Soteriologia, a doutrina da salvação, curso organizado por Hélio: 1- significado da salvação, e necessidade de todo homem, perdido sob o pecado, ser salvo, ter o Salvador.

SOTERIOLOGIA -
 A DOUTRINA DA SALVAÇÃO
Curso organizado por Hélio







Tem-se dito que entre os muito milhares de palavras do português, as três mais difíceis são as [da frase] "Eu estava errado", e as duas mais deleitosas são "cheque anexado". Seja como for, pode-se, seguramente, concluir que a palavra isolada  mais dinâmica [poderosa] em nossa língua é a palavra salvação.




01. o SIGNIFICADO DA SALVAÇÃO


Salvação significa efetuar com sucesso a plena libertação de alguém ou de alguma coisa, de perigo iminente.
A palavra em si carrega consigo dupla  implicação:


A. Que alguém ou algo necessita ser salvo.
 1. Somente uma pessoa que está doente precisa de um médico. O homem está desesperadamente doente. Ver Isa 1:6; Mat 9:12;

   Desde a planta do pé até a cabeça não há nele coisa sã, senão feridas, e inchaços, e chagas podres não espremidas, nem ligadas, nem amolecidas com óleo. (Isaías 1:6)
   Jesus, porém, ouvindo, disse-lhes: Não necessitam de médico os sãos, mas, sim, os doentes. (Mateus 9:12)
 2. Somente uma pessoa sob acusação precisa de um advogado. O homem está condenado na corte da lei de Deus. Rom 3:10-19;
   10 Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer. 11 Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus. 12 Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só. 13 A sua garganta ... ¶ ... tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que toda a boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Deus. (Romanos 3:10-19)
 3. Somente uma pessoa que está se afogando necessita de um salva-vida. O homem se encontra  submergido pelas águas do pecado. Sal 69:1-2;
   1 ... Livra-me, ó Deus, pois as águas entraram até à minha alma. 2 Atolei-me em profundo lamaçal, onde se não pode estar em pé; entrei na profundeza das águas, onde a corrente me leva. (Salmos 69:1-2)
4. Em seu excelente livro Salvation is Forever, Robert Gromacki registra as razões seguintes pelas quais os homens estão perdidos:
    a. Eles estão perdidos porque rejeitam a revelação bíblica Rom 1:19-20; [ler depois:] Sal 19:1; Ato 14:17; 
   19 ¶ Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. 20 Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis; (Romanos 1:19-20)$
    b. Eles estão perdidos por desobedecerem suas próprias consciências Rom 2:14-16;
   14 Porque, quando os gentios, que não têm lei, fazem naturalmente as coisas que são da lei, não tendo eles lei, para si mesmos são lei; 15 Os quais mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência, e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os ... (Romanos 2:14-16)
    c. Eles estão perdidos por causa da sua identificação com o mundo Efé 2:2; [ler depois:] Tia 4:4; 1Jo 2:15-17;
   Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência. (Efésios 2:2)
    d. Eles estão perdidos por causa da sua identificação com Satanás 2Co 4:4; [ler depois:] Mat 4:8-9; Joã 8:42-44; 12:31;  Col 1:13; 1Jo 3:10; 5:19;
   Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. (2 Coríntios 4:4)
    e. Eles estão perdidos por causa da sua identificação com o pecado Gen 2:17; 8:21; Jó 14:4; Ecl 7:20; Efé 4:18; [ler depois:] Jer 17:19; Mar 7:20-23; Rom 5:12; 7:14. Um pecador pode não ser tão mau quanto ele pode ser (como um Adolf Hitler) mas ele é tão inteiramente mau quanto ele pode ser. O homem está tanto morto (espiritualmente) como morrendo (fisicamente). Ver Gen 2:17 [acima]. Isto pode ser comparado a um criminoso condenado e que já está no corredor da morte, esperando a cadeira elétrica, e [que, além disso, está] doente de um câncer e já em estado terminal.
   Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás. (Gênesis 2:17)
   ... a imaginação do coração do homem é má desde a sua meninice ... (gênesis 8:21)
   Quem do imundo tirará o puro? Ninguém. (Jó 14:4)
   ... não há homem justo sobre a terra, que faça o bem, e nunca peque. (Eclesiastes 7:20)
      Entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração; (Efésios 4:18)
    f. Eles estão perdidos por causa da sua identificação contra Deus. Joã 3:36; Efé 2:12; [ler depois:] 1Jo 5:12; Judas 1:19 

   ... aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece. (João 3:36)
   ... estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo. (Efésios 2:12)


B. Que alguém deve ter a capacidade e a vontade de salvar.
Um tal Salvador tem que preencher ambos os requisitos:

   1. Ele tem que ter a capacidade de salvar. É possível uma pessoa ter o desejo mas não a capacidade para salvar outra pessoa. Muitos médicos têm ficado em total frustração ao lado da cama de seu paciente que está morrendo, profundamente desejando ajudá-lo, mas totalmente incapazes de fazê-lo.

   2. Ele tem que ter a vontade [tomar a resolução] de salvar. É possível uma pessoa ter a capacidade mas não o desejo de salvar outro indivíduo. Em 1978, um homem nos Estados Unidos, com desesperada necessidade de uma transfusão de um raro tipo de sangue, morreu. A tragédia da história foi que ele sofreu e morreu desnecessariamente porque um de seus próprios familiares possuía aquele tipo raro de sangue e podia  ter facilmente doado, mas teimosamente recusou. Talvez a maior capacidade, no final de todas contas, seja a de disponibilidade.

   Quando teu irmão empobrecer e vender alguma parte da sua possessão, então virá o seu resgatador, seu parente, e resgatará o que vendeu seu irmão. (Levítico 25:25)

   Compare com a linda história de Boaz remindo para Rute:
9 E disse ele: Quem és tu? E ela disse: Sou Rute, tua serva; estende pois tua capa sobre a tua serva, porque tu és o remidor. 10 E disse ele: Bendita sejas tu do SENHOR, minha filha; ... 11 ... pois toda a cidade do meu povo sabe que és mulher virtuosa. 12 Porém agora é verdade que eu sou remidor, mas ainda outro remidor há mais chegado do que eu. 13 Fica-te aqui esta noite, e será que, pela manhã, se ele te redimir, bem está, que te redima; porém, se não quiser te redimir, vive o SENHOR, que eu te redimirei. ... (Rute 3:9-13)



Extraído do excelente livro Guide to the Bible, de H.L. Willmington.Traduzido por Valdenira Nunes de M. Silva, para seu esposo Hélio ensinar na sua igreja. Temos certeza de que o autor não fará objeção à tradução (sem fins lucrativos e para grande benefício de crentes que só lêem português) desta pequena parte do seu monumental livro, mas não conseguimos seu endereço. Rogamos a quem o saiba que no-lo envie, para que possamos contatar o autor.

Todas as citações bíblicas são da ACF (Almeida Corrigida Fiel, da SBTB), autêntica herdeira da Bíblia da Reforma (Almeida 1681/1753) e traduzida somente da Palavra de Deus infalivelmente preservada (e finalmente impressa, na Reforma) como o Textus Receptus . Para começar a ter uma idéia da gravidade de muitas das MILHARES de deturpações de todas as modernas "Bíblias" alexandrinas (baseadas no Texto dos incessantes Críticos), em relação às Bíblias do TR, leia, por EXEMPLO, http://solascriptura-tt.org/Bibliologia-Traducoes/AAlmeidaAtualizadaExposta-Helio.htm
http://solascriptura-tt.org/Bibliologia-PreservacaoTT/ExpondoErrosNVI-Jun2000-Emidio.htm




(retorne a http://solascriptura-tt.org/SoteriologiaESantificacao/ 00-Soteriologia-Curso-Helio-index.htm
retorne a http://solascriptura-tt.org/SoteriologiaESantificacao/
retorne a http://solascriptura-tt.org/)


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.