Trata de mensagem evangelística, chamado, chamamento, salvação, impulsividade, superficialidade, parcialidade, insinceridade, procastinação, arrependimento, conversão, fé, crer, confissão.



TRÊS RESPOSTAS ERRADAS AO CHAMADO DE CRISTO

 

 

 

- ABRAMOS NOSSAS BÍBLIAS PARA MAT 8

- SAUDAÇÃO (ESPECIALMENTE AOS VISITANTES)

- LEIAMOS MAT 8:18-22

E Jesus, vendo em torno de si uma grande multidão, ordenou que passassem para o outro lado;    E, aproximando-se dele um escriba, disse-lhe: Mestre, aonde quer que fores, eu te seguirei.    E disse Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu têm ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça.    E outro de seus discípulos lhe disse: Senhor, permite-me que primeiramente vá sepultar meu pai.    Jesus, porém, disse-lhe: Segue-me, e deixa os mortos sepultar os seus mortos.

 

- QUANTOS (!) RESPONDEM ERRADO AO CHAMADO DE DEUS... DESCRENTES... E, ÀS VEZES, ATÉ CRENTES!...

- NOSSA MENSAGEM DE HOJE É SOBRE “TRÊS RESPOSTAS ERRADAS AO CHAMADO DE CRISTO”. TRÊS RESPOSTAS ERRADAS AO CHAMADO DE CRISTO”.

- A 1A. RESPOSTA:    IMPULSIVA, IMPENSADA, SEM COMBUSTÍVEL.

- A 2A. RESPOSTA:    CONDICIONAL, ADIATIVA, FREIO DE MÃO PUXADO.

- A 3A. RESPOSTA:    INSINCERA, PARCIAL.

- ESTA MENSAGEM É TANTO PARA QUEM AINDA NÃO FOI SALVO ACEITANDO O SALVADOR, COMO PARA QUEM JÁ O FOI.

[- OREMOS]

 

 

 

- A 1A. RESPOSTA:     IMPULSIVA, IMPENSADA, SEM COMBUSTÍVEL.

Matthew 8:18-20 (REPITAMOS):

E Jesus, vendo em torno de si uma grande multidão, ordenou que passassem para o outro lado;    E, aproximando-se dele um escriba, disse-lhe: Mestre, aonde quer que fores, eu te seguirei.    E disse Jesus [1]: As raposas têm covis, e as aves do céu têm ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça.

 

- ESCRIBA = DOUTOR & GUARDIÃO DA LEI!

- ANALOGIA COM A 2A. SEMENTE DE MAT 13:20,21

Matthew 13:20

O que foi semeado em pedregais é o que ouve a palavra, e logo a recebe com alegria;    Mas não tem raiz em si mesmo, antes é de pouca duração; e, chegada a angústia e a perseguição, por causa da palavra, logo se ofende;

 

- CRISTO NÃO ACEITA OS QUE VALORIZAM RIQUEZAS, CONFORTO E SEGURANÇA ANTES DELE!

- CRISTO PROCURA E SÓ ACEITA AQUELES QUE CONTARAM O CUSTO, MEDITARAM PROFUNDAMENTE, E DECIDIRAM-SE, POR AMOR, PAGAR SEJA QUAL FOR O CUSTO...

- AMIGO NÃO SALVO, QUE É QUE VOCÊ DECIDIRÁ? OH, ...

- AMIGO JÁ SALVO, HÁ ALGO QUE LHE ESTEJA IMPEDINDO DE SEGUIR MELHOR? OH, ...

 

 

 

- A 2A. RESPOSTA:     CONDICIONAL, ADIATIVA, FREIO DE MÃO PUXADO.

 

Matthew 8:21-22 (REPITAMOS)

E outro de seus discípulos lhe disse: Senhor, permite-me que primeiramente vá sepultar meu pai.    Jesus, porém, disse-lhe: Segue-me, e deixa os mortos sepultar os seus mortos.

 

- “DISCÍPULO”??? DEVIA SER UM CRENTE, SALVO, MAS NÃO UM BOM SERVO (MAS JUDAS TAMBÉM FOI CHAMADO DISCÍPULO E APÓSTOLO, E PERDEU-SE...)

- “PRIMEIRAMENTE”??? COMPARE COM Matthew 6:33   Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

- “SEPULTAR OS MORTOS”??? = “ESPERE QUE ATÉ UM DIA MORRAM ELES.”

- “MORTOS”: COMPARE COM Ephesians 2:1    E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados,

E COM Ephesians 2:5   Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos),

 

-ANALOGIA COM A 3A. SEMENTE DE Matthew 13:22   E o que foi semeado entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo, e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera;

 

- COMPARE COM:

Luke 12:20 

Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?

2 Corinthians 6:2

 (Porque diz: Ouvi-te em tempo aceitável E socorri-te no dia da salvação: eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação.)

Hebrews 3:7,8

Portanto, como diz o Espírito Santo: Se ouvirdes hoje a sua voz,    Não endureçais os vossos coraçöes, Como na provocação, no dia da tentação no deserto.

 

- CRISTO NÃO ACEITA OS PROTELADORES, OS ADIADORES! NEM OS QUE VALORIZAM MESMO A FAMÍLIA ANTES DELE:

Matthew 10:37-39

Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim.    E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim.    Quem achar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a sua vida, por amor de mim, achá-la-á.

Mark 10:28-30

E Pedro começou a dizer-lhe: Eis que nós tudo deixamos, e te seguimos.    E Jesus, respondendo, disse: Em verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou campos, por amor de mim e do evangelho,    Que não receba cem vezes tanto, já neste tempo, em casas, e irmãos, e irmãs, e mães, e filhos, e campos, com perseguiçöes; e no século futuro a vida eterna.

 

- CRISTO PROCURA POR AQUELES QUE ...

- QUE TAL VOCÊ, AMIGO NÃO SALVO? ...

- E QUE TAL EU E VOCÊ, AMIGO JÁ SALVO? ...

 

 

 

- A 3A. RESPOSTA:     INSINCERA, PARCIAL.

Mark 10:17-22

E, pondo-se a caminho, correu para ele um homem, o qual se ajoelhou diante dele, e lhe perguntou: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna?    E Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom senão um, que é Deus.    Tu sabes os mandamentos: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não dirás falso testemunho; não defraudarás alguém; honra a teu pai e a tua mãe.    Ele, porém, respondendo, lhe disse: Mestre, tudo isso guardei desde a minha mocidade.    E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Falta-te uma coisa: vai, vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, toma a cruz, e segue-me.    Mas ele, pesaroso desta palavra, retirou-se triste; porque possuía muitas propriedades.

 

- JOVEM. RIQUÍSSIMO. PERSONALIDADE IMPORTANTÍSSIMA. “BOM”;  “MESTRE”; “COMO ME SALVAR?” CRISTO NÃO MOSTROU NENHUM RESPEITO A ELE, NEM AOS MÉTODOS HOJE MAIS APLAUDIDOS PARA EVANGELISMO!!! ENFATISOU A DIVINDADE DE CRISTO, A LEI, DESMASCAROU A HIPOCRISIA COM TESTE ESPECIAL PARA CASO ESPECIAL, O JOVEM NÃO FOI CONVERTIDO, MAS VOLTOU CONVENCIDO DA SUA HIPOCRISIA.

 

-RESPOSTA INSINCERA, HIPÓCRITA, DE RENDIÇÃO PARCIAL.

 

- CRISTO NÃO ACEITA OS QUE VALORIZAM RIQUEZAS ANTES DELE:

Matthew 16:24-28

Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me;    Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á.    Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?    Porque o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então dará a cada um segundo as suas obras.    Em verdade vos digo que alguns há, dos que aqui estão, que não provarão a morte até que vejam vir o Filho do homem no seu reino.

1 Timothy 6:10

   Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.

Matthew 6:19-21

Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladröes minam e roubam;    Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladröes não minam nem roubam.    Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.

 

 

- CRISTO TAMBÉM NÃO ACEITA OS SANTARRÕES

Luke 19:10

Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.

Matthew 9:12-13

 Jesus, porém, ouvindo, disse-lhes: Não necessitam de médico os sãos, mas, sim, os doentes.    Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento.

1 Timothy 1:15

Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal.

1 John 1:9-10

Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.    Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.

 

- QUE TAL VOCÊ AMIGO NÃO SALVO?, OH, ...

- E QUE TAL EU E VOCÊ, AMIGO JÁ SALVOS?, OH, ...

 

 

 

 CONCLUSÃO:

 

- O IMPERATIVO É: ENTREGA ABSOLUTA, CONFIANTE E FELIZ:

Exodus 20:3-5

Não terás outros deuses diante de mim.    Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.    Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.

-Jer 29:13

Buscar-me-eis e me achareis, quando me buscardes de todo vosso coração.

 

- OH AMIGO CRENTE, NÃO MAIS RESPONDAMOS A DEUS DESSES 3 MODOS ERRADOS ...

 

- OH, AMIGO AINDA NÃO SALVO, NÃO SEJA CEGO E LOUCO, MAS ENTENDA ...

- OUÇA:

Matthew 11:28-30

Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.    Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.    Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.

 

- CONTE O CUSTO E TOME, AGORA MESMO, A DECISÃO DE ACEITAR SER SALVO:

Romans 10:9-10

A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.    Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.

 



[1] Como duvidar que Jesus estava falando o mais relevante àquele homem, pondo o dedo no mais crítico dos seus pontos fracos: sua insinceridade, ou seu agir impensada e impulsivamente, ou seu amor ao aplauso, à posição, à riqueza e conforto, etc.?



(retorne à PÁGINA ÍNDICE de SolaScripturaTT / Evangelisticas)


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.