Expiação: culpa e penalidade do pecado cobertas, santa justiça de Deus satisfeita, confissão do pecado, sangue do sacrifício do bode substituto. Propiciação: Deus propício e favorável, salvação, fé na morte expiatória e propiciatória do cordeiro de Deus.

11. PROPICIAÇÃO (E EXPIAÇÃO, morte expiatória - propiciatória)

VERSO CHAVE: E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo. 1 João 2:2.

1. Necessidades da expiação e propiciação

Decorrem da perfeita santidade de Deus, que leva à Sua infalível e perfeita justiça e à Sua justa ira, que é a justa e severa reação da natureza divina à nossa terrível pecaminosidade. Ler depois: Joã 3:36; Rom 1:18; Heb 3:11; Apo 19:15. Ainda ler depois: Rom 5:9; Efé 5:6; Col 3:6; 1Te 1:10; Apo 6:16; 11:18; 14:10.

   Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece. (João 3:36)
   Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça. (Romanos 1:18)
   Assim jurei na minha ira Que não entrarão no meu repouso. (Hebreus 3:11)
 E da sua boca saía uma aguda espada, para ferir com ela as nações; e ele as regerá com vara de ferro; e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-Poderoso. (Apocalipse 19:15)

2. Expiação é:

Embora os termos expiação (do Velho Testamento) e propiciação (do Novo Testamento) sejam muito parecidos e usualmente tidos como sinônimos, a rigor há uma diferença técnica entre os termos, em seus usos na Teologia.

"Kaphar", traduzido como expiar, literalmente significa "cobrir por cima, esconder por encobrir por cima e de modo a não ficar visível".

Note, estudando as Escrituras:

a. Expiação tinha que ser procurada pelo homem e concedida por Deus, tanto em casos de pecados individuais Lev 6:2-7 como em casos de pecados nacionais Lev 4:13-20;

b. Expiação tinha que ser sempre e novamente recebida a cada pecado cometido;

c. Perdão era possível somente com base na morte (por derramamento de sangue!) de um substituto que tinha que ser adequado

d. Uma expiação super especial tinha que ser procurada e obtida somente uma vez por ano, no soleníssimo Dia da Expiação (hoje, Yom Kippur), no 1o. dia do 7o. mês. Ler depois: Lev 16; 23:26-31;

e. Em todas expiações do VT, os pecados eram somente COBERTOS, não TIRADOS (Heb 10:4), mas Deus disse através de João O Imersor (João O Batista) que Cristo TIRA, não apenas que COBRE o pecado Joã 1:29 !!! Aleluia!
(Quanto aos pecados dos crentes do Velho Testamento, eles ficavam não punidos [ler depois: Rom 3:25], "sob a paciência de Deus", até a real execução da sentença sobre Cristo).

Portanto, teologicamente,

Expiação refere-se ao ato originado e finalizado em Deus pelo qual um judeu crente  tinha (provisoriamente) a culpa e a penalidade dos seu pecado COBERTAS e a santa justiça de Deus satisfeita, através da confissão do pecado e do merecimento da penalidade, quando da execução da sentença sobre um adequado animal substituto que, em fé, o crente via como tipificando o sacrifício perfeito, único e definitivo do Cordeiro de Deus, que viria e TIRARIA o pecado do mundo. Joã 1:29 (acima).

Ambos os bodes de Lev 16 eram bodes expiatórios, ambos tipificavam Cristo e Sua obra expiatória: O bode morto (a porção de Jeová) tipificava esta obra no aspecto de Cristo ter sofrido a penalidade do crente em seu lugar, como seu substituto, e assim ter satisfeito a santidade e justiça de Deus conforme expressa na Sua lei [ler depois: Rom 3:24-26, acima]; O bode vivo tipificava a obra expiatória de Cristo no aspecto de para sempre ter afastado o pecado do crente da presença de Deus Heb 9:26; ler depois: Rom 8:33-34.

   2 Quando alguma pessoa pecar, e transgredir contra o SENHOR ... 4 ... restituirá o que roubou ... no dia de sua expiação. 6 E a sua expiação trará ao SENHOR: um carneiro sem defeito do rebanho ... 7 E o sacerdote fará expiação por ela diante do SENHOR, e será perdoada de qualquer das coisas que fez, tornando-se culpada. (Levítico 6:2-7)
   13 ¶ Mas, se toda a congregação de Israel pecar por ignorância ... 14 ... então a congregação oferecerá um novilho, por expiação do pecado ... 20 E fará a este novilho, como fez ao novilho da expiação; assim lhe fará, e o sacerdote por eles fará propiciação, e lhes será perdoado o pecado. (Levítico 4:13-20)

   ... 3 Com isto Arão entrará no santuário: com um novilho, para expiação do pecado, e um carneiro para holocausto. ... 5 ¶ E da congregação dos filhos de Israel tomará dois bodes para expiação do pecado e um carneiro para holocausto. ... 14 E tomará do sangue do novilho, e com o seu dedo espargirá sobre a face do propiciatório, para o lado oriental; e perante o propiciatório espargirá sete vezes do sangue com o seu dedo. 15 ¶ Depois degolará o bode, da expiação, que será pelo povo, e trará o seu sangue para dentro do véu; ..., e fará expiação por ele; e tomará do sangue do novilho, e do sangue do bode, e o porá sobre as pontas do altar ao redor. 19 E daquele sangue espargirá sobre o altar, com o seu dedo, sete vezes, e o purificará das imundícias dos filhos de Israel, e o santificará. 20 ¶ Havendo, pois, acabado de fazer expiação pelo santuário, e pela tenda da congregação, e pelo altar, então fará chegar o bode vivo. 21 E Arão porá ambas as suas mãos sobre a cabeça do bode vivo, e sobre ele confessará todas as iniqüidades dos filhos de Israel, e todas as suas transgressões, e todos os seus pecados; e os porá sobre a cabeça do bode, e enviá-lo-á ao deserto, pela mão de um homem designado para isso. 22 Assim aquele bode levará sobre si todas as iniqüidades deles à terra solitária; e deixará o bode no deserto.  ... (Levítico 16:1-34)
   ...  27 Mas aos dez dias desse sétimo mês será o dia da expiação; tereis santa convocação, e afligireis as vossas almas; e oferecereis oferta queimada ao SENHOR. 28 E naquele mesmo dia nenhum trabalho fareis, porque é o dia da expiação, para fazer expiação por vós perante o SENHOR vosso Deus. 29 Porque toda a alma, que naquele mesmo dia se não afligir, será extirpada do seu povo. ....Levítico 23:26-31)

   Porque é impossível que o sangue dos touros e dos bodes tire os pecados. (Hebreus 10:4)
   No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. (João 1:29)
   ... 25 Ao qual Deus propôs para propiciação pela no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus; 26 Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus. (Romanos 3:24-26)

   ... agora na consumação dos séculos UMA vez se manifestou, para ANIQUILAR o pecado pelo sacrifício de SI MESMO. (Hebreus 9:26)
   33 Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. 34 Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós. (Romanos 8:33-34)

3. Propiciação é:

"Hilaskomai" foi usado em Luc 18:13 ("tem misericórdia de mim" deveria ser "sê propício a mim"); Heb 2:17 (basta ler depois; "expiar os" deveria ser "fazer propiciação pelos"). Significa propiciar, fazer propiciação. No grego dos pagãos, significava o próprio homem fazer algo que tornaria um certo [falso] deus propício, favorável a ele. Mas, na Bíblia, nunca o homem é o agente da expiação ou propiciação, elas são obras do [único e verdadeiro] Deus, Ele as faz sozinho, o homem apenas as recebe. Portanto, teologicamente:

Propiciar = o próprio Deus expiar (definitivamente) o pecado do homem (ver "Expiação é:", acima)
   + Deus, por causa disto, definitivamente se tornar propício, favorável ao homem,
   + Deus TIRAR (definitivamente) a culpa e a pena do pecado do homem Joã 1:29 (acima); ler depois: Sal 51:9; Isa 38:17; Miq 7:19; Jer 31:34.

   O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: O Deus, sê propício a mim, pecador! (Lucas 18:13, tradução literal)
   Por isso convinha que em tudo fosse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote naquilo que é de Deus, para fazer propiciação pel
os pecados do povo. (Hebreus 2:17 tradução literal)

   Esconde a tua face dos meus pecados, e apaga todas as minhas iniqüidades. (Salmos 51:9)
   ... lançaste para trás das tuas costas todos os meus pecados. (Isaías 38:17)
   ... e tu lançarás todos os seus pecados nas profundezas do mar. (Miquéias 7:19)
   ... lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais me lembrarei dos seus pecados. (Jeremias 31:34)
"Hilasmos") foi usado em 1Jo 2:2 (início desta página web); e 1Jo 4:10. Significa a propiciação (o ato que propicia).

"Hilastêrion" foi usado em Rom 3:25 (acima; "propiciação") e Heb 9:5 (ler depois; "propiciatório"). Pode significa tanto a propiciação (o ato que propicia) como o propiciatório (o lugar da propiciação, a tampa de ouro sobre a arca de Jeová) que era aspergido com sangue no Dia da Expiação [ler depois: Lev 16:14], representando que a sentença da lei de Deus fora executada, que o pecador [através do sacrifício que o substituía] fora punido e morto, que a santidade e a justiça de Deus estavam satisfeitas, que o tribunal [lugar de condenação] fora transformado num propiciatório [local de favor] Heb 9:11-15, num trono da graça Heb 4:14-16, num local de comunhão Êxo 25:21-22).
   Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que Ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados. (1 João 4:10)
   12 ... por SEU próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção. ... 14 Quanto mais o sangue de Cristo ...  purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo? 15 ¶ E por isso é Mediador de um novo testamento, ... (Hebreus 9:11-15)
   14 Visto que temos um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou nos céus, retenhamos firmemente a nossa confissão. 15 Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. 16 Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno. (Hebreus 4:14-16)
   ... 22 E ali virei a ti, e falarei contigo de cima do propiciatório, do meio dos dois querubins (que estão sobre a arca do testemunho), tudo o que eu te ordenar para os filhos de Israel. (Êxodo 25:21-22)
Propiciação não é o aplacamento de um Deus só vingança (!), mas sim a satisfação da santa justiça do Deus que, além de ser amor infinito, é também justiça e santidade infinitas, tendo conciliado Suas ternas misericórdia e amor com Suas infalíveis e perfeitas justiça e santidade, na imolação do Seu Filho!

Não deixemos nunca de notar maravilhados: é CRISTO que é nosso propiciador, nossa propiciação, e nosso propiciatório! 1Jo 2:2; 1Jo 4:10 (acima).
   E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo. (1 João2:2)   (provisão foi feita para todos os homens, nenhum poderá culpar Deus ter sido predeterminado e forçado a ir para o Inferno. Mas a eficácia da propiciação só é para os que crerem.)

4. Método de propiciação

Deus nos concede propiciar-se a Si mesmo, mas o faz somente com base na morte (por derramamento de sangue!) do nosso substituto adequado, "o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo". Rom 3:25; Efé 2:13; Joã 1:29 (acima).

   Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus; (Romanos 3:25)
   Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto. (Efésios 2:13)

5. Local da propiciação

a. Local tipológico e temporário, no Velho Testamento: o propiciatório no tabernáculo.
Êxo 25:22 (acima); ler depois: Heb 9:5-7.
b. Local real e permanente, no Novo Testamento: o madeiro central no Gólgota.
Rom 5:10; Col 1:20.

   Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida. (Romanos 5:10)
   E que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da SUA cruz,
por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus. (Colossenses 1:20)

6. Resultados da propiciação

a. Abriu o caminho para Deus perdoar o pecado.
b. Possibilitou a Deus conceder justificação Rom 3:25-26. 

 25 Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus; 26 Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus. (Romanos 3:25-26)

7. Explícito - claro - indiscutível -sem outra interpretação alternativa que respeite a literalidade da Bíblia, 100% certo, axiomático, nosso inquestionável ponto de partida para todo este assunto:

7. [potencialmente] A propiciação por Cristo é disponível e oferecida a todos (mesmo que, sendo condicional, só se faça efetiva para alguns)


a) Textos-prova da doutrina da “Irrestrita Propiciação”, “Propiciação [Potencialmente] para Todos

   Rom 5:18 Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre TODOS os homens para justificação de vida. (NOTA LATERAL)

   1Ti 2:6; 4:10; Tit 2:11; Heb 2:9; 2Pe 3:9; 1Jo 2:2; Ler depois: Isa 53:6; Joã 1:29; 3:16; 12:32; Rom 10:13; 1Co 15:22; 2Co 5:14,15,19; 1Ti 2:3-4;

NOTA Rom 5:18 (SOBRE A SALVAÇÃO DAS CRIANCINHAS E DOS MENTALMENTE INCAPAZES): Meu ex-pastor, Robert Redding, ensinou e eu aceito que Rom 5:18 implica que a morte de Cristo eximiu todos os homens da penalidade de morte eterna (não da morte física) quanto à conseqüência de terem participado, especificamente, do pecado de Adão: agora eles só passam a ser merecedores da morte eterna quando alcançam a idade da razão e, infalivelmente, pecam eles mesmo, conscientemente; note que todos que alcançam tal razão infalivelmente pecam (pois continuam herdeiros da tremendamente pecaminosa natureza adâmica), é pelos seus próprios pecados que se põem nos trilhos para o Inferno, em si próprios totalmente incapazes de escaparem dele e até mesmo de desejarem e buscarem Deus. FIM DE NOTA. 

   1Ti 2:6 O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por TODOS, para servir de testemunho a seu tempo.
   1Ti 4:10 ...[Deus] vivo é o salvador de TODOS os homens, principalmente dos fiéis.
   Tit 2:11 Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a TODOS os homens.
   Heb 2:9 ... para que, pela graça de Deus, provasse a morte por TODOS.
   2Pe 3:9 O Senhor não retarda a Sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que TODOS venham a arrepender-se.
   1Jo 2:2 E Ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de TODO o mundo.
Cristo propiciou pelos pecados de TODOS e, assim, fez salvação estendível a TODOS  homens (Rom 5:18, acima), no sentido de ter assegurado para cada homem:
   a) eximição da penalidade de morte eterna (não da morte física) como conseqüência de terem co-participado, real e especificamente, do pecado de Adão: agora eles só passam a ser merecedores da morte eterna quando alcançam a idade da razão e, infalivelmente, pecam eles mesmo, conscientemente; note que todos que alcançam tal razão infalivelmente pecam (pois continuam com a tremendamente pecaminosa natureza herdada de Adão depois da sua queda), é pelos seus próprios pecados que se põem nos trilhos para o Inferno, em si próprios totalmente incapazes de escaparem deles e até mesmo de desejarem e buscarem e aceitarem Deus.
   b) adiamento da imediata execução da sentença contra seus pecados cometidos depois de alcançarem a idade da razão;
   c) capacitação, ao menos temporária, para responderem consoante aos seus níveis de iluminação e chamamento, quer seja este o “irresistível chamamento" ou seja o "potencializador chamamento” (ver a página web "Chamamento");
   d) remoção, na mente de Deus, de cada obstáculo ao perdão e restauração do pecador, exceto se este rejeitar Seu chamado.
   Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de nós TODOS. (Isaías 53:6)
   No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do MUNDO. (João 1:29)
   Porque Deus amou o MUNDO de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que TODO aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (João 3:16)
   E eu, quando for levantado da terra, TODOS atrairei a mim. (João 12:32)
   Porque TODO aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. (Romanos 10:13)
   Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo. (1 Coríntios 15:22)
   14 Porque o amor de Cristo nos constrange, julgando nós assim: que, se um morreu por todos, logo todos morreram. 15 E ele morreu por TODOS, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. (2 Coríntios 5:14-15)
   Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o MUNDO, não lhes imputando os seus pecados; e pós em nós a palavra da reconciliação. (2 Coríntios 5:19)
   3 Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, 4 Que quer que TODOS os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. (1 Timóteo 2:3-4)
Mas salvação só se torna efetiva se e quando o pecador atender ao chamado de Deus, assim sendo com Ele reconciliado 2Co 5:18-20.

A propiciação é ilimitada (irrestrita, geral) no sentido de ser disponível a todos, mas é limitada (restrita, particular, circunscrita) no sentido de só se tornar efetiva para aqueles que crerem e receberem Cristo.
A propiciação é suficiente e disponível para todos, mas é efetiva só para os que crerem e receberem Cristo.
Cristo abriu a porta da salvação potencialmente a todos, mas só os que crerem e receberem Cristo efetivamente entrarão.

   18 E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação; 19 Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação. 20 De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamo-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus. (2 Coríntios 5:18-20)


8. Erro de [todos?] TULIP: "CRISTO SÓ MORREU POR ALGUNS" ["Restrita Expiação"]

Odiamos o Arminianismo (NOTA LATERAL).

Mas o 3o slogan ("Limited Atonement", isto é, "Restrita Expiação", que originou o "L" de TULIP) dos hipercalvinistas equivale ao ensino que "Cristo só Morreu por Alguns", e isto é erro, é distorção contrária ao que a Bíblia ensina direta e indiretamente.
Muitos de tais hipercalvinistas podem ser sinceros nos seus enganos, e a lógica deles parece muito bonitinha: "a expiação garante a salvação; a salvação é restrita a alguns; logo a expiação é restrita, logo Cristo só morreu por alguns". Mas tais hipercalvinistas erram por cegamente não distinguirem entre propiciação potencial e propiciação efetiva: Se qualificassem como efetiva a propiciação de que falam, estariam certos em dizerem "a propiciação efetiva garante a salvação; a aplicação da salvação é restrita a alguns; logo a propiciação efetiva é restrita, logo Cristo só morreu  efetivamente por alguns"; mas, sem a distinção entre propiciação efetiva e propiciação potencial, toda a lógica deles fica furada e suas duas conclusões violam frontalmente as Escrituras expressas e claras.

De Gên a Apo há muitos versos ensinando "Irrestrita (Potencial, Não Efetiva) Expiação / Propiciação", como já vimos (reler ao menos os versos selecionados: Joã 1:29; 1Ti 2:5-6; 1Ti 4:10; Heb 2:9; 1Jo 4:14; Isa 53:6. Ver também Joã 16:8-9; 1Ti 2:4; 2Pe 3:9).
"se deu a si mesmo em preço de redenção por TODOS" (1Ti 2:6); "é o Salvador de TODOS os homens" (1Ti 4:10); "trazendo salvação a TODOS os homens" (Tit 2:11); "provasse a morte por TODOS" (Heb 2:9); "querendo ... que TODOS venham a arrepender-se" (2Pe 3:9); "ele é a propiciação pelos ... pecados ... de TODO o MUNDO" (1Jo 2:2); "fez cair sobre ele a iniqüidade de nós TODOS" (Is 53:6); "Cordeiro de Deus, que tira o pecado do MUNDO" (Joã 1:29); "Deus amou o MUNDO ... para que TODO AQUELE que nele crê não pereça mas tenha a vida eterna" (Joã 3:16); "TODOS atrairei a mim" (Joã 12:32); "TODO AQUELE que invocar o nome do Senhor será salvo" (Rom 10:13); "um morreu por TODOS ... ele morreu por TODOS" (2Co 5:14-15); "reconciliando consigo o MUNDO" (2Co 5:19); "quer que TODOS os homens se salvem" (1Ti 2:3-4).
Os olhos dos hipercalvinistas distorcem todas as 17 palavras "todos", "todo aquele" e "mundo", acima, para significarem "alguns", "o eleito" e "os eleitos". Elaboram complexas justificativas para isto, mas, realmente, nada justificam.

Não há sequer 1 (UM) verso que expressa e explicitamente ensine "Restrita Expiação".
NOTA: Odiamos os Pelagianismo (ponto de partida: todo homem não herdou, de Adão, nenhuma natureza pecaminosa ou penalidade; por si mesmo, sempre pode escolher entre o bem e o mal),
Semipelagianismo (ponto de partida: todo homem não herdou, de Adão, sua penalidade, e somente herdou uma certa inclinaçãozinha para o pecado. Mas Deus definitivamente a contrabalançou [ver Rom 5:18], e agora cada homem, por si mesmo, sempre pode escolher entre o bem e o mal) e
Arminianismo (ponto de partida: todo homem herdou, de Adão, suas terríveis penalidade e natureza pecaminosa. Mas Deus definitivamente as contrabalançou [ver Rom 5:18], e agora cada homem, por si mesmo, sempre pode escolher entre o bem e o mal).
Estes 3 ensinos terminam por pregar um falso evangelho, que é parcialmente centrado nos méritos do homem e glorifica-o, é de salvação (e preservação da salvação) parcialmente por obras e dependente do homem, é antibíblico, e é raiz de falsos evangelhos, de graves heresias e de terríveis seitas pseudo-cristãs (inclusive as neo-pentecostais) que estão levando muitos ao Inferno. FIM DE NOTA


   No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do MUNDO. (João 1:29)
   5 Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 6 O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por TODOS, para servir de testemunho a seu tempo. (1 Timóteo 2:5-6)
   Porque para isto trabalhamos e lutamos, pois esperamos no Deus vivo, que é o Salvador de TODOS os homens, principalmente dos fiéis. (1 Timóteo 4:10)
   Vemos, porém, coroado de glória e de honra aquele Jesus que fora feito um pouco menor do que os anjos, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por TODOS. (Hebreus 2:9)
   E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição. (2 Pedro 2:1)
   1 ¶ Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. 2 E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de TODO o MUNDO. (1 João 2:1-2)
   E vimos, e testificamos que o Pai enviou seu Filho para Salvador do MUNDO. (1 João 4:14)
   Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de nós TODOS. (Isaías 53:6)
Analisemos e refutemos as mais comuns distorções hipercalvinistas quanto expiação / propiciação:

   Mat 20:28 - "Muitos" não é exatamente o mesmo que "alguns, parcialmente" e não nega "todos". São "muitos" os "todos os homens", e por eles Cristo morreu provendo potencial expiação e propiciação; e são "muitos" os que efetivamente as recebem por nEle crerem e O receberem. (NOTA)

   Mat 22:14 - Não é dito que o chamado foi restrito, não foi estendido a todos; nem que foi estendido insinceramente; nem que o banquete era restrito e de tal modo que alguns queriam entrar e não foram permitidos;
- Todos foram convidados e, destes, os que aceitaram, estes são os escolhidos
- O homem expulso o foi porque tinha tentado participar do banquete mas tinha recusado o convite e as vestes núpcias (tipo da justificação).
- Quão amplos são os convites nos verso 4 e 9! "4 Depois, enviou outros servos, dizendo: Dizei aos convidados: Eis que tenho o meu jantar preparado, os meus bois e cevados já mortos, e tudo já pronto; vinde às bodas ... 9 Ide, pois, às saídas dos caminhos, e convidai para as bodas a TODOS os que encontrardes." (NOTA)

   Joã 17:9 - O assunto não é expiação / propiciação. Deus deu a Cristo somente os que haviam de ser salvos, mas isto não impede que Cristo tenha morrido [potencialmente] por todos os homens. (NOTA)

   Efé 5:25 - O assunto não é expiação / propiciação. Cristo amou cada grupo local de crentes biblicamente organizado para regularmente se ajuntar e cultuá-Lo, Cristo se entregou por cada um destes grupos locais, mas isto não impede que Cristo tenha morrido [potencialmente] por todos os homens. (NOTA)

   1Ti 4:10 - Não desprezemos o "todos" para enfatizar somente "principalmente". A única solução que totalmente aceita ambas as palavras é: Potencialmente, Cristo é "o Salvador de TODOS os homens"; eficazmente, Cristo é "o Salvador ... principalmente dos fiéis", isto é, dos que efetivamente O crêem e recebem. (NOTA)

   2Ti 1:9 (NOTA)

   Apo 13:8 (NOTA)
NOTA: Observação geral para todos os versos:
- Não é explicita e indiscutivelmente negada "Propiciação Potencialmente Irrestrita, Efetivamente Restrita".
- Precisamos ver conjuntamente todos os versos sobre o assunto: A interpretação pelos hipercalvinistas, dos versos que usam defendendo seu distorcido L, não resiste aos que usamos atacando-o; mas nossa interpretação perfeitamente resiste aos versos que mal usam defendendo-se e atacando-nos, e os harmoniza.
FIM DE NOTA.


   Mat 20:28 Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de MUITOS.

   Mat 22:14 Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos.

   Joã 17:9 Eu rogo por eles; não rogo pelo mundo, mas por AQUELES QUE ME DESTE, porque são teus.

   Efé 5:25 Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a IGREJA, e a si mesmo se entregou por ELA,

   1Ti 4:10 Porque para isto trabalhamos e lutamos, pois esperamos no Deus vivo, que é o Salvador de todos os homens, principalmente dos FIÉIS.

   2Ti 1:9 Que nos salvou, e chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos dos séculos;

   Apo 13:8 E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.




organizado por Hélio de Menezes Silva, 2002.


Todas as citações bíblicas são da ACF (Almeida Corrigida Fiel, da SBTB), autêntica herdeira da Bíblia da Reforma (Almeida 1681/1753) e traduzida somente da Palavra de Deus infalivelmente preservada (e finalmente impressa, na Reforma) como o Textus Receptus. Para começar a ter uma idéia da gravidade de muitas das MILHARES de deturpações de todas as modernas "Bíblias" alexandrinas (baseadas no Texto dos incessantes Críticos), em relação às Bíblias do TR, leia, por EXEMPLO, http://solascriptura-tt.org/Bibliologia-Traducoes/AAlmeidaAtualizadaExposta-Helio.htm
http://solascriptura-tt.org/Bibliologia-PreservacaoTT/ExpondoErrosNVI-Jun2000-Emidio.htm



(retorne a http://solascriptura-tt.org/SoteriologiaESantificacao/ 00-Soteriologia-Curso-Helio-index.htm
retorne a http://solascriptura-tt.org/SoteriologiaESantificacao/
retorne a http://solascriptura-tt.org/)


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.