A Importância da Doutrina Bíblica

[How Import Is Doctrine?]

David Cloud

 


          A palavra “doutrina” [doctrina, no Latim] significa apenas “ensino”. A doutrina bíblica se refere, portanto, ao ensino das Escrituras. Desde o tempo dos apóstolos, os crentes bíblicos têm dado ênfase à sã doutrina, mas hoje [infelizmente], a doutrina bíblica é minimizada em favor da unidade ecumênica. A declaração abaixo feita pelo popular cantor Pat Boone, um carismático, tipifica a atitude comum entre os ecumenistas: “A doutrina divide, a experiência une. Nem todos nós temos a doutrina totalmente correta, mas Deus não nos julga pela nossa compreensão doutrinária.”  (17/08/2001).



A doutrina é realmente importante?



          Conforme a Palavra de Deus, a doutrina é extremamente importante.

1. - As duas palavras gregas traduzidas como “doutrina”  [na Versão Autorizada de 1611 da Bíblia King James] são  “didaskalia” e “didache”, as quais são também traduzidas como “teacheth” (ensinar), conforme Romanos 12:7, e “learning” (ensino), conforme Romanos 15:4. Estas palavras gregas são usadas mais de 140 vezes no Novo Testamento, demonstrando quão importante é a doutrina diante de Deus.

2. - “Doutrina” e as palavras que a acompanham são citadas 50 vezes somente na 1 e 2 Timóteo.

3. - “Verdade” é citada 10 vezes somente na 2 e 3 João. O apóstolo João disse: “Porque muito me alegrei quando os irmãos vieram, e testificaram da tua verdade, como tu andas na verdade. Não tenho maior gozo do que este, o de ouvir que os meus filhos andam na verdade (3 João 3-4).

4. - 1 Timóteo 1:3-b diz: “... para advertires a alguns, que não ensinem outra doutrina”; portanto que a visão doutrinária deve ser restrita.

Vejamos os termos bíblicos referentes à doutrina:

         

“Verdade” - 1 Timóteo 2:4.

“A Fé” - 1 Timóteo 3:9; 2 Timóteo 3:8; Tito 1:13.

“Não se conformar com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo” - 1 Timóteo 6:3.

“O modelo das sãs palavras” -  2 Timóteo 1:13.



Podemos conhecer a sã doutrina?



          Apesar da citação anterior do cantor Pat Boone, “Nem todos nós temos a doutrina totalmente correta, mas Deus não nos julga pela nossa compreensão doutrinária”, Jesus Cristo disse que o crente pode conhecer a sã doutrina.



1. - Conhecemos a sã doutrina através da obediência (João 7:17). Se um homem está aberto à verdade e deseja obedecer a Deus, o Senhor lhe dará a sabedoria, de modo que ele possa discernir a sã doutrina da falsa. Em Provérbios 1:23, Deus diz:“Atentai para a minha repreensão; pois eis que vos derramarei abundantemente do meu espírito e vos farei saber as minhas palavras”. Deus promete tornar conhecida a Sua verdade àqueles que se arrependem e a Ele se submetem.

2. - Conhecemos a sã doutrina quando conhecemos a Palavra de Deus (João 8:31-32). Na 2 Timóteo 2:15, o crente é ensinado a“dividir corretamente a Palavra da verdade”. Será que Deus exigiria que o crente dividisse corretamente a palavra da verdade, se não lhe desse a capacidade de fazê-lo?  Este verso indica que Deus vai considerar o cristão responsável por esta tarefa, porque aquele que divide corretamente a palavra da verdade é aprovado. E fica implícito que quem não o faz é reprovado. Isto significa que Pat Boone  e os cristãos ecumenistas estão errados ao dizer que Deus não torna o crente responsável por conhecer a sã doutrina.

3. - Conhecemos a sã doutrina através do Espírito Santo. A 1 João 2:20-21 diz: “E vós tendes a unção do Santo, e sabeis tudo. Não vos escrevi porque não soubésseis a verdade, mas porque a sabeis, e porque nenhuma mentira vem da verdade”.  O verso 27 diz:“E a unção que vós recebestes dele, fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis”. [“A unção” aqui na é usada no sentido errôneo usado pelos carismáticos, mas da permanência do Espírito em nós, quando aceitamos Jesus Cristo como Salvador e Senhor de nossa vida].  

        Se a filosofia ecumênica está correta e um crente não pode ter certeza da sã doutrina, então,  os mandamentos e as promessas de Deus não fazem qualquer sentido.



Outros fatos bíblicos sobre a sã doutrina



Devemos perseverar na doutrina dos apóstolos (Atos 2:42).

Os apóstolos encheram Jerusalém com a doutrina (Atos 5:28).

Somos salvos porque cremos na sã doutrina (Rom. 6:17; 1 João 5 e 2 João 9).

Devemos nos separar dos que ensinam falsa doutrina (Romanos 16:17).

Devemos ter cuidado com os ventos de doutrina (Efésios 4:14).

Nenhuma doutrina falsa deve ser permitida (1 Timóteo 1:3).

O pregador deve se dedicar à sã doutrina ( 1 Timóteo 4:13).

O pregador deve ter cuidado da doutrina (1 Timóteo 4:16).

Os pregadores que laboram na doutrina devem ser recompensados (1 Timóteo 5:17).

A sã doutrina deve ser adornada com um viver piedoso (1 Timóteo 6:1,3 e Tito 2:1).

A Bíblia é dada para doutrina (2 Timóteo 3:16)

A Bíblia deve ser pregada com doutrina (2 Timóteo 4:2).

Os últimos dias são caracterizados pelo abandono da sã doutrina (2 Timóteo 4:3).

O pregador deve ser capaz de usar a doutrina para proteger a igreja (Tito 1:9).

Nossa doutrina deve ser incorrupta (Tito 2:10).

Habitamos em Cristo pela sã doutrina (1 João 2:24-27).

O cristão verdadeiro  ama e se fixa na verdade ou sã doutrina bíblica (2 João 1 e 3 João 1.


“Todo aquele que prevarica, e não persevera na doutrina de Cristo, não tem a Deus; quem persevera na doutrina de Cristo, esse tem tanto ao Pai como ao Filho. Se alguém vem ter convosco, e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem tampouco o saudeis(2 João 9-10).



Way of Life Literature

Traduzido por Mary Schultze, 19/04/2009







 

Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).



Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)




(retorne a http://solascriptura-tt.org/ SeparacaoEclesiastFundament/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.