As falsas esperanças de salvação: boas obras, batismo, membresia em igreja, guardar a lei, regra de ouro, religião, religiosidade, sinceridade, esforço, educação, dízimo.

03. as FALSAS ESPERANÇAS DE SALVAÇÃO


Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte. (Provérbios 14:12)

A. Educação. Em duas ocasiões diferentes, Paulo avisa a Timóteo sobre a insensatez de depender da educação 1Ti 6:20; 2Ti 3:7;

   O Timóteo, guarda o depósito que te foi confiado, tendo horror aos clamores vãos e profanos e ás oposições da falsamente chamada ciência, (1 Timóteo 6:20)
  
Que aprendem sempre, e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade. (2 Timóteo 3:7)
B. ser Membro de igreja. [ler depois: Joã 14:6; 3:3,5; Ato 4:12; 1Ti 2:5; Pro 14:12 (1o. verso desta página web); Jer 17:9].

C. fazer Boas obras para Deus. Efé 2:8-9; [ler depois: Tit 3:5; Rom 4:2-8];
   Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. (João 14:6)
   Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. (João 3:3)

   8 Porque pela graça sois salvos, por meio da ; e isto não vem de vós, é dom    de Deus. 9 Não vem das obras, para que ninguém se glorie; (Efésios 2:8-9)
D. Batismo. 1Co 1:17; [ler depois: Efé 2:15]
   Porque Cristo enviou-me, não para batizar, mas para evangelizar; não em sabedoria de palavras, para que a cruz de Cristo se não faça vã. (1 Coríntios 1:17)
E. O ambiente [background] apropriado. [compare Nicodemus, Paulo, etc.]

F. Guardar a lei. Gál 2:16; [ler depois: Rom 3:20].
   Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada. (Gálatas 2:16)
G. Confirmação. Confirmação religiosa está tão longe da transformação da redenção quanto um monte de carvão está de um cintilante diamante [compare Nicodemus, Paulo, etc.].

H. Viver pela Regra de Ouro. [ler depois: Efé 2:8-9 (acima)].

I.  [esforço e] Sinceridade [Compare Nicodemus, Paulo, etc.].

J. ser Membro de loja maçônica [ou de outra sociedade secreta ou beneficente].

K. Dar o dízimo.

L. Organizações seculares (O Corpo de Paz, as Nações Unidas, etc.): Ver Sal 2; Apo 18. Durante a Grande Tribulação (que está para chegar), as organizações seculares deste mundo, combinadas, se voltarão contra o Pai e tentarão destronar Seu Filho, somente para serem totalmente destruídos pela radiância de Sua vinda.

M. Organizações religiosas (O Conselho Mundial de Igrejas, etc.): Ver Apo 17. O movimento religioso unificado sofrerá, do mesmo modo, [total] destruição durante a Tribulação.
   1 ... 2 Os reis da terra se levantam e os governos consultam juntamente contra o SENHOR e contra o seu ungido, dizendo: 3 Rompamos as suas ataduras, e sacudamos de nós as suas cordas. ... 9 Tu os esmigalharás com uma vara de ferro; tu os despedaçarás como a um vaso de oleiro ... 12 Beijai o Filho, para que se não ire, e pereçais no caminho, quando em breve se acender a sua ira; bem-aventurados todos aqueles que nele confiam. (Salmos 2:1-12)
   ... 2 E clamou fortemente com grande voz, dizendo: Caiu, caiu a grande Babilônia, e se tornou morada de demônios, e covil de todo espírito imundo, e esconderijo de toda ave imunda e odiável. 3 Porque todas as nações beberam do vinho da ira da sua prostituição, e os reis da terra se prostituíram com ela; e os mercadores da terra se enriqueceram com a abundância de suas delícias. 4 E ouvi outra voz do céu, que dizia: Sai dela, povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados, e para que não incorras nas suas pragas. ... 23 E luz de candeia não mais luzirá em ti, e voz de esposo e de esposa não mais em ti se ouvirá; porque os teus mercadores eram os grandes da terra; porque todas as nações foram enganadas pelas tuas feitiçarias. 24 E nela se achou o sangue dos profetas, e dos santos, e de todos os que foram mortos na terra. (Apocalipse 18:1-24)
   1 ... Vem, mostrar-te-ei a condenação da grande prostituta que está assentada sobre muitas águas; 2 Com a qual se prostituíram os reis da terra; e os que habitam na terra se embebedaram com o vinho da sua prostituição. 3 ... estava cheia de nomes de blasfêmia, e tinha sete cabeças e dez chifres. ...5 E na sua testa estava escrito o nome: Mistério, a grande babilônia, a mãe das prostituições e abominações da terra. 6 E vi que a mulher estava embriagada do sangue dos santos, e do sangue das testemunhas de Jesus. ... (Apocalipse 17:1-18)



Extraído do excelente livro Guide to the Bible, de H.L. Willmington. Traduzido por Valdenira Nunes de M. Silva, para seu esposo Hélio ensinar na sua igreja. Temos certeza de que o autor não fará objeção à tradução (sem fins lucrativos e para grande benefício de crentes que só lêem português) desta pequena parte do seu monumental livro, mas não conseguimos seu endereço. Rogamos a quem o saiba que no-lo envie, para que possamos contatar o autor.


Todas as citações bíblicas são da ACF (Almeida Corrigida Fiel, da SBTB), autêntica herdeira da Bíblia da Reforma (Almeida 1681/1753) e traduzida somente da Palavra de Deus infalivelmente preservada (e finalmente impressa, na Reforma) como o Textus Receptus . Para começar a ter uma idéia da gravidade de muitas das MILHARES de deturpações de todas as modernas "Bíblias" alexandrinas (baseadas no Texto dos incessantes Críticos), em relação às Bíblias do TR, leia, por EXEMPLO, http://solascriptura-tt.org/Bibliologia-Traducoes/AAlmeidaAtualizadaExposta-Helio.htm
http://solascriptura-tt.org/Bibliologia-PreservacaoTT/ExpondoErrosNVI-Jun2000-Emidio.htm




(retorne a http://solascriptura-tt.org/SoteriologiaESantificacao/ 00-Soteriologia-Curso-Helio-index.htm
retorne a http://solascriptura-tt.org/SoteriologiaESantificacao/
retorne a http://solascriptura-tt.org/)


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.