O método eterno da salvação, em todas as dispensações, é ternário, i.é tem três aspectos: é pela fé, no sangue derramado, da pessoa de Cristo.

04. o [eterno] MÉTODO [ternário] DA SALVAÇÃO


Enquanto realmente Deus tem tratado Suas criaturas sob diferentes dispensações (os estágios antes da lei, e o período da lei, e os estágios depois da lei, etc.), Ele salva a todos [os que hão de ser salvos] através de um só e mesmo método, que tem três aspectos:

A. Salvação é sempre pelo sangue Heb 9:22. Além disso, este sangue tem que ser inocente, derramado, e aplicado;

   E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão. (Hebreus 9:22)
B. Salvação é sempre através de uma [só e determinada] pessoa [: Cristo]. Jonas 2:9; Ato 4:12; [ler depois:] 1Te 5:9; Heb 5:9.
   ... Do SENHOR vem a salvação. (Jonas 2:9)
   E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos. (Atos 4:12)
C. Salvação é sempre pela graça. Efé 2:8-9; [ler depois:] Tit 2:11;
1. Esta graça é precedida pela do pecador. Heb 11:6; [ler depois:] Rom 5:1;
2. Esta graça é seguida pela paz dada pelo Salvador. [Rom 5:1]; [ler depois:] Rom 1:7; 1Co 1:3; Gál 1:3.
   8 Porque pela graça sois salvos, por meio da ; e isto não vem de vós, é dom de Deus. 9 Não vem das obras, para que ninguém se glorie; (Efésios 2:8-9)
   Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam. (Hebreus 11:6)
   Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo; (Romanos 5:1)

[Lembrete da tradutora: no Velho Testamento, a salvação era por ter olhado para o futuro e, pela fé, ter visto e recebido, no sangue dos sacrifícios animais, o daquele semente da mulher que havia de vir. No Novo Testamento, a salvação é por ter olhado para o passado e, pela fé, ter visto e recebido, no sangue do Cordeiro de Deus, o Deus Filho morrendo por você, como Salvador e Senhor].



Extraído do excelente livro Guide to the Bible, de H.L. Willmington. Traduzido por Valdenira Nunes de M. Silva, para seu esposo Hélio ensinar na sua igreja. Temos certeza de que o autor não fará objeção à tradução (sem fins lucrativos e para grande benefício de crentes que só lêem português) desta pequena parte do seu monumental livro, mas não conseguimos seu endereço. Rogamos a quem o saiba que no-lo envie, para que possamos contatar o autor.


Todas as citações bíblicas são da ACF (Almeida Corrigida Fiel, da SBTB), autêntica herdeira da Bíblia da Reforma (Almeida 1681/1753) e traduzida somente da Palavra de Deus infalivelmente preservada (e finalmente impressa, na Reforma) como o Textus Receptus . Para começar a ter uma idéia da gravidade de muitas das MILHARES de deturpações de todas as modernas "Bíblias" alexandrinas (baseadas no Texto dos incessantes Críticos), em relação às Bíblias do TR, leia, por EXEMPLO, http://solascriptura-tt.org/Bibliologia-Traducoes/AAlmeidaAtualizadaExposta-Helio.htm
http://solascriptura-tt.org/Bibliologia-PreservacaoTT/ExpondoErrosNVI-Jun2000-Emidio.htm




(retorne a http://solascriptura-tt.org/SoteriologiaESantificacao/ 00-Soteriologia-Curso-Helio-index.htm
retorne a http://solascriptura-tt.org/SoteriologiaESantificacao/
retorne a http://solascriptura-tt.org/)


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.