Ao Final Da Minha Vida

2Ti 4:6-8
“6 Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo. 7 Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. 8 Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.” (2Tm 4:6-8 ACF)

 

Eu não sei quando o fim da minha vida virá. Pode ser hoje ou poderia ser 10, 20, 30, ou mesmo 40 anos a partir de agora. Ou, melhor ainda, talvez o Senhor vai voltar hoje, para arrebatar para Si todos os verdadeiros cristãos. Quer que eu vá pelo caminho do que "coloca os mortos embaixo da terra" ou do que "arrebata vivo para o céu", eu quero ser capaz de dizer as mesmas coisas que Paulo disse nestes versos.

P
 ERSEVERANÇA PASSADA
 - Vs.
 7 - Paulo podia olhar para trás em sua vida e dizer: "Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé". Se formos capazes de rever nossas vidas e ver esse padrão de fidelidade, devemos ficar felizes. Nós não vamos conseguir viver uma vida absolutamente perfeita, mas podemos viver vidas fiéis [de sincero e máximo esforço]. Se não temos vivido vidas fiéis, podemos começar agora.

P
 RONTIDÃO PRESENTE
 - Vs. 6 "
Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo." Paul sabia que seu tempo era curto, estava chegando ao fim, e ele estava pronto para ir. Não sabemos se o nosso tempo é curto ou não, mas devemos estar sempre prontos. Devemos estar prontos porque já temos nascido de novo (João 3). Devemos estar prontos, porque estamos aguardando ansiosamente Sua vinda (Tit 2:11-14). Devemos estar prontos, porque estamos habitando [ isto é, permanecendo] nEle (João 15:1-7).

P
 REMIAÇÃO FUTURA
 - Vs.
 8
"Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda."
- Paulo poderia esperar a recompensa que ele receberia no céu porque ele amava o aparecimento do Senhor.
 
Devido ao fato que Paulo anelava pela vinda de seu Senhor, viveu para seu Senhor [dedicou cada hora da vida a amar e servir ao seu Senhor]! (2Co 5:10; 1Co 4:1-5) 
“3 Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. 4 Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer? 5 Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. 6 O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. 7 Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo. .” (Jo 3:3-7 ACF)

“11 ¶ Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens, 12 Ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente, 13 Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Salvador Jesus Cristo; 14 O qual se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniqüidade, e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras.” (Tt 2:11-14 ACF)

“1 ¶ EU sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. 2 Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. 3 Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado. 4 Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. 5 Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. 6 Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem. 7 Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.” (Jo 15:1-7 ACF)

“Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal.” (2Co 5:10 ACF)

“1 ¶ QUE os homens nos considerem como ministros de Cristo, e despenseiros dos mistérios de Deus. 2 Além disso, requer-se dos despenseiros que cada um se ache fiel. 3 Todavia, a mim mui pouco se me dá de ser julgado por vós, ou por algum juízo humano; nem eu tampouco a mim mesmo me julgo. 4 Porque em nada me sinto culpado; mas nem por isso me considero justificado, pois quem me julga é o SENHOR. 5 Portanto, nada julgueis antes de tempo, até que o Senhor venha, o qual também trará à luz as coisas ocultas das trevas, e manifestará os desígnios dos corações; e então cada um receberá de Deus o louvor.” (1Co 4:1-5 ACF)


Despedida do Apóstolo Paulo

(2 Timóteo 4:6-22)

Paulo foi oferecido ao Senhor por sacrifício
e após ter ele partido, nos legou seu benefício.
Combateu o bom combate, sua carreira completou
e a fé, que não se abate, até ao fim ele guardou.

A coroa da justiça pra ele foi reservada,
pois nunca teve preguiça em sua vida agitada.
"Timóteo, vem cá, depressa, preciso muito de ti;
Que a tua vinda me aqueça no frio que sinto aqui.

Traze o Marcos, com urgência, e a capa que aí deixei
com Carpo, e sem negligência, os rolos que preparei.
Alexandre, o latoeiro, muitos males me causou.
Porém, não foi o primeiro que assim me desprezou.

Ele sempre rebelou-se contra a nossa pregação,
cansou de Cristo e mandou-se, mas vai ter a punição.
E quanto à minha defesa, todos me desampararam;
Do evangelho, com certeza, bem depressa se cansaram.

Mas o Senhor assistiu-me e muita força me deu;
Contra o leão garantiu-me e o tal não me comeu.
Também há de me livrar de toda obra do mal
e depois vai me levar à glória celestial.

Saúda os nossos amados, Áquila, Prisca e os demais,
Lembra os trabalhos passados, que não voltarão jamais!"

Mary Schultze
15/04/02



APIBS
Asia-Pacific Institute of Biblical Studies
tradução por Valdenira N. de M. S.

 

(retorne a http://solascriptura-tt.org/Sermoes/
retorne a http://solascriptura-tt.org/)


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.