(Falsa) Teologia Antiga Com Roupagem Novaerense







Li o trabalho do irmão batista Brian Johnson sobre o "crescimento exponencial" entregue na teologia de Rick Warren (autor dos livros "Uma Igreja Com Propósitos" e "Uma Vida Com Propósitos") e concordo plenamente com a crítica muito bem feita pelo irmão supracitado. Ele diz:

"O vídeo sobre crescimento exponencial apresentado por Warren é um dos mais chocantes ensinos que jamais vi emergindo de um Batista do Sul... Li algo de ambos os livros e, francamente, não precisei terminar nenhum deles. Existem duas características distintas presentes na filosofia de Warren. Primeiro, ele conta com uma doutrina pragmática e fraca. Segundo, ele faz mau uso das Escrituras a um grau tamanho que me questiono se ele teve um simples curso de hermenêutica bíblica".

Li apenas um livro de Warren (e muitas críticas de fontes confiáveis) e fiquei tão saturada e indignada com a sua teologia antropocêntrica que resolvi deixar o segundo livro engavetado, para futuras referências. O irmão Johnson continua:

"Ele alega que pesquisou a comunidade local e perguntou qual era a sua preferência musical. Após determinar o consenso popular, ele 'se livrou do órgão [eletrônico ou de tubos]' e montou uma banda de rock... Não há nada que os evangelicalistas gostem mais do que ouvir dizer que Deus os ama do jeito que eles são".

Antigamente, os pastores seguiam a orientação paulina de "preferir agradar a Deus do que aos homens". Agora eles se preocupam, antes de tudo, em agradar ao público e, principalmente, aos jovens, usando e abusando de coreografias, de música rock e de corinhos heréticos, de péssima redação, pois é disso que os jovens gostam, atolados como vivem nos charcos do mundo panteísta. Em vez de tentar elevar os conceitos morais da juventude, os pastores "cheios de propósitos" preferem descer ao nível desta, achando que suas Igrejas vão crescer mais rapidamente com o barulho e a frivolidade dos jovens. Então Johnson faz uma pergunta bastante pertinente:


"Por que se levantar numa manhã de domingo e se dirigir a algum lugar para ouvir música pop, se ela está tão perto quanto meu aparelho de som? Por que escolher roteiros malfeitos quando a televisão faz isto muito melhor? Por que gastar uma hora numa troca de óleo quando os profissionais podem fazer isto em dez minutos? (citando R. C. Sproul).”

Imagino, estarrecida, os jovens da minha PIBT cantando e rebolando: 'Tem culto na minha igrê... pode aparecer...que vai ter muito ié, iê, iè..."

No livro "Uma vida com propósitos" não encontrei coisa alguma que me edificasse ou que explicasse o que é o novo nascimento. Por isso concordo mais uma vez com Johnson, quando ele diz:

"Visivelmente ausente em ‘Uma vida com propósitos' é uma clara definição do que seja nascer de novo".

Também me escandalizei ao ler a oração que Warren ensina a ser feita, sem qualquer sinal de arrependimento ou de conscientização da nossa maldade, após a qual ele garante que estamos salvos, e logo dá parabéns ao novo convertido:

"Jesus”
([Sim, ouvinte] eu [Pr. Warren] te convido a inclinar tua cabeça e em silêncio sussurrar a oração que mudara tua eternidade),

"Jesus, eu creio em você e te recebo'... "
Se você concorda sinceramente com esta oração, congratulações! Bem-vindo à família de Deus!".


A triste verdade é que, segundo afirma Johnson (e que eu já sabia).

"Warren trabalhou na escola de Robert Schulter de crescimento da igreja. A ênfase de Schuller na auto-estima e no pragmatismo é claramente adotada na filosofia de Warren. Schuller endossa o livro 'Uma Igreja Com Propósitos' logo nas primeiras páginas. Como Warren pôde aceitar o endosso de um homem que negou o pecado e perdeu completamente o evangelho, está além da minha compreensão",

Robert Schuller, o discípulo predileto de Billy Graham, é um tremendo herege, que tem negado a soberania divina e até mesmo a Trindade, exaltando os seus mestres orientais, tendo se tomado um seguidor dos mesmos.

Warren afirma:

"Se você quer que Deus faça algo realmente grande em sua Igreja, você terá que aplicar os princípios de pensamento exponencial como são ditos na Bíblia."

Essa foi a teologia que aprendi com Norman Vincent Peale, em seus 10 livros lidos no início de minha conversão, (e cuja Catedral visitei em Nova York), tendo dela me livrado quando comecei a ler autores realmente bíblicos.

Como todo pastor gnóstico, Warren se acha iluminado e chega a ponto de admitir que teve uma revelação divina, tentando igualar-se ao apóstolo Paulo:

"O Senhor claramente pôs uma idéia em minha mente...Deus me disse que minha fé não era grande o suficiente...'você precisa pensar exponencialmente' foi o pensamento que Deus continuou inculcando em minha mente".

Finalmente, o que Warren explica sobre o termo "pensamento exponencial"? Diz ele que...

"pensamento exponencial é adicionar um zero a qualquer número que você tenha em mente".

Ora, isso já foi ensinado antes por Paul Yong Cho, o pastor cristão/budista, cuja igreja cresceu assustadoramente na Coréia do Sul. Essa estratégia de Cho e Warren de pregar o "pensamento exponencial", conforme explica acertadamente Johnson,

"suplanta o papel de Deus como o único que, no final das contas, faz a Sua igreja crescer”.

Aqui temos as garantias de Warren sobre a eficácia do "crescimento exponencial". Quem desejar ser o pastor de uma igreja enorme só terá de seguir a filosofia pragmática de Warren, a qual vai se distanciando cada vez mais da simplicidade do evangelho de Cristo...

1 - O crescimento exponencial é possível.
"Assim habitou Israel na terra do Egito, na terra de Gósen, e nela tomaram possessão, e frutificaram, e multiplicaram-se muito" (Gênesis 47.27).
Como todo pastor reconstrucionista pró-Vaticano, adepto da teologia de Agostinho, Warren confunde os acontecimentos e profecias do Antigo Testamento (exclusivos dos judeus) com a era da Graça.

2 - O crescimento exponencial é o modelo do Novo Testamento.
"E crescia a palavra de Deus, e em Jerusalém se multiplicava muito o número dos discípulos, e grande parte dos sacerdotes obedecia à fé" (Atos 6.7).
Aqui, Warren erra mais uma vez, quando usa uma citação de Atos, relativa â Dispensação Judaica do início da Era Cristã, para corroborar a sua tese. [Nota de Hélio: Eu usaria terminologia algo diferente]

3 - O Crescimento exponencial traz honra a Deus
"Tu, SENHOR, aumentaste a esta nação, tu aumentaste a esta nação, fizeste-te glorioso; alargaste todos os confins da terra" (Isaías 26.15),
Esta promessa diz respeito exclusivamente à nação de Israel, na Segunda Vinda do Senhor, e não diz respeito à Igreja. Os reconstrucionistas jamais conseguem separar as promessas de Deus feitas a Israel das promessas feitas à Sua igreja. Mas nenhum deles assume as maldições...

4 - O crescimento exponencial prende a atenção do mundo.
"Mas quanto mais os afligiam, tanto mais se multiplicavam, e tanto mais cresciam; de maneira que se enfadavam por causa dos filhos de Israel" (Êxodo 1.12).
Mais uma apropriação indébita do Antigo Testamento, totalmente fora do contexto. E quem disse que precisamos "prender a atenção do mundo?"

5 - O crescimento exponencial é causado por Deus.
"O SENHOR vosso Deus já vos tem multiplicado; e eis que em multidão sois hoje como as estrelas do céu” (Deuteronômio 1.10).
Mais uma vez Warren se coloca na Dispensaçâo Mosaica, confundindo as promessas feitas à Igreja, como se esta estivesse sujeita à Lei de Moisés, e não à Lei da Graça.

6 - O Crescimento exponencial é o resultado da bênção de Deus sobre sua vida.
"Olhai para Abraão, vosso pai, e para Sara, que vos deu à luz; porque, sendo ele só, o chamei, e o abençoei e o multipliquei" (lsaías 51.2).
O mesmo equívoco de sempre... Esta passagem se refere a Israel. Nesta era em que nasce a União Européia, com o ressurgimento do Sétimo Império Romano - o Quarto império de Daniel revivido - haverá uma crescente apostasia e nenhum reavivamento na Igreja. A era dos gentios deve terminar para que entre a nova Dispensação dos Judeus.

7. - Crescimento exponencial faz Deus sorrir. Ele recompensa isto.
O cristão não deve andar em busca de recompensa, mas de serviço, pois tudo já lhe foi dado, de graça, na redenção do calvário,

8. - A única barreira para o crescimento exponencial é a nossa incredulidade,
"Pois não tinham compreendido o milagre dos pães; antes o seu coração estava endurecido" (Marcos 6.52),
O Senhor não depende de nossa fé para agir. Ele é soberano e sabe o que faz.

9. - O segredo do crescimento exponencial é crer em Deus para grandes coisas.
'Tocou então os olhos deles, dizendo: Seja-vos feito segundo a vossa fé" (Mateus 9.29).
"Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis, A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos" (Tiago 5.16).


10 - Crescimento Exponencial começa com pensamento exponencial
"Naquele dia o renovo do SENHOR será cheio de beleza e de glória; e o fruto da terra excelente e formoso para os que escaparem de Israel. E será que aquele que for deixado em Sião, e ficar em Jerusalém, será chamado santo; todo aquele que estiver inscrito entre os viventes em Jerusalém" (lsaías 4.2,3),
Tão meridianamente clara como o sol ao meio dia, esta passagem se refere ao reinado milenar do Senhor Jesus Cristo e não à Igreja.




Mais uma vez concordo com Johnson: A teologia de Warren, "guiada por propósitos", tem agradado a todos os cristãos que amam o caminho largo, podendo ser encaixados na 2Timóteo 4.3,4: "Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias
concupiscências; e desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas".




Mary Schultze

"...Todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus" (Romanos 8.28).





Todas as citações bíblicas são da ACF (Almeida Corrigida Fiel, da SBTB). As ACF e ARC (ARC idealmente até 1894, no máximo até a edição IBB-1948, não a SBB-1995) são as únicas Bíblias impressas que o crente deve usar, pois são boas herdeiras da Bíblia da Reforma (Almeida 1681/1753), fielmente traduzida somente da Palavra de Deus infalivelmente preservada (e finalmente impressa, na Reforma, como o Textus Receptus).



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)




(retorne a http://solascriptura-tt.org/ SeparacaoEclesiastFundament/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )