A Suficiência De o Cristo no Arrebatamento de Todos os Crentes da Dispensação das Igrejas [só há igrejas locais]



Hélio de Menezes Silva, 2017






Definições preliminares:

O Arrebatamento será o evento que ocorrerá em um tempo tão pequeno quanto um abrir e fechar de olhos, no qual o Cristo subitamente, sem avisos nem dar adicional tempo para preparações, descerá até os ares, até as nuvens, e tomará e removerá para cima e para longe da terra cada e todas as pessoas que verdadeiramente creram no Cristo da Bíblia [e este verdadeiro crer sempre é de uma vez para sempre]. 1Ts 4:16-17; 1Co 15:50-54
    1Ts 4:16-17  16 Porque Ele mesmo, o Senhor, em [um] brado de comando, n[a] voz do arcanjo  e n[o som da] trompa de Deus, descerá proveniente- de- junto- do céu. E os mortos dentro de [o] Cristo ressuscitarão primeiramente;  17 Depois *nós*, aqueles [que estaremos] vivendo, aqueles [que estaremos] restando, simultânea- [e-] juntamente- com eles seremos ARREBATADOS- PARA- CIMA, dentro d[as] nuvens, para o encontro de o Senhor, para dentro d[o] ar. E, assim, sempre com [o] Senhor estaremos. LTT-
    1Co 15:50-54  50 E isto digo, ó irmãos: que carne e sangue [o participar no] reinar de Deus não podem herdar, nem a corrupção [à] incorruptibilidade herda. 51 Eis, aqui, um mistério  vos digo: em verdade, nem todos [nós]  seremos adormecidos; todos [nós] , porém, seremos transmutados ;  52 Em UM MOMENTO, EM UM ABRIR E FECHAR DE UM OLHO, no [som da] trompa final; porque ela trombeteará, e os  mortos serão ressuscitados incorruptíveis, e, *nós* , seremos transmutados .  53 Porque é necessário isto [que é] corruptível revestir-se d[a] incorruptibilidade, e isto [que é] mortal revestir-se d[a] imortalidade .  54 E, quando isto [que é] corruptível se revestir d[a] incorruptibilidade, e isto [que é] mortal se revestir d[a] imortalidade, então será cumprida a palavra, aquela tendo sido escrita: "Completamente- tragada foi a morte para dentro d[a] vitória". LTT


A rigor, são eventos diferentes o Arrebatamento e a Revelação (ou Segunda Vinda) de o Cristo (vinda corporal e visivelmente, como rei absoluto de todo o planeta terra).

Ora, sempre procuramos usar somente o único método de interpretação que respeita absolutamente tudo que a Bíblia diz sobre si mesma, diz inclusive que a inspiração é de todas e cada uma das palavras dela (muito precisa e objetivamente), não de meros pensamentos (muito vaga e subjetivamente): o método de "interpretação literal com raras licenças para linguagem figurada (não alegórica)" que seja óbvia e indisputada e explicada pela própria Bíblia, e com raras licenças para leis de hermenêutica (exceto as alegoristas) e que são as mais simples e indispensáveis maneiras de se ver que não há contradições entre sequer duas palavras da Bíblia. Uma dessas leis é a “Lei do Duplo Cumprimento das Profecias”; outra lei é bem próxima desta e é conhecida como “Lei da Aparente Proximidade de Dois Picos de Montanha, com um Vale Invisível entre eles”. Ver resumos em http://solascriptura-tt.org/Ide/ComoEstudarInterpretarBiblia-Longo-Helio.htm  e http://solascriptura-tt.org/EscatologiaEDispensacoes/EscatologiaComVersos-CursoHelio.htm .
É essa Lei dos Dois Picos de Montanha que explica como Arrebatamento e Revelação (ou Segunda Vinda) de o Cristo, embora eventos diferentes e que ocorrem em tempos diferentes (conforme outras passagens da Bíblia) são tão associados um ao outro que, às vezes, em certos versículos, são por muitos confundidos um com o outro, durante uma primeira e superficial leitura da Bíblia.

NÂO PRECISO LER AO PREGAR:

Uma diferença entre Arrebatamento e Segunda Vinda (ou Revelação) ao Mundo: 1Ts 4:16-17 e 1Co 15:50-53 ensinam que, para nos Arrebatar, o nosso Salvador e Senhor vem somente até as nuvens, os ares, não tocando a terra (diferentemente da Sua Segunda Vinda, que será até tocar o solo do Monte das Oliveiras).
    1Ts 4:16-17  16 Porque Ele mesmo, o Senhor,
em [
um] brado de comando, n[a] voz do arcanjo  e n[o som da] trompa de Deus,
descerá proveniente- de- junto- do céu
.
E os mortos DENTRO DE [
O] CRISTO ressuscitarão primeiramente;  
17
Depois *nós*,
aqueles [
que estaremos] vivendo, aqueles [que estaremos] restando,
simultânea- [
e-] juntamente- com eles seremos arrebatados- para- cima, dentro d[as] nuvens, para o encontro de o Senhor, para dentro d[o] ar.
E, assim, sempre com [
o] Senhor estaremos. LTT
    1Co 15:50-53  50 E isto digo, ó irmãos: que
carne e sangue [
o participar no] reinar de Deus não podem herdar,
nem a corrupção [
à] incorruptibilidade herda.
51
Eis, aqui, um mistério  vos digo:
m verdade, nem todos [
nós]  seremos adormecidos; todos [nós] , porém, seremos transmutados ;  
52
Em um momento, em um abrir e fechar de um olho,
no [
som da] trompa final;
porque ela trombeteará, e
os  mortos serão ressuscitados incorruptíveis, e, *nós* , seremos transmutados .
 
53
Porque é necessário isto [que é] corruptível revestir-se d[a] incorruptibilidade, e isto [que é] mortal revestir-se d[a] imortalidade .  LTT

Outra diferença entre Arrebatamento e Segunda Vinda: (Embora não esteja explicitado,) a lógica, sobre 1Ts 4:16-17 e 1Co 15:50-53 (ver pouco mais adiante), parece indicar que, no Arrebatamento, somente salvos ouvirão a trombeta. E verão o Senhor.



Nosso objetivo, agora:
Em outra ocasião poderemos estudar a Bíblia e mostrar que o Arrebatamento ocorrerá antes do início da Tribulação, o Arrebatamento abrirá o caminho para que o justo julgamento de Deus seja derramado sobre a terra durante os 7 anos da 70ª Semana de Daniel).

NÂO PRECISO LER AO PREGAR:

Provas bíblicas de que o Arrebatamento dos crentes desta dispensação das igrejas é PRÉ-tribulacional são expostas, por exemplo, em:
http://solascriptura-tt.org/EscatologiaEDispensacoes/Bem-AventuradaEsperancaDaIgreja-FFergunson.htm
http://solascriptura-tt.org/EscatologiaEDispensacoes/QuandoFoiArrebatamentoPreTribulacaoEnsinadoPrimeiraVez-DCloud.htm
http://solascriptura-tt.org/EscatologiaEDispensacoes/ArrebatamentoPreTribulacional-DCloud.htm
http://solascriptura-tt.org/EscatologiaEDispensacoes/DistincaoEntreArrebatamentoESegundaVinda-DHunt.htm
http://solascriptura-tt.org/EscatologiaEDispensacoes/MuitosPretribulacionistasAntesDarby.AteMesmoEm373dC-Helio.htm
http://solascriptura-tt.org/EscatologiaEDispensacoes/EscatologiaComVersos-CursoHelio.htm (item 2.4)


Mas nosso objetivo, agora, é o de examinar as palavras da Bíblia que nos provarão que o Cristo é indispensável e suficiente para você ser arrebatado, onde:

a) "indispensável" significa que, se você não creu de forma bíblica no Cristo da Bíblia, você não será arrebatado.
b) "suficiente" significa que, se você creu de forma bíblica no Cristo da Bíblia, então é Ele, Ele mesmo, quem garante que você será arrebatado, não importa se você estiver andando tão espiritualmente quanto os outros julgam ideal. Quanto a ser arrebatado, não há haverá a menor diferença entre o crente que estiver andando da forma mais fiel e o que estiver andando da forma mais carnal, mas, quanto à premiação a ser recebida no julgamento dos salvos, quanto recompensas, isto fará toda a diferença. Eternamente!

O Arrebatamento é IMINENTE


Por "Iminente Arrebatamento" queremos implicar que ele está prestes a ocorrer a qualquer instante (agorinha mesmo! Ou daqui a muitos minutos, dias, anos, ou mesmo milênios), sem precisar de absolutamente nenhum sinal de aviso preliminar adicional além do único sinal estabelecido como necessário (a apostasia da fé) (1Tm 4:1-2; 2Tm 4:1-4; 3:1-5, 13), mas que já foi cumprido desde os séculos I e II (e que, "de lambuja", nos últimos 200 anos, em um crescendo vertiginoso, está sendo cada vez mais excedentemente cumprido (em gênero, número e grau)).
NÂO PRECISO LER AO PREGAR:

   "1 ¶ Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos APOSTATARÃO alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; 2 Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência;" (1Tm 4:1-2)
   "1 ¶ Conjuro-te, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino, 2 Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina. 3 Porque
virá tempo em que NÃO SUPORTARÃO A SÃ DOUTRINA; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; 4 E DESVIARÃO OS OUVIDOS DA VERDADE, voltando às fábulas." (2Tm 4:1-4)
   "1 ¶ Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão
TEMPOS TRABALHOSOS. 2 Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, 3 Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, 4 Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, 5 Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te." (2Tm 3:1-5)
   "Mas
os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados." (2Tm 3:13)

Citemos D. Pentecost:

<<Muitos SINAIS foram dados à nação de ISRAEL, sinais que precederiam a segunda vinda [do nosso Senhor, que eles inicialmente pensarão ser a primeira], a fim de que a nação vivesse em expectativa quando o tempo de Sua volta viesse a se aproximar.

Apesar de Israel não saber o dia nem a hora em que o Senhor voltaria, pelo cumprimento desses sinais viria a reconhecer [a estação de tempo em] que a redenção deles estaria se aproximando.

Tais sinais nunca foram dados à
IGREJA [só há igrejas locais].
A igreja [só há igrejas locais] tem a ordem de viver [diariamente] à luz da vinda iminente do Senhor para transladá-la à Sua presença (Jo 14:2,3; At 1:11; 1 Co 15:51,52; Fp 3:20; Cl 3:4; l Ts 1:10; l Tm 6:14; Tg 5:8; l Pe 3:3,4).
Passagens como 1 Tessalonicenses 5:6, Tito 2:13 e Apocalipse 3:3 alertam o crente a aguardar o próprio
SENHOR, não [a] aguardar SINAIS que antecederiam Seu retorno.
É verdade que os acontecimentos da septuagésima semana [de Daniel] lançarão [vagos, parciais e nublados
ECOS, sombras e] prenúncios antes [da chegada] do Arrebatamento, mas a atenção do crente deve estar sempre dirigida para Cristo, nunca para esses presságios.

Essa doutrina de iminência, ou "da volta a qualquer momento", não é uma doutrina nova surgida com Darby, como muitas vezes se afirma, embora ele a tenha esclarecido, sistematizado e popularizado [ http://solascriptura-tt.org/EscatologiaEDispensacoes/MuitosPretribulacionistasAntesDarby.AteMesmoEm373dC-Helio.htm ]. A crença na iminência marcou o pré-milenarismo dos PRIMEIROS PAIS DA IGREJA bem como dos ESCRITORES DO NOVO TESTAMENTO. Em relação a isso, Thiessen escreve:

            ... eles sustentavam não apenas a visão pré-milenarista da vinda de Cristo, mas também consideraram a vinda
IMINENTE. O Senhor os tinha ensinado a aguardar Seu retorno a qualquer momento e, portanto, eles viviam na esperança de que Ele viria nos seus dias. Não apenas isso, mas também ensinavam Seu retorno pessoal como [podendo] ser imediatamente. Apenas os alexandrinos se opunham a essa verdade; mas esses [maus] Pais [da Igreja Católica] também rejeitaram outras doutrinas fundamentais. Podemos dizer, então, que a igreja primitiva vivia em expectativa constante do Senhor e, consequentemente, não estava interessada na possibilidade de um período de tribulação, no futuro. (Will The Church Pass Through The Tribulation?, p. 15.)

            Embora a escatologia da igreja primitiva não seja clara em todos os seus aspectos (pois não eram objeto de sério exame), é clara a evidência de que eles [os crentes da antiga igreja verdadeira] acreditavam no iminente retorno de Cristo. A mesma iminência é vista nos escritos dos reformadores [Lutero, Calvino, Knox, Latimer, ...], embora tivessem opiniões diferentes sobre as questões escatológicas. ... ... ...
            A doutrina da iminência impede a participação da igreja em qualquer parte da septuagésima semana [de Daniel]. [Senão,] a multidão de sinais dados a Israel para movê-lo à expectativa também seriam [sinais] para a igreja, e a igreja não poderia estar esperando Cristo até que esses sinais viessem a ser cumpridos. O fato é que nenhum sinal é dado à igreja; em vez disso, ela tem a ordem de aguardar a Cristo, o que impossibilita sua participação na septuagésima semana [de Daniel].

>>
(Manual de Escatologia, J. Dwight Pentecost, XIII.II.I, editora Vida. Recomendo muito este livro)



Note que os sinais de Mt, capítulos 24 e 25, são para a Segunda Vinda do Cristo até a terra, para julgar Israel e os gentios, e para reinar sobre todo o mundo. NÃO são sinais para o Arrebatamento dos salvos dentre as igrejas locais. Portanto, não devemos estar temerosos à espera até ver os sinais de aviso para, só depois, nos prepararmos, mas, sim, devemos estar, a cada dia e durante todo o dia, anelantes de antecipação para ouvir o som da trombeta de Deus, que será imediatamente acompanhado do nosso Arrebatamento!...

O TEMPO em que virá o Arrebatamento não é o foco aqui, portanto, não iremos tomar tempo nesse assunto.

 

Os Participantes do Arrebatamento [portanto, do Tribunal Bema, para recompensas]


Gozarão do Arrebatamento [portanto, gozarão do Bema, o Tribunal de o Cristo, voltado para conceder recompensas] todos os indivíduos [em oposição a igrejas e grupos] que, durante suas vidas aqui na terra, creram (verdadeiramente, de forma 100% bíblica) em o Cristo (exatamente como Ele está representado na Bíblia: o Deus-Filho, o único e totalmente suficiente Salvador, que salva perfeitamente e preserva perfeitamente, o Senhor-Dono-Controlador, etc.)

Citaremos
J.H. Keathley, III:


<<(1) Todas as passagens que tratam do Bema [isto é, o Tribunal de o Cristo para concessão de merecidas recompensas] são dirigidas (isto é, pertencem) aos crentes [da dispensação] das igrejas [locais] (Rom 14:10-12; 1Cor 3:12, 2Cor 5:9, 1João 2:28; 1Tes 2:19-20; 1Tim 6: 18-19; Tit 2: 12-14 [observe a ênfase nas boas obras]).

    Rm 14:10-12  10 Tu, porém, por que julgas  o teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas  o teu irmão? Porque todos nós estaremos de pé ante a cadeira- de- juiz de o Cristo.  11 Porque tem sido escrito: "[Como] *Eu* vivo, diz [o] Senhor, que a Mim se dobrará todo [o] joelho, e toda [a] língua confessará a Deus". 12 Assim, pois, cada um dentre nós, concernente a si mesmo contas dará a Deus,. LTT
    1Co 3:12
Se, porém, algum homem sobre-edifica sobre este fundamento ([em] ouro, prata, pedras preciosas;
    madeira, feno, palha), LTT
    2Co 5:9
Portanto, também laboramos- com- empenho, quer estando- em- lar quer estando- fora- de- lar, para agradáveis a Ele ser[mos]. LTT
    1Jo 2:28
E agora, ó filhinhos, permanecei nEle; a fim de que, quando Ele for manifesto, tenhamos confiança e não sejamos envergonhados para- longe- dEle , na Sua vinda;  LTT
    1Ts 2:19-20
 19 Porque, qual [é] a nossa esperança, ou gozo, ou coroa- louro d[o] ato- de- regozijar-[nos]? Ou [porventura] não [o sois], mesmo *vós*, diante de o nosso Senhor Jesus Cristo, na vinda dEle? 20 Porque vós sois a nossa glória e o [nosso] gozo.  LTT
    1Tm 6:18-19
 18 Fazer[em] o bem; ser[em] ricos em boas obras; ser[em] desejosos- generosos- em- dadivar, desejosos- para- repartir, 19 Entesourando para si mesmos um bom fundamento para o tempo [que está] vindo; a fim de que tomem posse d[a] vida eterna .  LTT
    Tt 2:12-14
 12 [Paternalmente] nos instruindo- até- por- castigos a fim de que, [] havendo nós renunciado à impiedade e às concupiscências mundanas, sóbria- auto- controladamente, e retamente, e de modo devotado, vivamos [neste] presente mundo, 13 Aguardando aquela  bem-aventurada esperança, e [a] gloriosa  manifestação de o grande Deus e Salvador nosso, ([isto é] , Jesus Cristo),  14 O Qual deu a Si mesmo para- benefício- e- em- lugar- de nós, a fim de que nos resgatasse para- longe- de todo desprezo- às- leis, e purificasse para Si mesmo um povo privativo Seu, zeloso de boas obras. LTT


O programa de ressurreição (e, portanto, da recompensa) dos santos do Antigo Testamento ocorre depois que os santos da dispensação da[s] igreja[s locais] já são vistos estando no céu e recompensados e retornando juntamente com o Senhor para julgar a terra (Apo 19:8 com Dan 12:1-2; Mat 24).


    Ap 19:8 E foi concedido a ela {*} que se vestisse de linho fino, puro e branco- resplandecente; porque o linho fino É aS declaraçõeS- de- justificação dos santos." LTT {*"ela": a esposa do v. 7. Ela é a nação de Israel, convertida}
    Dn 12:1-2
 1 E naquele tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta a favor dos filhos do teu povo, e haverá um tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve [qualquer] nação  até àquele tempo; mas naquele tempo o teu povo será libertado, todo aquele que for achado escrito no livro- rolo .  2 E muitos de entre os que dormem no pó da terra ressuscitarão, estes para vida eterna, e os outros para vergonha [e] desprezo eterno. LTT



(2) Todos os crentes [da dispensação das igrejas locais, independentemente do estado espiritual em que estiverem] serão arrebatados e estarão diante do Tribunal Bema [para recompensas] para dar conta de suas vidas, e receberão recompensas ou perderão recompensas.
Alguns acreditam em uma teoria de arrebatamento parcial que diz que somente aqueles [crentes que estiverem] em [suficiente] comunhão com o Senhor serão arrebatados, [e os demais crentes, aqueles fora de comunhão com Deus] [passarão pela Tribulação,] como uma forma de castigo por seus pecados.
Como mencionado acima, isso não é apenas contrário à obra acabada de Cristo (que, de uma vez por todas, pagou a penalidade pelos nossos pecados), mas é contrário ao ensino de 1Tes 5:9-11:


   
9Porque não nos destinou Deus para [a] ira, mas para [a] possessão da salvação, por- ação- de o nosso Senhor Jesus Cristo, 10Aquele havendo morrido para- benefício- e- em- lugar- de nós, a fim de que (quer vigiemos, quer durmamos) juntamente- com Ele estejamos vivendo. 11Por isso, consolai- encorajai -vos cada um a os outros, e edificai-vos uns aos outros, como também [o] fazeis.


O contexto [desta passagem de 1Tes 5:9-11] sugere que Paulo tinha em mente o retorno de Cristo [exclusivamente] para a igreja - o Arrebatamento (fortemente mencionado em 1 Tes 4:13-18):

   
13Não desejo, porém, vós desconhecer[des], ó irmãos, concernente àqueles tendo sido adormecidos, a fim de que não sejais entristecidos exatamente- conforme também os demais [homens], os quais não [estão] tendo esperança, 14Porque, uma vez  que estamos crendo que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, [quanto] àqueles [] havendo sido adormecidos em  Jesus, os trará juntamente- com Ele,  15Porque isto vos dizemos dentro de [a] Palavra de [o] Senhor: que *nós*, aqueles vivendo, aqueles restando para a vinda de o Senhor, de modo nenhum precedamos aqueles [] havendo sido adormecidos. 16Porque Ele mesmo, o Senhor, em [um] brado de comando, n[a] voz do arcanjo  e n[o som da] trompa de Deus, descerá proveniente- de- junto- do céu. E os mortos dentro de [o] Cristo ressuscitarão primeiramente;  17 Depois *nós*, aqueles [que estaremos] vivendo, aqueles [que estaremos] restando, simultânea- [e-] juntamente- com eles seremos arrebatados- para- cima, dentro d[as] nuvens, para o encontro de o Senhor, para dentro d[o] ar. E, assim, sempre com [o] Senhor estaremos. 18Portanto, consolai- encorajai- vos cada um a os outros, dentro destas palavras.

O Arrebatamento é o meio de nossa libertação [para não entrarmos sob] a ira que Ele [o Espírito Santo] discute no capítulo 5, versos 1-3 [1Ts 5:1-3:
1 A respeito, porém, dos tempos e das estações, ó irmãos, não tendes necessidade de vos ser escrito, 2 Porque vós mesmos perfeitamente tendes sabido que o dia de [o] Senhor {*}, tal como um furtador n[a] noite, de- semelhante- modo vem. 3 Porque, ao- tempo- quando digam: "[] paz e segurança", então destruição repentina virá sobre eles ( tal- como [as] dores de parto naquela [mulher] tendo [filho no seu] ventre), e que de modo nenhum escapem- para- fora;
{* lembre: "o dia de o Senhor" refere-se ao derramamento da ira de Deus, dentro da Tribulação, particularmente próximo ao seu final; e "o dia de o Cristo" refere-se ao Arrebatamento dos salvos, para felicidade, para não entrarem sob a ira de Deus}].

Além disso,
as palavras "quer vigiemos, quer durmamos" do versículo 10 [1Ts 5:10
"10 Aquele havendo morrido para- benefício- e- em- lugar- de nós, a fim de que (QUER VIGIEMOS, QUER DURMAMOS) juntamente- com Ele estejamos vivendo"] referem-se a uma condição espiritual ou moral (não se refere a estarmos [fisicamente] vivos ou [fisicamente] mortos quando Cristo retornar, como em 1Ts 4:13-14). Isso é claro a partir do contexto [bem próximo] de 1Ts 5:4-8 [4 *Vós*, porém, ó irmãos, não estais em treva, a fim de que aquele dia, tal- como um) furtador, vos surpreenda; 5 [Porque] todos *vós* sois filhos d[a] luz e filhos d[o] dia; nós não somos d[a] noite nem d[a] treva. 6 Assim, pois, não durmamos igualmente- como também os demais, mas vigiemos e sejamos sóbrios- autocontrolados, 7 Porque aqueles [que estão] dormindo, de noite dormem, e aqueles que estão se embriagando, de noite embebedam-se. 8 *Nós*, porém, d[o] dia sendo, SEJAMOS SÓBRIOS- VIGILANTES, havendo-nos vestido d[a] couraça d[a] fé e d[o] amor, e [tendo por] capacete [a] esperança d[a] salvação. ]

e pelo fato de Ele [o Espírito Santo, ao usar Paulo] mudar as palavras [em grego] que Ele usou para "dormir". Ele usou a [palavra] grega "katheudo" em 1Ts 5:10 em vez de "koimao", a palavra que Ele usou metaforicamente em 1Ts 4:13-14 [ao escrever a respeito] da morte física. Embora "katheudo" tenha sido muitas vezes usada [a respeito] do sono físico e até da morte, também foi comumente usada [a respeito] de apatia- fraqueza espiritual ou [a respeito] da indiferença carnal para questões espirituais [Mt 13:25; Ef 5:14
(Mt 13:25) Mas, DORMINDO os homens, veio o seu inimigo, e semeou joio no meio do trigo, e retirou-se.
(Ef 5:14) Por isso diz: Desperta, tu que DORMES, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá.]
e este [sentido de "apatia- fraqueza espiritual ou [a respeito] da indiferença carnal para questões espirituais"] é claramente o contexto do capítulo 5. O ponto focal [o mais importante e para o qual queremos chamar a atenção], então, é o seguinte: por causa da natureza perfeita e completada da morte de Cristo (note as palavras "
Aquele havendo morrido para- benefício- e- em- lugar- de nós" do versículo 10 [Aquele havendo morrido para- benefício- e- em- lugar- de nós, a fim de que (quer vigiemos, quer durmamos) juntamente- com Ele estejamos vivendo.]), [então,] quer estejamos espiritualmente alertas ou não, iremos viver [eternamente] junto a Ele, [e isso] através do Arrebatamento, para enfrentar o [Tribunal do] Bema, para [o assunto de recompensas].
>> https://bible.org/article/doctrine-rewards-judgment-seat-bema-christ J.H. Keathley, III


Na forma de curtas notas em cada verso de 1Ts 5:1-11, repetiremos e adaptaremos as explicações por Keathley:

1 A respeito, porém, dos tempos e das estações, ó irmãos, não tendes necessidade de vos ser escrito,
2 Porque vós mesmos perfeitamente tendes sabido que o dia de [o] Senhor, tal como um furtador n[a] noite, de- semelhante- modo vem. {note que o contraste é entre a vigilância e o descuido espirituais, não é entre a vida e a morte físicas} {note que as Bíblias perfeitas, do Textus Receptus, dizem "dia de o Senhor", dia que se refere ao derramamento da ira de Deus, particularmente nos meses e dias finais da 70ª Semana de Daniel, os 7 anos da Tribulação. Mas as bíblias infiéis, do Texto Crítico, em grave erro dizem "dia de o Cristo", que se refere ao abençoado e feliz Arrebatamento}
3 Porque, ao- tempo- quando digam: "[] paz e segurança", então destruição repentina virá sobre eles ( tal- como [as] dores de parto naquela [mulher] tendo [filho no seu] ventre), e que de modo nenhum escapem- para- fora;
4 *Vós*, porém, ó irmãos, não estais em treva, a fim de que aquele dia, tal- como um) furtador, vos surpreenda;
5 [Porque] todos *vós* sois filhos d[a] luz e filhos d[o] dia; nós não somos d[a] noite nem d[a] treva. {note que o contraste é entre a vigilância e o descuido espirituais, não é entre a vida e a morte físicas}
6 Assim, pois, não durmamos igualmente- como também os demais, mas vigiemos e sejamos sóbrios- autocontrolados, {note que o contraste é entre a vigilância e o descuido espirituais, não é entre a vida e a morte físicas}
7 Porque aqueles [que estão] dormindo, de noite dormem, e aqueles que estão se embriagando, de noite embebedam-se.
8 *Nós*, porém, d[o] dia sendo, sejamos sóbrios- vigilantes, havendo-nos vestido d[a] couraça d[a] fé e d[o] amor, e [tendo por] capacete [a] esperança d[a] salvação. {nos versos 7-8, note que o contraste é entre a vigilância e o descuido espirituais, não é entre a vida e a morte físicas}
9 Porque NÃO NOS DESTINOU DEUS PARA [A] IRA, mas para [a] possessão da salvação, por- ação- de o nosso Senhor Jesus Cristo, {"não nos destinou Deus para [a] ira": Como não ver nisso que o Arrebatamento é pré-tribulacional, isto é, anterior ao início da 70ª Semana de Daniel???? ...}
10 Aquele havendo morrido para- benefício- e- em- lugar- de nós, a fim de que (quer vigiemos, quer durmamos) juntamente- com Ele estejamos vivendo. {À vista que todos os 9 versos anteriores contrastam vigilância espiritual contra descuido espiritual, não contrasta estar acordado contra estar dormindo fisicamente, e não contrasta estar fisicamente vivo contra estar fisicamente morto, então como não entender que este verso 10 também contrasta vigilância espiritual contra descuido espiritual?}
{"Katheudw" está contrastado contra estar sóbrio e vigilante, portanto deve ser entendido como a 3ª alternativa no léxico de Strong, isto é, "ceder à negligência, descuido, pecado, indiferença a fazer o bem"}
{Portanto, como não percebermos, aqui, a promessa de Deus que todos os crentes desta dispensação das igrejas locais serão arrebatados, quer estejam espiritualmente vigilantes ou não estejam?}

11 Por isso, consolai- encorajai -vos cada um a os outros, e edificai-vos uns aos outros, como também [o] fazeis.

 

Aplicações:

A você, aqui presente e já crente, devendo estar se esforçando para vigiar e obedecer:
1Ts 5:11 Por isso, consolai- encorajai -vos cada um a os outros, e edificai-vos uns aos outros, como também [o] fazeis.

Ao você, aqui presente mas ainda descrente:
2Ts 2:7-11 Porque o mistério do desprezo- às- leis já efetivamente- opera: somente [] Aquele que [o está] detendo agora, até que, para- fora- d[o] meio, seja Ele tirado.
8 E, então, será revelado aquele desprezador- da- lei (a quem o Senhor "consumirá" "pelo assopro da Sua boca", e anulará pelo esplendor  da Sua vinda),
9 A vinda de quem é segundo [a] energizada- operação- de Satanás, em todo [o] poder e sinais e prodígios de mentira,
10 E em todo [o] engano da injustiça naqueles [que estão] se fazendo perecer (em- pagamento porque não receberam o amor da verdade a fim de ser[em] eles salvos).
11 E, por causa disso, lhes enviará Deus [a] energizada- operação- d[o] enganar, para crer[em] eles para dentro da mentira,
12 A fim de que sejam condenados todos aqueles não havendo crido para dentro da verdade, mas havendo tomado- prazer n[a] injustiça.







Hélio de Menezes Silva, 2017

 



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.