Um Coração Que é Completamente de Deus!

J. Rayes








2 Crônicas 16:7-9

“Naquele mesmo tempo veio Hanani; o vidente, a Asa, rei de Judá, e disse-lhe: Porquanto confiaste no rei da Síria, e não confiaste no SENHOR teu Deus, por isso o exército do rei da Síria escapou da tua mão. Porventura não foram os etíopes e os líbios um grande exército, com muitíssimos carros e cavaleiros? CONFIANDO TU, PORÉM, NO SENHOR, ELE OS ENTREGOU NAS TUAS MÃOS. Porque, quanto ao SENHOR, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com AQUELES CUJO CORAÇÃO É PERFEITO PARA COM ELE; nisto, pois, procedeste loucamente porque desde agora haverá guerras contra ti.”




Introdução:

Um coração "perfeito" significa um coração que é inteiramente dedicado a Deus.  Um coração que desejou, acima de tudo, servir e agradar a Deus.

Deus pode lhe dar um coração perfeito.  Se você crê em Jesus Cristo, isto já está acontecendo em você.  Paulo escreveu que Deus trabalha dentro de nós:


“Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade.” (Fp 2:13)

“DÁ-ME, FILHO MEU, O TEU CORAÇÃO, e os teus olhos observem os meus caminhos.” (Pv 23:26)


Deus quer nossos corações!  Ele quer o CONTROLE COMPLETO DE NOSSOS CORAÇÕES.  Deus requer a COMPLETA OBEDIÊNCIA PROVENIENTE DE TODO NOSSO CORAÇÃO.




I - A NECESSIDADE De mantermos UM CORAÇÃO DEDICADO A DEUS

“O SENHOR nosso Deus seja conosco, como foi com nossos pais; não nos desampare, e não nos deixe. INCLINANDO A SI O NOSSO CORAÇÃO, PARA ANDAR EM TODOS OS SEUS CAMINHOS, e para guardar os seus mandamentos, e os seus estatutos, e os seus juízos que ordenou a nossos pais.” (1Rs 8:57-58)

“E SEJA O VOSSO CORAÇÃO INTEIRO PARA COM O SENHOR NOSSO DEUS, para andardes nos seus estatutos, e guardardes os seus mandamentos como hoje.” (1Rs 8:61)



(Ilustração):

“Naqueles dias adoeceu Ezequias mortalmente; e o profeta Isaías, filho de Amós, veio a ele e lhe disse: Assim diz o SENHOR: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás, e não viverás. Então virou o rosto para a parede, e orou ao SENHOR, dizendo: Ah, SENHOR! Suplico-te lembrar de que ANDEI DIANTE DE TI EM VERDADE, COM O CORAÇÃO PERFEITO, E FIZ O QUE ERA BOM AOS TEUS OLHOS. E chorou Ezequias muitíssimo. Sucedeu, pois, que, não havendo Isaías ainda saído do meio do pátio, veio a ele a palavra do SENHOR dizendo: Volta, e dize a Ezequias, capitão do meu povo: Assim diz o SENHOR, o Deus de Davi, teu pai: Ouvi a tua oração, e vi as tuas lágrimas; eis que eu te sararei; ao terceiro dia subirás à casa do SENHOR. E acrescentarei aos teus dias quinze anos, e das mãos do rei da Assíria te livrarei, a ti e a esta cidade; e ampararei esta cidade por amor de mim, e por amor de Davi, meu servo.” (2Rs 20:1-6).

“DISPONDE, POIS, AGORA O VOSSO CORAÇÃO E A VOSSA ALMA PARA BUSCARDES AO SENHOR VOSSO DEUS; e levantai-vos, e edificai o santuário do SENHOR Deus, para que a arca da aliança do SENHOR, e os vasos sagrados de Deus se tragam a esta casa, que se há de edificar ao nome do SENHOR.” (1Cr 22:19)

“E tu, meu filho Salomão, conhece o Deus de teu pai, e serve-o com um coração perfeito e com uma alma voluntária; porque esquadrinha o SENHOR todos os corações, e entende todas as imaginações dos pensamentos; se o buscares, será achado de ti; porém, se o deixares, rejeitar-te-á para sempre.” (1Cr 28:9)



Nossa oração deve ser como esta: “E a Salomão, meu filho, DÁ UM CORAÇÃO PERFEITO, PARA GUARDAR OS TEUS MANDAMENTOS, os teus testemunhos, e os teus estatutos; e para fazer tudo, e para edificar este palácio que tenho preparado.” (1Cr 29:19)




A.               NÓS DEVEMOS FIRMAR NOSSOS CORAÇÕES EM dEUS

Esteja advertido: “E fez o que era mau; porquanto NÃO PREPAROU O SEU CORAÇÃO PARA BUSCAR AO SENHOR.” (2Cr 12:14)

“PREPARADO ESTÁ O MEU CORAÇÃO, ó Deus, preparado está o meu coração; cantarei, e darei louvores.” (Sl 57:7)

“Agora, pois, seja o temor do SENHOR convosco; guardai-o, e fazei-o; porque não há no SENHOR nosso Deus iniqüidade nem acepção de pessoas, nem aceitação de suborno.” (2Cr 19:7)

 “E deu-lhes ordem, dizendo: ASSIM FAZEI NO TEMOR DO SENHOR, COM FIDELIDADE, E COM CORAÇÃO ÍNTEGRO.” (2Cr 19:9)





B.                Há algumas coisas que nós necessitamos fazer PARA FIRMAR NOSSOS CORAÇÕES EM DEUS

§        “2  Portar-me-ei com inteligência no caminho reto. Quando virás a mim? ANDAREI EM MINHA CASA COM UM CORAÇÃO SINCERO. 3  Não porei coisa má diante dos meus olhos. Odeio a obra daqueles que se desviam; não se me pegará a mim. 4  Um coração perverso se apartará de mim; não conhecerei o homem mau.” (Sl 101:2-4)

1 ¶  <<Cântico e salmo de Davi>> PREPARADO ESTÁ O MEU CORAÇÃO, Ó DEUS; cantarei e darei louvores até com a minha glória. 2  Despertai, saltério e harpa; eu mesmo despertarei ao romper da alva. 3  Louvar-te-ei entre os povos, SENHOR, e a ti cantarei louvores entre as nações.” (Sl 108:1-3)

Note, neste trecho de Sl 108:1-3:

§        Eu mesmo despertarei ao romper da alva”. (diariamente, termos um tempo determinado e tranqüilo para leitura, meditação, comunhão com Deus)

§        Louvar-te-ei entre os povos, SENHOR,”: (declararmos, testemunharmos de Deus) e,

§        A ti cantarei louvores entre as nações. (profecia da deportação)

 



Esta era a canção de vitória de Davi na força de Deus.  Com a ajuda de Deus, nós podemos fazer mais do que nós pensamos.  Deus guarda as mentes e as ações daqueles que seguem seus comandos mesmo sem terem um coração perfeito.

“7  Não temerá maus rumores; o seu coração está firme, confiando no SENHOR. 8  O seu coração está bem confirmado, ele não temerá, até que veja o seu desejo sobre os seus inimigos.”
(Sl 112:7-8)




II - NÓS PRECISAMOS PEDIR UM CORAÇÃO QUE SEJA COMPLETAMENTE DE DEUS.

“E DAR-LHES-EI CORAÇÃO PARA QUE ME CONHEÇAM, porque eu sou o SENHOR; e ser-me-ão por povo, e eu lhes serei por Deus; porque SE CONVERTERÃO A MIM DE TODO O SEU CORAÇÃO.” (Jr 24:7)



A.               Deus precisa de homens e mulheres com um coração para Deus, PARA FAZER SUA OBRA!

“E venham todos os sábios de coração entre vós, e FAÇAM TUDO O QUE O SENHOR TEM MANDADO;” (Êx 35:10)

“E VEIO TODO O HOMEM, A QUEM O SEU CORAÇÃO MOVEU, E TODO AQUELE CUJO ESPÍRITO VOLUNTARIAMENTE O EXCITOU, E TROUXERAM A OFERTA ALÇADA AO SENHOR para a obra da tenda da congregação, e para todo o seu serviço, e para as vestes santas.” (Êx 35:21)

“1 ¶  Assim trabalharam Bezalel e Aoliabe, e todo o homem sábio de coração, a quem o SENHOR dera sabedoria e inteligência, para saber como haviam de fazer toda a obra para o serviço do santuário, conforme a tudo o que o SENHOR tinha ordenado. 2  Então Moisés chamou a Bezalel e a Aoliabe, e a TODO O HOMEM SÁBIO DE CORAÇÃO, EM CUJO CORAÇÃO O SENHOR TINHA DADO SABEDORIA; a todo aquele a quem o SEU CORAÇÃO MOVEU A SE CHEGAR À OBRA PARA FAZÊ-LA.” (Êx 36:1-2)

 “Assim TODO O SÁBIO DE CORAÇÃO, entre os que faziam a obra, FEZ O TABERNÁCULO de dez cortinas de linho fino torcido, e de azul, e de púrpura, e de carmesim, com querubins; da obra mais esmerada as fez.” (Êx 36:8)





B.                Deus nos quer abençoar, mas não [o fará] até nós darmos nossos corações completamente para Ele.

O Senhor quer que nós tenhamos um CORAÇÃO [INTEIRAMENTE VOLTADO] PARA ELE. Ele quer que obedeçamos a Ele. Ele quer nossos corações e vidas completamente dedicados a Ele.

“QUEM DERA QUE ELES TIVESSEM TAL CORAÇÃO QUE ME TEMESSEM, E GUARDASSEM TODOS OS MEUS MANDAMENTOS TODOS OS DIAS, para que bem lhes fosse a eles e a seus filhos para sempre.” (Dt 5:29)

“9  Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? 10  EU, O SENHOR, ESQUADRINHO O CORAÇÃO E PROVO OS RINS; E ISTO PARA DAR A CADA UM SEGUNDO OS SEUS CAMINHOS E SEGUNDO O FRUTO DAS SUAS AÇÕES.” (Jr 17:9-10)

“GUARDAI-VOS, QUE O VOSSO CORAÇÃO NÃO SE ENGANE, E VOS DESVIEIS, e sirvais a outros deuses, e vos inclineis perante eles;” (Dt 11:16)

 “26 ¶  EIS QUE HOJE EU PONHO DIANTE DE VÓS A BÊNÇÃO E A MALDIÇÃO; 27  A BÊNÇÃO, QUANDO CUMPRIRDES OS MANDAMENTOS DO SENHOR VOSSO DEUS, QUE HOJE VOS MANDO; 28  Porém a maldição, se não cumprirdes os mandamentos do SENHOR vosso Deus, e vos desviardes do caminho que hoje vos ordeno, para seguirdes outros deuses que não conhecestes.” (Dt 11:26-28)




(Ilustração):

         

“1 ¶  Naqueles dias Ezequias adoeceu de uma enfermidade mortal; e veio a ele o profeta Isaías, filho de Amós, e lhe disse: Assim diz o SENHOR: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás, e não viverás. 2  Então virou Ezequias o seu rosto para a parede, e orou ao SENHOR. 3  E disse: Ah! SENHOR, peço-te, lembra-te agora, de que ANDEI DIANTE DE TI EM VERDADE, E COM CORAÇÃO PERFEITO, E FIZ O QUE ERA RETO AOS TEUS OLHOS. E chorou Ezequias muitíssimo. 4  Então veio a palavra do SENHOR a Isaías, dizendo: 5  Vai, e dize a Ezequias: Assim diz o SENHOR, o Deus de Davi teu pai: Ouvi a tua oração, e vi as tuas lágrimas; eis que acrescentarei aos teus dias quinze anos. 6  E livrar-te-ei das mãos do rei da Assíria, a ti, e a esta cidade, e defenderei esta cidade.” (Is 38:1-6)





III - Nós necessitamos não NEGLIGENCIAR para compreender a IMPORTÂNCIA de ter um CORAÇÃO QUE É COMPLETAMENTE DE DEUS

“E SEJA O VOSSO CORAÇÃO INTEIRO PARA COM O SENHOR NOSSO DEUS, PARA ANDARDES NOS SEUS ESTATUTOS, e guardardes os seus mandamentos como hoje.” (1Rs 8:61)


(Ilustração):

“Porque sucedeu que, no tempo da velhice de Salomão, suas mulheres lhe perverteram o coração para seguir outros deuses; e O SEU CORAÇÃO NÃO ERA PERFEITO PARA COM O SENHOR SEU DEUS, COMO O CORAÇÃO DE DAVI, SEU PAI,” (1Rs 11:4)

 “Assim FEZ SALOMÃO O QUE PARECIA MAL AOS OLHOS DO SENHOR; e não perseverou em seguir ao SENHOR, como Davi, seu pai.” (1Rs 11:6)




Nós, assim como Salomão, sabemos a MANEIRA certa de VIVER, mas não temos sempre a VONTADE DE FAZÊ-LA.  Muitas pessoas têm bastante sabedoria para saber a diferença entre o certo e o errado, mas elas não fazem sempre o certo.  Nós necessitamos desenvolver não somente a SABEDORIA para sabermos como fazer o certo, mas a VONTADE de fazer o certo.




Conclusão:

Voltemos para a nossa história. ASA ficou muito perto de ser bom. Viajou um longo caminho com Deus antes de sair da trilha. Seu pecado não foi tanto uma desobediência deliberada quanto foi [a fraqueza de] escolher a MANEIRA FÁCIL em vez da MANEIRA CERTA.


(Ilustração):

(1) Quando as probabilidades pareceram impossíveis na batalha com os Etíopes, Asa reconheceu sua NECESSIDADE DE DEPENDER DE DEUS.  Seguindo essa vitória, a promessa de Deus de paz baseada em OBEDIÊNCIA incentivou o rei e as pessoas por muitos anos a VIVEREM CORRETAMENTE. Mas Asa devia enfrentar um TESTE MAIS RESISTENTE.

(2) Anos de animosidade entre Asa e o rei de Israel Baasha fizeram uma reviravolta feia. Baasha, rei do rival Reino do Norte, estava construindo um forte que ameaçasse tanto a paz como a economia de Judá. Asa pensou que ele viu uma saída – ELE SEDUZIU O REI BENHADAD DA SYRIA PARA QUEBRAR SUA ALIANÇA COM REI BAASHA. O plano funcionou brilhantemente, mas não era o caminho de Deus.

(3) E quando Asa foi confrontado pelo profeta Hanani, ele o jogou na cadeia, REVELANDO A CONDIÇÃO VERDADEIRA DE SEU CORAÇÃO!



Aplicação:

Não é pecado usar meios humanos para resolver nossos problemas,
MAS É PECADO:

* confiar mais neles [nos meios humnos] do que em Deus;
* pensar que eles são melhores do que os caminhos de Deus, ou
* deixar Deus completamente fora do processo de enfrentamento do problema.

Nós devemos obedecer ao Senhor porque Ele é Deus e isto é razão suficiente.  Se você não pensa que os benefícios são dignos, CONSIDERE QUEM É DEUS – o ÚNICO com o PODER e a HABILIDADE de satisfazer cada uma de suas NECESSIDADES.

Sendo, pois, Abrão da idade de noventa e nove anos, apareceu o SENHOR a Abrão, e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso, anda em minha presença e sê perfeito.” (Gn 17:1)

Deixemo-nos mudar em nossas perspectivas e comecemos a conhecer Deus por "Quem Ele diz que Ele é" e crer que "O que Ele diz, Ele fará."

“E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.” (Êx 3:14)

Deus descreve o Seu PODER ETERNO e o Seu CARÁTER IMUTÁVEL.
“Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente.” (Hb 13:8)
“Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou.” (Jo 8:58)

“A tua misericórdia, SENHOR, está nos céus, e a tua fidelidade chega até às mais excelsas nuvens. A tua justiça é como as grandes montanhas; os teus juízos são um grande abismo. SENHOR, tu conservas os homens e os animais. Quão preciosa é, ó Deus, a tua benignidade, pelo que os filhos dos homens se abrigam à sombra das tuas asas. Eles se fartarão da gordura da tua casa, e os farás beber da corrente das tuas delícias; Porque em ti está o manancial da vida; na tua luz veremos a luz. Estende a tua benignidade sobre os que te conhecem, e a tua justiça sobre os retos de coração.” (Sl 36:5-10)

“E dos gaditas se desertaram para Davi, ao lugar forte no deserto, valentes, homens de guerra para pelejar, armados com escudo e lança; e seus rostos eram como rostos de leões, e ligeiros como corças sobre os montes:” (1Cr 12:8)

 “E estes ajudaram a Davi contra aquela tropa, porque todos eles eram heróis poderosos, e foram capitães no exército.” (1Cr 12:21)

 “Dos filhos de Simeão, homens poderosos para pelejar, sete mil e cem;” (1Cr 12:25)

 “Todos estes homens de guerra, postos em ordem de batalha, vieram a Hebrom, com CORAÇÕES DECIDIDOS, para constituírem a Davi rei sobre todo o Israel; e também todo o restante de Israel tinha o mesmo coração para constituir a Davi rei.” (1Cr 12:38)







Traduzido por Valdenira N.M. Silva

 



Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)




(retorne a http://solascriptura-tt.org/ Sermoes/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.