O romanismo papismo catolicismo, a Igreja Católica Apostólica Romana, de Roma, não é a verdadeira original universal, o Papa não é infalível vigário vicário de Cristo nem sucessor de apóstolos e Pedro, este não é a Rocha.


Doutrinas católicas romanas

examinadas somente à luz das Escrituras

Compilação por Keith L. Brooks, D.D.
Tradução por Valdenira N.M. Silva, out.2000










2. A Igreja

2.1. Doutrina Romanista: A Igreja Romana é a única igreja santa e apostólica [descendente dos apóstolos]. É A verdadeira igreja.

Desde quando a Igreja Católica existe?

Desde o sexto século. O seu credo [moderno] não foi formulado até o século XV, quando o Papa Pio IV pegou o Credo Niceno e adicionou suas crenças a ele, em 1564 [no Concílio de Trento, para se opor à Reforma].

O que significa "Católico"?

Universal.

O que é a Igreja Universal?

São todos aqueles no mundo que formam um só corpo por professarem crer em Cristo como Filho de Deus e Salvador do mundo 2.

Joa 3:16; Joa 20:31; Mat 16:16-18
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (João 3:16 ACF)

Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome. (João 20:31 ACF)

16 E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. 17 E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus. 18 Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; (Mateus 16:16-18 ACF)

Qual é a verdadeira Igreja?

É aquela formada por todos que têm verdadeiramente recebido a Cristo como Salvador pessoal e "nascido do alto" (Joa 3:3) qualquer que seja a denominação. Todos estes são "dados pelo Pai" a Cristo.

Joa 17:3,24; 1Cor 12:13
E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. (João 17:3 ACF)

Pai, aqueles que me deste quero que, onde eu estiver, também eles estejam comigo, para que vejam a minha glória que me deste; porque tu me amaste antes da fundação do mundo. (João 17:24 ACF)

Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito. (1 Coríntios 12:13 ACF)

2.2. Doutrina Romanista: Esta igreja [romana], só ela, não pode errar na transmissão de fé e disciplina. O papa, como cabeça da Igreja e vicário [substituto] de Cristo, é infalível.

Pode qualquer Igreja clamar ser A Igreja Católica [Universal]?

Não. Há pessoas verdadeiramente salvas em todas as igrejas onde Cristo é reconhecido como Filho de Deus e Sua Palavra ensinada. O corpo de [todos] os VERDADEIROS crentes constitui a VERDADEIRA igreja, invisível [não organizada como uma só hierarquia, visível].

2.3. Doutrina Romanista: A Igreja Romana possui a Santa Sé [a suprema autoridade], é a legítima [e única] sucessora de Pedro, príncipe dos apóstolos. É a única igreja fundada em Cristo e Seus apóstolos.

O Romanismo existiu nos dias dos apóstolos?

Não, só começou a tomar forma [e ter algumas das características identificadoras] a partir do sexto século. Havia uma igreja em Roma da mesma maneira que havia em Jerusalém, em Corinto e em outros lugares, mas não havia nada semelhante à Igreja Católica quer em doutrina ou governo. As mais antigas igrejas foram as de Antioquia e Jerusalém.

Há evidências de que Pedro foi o primeiro Papa?

Absolutamente nenhuma. Não há nenhum registro de que ele jamais esteve em Roma. Ele era o apóstolo para os JUDEUS.

Pedro clamou ser a rocha sobre a qual a Igreja foi erigida?

Ele nega tal idéia.

1Ped 2:4-6;

4 ¶ E, chegando-vos para ele, pedra viva, reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa, 5 Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo. 6 Por isso também na Escritura se contém: Eis que ponho em Sião a pedra principal da esquina, eleita e preciosa; E quem nela crer não será confundido. (1 Petro 2:4-6 ACF)

(Pedro foi o mais falível de todos os apóstolos. Veja Mat 16:22,23; Gal 2:11)

1Cor 13:11 
Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino. (1 Coríntios 13:11 ACF)

Sobre quem a igreja foi fundada?

O próprio Pedro interpreta Mat 16:18 (citado acima) em 1Ped 2:4-6 (citado logo acima). Pedro confessou a Cristo como Filho de Deus. A igreja é fundada NESTA rocha. Veja também Efe 2:20.

De onde os Romanistas "fizeram surgir" estas credenciais?

De suas próprias interpretações das Escrituras, cujas interpretações eles afirmam ser infalíveis. Nenhuma das Escrituras que eles usam contém a mais leve alusão à Igreja Romana.

Pode a igreja  ter mais do que um cabeça [Cristo+Papa]?

Efe 5:23; Col 1:18
Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo. (Efésios 5:23 ACF)

E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência. (Colossenses 1:18 ACF)

Quem é o [único] representante [isto é, o vicário] de Cristo no mundo?

O Espírito Santo.

Joa 14:26; Joa 16:7
Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito. (João 14:26 ACF)

Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei. (João 16:7 ACF)


2 - Nota da Tradutora: Brooks está errado, ver artigos abaixo de http://solascriptura-tt.org/EclesiologiaEBatistas/ .Hoje há dezenas de milhares de igrejas locais, independentes; no Milênio haverá uma só igreja, composta de todos os salvos da atual dispensação, mas ela também será local (em Nova Jerusalém). Nunca houve, não há, nem jamais existirá uma Igreja universal, invisível, composta de membros que não se reúnem física e literalmente, regularmente, sob um mesmo teto, etc. 





(retorne ao INDEX de http://solascriptura-tt.org/Seitas/ Romanismo)
(retorne ao INDEX de http://solascriptura-tt.org/ Seitas)


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.