Têm Apóstolos Que Ter Testemunhado a Ressurreição de Cristo?
(Mas Que Tal PAULO?)





PERGUNTA:

Hélio, você disse que um apóstolo tinha que ter visto o corpo de Cristo depois de sua ressurreição. Mas, e Paulo?

MMMM




*********************************************************
RESPOSTA:
Caro irmão MMMM,



“20 Porque no livro dos Salmos está escrito: Fique deserta a sua habitação, E não haja quem nela habite, Tome outro o seu bispado. 21 É necessário, pois, que, dos homens que conviveram conosco todo o tempo em que o Senhor Jesus entrou e saiu dentre nós, 22 Começando desde o batismo de João até ao dia em que de entre nós foi recebido em cima, um deles se faça conosco testemunha da sua ressurreição. 23 E apresentaram dois: José, chamado Barsabás, que tinha por sobrenome o Justo, e Matias. 24 E, orando, disseram: Tu, Senhor, conhecedor dos corações de todos, mostra qual destes dois tens escolhido, 25 Para que tome parte neste ministério e apostolado, de que Judas se desviou, para ir para o seu próprio lugar. 26 E, lançando-lhes sortes, caiu a sorte sobre Matias. E por voto comum foi contado com os onze apóstolos.” (At 1:20-26 ACF)

“1 ¶ E SAULO, respirando ainda ameaças e mortes contra os discípulos do SENHOR, dirigiu-se ao sumo sacerdote. 2 E pediu-lhe cartas para Damasco, para as sinagogas, a fim de que, se encontrasse alguns daquela seita, quer homens quer mulheres, os conduzisse presos a Jerusalém. 3 E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu. 4 E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? 5 E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões. 6 E ele, tremendo e atônito, disse: Senhor, que queres que eu faça? E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e entra na cidade, e lá te será dito o que te convém fazer. 7 E os homens, que iam com ele, pararam espantados, ouvindo a voz, mas não vendo ninguém.” (At 9:1-7 ACF)

“11 Mas faço-vos saber, irmãos, que o evangelho que por mim foi anunciado não é segundo os homens. 12 Porque não o recebi, nem aprendi de homem algum, mas pela revelação de Jesus Cristo.” (Gl 1:11-12 ACF)




Todo e cada um dos 12-1+1+1 = 13 apóstolos:

a) foi testemunha ocular de todo o ministério de Cristo, desde Este que foi batizado no Jordão, até Sua ressurreição (At 1:21-22).
21 É necessário, pois, que, dos homens que conviveram conosco todo o tempo em que o Senhor Jesus entrou e saiu dentre nós, 22 Começando desde o batismo de João até ao dia em que de entre nós foi recebido em cima, um deles se faça conosco testemunha da sua ressurreição.
Como nós dois cremos em cada palavra da Bíblia, cremos que Paulo acompanhou (sem crer) todo o ministério de Cristo, do Jordão à crucificação, mas só depois viu Cristo ressurreto e foi salvo.

 b) Viu bem de perto o Cristo com seu corpo físico ressurreto.
Paulo viu, na estrada para Damasco. Atos 9:3-5.
3 E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu. 4 E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? 5 E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões. 6 E ele, tremendo e atônito, disse: Senhor, que queres que eu faça? E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e entra na cidade, e lá te será dito o que te convém fazer.

c) Foi chamado diretamente por Cristo, estando este em forma corporal (a exceção foi Matias, escolhido diretamente por Cristo para ser discípulo, mas pelo Espírito, através de todos os outros apóstolos, para ser apóstolo).
Paulo foi assim chamado. Atos 9:3-5 (acima).

d) Foi ensinado diretamente por Cristo em carne e osso.
Paulo satisfez isto. Gal 1:11-12.
“11 Mas faço-vos saber, irmãos, que o evangelho que por mim foi anunciado não é segundo os homens. 12 Porque não o recebi, nem aprendi de homem algum, mas pela revelação de Jesus Cristo.” (Gl 1:11-12 ACF)

e) A própria Bíblia o chama de apóstolo, sendo a Bíblia a perfeita Palavra de Deus inerável + infalível + verbal + plenária + divinamente inspirada.
Paulo é chamado de apóstolo 12 vezes, no Novo Testamento: Ro 1:1;11:13; 1Co 1:1; 9:1,2 ; 15:9; 2Co 1:1; Ga 1:1;Eph 1:1; Col 1:1;1; Ti 1:12:7; 2Ti 1:1,11;Tit 1:1
“PAULO, servo de Jesus Cristo, chamado para apóstolo, separado para o evangelho de Deus.” (Rm 1:1 ACF)




Hélio





Só use as duas Bíblias traduzidas rigorosamente por equivalência formal a partir do Textus Receptus (que é a exata impressão das palavras perfeitamente inspiradas e preservadas por Deus), dignas herdeiras das KJB-1611, Almeida-1681, etc.: a ACF-2011 (Almeida Corrigida Fiel) e a LTT (Literal do Texto Tradicional), que v. pode ler e obter em BibliaLTT.org, com ou sem notas).




(retorne a http://solascriptura-tt.org/Seitas/ Pentecostalismo/
(retorne a http://solascriptura-tt.org/ Seitas/
retorne a http:// solascriptura-tt.org/ )


Somente use Bíblias traduzidas do Texto Tradicional (aquele perfeitamente preservado por Deus em ininterrupto uso por fieis): BKJ-1611 ou LTT (Bíblia Literal do Texto Tradicional, com notas para estudo) na bvloja.com.br. Ou ACF, da SBTB.