Por Que Você Não Aperta Os Critérios Que Usa Para Considerar Uma Igreja Como Batista E Fundamentalista?

Hélio de Menezes

 

 

Irmão Hélio,

Recentemente vi uma lista de um esboço provisório de aspectos que o irmão está pensando em adotar para poder recomendar igrejas a figurarem numa lista de igrejas batistas e fundamentalistas (independentemente de nome de placa) às um crente batista fundamentalista (também independentemente de nome de placa) em viagem através do Brasil poderia ir para participar de culto a Deus. A lista que vi era basicamente esta:

Somente recomende igrejas que plenamente satisfaçam TODAS as 8 condições abaixo, sem faltar ou hesitar em nenhuma delas, nem mesmo 1 delas:

1 - Batista (ressubmersora até de quem vem de igreja batista demasiadamente tolerante a erros) (excepcionalmente, pode não ter o nome batista, desde que tenha 100% da doutrina e prática batistas)

2 - Fundamentalista: denuncia, guerreia e separa-se do erro (mesmo de igreja "irmã")

3 - Independente (talvez até tenha contato informal, mas não é SUBSERVIENTE a, não é servil escrava de nenhuma denominação, convenção, associação, união, comunhão, etc.)

4 - "Só igrejas-locais", não a universal, não organizações "para igrejas."

5 - "Só Bíblia do TR": ACF (ou, pelo menos, a A.R.Corrigida)

6 - "Uma vez [realmente] salvo, salvo para sempre"

7 - Literalista (portanto dispensacionalista e pré-milenarista)

8 - Só hinos clássicos, em estilo clássico, sem percussão, sem síncopados (ritmos só de marchas militares clássicas, com ênfase nos tempos 1,3), impossíveis de balançar, sem palmas

Por que você não apertou mais os critérios a usar para recomendar igrejas? Sua "  Confissão Doutrinária de Hélio M", em http://solascriptura-tt.org/ConfissaoDoutrinariaHelio.htm, tem 28 artigos, por que você não incluiu todos eles? Aliás, no seu site http://solascriptura-tt.org, você tem mais de 2000 artigos e livros, e defende (e eu concordo consigo) mais umas 100 ou 200 posições que você crê com toda certeza sua. Por que você não faz uma Declaração Doutrinária como se fosse um índice de tudo que você tem certeza de que é ensinado pela Bíblia e faz parte da são doutrina? Teria centenas de pontos.


**********************************************



RESPOSTA:

Se há 1 verso explícito na Bíblia, direto, direto mesmo, ordenando ou proibindo uma coisa, e uma igreja ou irmão faz o oposto, e se eu sou forçado a tomar uma posição quanto a isso, mesmo assim eu devo conceder que o erro pode ser por falta de instrução, e devo instruí-lo antes de eu tomar qualquer decisão; só depois de dele ter sido instruído mas optar por obstinada teimosia em continuar no erro é que devo me separar dele, como ordena a Bíblia em 2Ts 3:6; Rm 16:17; Tt 3:10; 1Tm 6:3-5; etc..
Por exemplo, por causa de 1Tm 3:16 e versos semelhantes, não posso ter comunhão com um irmão ou igreja que toleram quem ensina que nem todas as palavras da Bíblia são inspiradas. Por causa de Ef 5:19 não posso ter comunhão com igreja que tem música cujo ritmo evidentemente é carnal, como rock metal.

Mas há casos em que a coisa não é tão explícita e direta, não é preto contra branco. Por exemplo: a questão do natal. Embora eu nunca seria membro de uma igreja que tenha presépio, árvore de Natal, renas, Papai Noel distribuindo presentes, ho-ho-ho, etc., há outras igrejas batistas fundamentalistas iguais às nossas que não fazem nada disso nem nenhum enfeite, mas usam dezembro para rememorar que Jesus é o verbo eterno que tomou carne para morrer por nós, e, no dia 24/25, convidam centenas de visitantes, mas falam "Quase tudo nas comemorações de natal é errado, mas usemos a oportunidade para lembrar que o mais importante é a cruz e você ser salvo", e falam 5 minutos sobre o natal e 40 minutos sobre a cruz, a ressurreição, a salvação do inferno. Não creio que devemos nos isolar totalmente dessas igrejas. Se exigirmos que todos sejam exatamente iguais a nós, perfeitas cópias xerox nossas, então nem mesmo nossa esposa ou irmão gêmeo o serão. Nem mesmo eu (nem você) de 10 anos atrás sou absolutamente igual ao de hoje. Eu aprendi algumas coisas que não sabia então e considerava que eram áreas cinzas; eu não faço algumas coisas que fazia então e considerava áreas cinzas; geralmente sou mais exigente agora que antes, por ter agora compreendido o erro de certas coisas. Portanto, nas áreas totalmente cinzentas, onde a Bíblia não tem verso explícito e super direto, direto mesmo, sobre o assunto, às vezes podemos discordar um pouquinho, ter um pouquinho de paciência, pacificamente debatermos e nos instruirmos mais um pouco, termos paciência e esperarmos um pouco mais.


Acho que as 8 a 20 coisas da declaração de fé do grupo são suficientes para considerarmos outras igrejas fundamentalistas, mesmo que preferíssemos ser membro de outra igreja da mesma cidade. Por exemplo, se eles nos tolerarem e não quiserem nos forçar, talvez possamos tolerar igrejas batistas fundamentalistas que decididamente concordam 100% conosco nesses 8 a 20 pontos da declaração de fé do grupo, mas uma dessas igrejas discorda um pouco na questão da ceia restrita, outra igreja discorda somente sobre quem são as 2 testemunhas de Apocalipse, outra igreja discorda um pouco na questão de chamar as doações voluntárias de dízimos, outra igreja discorda sobre crermos que o homem tem 3 partes (corpo+alma+espírito), outra igreja discorda se a doutrina da eleição é exatamente como ensinada por Calvino (melhor evitarem este nome por suas más associações), outra igreja discorda sobre o arrebatamento ser antes do início da 70-ésima semana de Daniel ou antes da metade dela, etc. Se eu ou você aumentarmos para 1000 itens nossas declarações de fé e exigências para considerarmos alguém como um verdadeiro batista fundamentalista, talvez nem mesmo nossas esposas e filhos, nem mesmo nós mesmos 10 anos antes ou 10 anos depois, passemos pelo teste para aceitação.



Hélio, dez.2013.



***************************************

A propósito, estou sem tempo para manter esse diretório de igrejas batistas e fundamentalistas. É grande responsabilidade e exige constantes atualizações e trabalho de divulgação. Exige diplomacia para não pastores não se afastarem sem sequer ouvir, ler, examinar (algumas vezes fundamentalistas são cautelosos demais, têm medo de serem recomendados numa lista... ).  Acho que devem haver milhares de boas igrejas batistas fundamentalistas no Brasil, mas em ,muitos anos só conseguimos os nomes de poucas dezenas. Certamente será mais fácil conseguir pessoas individuais fazendo as recomendações, do que pastores e igrejas oficialmente pedindo para serem incluídos na lista.
Será que pode ser algo do tipo Wiki, onde qualquer um (ou qualquer um deste grupo, ou qualquer um autorizado) pode adicionar, mas só o administrador pode deletar linhas? Ou há algum tipo de Googledoc que se preste? Ou algo "na nuvem"? (sim, podem entrar vândalos e bagunçarem/deletarem, mas em 1 hora seria restaurado, eles perderiam a graça. É por isso que ninguém mexe com wikipedia).

Há algum crente com conhecimento técnico para isso e com dedicação a Deus para isso?

 

Hélio de Menezes


 

Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).



Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)




(retorne a http://solascriptura-tt.org/ SeparacaoEclesiastFundament/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.