordem diante dos teus olhos: 22 Ouvi pois isto, vós que vos esqueceis de Deus; para que eu vos não faça em pedaços, sem haver quem vos livre. (Salmos 50:16-22)

O qual nos tempos passados suportou todas as nações andarem em seus próprios caminhos. (Atos 14:16) [tradução da
KJB]

Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam; (Atos 17:30)

4. Imparidade da remissão

De todas as palavras-chave do vocabulário da salvação, somente remissão tem a ver com subtração (da nossa penalidade), todas as outras falam de gloriosa adição (de alguma maravilhosa faceta da maravilhosa graça de Deus).

(Remissão subtrai nossa culpa e penalidade; todas as outras palavras-chave adicionam algum determinado aspecto da graça de Deus)

organizado por Hélio de Menezes Silva, 2002.


Todas as citações bíblicas são da ACF (Almeida Corrigida Fiel, da SBTB), autêntica herdeira da Bíblia da Reforma (Almeida 1681/1753) e traduzida somente da Palavra de Deus infalivelmente preservada (e finalmente impressa, na Reforma) como o Textus Receptus. Para começar a ter uma idéia da gravidade de muitas das MILHARES de deturpações de todas as modernas "Bíblias" alexandrinas (baseadas no Texto dos incessantes Críticos), em relação às Bíblias do TR, leia, por EXEMPLO, http://solascriptura-tt.org/Bibliologia-Traducoes/AAlmeidaAtualizadaExposta-Helio.htm
http://solascriptura-tt.org/Bibliologia-PreservacaoTT/ExpondoErrosNVI-Jun2000-Emidio.htm



(retorne a http://solascriptura-tt.org/SoteriologiaESantificacao/ 00-Soteriologia-Curso-Helio-index.htm
retorne a http://solascriptura-tt.org/SoteriologiaESantificacao/
retorne a http://solascriptura-tt.org/)


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.