Quadro Avaliativo: Terapia Psicológica x Aconselhamento Bíblico

 Pr Miguel Ângelo L Maciel 

 

“E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.” – I Tessalonicenses 5.26

 

 

Fundamento da Análise

Psicologia,

os ensinos de Freud e/ou Jung.

Bíblia,

Palavra de DEUS.

SINTOMAS – Atitude Emocional.

Tristeza, Depressão, Confusão Mental.

Tristeza, Depressão, Confusão Mental.

CAUSAS BÁSICAS – Elemento Emocional.

Sentimento de Culpa

Consciência de Pecado

DIAGNÓSTICO – Explicação Doutrinária.

Pressões internas entre Id, Ego e Super-Ego, causadas pelos padrões morais relativos judaico-cristãos, acumulados no inconsciente, gerando recalques e complexos.

Atuação do Espírito Santo na consciência humana, causada pela transgressão da Lei de DEUS. A causa última do problema é o pecado.

SOLUÇÃO

Eliminar a culpa através da quebra de paradigmas. Verdades são relativas e o paciente deve encontrar a “sua verdade”. Rejeitar a existência de Verdades Absolutas.

Concordância com o padrão moral Absoluto de DEUS revelado em Sua Lei Eterna, que constitui a Verdade Absoluta. Arrependimento, Confissão, Conversão (Novo Nascimento) e Abandono do pecado (Santificação).

BASE DO APRIMORAMENTO

Auto-estima, exaltação do Ego.

Autonegação, crucifixão do Ego.

TRATAMENTO – Aplicação Prática.

Corpo*(Biológico)

Exame Básico: Consulta ao Psiquiatra.

 

Implementação: Remédios controlados.

 

Exames Básicos: Sangue Completo (Diabetes, Colesterol, Triglicérides, Metais Pesados), Tireóide (Níveis Hormonais - TH).

Implementação: Reeducação alimentar, cuidados com purificação de água, complementação suplementar (Vitaminas, Sais Minerais, Essenciais), Ciclo Noturno/Diurno de Sono e Repouso.

Alma**

(Emoções, Intelecto)

 

Terapias: Extravasar emoções, cauterizar a culpa, quebra de paradigmas dos padrões morais judaico-cristãos, empenhar-se em assumir o comportamento como normal através do incremento da auto-estima. Aceitar-se, perdoar-se a si mesmo. Não aceitar padrões absolutos.

Concordância com a Palavra de DEUS. Confissão do pecado. Súplica do perdão. Submissão à Palavra de DEUS. Descansar em DEUS.

 

Espírito

Terapias: Exercícios de Yoga (respiração, introspecção), Hipnose e Regressão, Alterações de Ambiente e de Relacionamentos, Busca de uma religião que seja benéfica à auto-estima.

 

Somente DEUS é capaz de resgatar o homem pecador. Esta solução foi providencia no calvário através do Sacrifício de CRISTO. Para o homem perdido não há outra solução senão ir à CRISTO!

 

RESULTADOS

Assassinatos, Porfias, Vícios,  Rebeldias, Homossexualismo, Pedofilia, Desespero,  Loucura, Morte.

Crescimento na graça e conhecimento de Cristo, desfrute de nova vida com re-estabelecimento da alegria da salvação, santificação, obediência, paz, saúde emocional e física. 

Conselheiros

Filosofias de Freud, Jung e seguidores. O acompanhamento ocorre pelas sessões terapêuticas com Psicólogo.

Espírito Santo através da Palavra de DEUS. O acompanhamento ocorre pelo Aconselhamento Pastoral com base na Bíblia***.

 

* As causas biológicas mais comuns para problemas de saúde que se refletem em sintomas orgânicos, exceto os psicossomáticos:

. traumatismo físico;

. má nutrição, excesso de alimentação industrializada

. ausência de elementos nutricionais essências com inclusão de vitaminas e sais minerais;

. diabetes;

. desequilíbrio hormonal;

. problemas de tiróide;

. outros co-relacionados ou série de acúmulo daqueles.

 

** Os problemas de comportamento podem fazer surgir doenças psicossomáticas, sem causas orgânicas, mas que surgem como resultados do mau comportamento contínuo e consciência de que se está quebrando o padrão moral estabelecido por DEUS.

 

***IMPORTANTE: O Aconselhamento Pastoral só pode ser direcionado aos salvos, crentes já redimidos. Se o pastor tentar aconselhar um incrédulo (não salvo, perdido, sem certeza de salvação) vai falhar desastrosamente. Para que se possa aconselhar Biblicamente a respeito de problemas emocionais, uma pessoa perdida deve primeiramente ser levada a um encontro pessoal com CRISTO, sem o qual todos os esforços redundarão em vergonhoso fracasso.

 

 Pr Miguel Ângelo L Maciel 

 

 

 


 

Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).



Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)




(retorne a http://solascriptura-tt.org/ SeparacaoEclesiastFundament/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )

 



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.