Questionário para falarmos as Boas Novas, Clóvis e Iara salvaram-se. Trata da salvação que não pode ser perdida, salvador Jesus Cristo, perseverança, preservação, certeza, segurança, garantia, uma vez salvo sempre salvo.


Pode alguém ter certeza de salvação?

Se isto realmente for possível, você não gostaria de saber e poder ter esta maravilhosa certeza?

Hélio de M. Silva







Pergunta: Você tem certeza, certeza mesmo, total e absoluta, sem a menor sombra de dúvida, de que está SALVO? Não estou perguntando se você é religioso, membro de Igreja, de boa conduta ética e moral, mas sim: Você tem certeza absoluta de salvação?

Resposta: Sim .................... ; Não .................... .

Se você respondeu "Não", e gostaria de ter certeza de salvação, permita-me dividir com você o que a Palavra de Deus ensina, para lhe dar a certeza de salvação. Não passe para um ponto antes de entender o anterior. Coloquemos de lado o que os homens e suas religiões dizem e aceitemos plenamente o que Deus diz. O que almejo é que você receba a salvação e não que "saia da sua religião para a minha."





1a. Pergunta: É alguém (sou eu) suficientemente bom e justo para merecer o céu? Somos nós (eu e você) pecadores?

Resposta: Rom 3:9-12 - .................... há um justo, nem .................... sequer.
Rom 3:22-23 - ... não há ..................... Porque .................... pecaram e .................... estão da glória de Deus.

DÚVIDA? Jer 17:9-10; Isa 1:5-6; 53:6; 64:6; Jo 3:3; Tia 2:10; 1Jo 1:8-10.
9 Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? 10 Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração e provo os rins; e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações. (Jeremias 17:9-10)

5 Por que seríeis ainda castigados, se mais vos rebelaríeis? Toda a cabeça está enferma e todo o coração fraco. 6 Desde a planta do pé até a cabeça não há nele coisa sã, senão feridas, e inchaços, e chagas podres não espremidas, nem ligadas, nem amolecidas com óleo. (Isaías 1:5-6)

Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos. (Isaías 53:6)

Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniqüidades como um vento nos arrebatam. (Isaías 64:6)

Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. (João 3:3)

Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos. (Tiago 2:10)

8 ¶ Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. 9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. 10 Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós. (1 Joãn 1:8-10)
APLICAÇÃO: De acordo com a Palavra de Deus (não a opinião dos homens), eu, Hélio sou um pecador, pura e plenamente.





2a. Pergunta: Qual é o salário bem merecido e que Deus infalivelmente pagará a quem ao menos uma vez na vida pecou?

Resposta: Rom 6:23 – Porque o salário do pecado é a ..................... Apo 21:8 - ... a sua parte será no lago que arde com .................... e ....................; o que é a segunda morte.
Luc 13:3 - ... se não vos arrependerdes, .................... de igual modo .....................

DÚVIDAS? Luc 12:5; 16:23-24; Mt 3:12; 25:41,46; Jo 1:12; 2Ped 2:9; Jud 6,7; Apo 20:15.
Mas eu vos mostrarei a quem deveis temer; temei aquele que, depois de matar, tem poder para lançar no inferno; sim, vos digo, a esse temei. (Lucas 12:5)

23 E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio. 24 E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama. (Lucas 16:23-24)

Em sua mão tem a pá, e limpará a sua eira, e recolherá no celeiro o seu trigo, e queimará a palha com fogo que nunca se apagará. (Mateus 3:12)

Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos; (Mateus 25:41)

E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna. (Mateus 25:46)

Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; (João 1:12)

Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar os injustos para o dia do juízo, para serem castigados; (2 Petro 2:9)

E aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia; (Judas 1:6)

E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo. (Apocalipse 20:15)
APLICAÇÃO: De acordo com a Palavra de Deus (não opinião dos homens) o que eu mereço mesmo é a condenação eterna no lago de fogo , um lugar real de tormento eterno .





3a. Pergunta: *Existe algum modo de salvação? Quantos? Quais? Posso eu ser salvo pelas boas obras, religiosidade e esforço para fazer o melhor?

Resposta: Efe 2:8-9 – Porque pela .................... sois .................... por meio da ....................; e isto não vem de vós, é .................... de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie;




* Terei outra oportunidade, em outra vida (reencarnação)?

Resposta: Heb 9:27 – E, como aos homens está ordenado morrerem .................... , vindo depois disso o .................... .




* Mas não existem vários outros caminhos para a salvação, como ser fervoroso protestante ou católico, ou por sacramentos, ou anjos, santos, espíritos e homens, ou reencarnação, ou budismo, ou caridade, filantropia, boas obras, ou se reger por rigorosos códigos e leis morais, ou sinceridade ou qualquer outra coisa?

Resposta: Jo 14:6 - .................... sou .................... .................... , .................... .................... e .................... .................... ninguém vem ao Pai senão por .................... .

DÚVIDA? Isa 55:8; Rom 3:20; Jo 3:18,36; 11:25; 20:16; At 4:12; 2Tes 2:10-12; Tito 3:5; Gal 2:16; Tia 2:10; Prov 14:12.
Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR. (Isaías 55:8)

Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado. (Romanos 3:20)

Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. (João 3:18)

Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece. (João 3:36)

Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; (João 11:25)

Disse-lhe Jesus: Maria! Ela, voltando-se, disse-lhe: Raboni (que quer dizer, Mestre). (João 20:16)

E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos. (Atos 4:12)

10 E com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem. 11 E por isso Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira; 12 Para que sejam julgados todos os que não creram a verdade, antes tiveram prazer na iniqüidade. (2 Tessalonicens. 2:10-12)

Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo, (Tito 3:5)
APLICAÇÃO: De acordo com a Palavra de Deus, o único caminho para salvação é pela fé em Cristo. Nem .................... nem .................... , nem .................... salvam.





4a.Pergunta: Então, que devo eu fazer para ser salvo?

Resposta: Rom 10:13 – Porque .................... aquele que invocar o nome do Senhor será .................... .
Rom 10:9 – Se com a tua boca .................... ao .................... .................... , e em teu coração .................... que Deus o .................... dentre os mortos, serás .................... .
At 16:30-31 30 E, tirando-os para fora, disse: Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar? 31 E eles disseram: .................... no .................... .................... .................... e serás ...................., tu e a tua casa.





(retorne à página index de http://solascriptura-tt.org/ Evangelisticas )


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.