A Unção dos Doentes em Tiago 5:14-15

Hélio de Menezes Silva



Um irmão me perguntou hoje, pela internet, "Você pode me ajudar, mesmo que resumidamente, a respeito de "A Unção dos Doentes em Tiago 5:14-15?". Eu ajuntei o esboço que se segue:




Tiago 5:14 (LTT): Algum homem entre vós está completamente- sem- forças?
Chame ele (a si) os presbíteros da sua assembleia
e orem estes (em direção) sobre ele
      ((depois de) havendo-o untado com azeite)
em o nome de o Senhor.


NOTE:
1) É usada a palavra grega "770 asyenew astheneo", que não se aplica a um problema físico severíssimo, na categoria de amputação de uma parte do corpo, ou de nascimento sem uma parte do corpo: somente os 83 apóstolos e discípulos fizeram curas milagrosas desta categoria.
A palavra nem mesmo é a mais adequada para doenças organicamente detectáveis tais como lepra, câncer, malária, etc.
A palavra é melhor traduzida como "completamente sem forças". Veja dicionários e léxicos tais como Strong, Vine, Thayer, Smith, https://www.teknia.com/greek-dictionary, etc.

2) O verso se refere a um CRENTE, isto é, uma pessoa que um dia chocou-se como nunca antes, ao perceber quão miserável pecador é, quão merecedor do inferno literal é, e se arrependeu profundamente, e creu de forma bíblica no Cristo da Bíblia, creu em cada palavra dEle e cada palavra da Bíblia, e O recebeu como único e suficiente Salvador pessoal, Senhor total e Deus Altíssimo, e foi salvo para sempre, depois dando frutos correlatos à sua salvação (mesmo que nunca se chegue à perfeição nesta vida, mesmo que nossa salvação está firme na fidelidade de Deus e não na nossa, mesmo assim há uma grande mudança no verdadeiro convertido, ele se tornou uma nova criatura, o novo homem dentro dele odeia o pecado, odeia a idolatria em que vivia, odeia a religião vazia em que vivia).
--  Portanto, não há nenhuma margem na Bíblia para os lobos disfarçados de pastores irem à casa de um não crente e prometerem e tentarem restaurar a saúde do seu corpo (antes de tratar da salvação da sua alma, antes de vê-lo ser salvo em verdade, vê-lo pedir para ser submerso, pedir para ser aceito como membro da igreja local deles, uma igreja séria, bíblica, de doutrina neotestamentária).

3) É o crente que toma a iniciativa (espontânea, não induzida) e pede aoS presbíteroS (isto é, aos pastores e demais anciãos na fé) da igreja local de que ele é membro, e estes SAEM para IR à casa do crente (não chamam o enfraquecido para o show da igreja, não o TRAZEM, ele não VEM para o show de curas na igreja)
--  Portanto, não há nenhuma margem na Bíblia para os lobos disfarçados de pastores anunciarem nas rádios e televisões "Não importa sua igreja, VENHA hoje à noite na MINHA Igreja Fulana de Tal (não precisa você ser nem se tornar membro dela, nem mesmo ser ou tornar-se crente), dê-me o envelope com sua gorda oferta, e você vai ser ungido, e GARANTO que você ser curado de qualquer doença que tiver, sou EU que lhe garanto isso, vai ocorrer com toda certeza, não diga que vai ser somente se Deus quiser, nem pergunte isso a Ele, EU sei que Ele vai conceder isso, tenho uma procuração irrevogável dEle, dando-me plenos poderes, EU lhe garanto a cura, quão poderoso e maravilhoso sou eu!"

4) Primeiramente (neste verso 14) é usada a Ciência da Medicina: o doente é untado com azeite, que é medicinal. Deus deu ao homem inteligência para ser sadiamente usada, Deus deixou substâncias medicinais, permitiu homens as descobrirem e também descobrirem como usá-las, Deus deixou o homem inventar e desenvolver equipamentos médicos e procedimentos cirúrgicos e terapêuticos, e não devemos loucamente desprezar a todos eles, mas podemos usar os melhores médicos e os melhores procedimentos, medicamentos e tratamentos, confiando que Deus tanto pode ainda hoje (e sempre) agir direta e solitariamente, curando milagrosa- instantânea- completa- definitivamente, como pode determinar curar por meios naturais (através de médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, medicamentos, aparelhos eletro-mecânicos, tratamentos, etc.)

5) Somente depois de aplicado o medicamento (azeite) é que os anciãos da igreja local do crente oram. Se observarmos o modelo (só modelo, não é para ser repetido) de oração deixado pelo nosso Senhor e Deus Jesus Cristo, em Mat 6:10 (comp. Mar 14:36), sabemos que a oração foi mais ou menos assim
      "Ó Pai amado, SE FOR TUA VONTADE (que é sempre mais perfeita que a nossa, mesmo se não a entendermos logo, e à qual sempre nos submetemos com gratidão e fé), ó Deus, levanta de seu leito de enfermidade o nosso irmão José, que está tomado de fraqueza. Ó Deus, por favor, faze com que ...",

não foi nada parecido com
      "... Eu não estou Te pedindo, ó Deus, eu estou Te ordenando, estou determinando que ... O Senhor quer ser chamado de mentiroso? O Senhor prometeu ... e agora eu estou Lhe cobrando, se o Senhor não fizer todos vão poder Lhe chamar de mentiroso. O Senhor TEM que ... Eu exijo que ..."




Tiago 5:15 (LTT) E a oração de a Fé salvará o exaurido- e- acamado
e o Senhor (Jesus) o levantará (do leito de exaustão).
E, caso seja ele aquele tendo- cometido pecados, isto lhe será perdoado.



Note:
1) A palavra grega "2577 kamnw kamno" é melhor traduzida por "exaurido", ou "acamado por exaustão". Não se refere a doenças por amputação ou falta de um órgão, nem a doenças organicamente detectáveis tais como lepra e câncer.

2) A oração foi feita com plena fé de que Deus pode fazer absolutamente tudo, oração com fé e feita pelos presbíteros da igreja local juntamente com o membro    dela que também está exercendo fé e tomou a iniciativa e chamou os pastores e presbíteros de SUA igreja para virem à SUA casa ou ao SEU quarto de hospital. A oração foi feita com plena fé (crendo que Deus pode fazer absolutamente TUDO que quiser) mas também se submetendo com submissão e gratidão a qualquer que seja a vontade de Deus, portanto sem exigir nem determinar nada a Deus.

3) Se a causa da extrema exaustão e fraqueza do crente tiver sido algum pecado que antes ele não tinha confessado a Deus e Lhe pedido Seu perdão (que nunca é negado, ver 1Jo 1:9), agora, ao se arrepender e confessar e pedir perdão, o crente receberá este perdão e voltará à plena comunhão com Deus e com os irmãos de sua igreja local, os seus irmãos que vieram à sua casa acudindo ao seu chamado..

4) Nós

(que tanto rejeitamos as insanidades e terríveis ações dos lobos enganadores e exploradores de símplices ovelhas, lobos que clamam bem alto que têm os mesmos dons de curas e milagres, no mesmo grau, na mesma infalibilidade, na mesma instantaneidade dos 83 apóstolos e discípulos)

cremos plenamente que Deus, hoje e sempre, pode fazer todas as curas e milagres que Ele queira fazer, e temos sido testemunhas oculares de alguns casos em que Ele obrou maravilhosos milagres: a única diferença entre nós e as pobres ovelhas enganadas pelos lobos devoradores dos pentecostais/ renovados/ carismáticos, é que estes milagres ocorrentes entre nós são sempre em resposta a orações por um enorme número de irmãos, deste analfabetos/ de pouco estudo até doutores, desde crianças a velhos, ninguém recebendo crédito por ter sido aquele a quem Deus atendeu a oração, e toda a glória sendo dada a Deus, toda e somente a Ele.
Um caso entre muitos: Por volta de 1978/1979, Pr. Charles Smith (missionário batista fundamentalista independente que me conduziu a Cristo em 1974) de repente perdeu a coordenação dos seus músculos das pernas, braços e mãos,  até mesmo dos músculos dos globos oculares que tornaram-se não sincronizados, por isso passou a ficar somente numa cadeira de rodas empurrada pelos filhos e esposa, e recebeu de vários médicos de Recife o diagnóstico de Esclerose Múltipla, parecendo ser um caso que poderia ser pior do que qualquer câncer, pois logo o mataria de uma forma com terríveis sofrimentos, foi o que nos foi dado a entender. Pr. Otoniel e os homens da Igreja Batista Fundamentalista de Estância (Recife) foram até o leito de enfermidade do Pr. Charles, se reuniram ao redor dele, e acho que cada um orou, muito emocionado. Soube que o último a orar foi Amaro, um forte senhor preto retinto mas de olhos verdes como o mar, de português com muitos erros e nenhuma eloquência, analfabeto mas com boa parte da Bíblia memorizada de tanto a lerem para ele. Pr. Charles foi melhorando aos poucos, no outro dia embarcou para exames nos Estados Unidos, todos nós continuamos orando em nossas casas e em nossas igrejas de Pernambuco e da Paraíba, uns 2000 crentes de umas 30 igrejas dos Estados Unidos e daqui do Brasil oravam diariamente por ele, em poucos dias ele ficou perfeitamente bom, depois repetiu lá todos os exames daqui e a junta de cinco médicos americanos disse que ele estava perfeito e os exames também estavam perfeitos, não indicando que ela jamais teve nenhum problema, e que, se tivesse mesmo sido Esclerose Múltipla como todos os exames e médicos no Brasil diagnosticaram, então voltariam crises periódicas. Mas nunca mais ele teve nada, e já se passaram 36 anos, ele está com mais de 80 anos e goza de boa saúde, aposentado nos USA! TODA a glória foi dada, por todos, somente a Deus. Nenhum pastor/diácono/"crente comum" que orou recebeu 1 milímetro de crédito.





Hélio de Menezes Silva, mar.2014

 

 


 

Todas as citações bíblicas são da ACF (Almeida Corrigida Fiel, da SBTB). As ACF e ARC (ARC idealmente até 1894, no máximo até a edição IBB-1948, não a SBB-1995) são as únicas Bíblias impressas que o crente deve usar, pois são boas herdeiras da Bíblia da Reforma (Almeida 1681/1753), fielmente traduzida somente da Palavra de Deus infalivelmente preservada (e finalmente impressa, na Reforma, como o Textus Receptus).

(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de http://solascriptura-tt.org)

 

(retorne a http://solascriptura-tt.org/ Seitas/
http://solascriptura-tt.org/Seitas/Romanismo/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )