Cinco Fatos Sobre A Morte


Hélio de Menezes Silva, 2018

(fui motivado por, e usei, muitos conceitos e ideias de Ron Graham, que não conheço, https://www.simplybible.com/dinfo.htm. Mas omiti muito acrescentei muito, e modifiquei muito)


Heb 9:27

Pregaremos, hoje, sobre um único versículo bíblico:
"27) E, tanto quanto está determinado aos homens uma- só- vez- por- todas morrer[em], e, depois [disso], [vem o] julgamento [deles]," (Hebreus 9:27, LTT),

que nos ensina cinco fatos sobre a morte ... Saber esses fatos nos ajudará a entendermos e nos prepararmos para a morte. Dividiremos este texto em cinco partes, cada uma das quais ensinará um certo fato sobre a morte.

1 "ESTÁ DETERMINADO..." - A Morte é Inevitável

Na frase "está determinado aos homens uma- só- vez- por- todas morrer[em]..." encontramos nosso primeiro fato: que a morte é inevitável.

Quando Hebreus 9:27 diz que a morte
"está determinada", pode estar dizendo o óbvio, mas a maioria das pessoas vive como se a morte [lhe fosse impossível, ou] fosse altamente improvável !

Nós não temos o [aparelho de] controlar [e evitar] a morte. É inevitável que
"se rompa o cordão de prata ... pois cedo se corta fora e voamos [para longe]"(Eclesiastes 12:6; Salmos 90:9-10). Tal linguagem, geralmente, é reservada aos funerais, mas expressa um fato da vida cotidiana: todos nós, mais cedo ou mais tarde, temos que ter um encontro pessoal e inevitável com a morte.

2 "está determinado A [TODOS] OS HOMENS  ..." - você não é exceção

Na frase "está determinado AOS HOMENS uma- só- vez- por- todas morrer[em]. ..." encontramos nosso segundo fato, que você não é exceção.

Quando Hebreus 9:27 diz que
"está determinado aos homens uma- só- vez- por- todas morrer[em] ...", isso é feito genericamente, sem senso de gênero [homens e mulheres; desde bebezinhos a maduros. Cada um de todos eles, sem exceção]. Em outras palavras, "homens" aqui representam toda a humanidade [individualmente, de uma em uma pessoa] – quer seja homem, quer seja mulher.

Você poderia substituir a palavra
"homens" pelo seu próprio nome, porque a Escritura se aplica a você individualmente, assim como à humanidade em geral .

No entanto, como dissemos antes, a maioria das pessoas vive suas vidas como se fossem exceções à regra da morte!

A menos que o Arrebatamento por Jesus Cristo ocorra durante sua vida, você não pode, [individual e] pessoalmente, ser dispensado da morte. Em toda a história humana, a Bíblia fala de apenas duas exceções [à mortalidade]. Um deles foi Enoque (Gênesis 5: 23-24). O outro foi Elias (2 Reis 2: 1,11). [E talvez desçam do céu para testemunharem e serem mortos ao finalzinho da Grande Tribulação?]

De qualquer forma, se você escapasse da morte apenas para enfrentar o julgamento [como acontecerá com o Anticristo e com o Falso Profeta, que serão lançados VIVOS para dentro do Lago de Fogo, tendo o "privilégio de o inaugurar, Ap 19:20], o antigo clichê poderia encontrar um novo significado: "pular fora da frigideira para cair dentro do fogo".

3 "... UMA- SÓ- VEZ- por- todas       MORRER[em].." - Você só morre uma vez.

Nas palavras "está determinado aos homens uma- só- vez- por- todas morrer[em]..." nós temos o nosso terceiro fato, que você só morre uma vez.

Quando Hebreus 9:27 diz,
"uma- só- vez- por- todas" isso traz à tona o fato de que você não tem uma segunda chance na vida e na morte. Você só tem uma única chance: só tem uma única vida, só tem uma única morte.

Quando as pessoas dizem: "Você só morre uma vez!" elas geralmente significam que você [deve viver desenfreadamente, você] pode muito bem ser [totalmente] imprudente. Mas certamente, já que vivemos e morremos, mas [o fazemos] uma só vez, devemos fazer da nossa vida o que devíamos fazer dela [segundo a perfeita vontade de Deus]. Certamente não devemos desperdiçar nossa única vida, mas vivê-la na qualidade de que somos [apenas] peregrinos [em rápida passagem] neste mundo (1Pedro 2:11-12,Tiago 4:13-17).
    1Pe 2:11-12  11 Ó amados, rogo-[vos], como a forasteiros  e peregrinos (que sois), vos abster[des] das concupiscências carnais, as quais guerreiam contra a (vossa) alma;  12 A vossa conversação- e- maneira- de- viver  entre os gentios mantendo vós correta; a fim de que, naquilo em que eles falam mal contra vós, como de malfeitores, em- decorrência- das boas obras [em vós] havendo eles observado- atentamente, glorifiquem a Deus n[o] dia d[a] visitação .  LTT
    Tg 4:13-17  13 Ide agora, vós que estais dizendo: "Hoje, ou  amanhã, iremos para dentro de tal cidade, e continuaremos lá um [] ano, e negociaremos- comprando- e- vendendo, e ganharemos."  14 ([Vós], que não sabeis o que [acontecerá] no amanhã!... Porque, de- qual- natureza [é] a vossa vida? Porque um vapor ela é, [que] por um pouco [está] aparecendo e, depois, [está] sendo desvanecido), 15 Em lugar do vosso dizer [ser]: "Se o Senhor (Jesus) quiser, então viveremos  e faremos  isto ou aquilo;"  16 Agora, porém, vos regozijais n[as] vossas presunções. Todo regozijo deste tipo maligno é; 17 Portanto, para [aquele] tendo sabido [o] bem fazer e não [o] fazendo, pecado para ele [isto] é.  LTT


As palavras
"uma- só- vez- por- todas morrer[em]" contradizem a teoria da reencarnação (que mente dizendo que vivemos sucessivas vidas terrenas). A declaração "Necessário *vos* é ser[des] nascidos de novo" não é apoio para a reencarnação. Jesus deixou claro que o renascimento de que falou era espiritual e não físico (João 3:1-21).

4 "... DEPOIS [DISSO], [vem o] julgamento [deles] ..." - A morte não é o fim

Nas palavras "... DEPOIS [DISSO], [vem o] julgamento [deles]" temos o nosso quarto fato, que a morte não é o fim [do existir] [não é (1) o escape final do descrente, (2) não é a derrota final do crente].

[há dois tipos de julgamentos depois da morte:
a) quem, durante sua vida, se arrependeu, e creu, e recebeu o Cristo como Seu pessoal, único e suficiente Salvador e Senhor e Deus, imediatamente depois da morte o seu julgamento será seu espírito ser recebido em glória Lc 16:22 em diante; Atos 7:56 em diante; bem depois, ao ser ressuscitado recebendo corpo glorificado, ser julgado no tribunal do Cristo para receber seus merecidos galardões, prêmios e coroas 1Co 3:12-15;

b) quem, durante sua vida, não se arrependeu, e não creu, e recebeu o Cristo da Bíblia como Seu pessoal, único e suficiente Salvador e Senhor e Deus, imediatamente depois da morte o seu julgamento será lançado no inferno de sofrimento terrível, consciente, incessante, inescapável, mas indiferenciado Lc 16:22 em diante; bem depois, ao ser ressuscitado recebendo corpo indestrutível mas ainda pecador, ser julgado no tribunal do Grande Trono Branco e ser lançado no Lago de Fogo eterno, ainda pior que o inferno, de sofrimento terrível, consciente, incessante, inescapável, e diferenciado de acordo com suas más obras Ap 20:11-15.
]

Para ao corpo dos crentes, a morte é chamada na Bíblia de um "sono" [do corpo, não do espírito e da alma] porque é um estado temporário (João 11:11; 1Ts 4:13-18).
      11) Estas coisas falou Ele e, depois disso, lhes diz: "Lázaro, o nosso amigo, tem sido adormecido; mas Eu estou indo a fim de que o desperte- para- fora- do- sono."
      13) Não desejo, porém, vós desconhecer[des], ó irmãos, concernente àqueles (irmãos) (já) tendo sido adormecidos, a fim de que não sejais entristecidos exatamente- conforme também os demais [homens], os quais não [estão] tendo esperança,    14) Porque, uma vez  que estamos crendo que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, [quanto] àqueles (irmãos) [] havendo sido adormecidos em  Jesus, os trará juntamente- com Ele (juntamente- com Jesus),    15) Porque isto vos dizemos dentro de [a] Palavra de [o] Senhor (Jesus): que *nós*, aqueles (irmãos) vivendo, aqueles restando para a vinda de o Senhor (Jesus), de modo nenhum precedamos aqueles (irmãos) [] havendo sido adormecidos.    16) Porque Ele mesmo, o Senhor (Jesus), em [um] brado de comando, n[a] voz do arcanjo  e n[o som da] trompa de Deus, descerá proveniente- de- junto- do céu. E os mortos (que morreram) dentro de [o] Cristo ressuscitarão primeiramente;    17) Depois *nós*, aqueles (irmãos) [que estaremos] vivendo, aqueles (irmãos) [que estaremos] restando, simultânea- [e-] juntamente- com eles seremos arrebatados- para- cima, dentro d[as] nuvens, para o encontro de o Senhor (Jesus), para dentro d[o] ar. E, assim (todos juntos), sempre com [o] Senhor (Jesus) estaremos.    18) Portanto, consolai- encorajai- vos cada um (de vós) a (cada um de todos) os outros (irmãos), dentro destas palavras.

Para aqueles que creram [biblicamente, no Cristo da Bíblia] encontra-se, em seguida à morte, "uma herança incorruptível e incontaminável e imarcescível , (já) tendo sido guardada n[os] céus para vós outro" (1Pedro 1: 3-9).

5 "... depois [disso], [VEM O] JULGAMENTO [deles]," - a morte é a porta do seu destino

Nas palavras "depois [disso], [vem o] julgamento [deles]," encontramos nosso quinto fato, que a morte é a porta do teu destino [imutável e eterno].

Não há segunda chance após a morte. Hebreus 9:27 está nos dizendo precisamente o que há depois da morte -
"o julgamento". Mas aqueles [que estão] "em Cristo" não precisam temer.
[
"28) E [a] vida eterna Eu lhes dou; e que, para o sempre, de modo nenhum pereçam, e ninguém as arrebatará para- fora- da Minha mão.    29) O Meu Pai, que [as] tem dado a Mim, maior do que todos é, e ninguém pode arrebatá-[las] para- fora- da mão do Meu Pai.    João 10:28-29].


Conclusão

Está determinado aos homens uma- só- vez- por- todas morrer[em], e, depois [disso], [vem o] julgamento [deles].

A morte é determinada [a todos] e você não é exceção.

Você só morre uma vez e a morte não é o fim, não é escapatória para a condenação que bem merece todo homem [a partir de mim];

[A morte] é a porta do seu destino [imutável e eterno].

[que escolha você faz agora mesmo, onde está?]




Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.