[Hélio ergue lamentação: Hoje, será que isto não se aplica até mesmo a muitas igrejas alegadamente de linha batista e fundamentalista? regulares, bíblicas, independentes, etc.?]
 

IGREJAS BATISTAS APÓSTATAS

(APOSTATE BAPTIST CHURCHES)




Texto: Apoc. 3:14-22
“14 ¶ E ao anjo da igreja que está em Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus: 15 Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente! 16 Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca. 17 Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu; 18 Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas. 19 Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te. 20 Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. 21 Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono. 22 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.” (Ap 3:14-22 ACF)






Introdução: Definição de apostasia: Um exemplo de deserção ou abandono de uma causa.

Em outras palavras, em relação às igrejas, [apostatar] é ela se mover de uma [bíblica e] firme posição em certas doutrinas, práticas ou crenças para uma posição inferior. É exatamente o que muitas igrejas fizeram em diferentes graus. [Apostatar] é uma triste transição de uma sã doutrina para NENHUMA doutrina.



As igrejas mudaram da pregação dogmática da Bíblia King James [ou da Almeida da família Corrigida] para “corrigí-la” com o grego ou hebraico.
É exatamente o que o diabo fez com Eva, fê-la duvidar das “palavras” de Deus. Gen. 2:16,17 comparadas a Gen. 3:1-6
“16 ¶ E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, 17 Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.” (Gn 2:16-17 ACF)

 “1 ¶ ORA, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim? 2 E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, 3 Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais. 4 Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. 5 Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal. 6 ¶ E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.” (Gn 3:1-6 ACF)



[mudaram] de “pregar o evangelho” para “partilhar o evangelho”.

Um pregador “prega”, não “partilha”. O único compartilhamento na Bíblia é 1Sm 13:20 e essa é uma partilha penosa.
“Por isso todo o Israel tinha que descer aos filisteus para amolar cada um a sua relha [em inglês, “share”], e a sua enxada, e o seu machado, e o seu sacho.” (1Sm 13:20 ACF)



[mudaram] da Bíblia King James [ou da Almeida da família Corrigida] para qualquer uma de mais de 200 traduções

Se você não gosta de algo na AV, simplesmente use outra tradução e, assim, você pode fazer a Bíblia dizer qualquer coisa que lhe agrada.



[mudaram] do canto congregacional, com sentimentos, para espetáculos tipo Holywood.

Os grandes reavivamentos no passado tinham grandes cantos congregacionais que ajudavam a preparar as pessoas para a mensagem. Agora, eles têm espetáculos com alguma moça bonita ou algum grupo com altos microfones e eu já estive em cultos quando durante os cantos, muitos descem os corredores até o altar, alguém chega a eles, eles gritam e oram juntos, então levantam e voltam a seus assentos. Depois, o pregador se levanta e prega uma boa mensagem da Bíblia King James e ninguém se move. Na semana seguinte as mesmas pessoas descem novamente os corredores até o altar, alguém chega a eles, eles gritam e oram juntos, então levantam e voltam a seus assentos. NÂO é a palavra de Deus e o Espírito Santo operando no pecado e no pecador. São suas emoções e, e tudo isto vem diabo [e da carne e do mundo]!



[mudaram] dos Hinos para “Música Cristã Contemporânea” [ou seja, dançável] ou para “Rock Cristão”

Qualquer coisa contemporânea na igreja local é lixo de Laodicéia para os bebês mornos. E, se existir algo que seja ao mesmo tempo “Rock e Cristão”, então imagino que deve haver um “Demônio Cristão”!



[mudaram] do Temor a Deus para o Temor ao Homem

Ou você teme a Deus ou teme ao homem. Se a América temesse a Deus, NÃO haveria o chamado politicamente correto, os pervertidos sexuais estariam dentro dos armários, ao invés dos cristãos, e você como cristão teria um peso no coração a respeito de seus amados e vizinhos perdidos.



[mudaram] da Santidade (Holiness) para Hollywood

Quantos de vocês deixaria alguém vir à sua casa e tomar o nome de Deus em vão e dizer as palavras sujas que saem de sua TV? Você não deixaria nenhuma pessoa em carne e osso, mas você deixa Hollywood blasfemar sobre Deus dia e noite, em nome do entretenimento.



[mudaram] de Louvor [de puros lábios] para Performance

As igrejas agora trazem “Bandas de Louvor” para entreter as congregações, ao invés dos cantos bíblicos de Ef 5:19.
“Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração;” (Ef 5:19 ACF)



[mudaram] dos “Améns” para os Aplausos [a pessoas]

As palavras “bater palmas” aparecem na Bíblia em 8 versículos e 4 deles se referem a mostrar desaprovação e vergonha e os outros 4 são positivos, mas NÂO são para os homens, mas para Deus.


2 Reis 11:12
“Então Joiada fez sair o filho do rei, e lhe pôs a coroa, e lhe deu o testemunho; e o fizeram rei, e o ungiram, e bateram as palmas, e disseram: Viva o rei!” (2Rs 11:12 ACF)
Eles louvaram Deus por lhes ter escolhido e guardado o Rei.

Jó 27:23 
Cada um baterá palmas contra ele e assobiará tirando-o do seu lugar.” (Jó 27:23 ACF)
Bater palmas em desaprovação

Salmos 47:1 “((Salmo para o músico-mor, entre os filhos de Coré)) BATEI palmas, todos os povos; aclamai a Deus com voz de triunfo.” (Sl 47:1 ACF)
Bater palmas em aprovação a Deus, NÃO aos homens.

Salmos 98:8  Os rios batam as palmas; regozijem-se também as montanhas,” (Sl 98:8 ACF)
Se isso se refere às pessoas, elas estão batendo palmas para o Senhor, porque Ele está voltando. Vers. 6,9.
“Perante a face do SENHOR, porque vem a julgar a terra; com justiça julgará o mundo, e o povo com eqüidade.” (Sl 98:9 ACF)

Isaias 55:12  “Porque com alegria saireis, e em paz sereis guiados; os montes e os outeiros romperão em cântico diante de vós, e todas as árvores do campo baterão palmas.” (Is 55:12 ACF)
Novamente, baterão palmas para o Senhor quando Ele voltar. A maldição na terra será levantada.

Lamentações 2:15 
“Todos os que passam pelo caminho batem palmas, assobiam e meneiam as suas cabeças sobre a filha de Jerusalém, dizendo: É esta a cidade que denominavam: perfeita em formosura, gozo de toda a terra?” (Lm 2:15 ACF)
Eles estão batendo palmas SOBRE [ou CONTRA] as pessoas, NÂO para elas.

Ezequiel 25:6  “
Porque assim diz o Senhor DEUS: Porquanto bateste com as mãos, e pateaste com os pés, e com todo o desprezo do teu coração te alegraste contra a terra de Israel,” (Ez 25:6 ACF)
Eles estão batendo palmas contra Israel, portanto são palmas de desaprovação.

Naum 3:19 
“Não há cura para a tua ferida, a tua chaga é dolorosa. Todos os que ouvirem a tua fama baterão as palmas sobre ti; porque, sobre quem não passou continuamente a tua malícia?” (Na 3:19 ACF)
O bater palmas aqui é por causa da queda dos assírios, também negativo.




Por outro lado, a Bíblia usa a palavra Amém em 72 versículos!


Como em muitas palavras, há mais de uma definição para Amém. 


I. O AMÉM DADO A UM PRINCÍPIO (UMA DECLARAÇÃO) SALMOS 41:13 “B
endito seja o SENHOR Deus de Israel de século em século. Amém e Amém.” (Sl 41:13 ACF).
Ele está significando: “Eu creio nisso! Essa é a VERDADE!” É uma declaração de concordância.

Este tipo de Amém mostra que você:

a. Está seguindo a mensagem: Se um pregador ouve um Amém, ele sente que você compreende e concorda

b. Se ele NÂO ouve um Amém após uma afirmativa importante, ele pode sentir que você ou NÂO entendeu ou NÂO concorda!
Diga Amém ou SIM, quando o pregador, do púlpito, enfatiza a verdade da palavra de Deus!



II. O AMEM DO PROPÓSITO OU PETIÇÃO (UM DESEJO)

Primeira ocorrência na Bíblia:

 Números 5:22
“E esta água amaldiçoante entre nas tuas entranhas, para te fazer inchar o ventre, e te fazer consumir a coxa. Então a mulher dirá: Amém, Amém.” (Nm 5:22 ACF)
Última ocorrência na Bíblia: Apocalipse 22:21 “A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós. Amém.” (Ap 22:21 ACF)

”Assim seja!” Este é provavelmente o uso mais comum da palavra na Bíblia. Assim seja!”  

A. Usamo-la na Pregação

B. Usamo-la na Oração

 

III. O AMÉM DE PRAZER E LOUVOR (UM DELEITE) Salmos 41:13
“Bendito seja o SENHOR Deus de Israel de século em século. Amém e Amém.” (Sl 41:13 ACF)
“Eu gosto disso!”

A palavra “bendito” é sempre associada à felicidade e o prazer.

Dizemos “amém” para bendizer ao Senhor e reconhecer que somos ABENÇOADOS. Por Sua graça da salvação, por Sua Bondade em nos suprir; por Sua Liderança pelo Espírito e pelas Escrituras.



IV. O AMÉM DE UMA PESSOA (UMA DEIDADE) Apocalipse 3:14 “E ao anjo da igreja que está em Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus:” (Ap 3:14 ACF)


Às vezes as pessoas acusam alguns pregadores de pregar [somente] para obterem “o amém” dos ouvintes.

Ilustração: Uma vez fui a uma igreja e o pregador era um desses homens que caminham por todos os lugares enquanto prega (nada de errado com isso), mas cada vez que ele dizia algo, ele chegava perto de alguém e apontava para ele e dizia: “AMÉM, irmão?” Bem, ele nos fez voltar a João 13 sobre “lavar os pés”. Bem, ele se aproximou de mim e disse: “Bendito Deus, precisamos voltar a lavar os pés dos santos, isto é das Escrituras! Amém, irmão?” e apontou para mim. Eu disse não e ele me perguntou por que, assim lhe mostrei os versículos. Ele não gostou disso. [Se não queria respostas sinceras, por que fazia tantas perguntas?] Meu ponto é: você não tem que ter todos concordando com você, mas alguns pregadores pensam não poder pregar eficazmente, a menos que encorajem o povo a dizer amém enquanto pregam.

Todos nós pregadores gostamos de ouvir o povo dizer amém, mas não devemos pregar só para ouvir o Amém.

O único AMÉM que posso dizer sem desculpas é:

Apocalipse 22:20
“Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente cedo venho. Amém. Ora vem, Senhor Jesus.” (Ap 22:20 ACF)





Você está pronto para a volta do Senhor Jesus? Você pode realmente dizer amém a esse versículo? Deus sabe tudo que você vê, ouve, diz, lê, etc.   Cristo, no Seu Trono do Julgamento, será um terror para nós cristãos, por causa do modo como vivemos. Precisamos de um reavivamento REAL!






Autor: Tommy H. Heffner Sr,
Parcialmente adaptado de um sermão de Mike Paulson

Traduzido por Jeanne Borgerth Duarte Rangel, Nov. 2007.





Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)




(retorne a http://solascriptura-tt.org/ SeparacaoEclesiastFundament/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )



Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.