Por Que Você Praticamente Só Publica Batistas "Super" Fundamentalistas?

Hélio de Menezes


Uma pessoa muito amada, muito conhecida minha, salva em Jesus Cristo, "super" batista, "super" fundamentalista, só-KJB, só-ACF, enviou-me um artigo tipo "encorajamento para evangelizar e ser missionário", e o artigo era realmente bastante BOM e sem nenhuma sombra de erro teológicos. Ademais, a pessoa que me enviou teve o cuidado e gentileza de substituir as citações para se tornarem da ACF (Almeida Corrigida Fiel), a única Bíblia impressa em Português que fielmente representa o que creio que é a única Palavra de Deus perfeitamente preservada (pela Sua providência) através dos séculos, a cada século sendo tomada nas mãos dos crentes fiéis e usada pelas igrejas fiéis.

Mas cortesmente e amorosamente respondi-lhe mais ou menos assim (e ela concordou com tudo):





O artigo, em si, é realmente bastante bom, sem nenhum erro doutrinário, é muito inspirador. Sinceramente, muito obrigado. Gostei dele e me edificou.

Mas dei uma pesquisada sobre o autor, e facilmente descobri que ele de modo nenhum é um fundamentalista, ao contrário, sempre guerreou contra o que chama de "exageros nossos", e defendeu extremamente o tenebroso erro do movimento de "igrejas sejam somente em células", que ele levou a vida ajudando a implantar na Coréia. Sua teologia é muito nebulosa, liberal, voltada para o pragmatismo ("se funciona para trazer multidões, usemos, não importa detalhes doutrinários, não importa se não se enquadra bem, em tudo, com o que está escrito na Bíblia.").

Considerando isso, de modo nenhum posso publicá-lo/ recomendá-lo nem no meu site nem no meu boletim, ambos com nome SolaScriptura-TT. Já levei tanta "cacetada na cabeça" (merecidas), já sofri tantas (merecidas) repreensões de Deus e até dos homens, por ter inadvertidamente publicado excelentes coisas escritas por pessoas de falha e perigosíssima doutrina (propagadoras dos erros mais contrários à Bíblia e que mais combatemos), que decidi ter muito cuidado com as posições doutrinárias de cada autor que publico, mesmo aquelas posições que ele somente fala com seus lábios e em seus sermões de portas fechadas, e nunca escreve, mas se sabe através de terceiros e de evidências indiscutíveis e que nunca foram negadas por ninguém.
O problema é de IDENTIFICAÇÃO. Se eu ou você publicarmos a melhor e mais perfeita defesa da doutrina da Trindade (por exemplo), mas escrita por um ferrenho defensor do Texto Crítico e do catolicismo romano, ou inimigo de igrejas locais, passamos a todos a ideia que temos plena e irrestrita comunhão com ele em todos os aspectos de doutrina e prática, e isso certamente servirá de pedra de tropeço para muitos crentes que nos olham. Somente muito raramente posso publicar uma espetacular acusação de um Erradão-1 contra outro Erradão-2. Por exemplo, se um ex-padre, ou ex-maçom, ou ex-adventista, ou ex-testemunha de Jeová, ou ex-Pentecostal, sai de dentro daquela mortífera fogueira (mesmo que seja para cair noutra) e escreve uma espetacular denúncia sem paralelo, recheada com provas factuais e documentais, contra sua ex gangue, então eu posso, talvez, publicar tal denúncia, mas frisando que não me identifico nem 1 milímetro com o denunciador. É como se a justiça usasse o testemunho de alguém preso por pedofilia, para prender outra pessoa por estupro: ambos são considerados perigosíssimos inimigos da sociedade.

Quando quero ler e traduzir sobre um assunto específico que já escolhi, então vou à Biblioteca ou ao buscador Google e faço pesquisas, restringindo -as somente a autores da mais sã doutrina TOTAL. --- Por exemplo, em Google:
comfort in times of grief                   baptist fundamentalist OR traditional OR old-time OR conservative OR KJV-only
(isto significa que eu quero artigos sobre conforto em tempo de dores, mas só quero o que tiver a palavra batista, e uma das palavras fundamentalista, ou tradicional, ou conservador, ou somente Bíblia do Rei Tiago)
--- Outro exemplo:
criação em seis dias literais              batista fundamentalista OR tradicional OR conservador OR "Almeida Corrigida" OR ACF OR literalista
--- Outro exemplo:
Rock Music in churches                             site:wayoflife.org
--- Mais um exemplo:
música rock igrejas                          site:solascriptura-tt.org


Quando não tenho ainda um assunto específico que quero ler ou traduzir, mas somente quero passar os olhos nos títulos e escolher alguma coisa que me interesse, então vou em sites tais como os de Calvin Gardner, Pedro Almeida, Miguel Ângelo, Anízio Gomes, Sérgio Ackel,
Aldenir dos Santos, Alfredo Figueiredo, Calvin Gardner, David Zuhars, Eduardo Cadete, Gilberto Stefano, John Hawkins, Laurence Justice, Waldir Ferro, Felix Racy, Marcelo Lima, Walter Campelo
www.PalavraPrudente.com, www.palavraprudente.com, www.palavraprudente.com.br, http://www.apalavradacruz.com.br/,
http://www.vede.com.br/
, Igreja Batista Bereana, Site criacionista do Pr. José Pedro Monteiro de Almeida, Luz Para O Caminhoa, Espada Do Espírito , http://ibb-soledade.zip.net/ , Associação Brasileira para Pesquisa da Criação - Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil - A Verdade Sobre ... -
Revista Sã Doutrina, www.revistasadoutrina.com
 ,
Answers in Genesis, Bible for Today , Creation Research Society, http://brandplucked.webs.com 
Dean Burgon Society - ICR - Institute for Creation Research - Way of Life Literature - El Fundamentalista 
Ou, em inglês, David Cloud, Peter Ruckman, Spurgeon, Sam Gipp, e muitas dezenas de outros, começando pelos 15 do diretório http://www.wholesomewords.org/direc.html

Essas fontes têm somente material SADIO, de pregadores SADIOS doutrinariamente. e têm material suficiente para eu ler horas por dia durante 100 anos, confrontando com minha antiga King James Bible e minha nova ACF-2011. Se eu fosse traduzir esses bons artigos de autores doutrinariamente sadios, eu levaria 10.000 anos. Portanto, tenho muito mais que bastante quantidade de comida boa com que me alimentar. Para que iria eu perder tempo com coisas, mesmo superficialmente boas, mas de autores que não são doutrinariamente exemplos de firmeza?!?!?

Por que iria eu perder 1 segundo de meu tempo lendo uma espetacular defesa da Trindade feita pelo super-herege padreco católico, Agostinho, depois publicar no meu site e boletim, e arriscar levar à ruína um novo crente que veria meu exemplo, pensaria que eu me identifico totalmente como tal autor, seguiria meu exemplo e começaria a ler outras obras dele, e tragicamente se contaminaria com seu incentivo de tirar a vida de quem discordasse da doutrina da igreja dele (a romana), seu ensino que já estamos no Reino Milenar e não haverá nenhum Milênio literal; seu ensino que os sacramentos ajudam na salvação e sua preservação; seu ensino que Maria nasceu e sempre viveu imaculada de pecado no menor grau; que Deus definitivamente baniu Israel de Suas promessas e a substituiu pela Igreja (Católica e Romana, claro); seu anti-semitismo com ódio e perseguição aos judeus; sua defesa da indispensabilidade do batismo para a salvação de todos, até mesmo dos bebezinhos; sua defesa da infalibilidade papal; etc.???

Por que iria eu perder 1 segundo de meu tempo lendo uma espetacular defesa do casamento, da honestidade como cidadão e empregado, do controle da língua, da mansidão no trato, da vida de oração, etc., feitas pelos mais famosos pastores reformados da atualidade, que fazem questão de zombar e caluniar e ofender os batistas fundamentalistas, os premilenaristas, os cessacionistas, as posições KJB-only (ou somente-Textus Receptus e somente-ACF), dizem que quem não der seus bebezinhos para serem batizados é um perigosos herege, dizem que é inimigo da cruz quem ensina que novos convertidos devem ser submersos sob as águas mesmo já tendo sido borrifados com ela ainda bebezinhos, etc. (se pudessem, como seus antepassados, matariam afogados os batistas que falassem mais) ??? E, se eu publicasse o melhor devocional de tal autor, mesmo mudando da sua má bíblia para a ACF, eu arriscaria levar à ruína um novo crente que veria meu exemplo, pensaria que eu me identifico totalmente como tal autor, seguiria meu exemplo e começaria ler outras obras dele, e tragicamente se contaminaria com seus erros teológicos.

 






Dou graças a Deus que a pessoa nossa irmã, a quem me expliquei com amor mas sem concessões, entendeu que é tudo uma questão de IDENTIFICAÇÃO e de coerência com a Bíblia, com Deus, e com o que creio.

Rogo a Deus que todo leitor entenda também. Mais que isso, que concorde também.




Hélio.





Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.